Kika (1993) - Pedro Almodóvar

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Kika (1993) - Pedro Almodóvar

Post by Cabeças »

Image

O "Kika" não será definitivamente um dos meus filmes preferidos de Almodóvar, pois pelo menos para mim a mistura de comédia com policial paixões cruzadas e drama não funcionou da melhor maneira. Ainda assim, alguns momentos muito cómicos
o polícia a dar palmadas no rabo do violador em pleno acto é um momento que achei verdadeiramente hilariante,
mas existem outros que pelo menos para mim não são nada cómicos, são apenas momentos "blargh":
por exemplo quando cai sémen na cara da Andrea... eu não consigo achar aquilo cómico, apenas uma nojeira. Há um momento semelhante nos "Amantes Passageiros" e também detestei.
Não terá ajudado no meu visionamento o facto de ter detestado a personagem interpretada pela Vitória Abril, a "Andrea" e de não lhe ter achado piadinha nenhuma. E pelo que refere nas entrevistas dos extras, ela também detestou a personagem.

O Peter Coyote é também daqueles poucos actores que me transmite uma antipatia imediata, embora neste caso tenha sido perfeitamente adequado ao papel.

Mas houve uma grande descoberta para mim, a Bibiana Fernández aka Bibi Andersen... lindíssima orgulho-) (na altura!...)

Image

Agora se quiserem ficar chocados vejam o que plásticas mal feitas e possíveis abusos podem fazer:
Image

Como refere o Vasco T. Menezes na sua crítica no Público, o filme é uma Comédia neurótica, sátira social, melodrama familiar e "thriller" negro. Tudo isto é "Kika", a despedida, delirante e amargurada, de Pedro Almodóvar às provocações "kitsch" da primeira fase da sua obra.

Crítica completa de Vasco T. Menezes (Público): https://www.publico.pt/2004/08/05/cultu ... ka-1652766

"Trata-se provavelmente do filme maldito de Pedro Almodóvar, da sua obra-prima incompreendida. Maquilhadoras de cadáveres, escritores psicopatas, vedetas televisivas vestidas em cabedal para apresentarem "reality shows" ou estrelas pornográficas débeis mentais cruzam-se com uma fúria de folhetim num "sui generis" tratado acerca das glórias e decadências do "voyeurismo". O cineasta espanhol filma estas criaturas mutantes através de prateleiras e aberturas nas paredes, organizando um gigantesco mosaico de personagens, perversões e cores. Mas a euforia "trash" de "Kika", que surge como revisitação dos primeiros filmes do cineasta, nunca escamoteia uma profunda tristeza e amargura de um cineasta que se sentiu demasiado exposto às expectativas criadas e à curiosidade alheia - esta é a resposta à altura, concentrado de corrosão."
PÚBLICO - http://cinecartaz.publico.pt/Cinemateca/28465_kika



http://www.imdb.com/title/tt0107315/?ref_=nv_sr_2

Próximo filme a ver: "Tacones lejanos" (1991)
Cabeças
Image
Post Reply