Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón (1980) - Pedro Almodóvar

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón (1980) - Pedro Almodóvar

Post by Cabeças »

Image

O primeiro filme a ser distribuído comercialmente realizado pelo Pedro Almodóvar. Antes deste, ele tinha apenas feito umas curtas e um outro filme em 1978 que segundo li optou ele mesmo porque não fosse nem distribuído nem conhecido do público. Tinha a duração de 90 minutos, entrava a Carmen Maura e tinha o sugestivo nome de "Folle... folle... fólleme Tim!" como?-)

Quanto a este "Pepe, Luci, Bom, e as outras tipas do bairro", tem edição nacional, tal como todos os outros 18 filmes que cá saíram. Como comercialmente Pedro Almodóvar tem 20 filmes até ao momento, falta apenas um conhecer edição nacional, o famoso "Tacones Lejanos", curiosamente um dos que prefiro. No entanto, tenho a edição alemã com legendas em inglês e como o áudio é espanhol, percebe-se bem. Não compreendo é a razão de cá em Portugal terem editado 19 filmes e terem deixado este de fora.

Este filme é uma comédia bastante picante em linguagem e ambientes, que gira à volta de 3 "tipas". "Pepi" tem uma agência de publicidade (Carmen Maura) e é alegre e, como se diz agora "empreendedora" (pessoalmente detesto o termo, geralmente pelo menos cá tenho a ideia de que por cada empreendedor de sucesso há dezenas de pessoas com rendimentos miseráveis), outra, "Bom" é lésbica e vocalista de uma banda (Alaska)e a outra, "Luci" (Eva Siva) é a mulher passiva e masoquista de um polícia abusador e agressivo. Juntas vivem muitas peripécias em ambientes bastante alternativos ligados à comunidade gay, com drogas, sexo (a primeira vez que vi "chuva dourada" - argh!), libertinagem, mas também com muito humor e música. Penso que, em pleno altura da "Movida Madrileña" este filme é como outros, um sinal claro da manifestação de contra-cultura da época, além de se situar nos ambientes que deviam ser que o próprio Almodóvar frequentava na altura, como também é visível no filme que fez a seguir, intitulado "Laberinto de pasiones".



http://www.imdb.com/title/tt0081323/?ref_=nm_flmg_dr_22
Cabeças
Image
Post Reply