Átame! (1989) - Pedro Almodóvar

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Átame! (1989) - Pedro Almodóvar

Post by Cabeças »

Image

Mais um filme de Pedro Almodóvar muito agradável de ver, embora não tenha ficado como um dos meus favoritos. Num mistura de comédia e paixão com uns toques de policial, podemos assistir às peripécias do ex-presidiário Ricky (Banderas), completamente apaixonado por Marina (Victória Abril)e capaz de tudo para a conquistar. A meu ver os "áta-me e desata-me" do filme acabam por se tornar um pouco repetitivos demais a partir de certa altura, mas o filme mantém um bom ritmo e um final interessante.
a fazer recordar algo da síndrome de Estocolmo
O filme vive grandemente da química entre Banderas e Victoria, ambos então no seu "prime" em termos físicos, embora haja outras interpretações interesssantes, como a da "Lola" (Loles Léon). A actriz Rossy de Palma também aparece num breve papel, mas sempre como é hábito com impacto.

Em termos meramente pessoais, prefiro de longe a realização de Almodóvar nos filmes mais "sérios", como o "Julieta", o "La piel en que vivo", o "Tacones lejanos", o "Hable con ella", ou ainda o "Todo sobre mi madre".

Pedro Almodóvar oferece-nos ainda neste filme imagens de alguns interiores extremamente cuidadas em termos estéticos e fotográficos (algo que o Samwise já tinha referido também). Curiosamente, o filme faz também uma breve referência ao "The Night of the Living Dead" (1968), do Romero, e ao "Invasion of the Body Snatchers" (1956) de Don Siegel. Os bons momentos musicais estão também, como sempre, presentes.

"Esta oitava longa-metragem de Pedro Almodóvar já pertence ao período em que o cineasta ultrapassara o mercado espanhol e se impusera no mercado internacional, pela "extravagância" e o "excesso" dos seus filmes. Depois de Matador e Mujeres Al Borde e Un Ataque De Nervios, Almodóvar tornou-se um fenómeno de moda e Ata-me! explora astutamente esta moda, misturando elementos cómicos e policiais, ambos com muito tempero sexual. Quando fez este filme, em 1990, Antonio Banderas já falava espanhol com a pronúncia andaluza, mas ainda não falava inglês com a mesma pronúncia."
PÚBLICO: http://cinecartaz.publico.pt/Filme/20618_ata-me



http://www.imdb.com/title/tt0101026/?ref_=nv_sr_1
Cabeças
Image
Post Reply