Todo sobre mi madre (1999) - Pedro Almodóvar

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Todo sobre mi madre (1999) - Pedro Almodóvar

Post by Cabeças »

Image

Prosseguindo o ciclo dedicado a Pedro Almodóvar, revi ontem mais este filme, que para mim é um dos mais pesados dele. Uma banda sonora na minha opinião muito boa, e um drama pungente onde podemos ficar também a conhecer muito do que se passa noutras dimensões das grandes cidades em termos de vivência. Para mim a frase de Vasco Câmara é uma boa síntese: "comovente história de perdas e redenções: uma mãe solteira perde o filho num acidente, e ao querer ir ao reencontro do passado perdido acaba por encontrar uma hipótese de futuro".
Uma grande interpretação de Cecilia Roth, a meu ver, e também de Antonia San Juan (passei o filme todo a pensar que ela era um homem)...

"Tudo Sobre a Minha Mãe" é o filme da consagração de Pedro Almodóvar. Apesar de ter falhado a Palma de Ouro em Cannes, não falhou o Óscar de Hollywood para o Melhor Filme Estrangeiro. É o cume da última fase da obra do realizador espanhol - ou seja, o melodrama surdo, deixando para trás as cores gritantes -, numa comovente história de perdas e redenções: uma mãe solteira perde o filho num acidente, e ao querer ir ao reencontro do passado perdido acaba por encontrar uma hipótese de futuro. Nas ruínas do conceito restrito de família, Almodóvar propõe a sua família para o século XXI: um conceito alargado, cheio de figuras de substituições, onde cada um toma o lugar do outro, onde o pai se descobre mulher. É uma utopia calorosa."
Vasco Câmara (PÚBLICO)

"O novo filme do novo Almodóvar (há um Almodóvar novo desde "A Flor do Meu Segredo", ou seja, de há três filmes para cá) é uma belíssima fábula sobre a família, contada a partir da evidência da "força do sangue" mas - é isso que o catapulta para muito alto - avançando para lá dessa evidência e tomando como decisivo tudo o que é mais forte que o sangue - a morte e os afectos, por exemplo. As personagens, todas elas, pelas mais diferentes razões, são uma espantosa colecção de "misfits", e sobre todas elas tem Almodóvar um olhar justíssimo, simultaneamente compassivo e enxuto. O melodrama, embebido das suas melhores tradições, ainda existe, portanto: transplantou-se para Espanha e tem em Almodóvar o seu principal cultor contemporâneo."
Luís Miguel Oliveira (PÚBLICO)



http://www.imdb.com/title/tt0185125/?ref_=nv_sr_1

Próximo a ver: "Carne trémula " (1997)
Cabeças
Image
Post Reply