Hable con ella (2002) - Pedro Almodóvar

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Hable con ella (2002) - Pedro Almodóvar

Post by Cabeças »

Image

Vivam,

Prossegui com este filme o ciclo que estou a fazer dos filmes do Almodóvar.

Estranhei não existir ainda nenhum tópico para este filme, mas a verdade é que não o encontrei nas pesquisas que fiz. como?-)

Este foi um dos filmes que ajudou a carreira de Pedro Almodóvar, um dos mais conhecidos e um dos seus maiores êxitos. yes-)

Tem uma abertura da Pina Baush num curto bailado, mas sinceramente não aprecio o género mesmo nadinha. Ao ver aqueles "bailarinos" atirarem-se contra as paredes e para o chão enquanto fazem grandes movimentos teatrais, é algo que sinceramente não me toca nada. Assim de repente penso logo que precisavam de internamento compulsivo. Adoro Arte, gosto de Bailado, mas este género não me atrai minimamente. Há um bailado também no final, mas desse gostei mais. No filme, há também o pormenor interessante de existir uma personagem, professora de bailado, que é a Geraldine Chaplin. Sim, a filha do Charlot. :-)

Em termos muito gerais, o filme é, pelo menos para mim, um drama que versa sobre amores não correspondidos por várias razões. O tema central é o amor, as relações amorosas e a perda. E também a amizade. Mais uma vez Almodóvar joga com contextos presentes e passados que ajudam a estruturar melhor o argumento. É um filme intimista, com alguns momentos, poucos, de humor. É também um filme tocante, que trata os temas a meu ver com grande sensibilidade. E tem um momento musical fabuloso com o Caetano Veloso. No trailer que deixo a seguir, podemos ouvir a música e ver algumas imagens do filme:



Críticas Cinecartaz:

https://www.publico.pt/2002/05/31/cultu ... es-1651753

https://www.publico.pt/2002/05/31/cultu ... re-1651755

Sinopse:

Os reposteiros cor de salmão que cobrem o cenário abrem-se para um espectáculo de Pina Bausch, «Café Müller». Entre os espectadores, dois homens que não se conhecem - Benigno, um enfermeiro, e Marco, um escritor de quarenta e poucos anos - estão sentados lado a lado. No palco, repleto de cadeiras e mesas de madeira, duas mulheres de olhos fechados e braços estendidos movem-se ao compasso de «The Fairy Queen», de Henry Purcell. Marco emociona-se e começa a chorar. Benigno vê o brilho das suas lágrimas na escuridão da plateia. Gostava de lhe poder dizer que também ele está emocionado com o espectáculo, mas não se atreve. Meses depois, os dois homens voltam a encontrar-se na Clínica «El Bosque», uma clínica privada, onde Benigno trabalha. Lydia, a namorada de Marco, toureira de profissão, foi colhida por um touro e está em coma. Benigno cuida de uma outra mulher em coma, Alicia, uma jovem bailarina. Aí se inicia uma intensa amizade... tão linear como uma montanha russa.

Fonte: http://mag.sapo.pt/cinema/filmes/fala-com-ela

IMDB:

http://www.imdb.com/title/tt0287467/?ref_=nv_sr_1

Próximo filme a rever: "Tudo Sobre a Minha Mãe"
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Hable con ella (2002) - Pedro Almodóvar

Post by mansildv »

Hable con Ella (2002) - 8.5/10

Excelente filme, com uma história que segue por caminhos inesperados e acaba por criar ligações improváveis entre as personagens.
Acho também notável a forma como começamos a desenvolver alguma preocupação por personagens que cometem actos... doentios :shock: :-)
A realização e os desempenhos são excelentes, como é apanágio nos filmes do Almodóvar.
Post Reply