Fight Club (1999) - David Fincher

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Fight Club (1999) - David Fincher

Post by mansildv »

Image

Fight Club

Realizador: David Fincher
Elenco: Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter.

An insomniac office worker, looking for a way to change his life, crosses paths with a devil-may-care soap maker, forming an underground fight club that evolves into something much, much more.
Trailer



IMDb
Wikipedia
Rotten Tomatoes
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Fight Club (1999) - David Fincher

Post by mansildv »

Continua a ser um dos meus filmes favoritos, talvez até mesmo o favorito, e mesmo já tendo visto 5 ou 6 vezes não perde nada. Aliás, parece que melhora a cada nova visualização :-)))

Li o livro, pela primeira vez, há uns dias e lá surgiu, novamente, a vontade de rever o filme :-)))

O que me chocou mesmo foi não ter encontrado nenhum tópico :shock:

Mas pensando melhor, talvez a malta do fórum esteja apenas a seguir as regras 8)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Fight Club (1999) - David Fincher

Post by mansildv »

Image
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Fight Club (1999) - David Fincher

Post by JoséMiguel »

mansildv wrote: June 20th, 2017, 10:05 pm Continua a ser um dos meus filmes favoritos, talvez até mesmo o favorito, e mesmo já tendo visto 5 ou 6 vezes não perde nada. Aliás, parece que melhora a cada nova visualização :-)))

Li o livro, pela primeira vez, há uns dias e lá surgiu, novamente, a vontade de rever o filme :-)))

O que me chocou mesmo foi não ter encontrado nenhum tópico :shock:

Mas pensando melhor, talvez a malta do fórum esteja apenas a seguir as regras 8)
Este é um filme de culto, ultra popular, de que eu não gosto pessoalmente. Mas como sabes e já deves ter lido nas minhas discussões acesas com o Samwise, eu não avalio, julgo ou comento um filme com base nos meus gostos pessoais subjectivos e tento comentar um trabalho cinematográfico pelo seu mérito, onde será irrelevante se eu próprio gosto ou não do filme (não sou dos gajos que anda por cá no DVD Mania a dar notas negativas a filmes de qualidade, porque não gostam dele, como sucedeu no filme do Stephen King "The Mist").

A obra tem qualidade e inovação e eu entendo perfeitamente o porquê de ser um filme de culto tão apreciado, a técnica do filme é muito similar e possivelmente inspirada no filme do David Cronemberg dos anos 80 com o Jeremy Irons a fazer de gémeos ginecologistas (também não gostei nada desse filme pela mesmíssima razão do conceito similar).

Mas o filme dos ginecologistas não é um filme de culto como este, e a razão é a mesma do "Matrix" ser filme de culto, enquanto o "Dark City" não o é: É por causa da malta que gosta de pancadaria e luta corpo-a-corpo como no filme "Cyborgue" com o Jean Claude Van Damme.

Aparentemente detecto o factor "luta corpo-a-corpo" como explicação para determinado filme ser ou não de culto.

O que eu não acredito é que a malta fã do "Fight Club" e do "Matrix", sejam fãs por alguma inteligência de argumento, pois nesse caso, estariam em peso a divulgar a série canadiana "The New Outer Limits" que é a obra mestra mundial, em qualidade e quantidade maciça, neste tipo de argumentos com twists.

Mansilvd, fica a minha opinião, que mesmo sendo do contra, será melhor do que escreveres para o boneco. :-)
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Fight Club (1999) - David Fincher

Post by rui sousa »

JoséMiguel wrote: June 21st, 2017, 3:42 am O que eu não acredito é que a malta fã do "Fight Club" e do "Matrix", sejam fãs por alguma inteligência de argumento, pois nesse caso, estariam em peso a divulgar a série canadiana "The New Outer Limits" que é a obra mestra mundial, em qualidade e quantidade maciça, neste tipo de argumentos com twists.

Mansilvd, fica a minha opinião, que mesmo sendo do contra, será melhor do que escreveres para o boneco. :-)
Eu conheço muita gente mais inteligente que eu que adora este filme. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Se não divulgam a série é porque não a conhecem, provavelmente. Mas desse género prefiro mais a Twilight Zone.

Também não sou fã deste filme. É daquelas obras que são de culto para a minha geração - 9 em cada 10 gajos com 20 anos diz que é o filme da sua vida - mas não percebo o fascínio. A narrativa descamba num pseudo-twist preguiçoso, o filme é falsamente original - tem alguns momentos com piada, mas e depois? Há muitos, muitos filmes a lidarem com as mesmas temáticas que são superiores. salut-)

Mas ainda estou para perceber o que queres dizer com "filme de qualidade". Também não sou fã do The Mist! nails-)
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Fight Club (1999) - David Fincher

Post by Rui Santos »

Curioso que tendo sido um filme muito citado aqui pelo fórum, também não é dos meus favoritos. (nem de longe)
Causou-me algum amargo de boca quando o vi... e nunca tive coragem para o rever. (talvez para o tentar perceber melhor)

Sou muito mais fan de Seven, que esse sim acho uma obra prima.
Recomendo o tópico: viewtopic.php?f=22&t=32412 onde isto está mais discutido.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Fight Club (1999) - David Fincher

Post by rui sousa »

Rui Santos wrote: June 22nd, 2017, 12:32 am Curioso que tendo sido um filme muito citado aqui pelo fórum, também não é dos meus favoritos. (nem de longe)
Causou-me algum amargo de boca quando o vi... e nunca tive coragem para o rever. (talvez para o tentar perceber melhor)

Sou muito mais fan de Seven, que esse sim acho uma obra prima, ou Inception.
Recomendo o tópico: viewtopic.php?f=22&t=32412 onde isto está mais discutido.
Gosto muito do Seven e do Zodiac, e tenho pena que o Fincher não faça mais filmes assim! O Gone Girl foi uma tremenda desilusão, um policial filmado em piloto automático.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Fight Club (1999) - David Fincher

Post by Rui Santos »

Editei agora o meu post... inception é do Nolan :oops: a idade a fazer mossa.

O Gone Girl não é um mau filme, longe disso. Mas é como dizes tudo muito automático (o que num tipo como o Fincher é melhor que muitos outros) mas falta-lhe alma. Nunca consegues sentir empatia pelas personagens do filme.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Fight Club (1999) - David Fincher

Post by JoséMiguel »

rui sousa wrote: June 21st, 2017, 10:17 amMas ainda estou para perceber o que queres dizer com "filme de qualidade". Também não sou fã do The Mist! nails-)
Não quero debater este assunto em que me desgastei com o Samwise (o único membro do fórum com coragem para o fazer), mas o assunto é aquele tal do pessoal que dá notas a filmes com base no critério inútil (para o resto da população do planeta) do "prazer que o filme me dá", e que dão notas negativas (abaixo de 5/10) a filmes com qualidade mínima cinematográfica como o The Mist, quando notas de 1 a 4 deveriam ser apenas utilizadas em filmes defeituosos cheios de falhas e incompetência, como o cinema italiano de Rip-Offs e Exploitation dos anos 70 e 80.

Rui Sousa, não me venhas dizer que o The Mist não tem qualidade suficiente para ter uma nota positiva de pelo menos 5/10 (como na escola onde o aluno ficaria aprovado com suficiente ou satisfaz), porque senão levas já com 20 trailers de filmes podres italianos dos anos 70 e 80 (os italianos são os recordistas do pior cinema do mundo).

E fica já aqui um de pré-aviso e cautela: :lol:

Se te armares em chico-esperto, obrigo-te a ver 20 trailers de filmes que realmente merecem nota negativa (de 4/10 para baixo)... :twisted: :wink:

rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Fight Club (1999) - David Fincher

Post by rui sousa »

JoséMiguel wrote: June 23rd, 2017, 12:02 am Rui Sousa, não me venhas dizer que o The Mist não tem qualidade suficiente para ter uma nota positiva de pelo menos 5/10 (como na escola onde o aluno ficaria aprovado com suficiente ou satisfaz), porque senão levas já com 20 trailers de filmes podres italianos dos anos 70 e 80 (os italianos são os recordistas do pior cinema do mundo).

E fica já aqui um de pré-aviso e cautela: :lol:

Se te armares em chico-esperto, obrigo-te a ver 20 trailers de filmes que realmente merecem nota negativa (de 4/10 para baixo)... :twisted: :wink:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

não ser fã não é sinónimo de se detestar algo. Creio que ser fã é uma condição de gosto que leva à adoração de uma obra.

Eu não desgosto do The Mist, mas é apenas um filme razoável, e o mais fraco do realizador.

E mesmo que não gostasse, qual é o mal? Há muitos filmes que eram avaliados assim como "de qualidade" há uns anos e que hoje em dia ninguém leva a sério, e vice-versa. É tudo questão de gostos, não de factos. Conheço pessoas que detestam filmes que eu adoro. Não é pelo meu gosto que posso assumir o que é de qualidade universal e o que não é. :wink:
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Fight Club (1999) - David Fincher

Post by PanterA »

rui sousa wrote: June 21st, 2017, 10:17 am Eu conheço muita gente mais inteligente que eu que adora este filme. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Se não divulgam a série é porque não a conhecem, provavelmente. Mas desse género prefiro mais a Twilight Zone.

Também não sou fã deste filme. É daquelas obras que são de culto para a minha geração - 9 em cada 10 gajos com 20 anos diz que é o filme da sua vida - mas não percebo o fascínio. A narrativa descamba num pseudo-twist preguiçoso, o filme é falsamente original - tem alguns momentos com piada, mas e depois? Há muitos, muitos filmes a lidarem com as mesmas temáticas que são superiores. salut-)

Mas ainda estou para perceber o que queres dizer com "filme de qualidade". Também não sou fã do The Mist! nails-)
Um filme descamba num plot-twist bem escrito, que fazendo rewind ao filme ainda fica melhor. Aliás, uma das coisas boas do Fight Club é mesmo o seu replay value que a cada visualização notas melhor de como foi tudo montado para enganar o espectador e faz-lo de uma maneira inteligente. Sabendo o final, e quando o vais ver pela 2º ou mais parece que abre ali uma nova janela de novidade pelo meio.

Quanto ao falsamente original, não percebo bem onde queres chegar com isso, porque se formos a ver por esse modo que calculo que seja, simplesmente não há nada novo e são plágios atrás de plágios. E está está longe de ser oco; tem várias camadas de análise, introspecção social, um aventura profunda sobre o niilismo humano, etc etc.. tudo bem conjunto numa sopa rica em muitos ingredientes.

Apenas por curiosidade, fui ver a nota que dei na 1º vez que vi o filme há valentes anos e a nota que lhe dei depois na 2º visualização e foi uma diferença bastante notória. De um 7.5 para um 8.5. E com isto tudo, faz-me lembrar lembrar o American Psycho que entra muito por os tópicos desta discussão. E apenas para a polémica, a palavra overrated foi inventada para classificar o Shawshank Redemption.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Fight Club (1999) - David Fincher

Post by rui sousa »

PanterA wrote: June 27th, 2017, 6:45 am
rui sousa wrote: June 21st, 2017, 10:17 am Eu conheço muita gente mais inteligente que eu que adora este filme. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Se não divulgam a série é porque não a conhecem, provavelmente. Mas desse género prefiro mais a Twilight Zone.

Também não sou fã deste filme. É daquelas obras que são de culto para a minha geração - 9 em cada 10 gajos com 20 anos diz que é o filme da sua vida - mas não percebo o fascínio. A narrativa descamba num pseudo-twist preguiçoso, o filme é falsamente original - tem alguns momentos com piada, mas e depois? Há muitos, muitos filmes a lidarem com as mesmas temáticas que são superiores. salut-)

Mas ainda estou para perceber o que queres dizer com "filme de qualidade". Também não sou fã do The Mist! nails-)
Um filme descamba num plot-twist bem escrito, que fazendo rewind ao filme ainda fica melhor. Aliás, uma das coisas boas do Fight Club é mesmo o seu replay value que a cada visualização notas melhor de como foi tudo montado para enganar o espectador e faz-lo de uma maneira inteligente. Sabendo o final, e quando o vais ver pela 2º ou mais parece que abre ali uma nova janela de novidade pelo meio.

Quanto ao falsamente original, não percebo bem onde queres chegar com isso, porque se formos a ver por esse modo que calculo que seja, simplesmente não há nada novo e são plágios atrás de plágios. E está está longe de ser oco; tem várias camadas de análise, introspecção social, um aventura profunda sobre o niilismo humano, etc etc.. tudo bem conjunto numa sopa rica em muitos ingredientes.

Apenas por curiosidade, fui ver a nota que dei na 1º vez que vi o filme há valentes anos e a nota que lhe dei depois na 2º visualização e foi uma diferença bastante notória. De um 7.5 para um 8.5. E com isto tudo, faz-me lembrar lembrar o American Psycho que entra muito por os tópicos desta discussão. E apenas para a polémica, a palavra overrated foi inventada para classificar o Shawshank Redemption.
São opiniões. O que dizes do Fight Club aplica-se muito bem, para mim, a outros filmes como o Chinatown. yes-)

Mas um dia destes revejo-o, só para tirar teimas.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Fight Club (1999) - David Fincher

Post by mansildv »

Fight Club (1999) - 10/10

Não faz qualquer diferença quantas vezes já vi este filme, surpreende-me sempre a cada nova vizualição!
Considero o argumento inteligente (é uma adaptação fantástica do livro, e que até consegue melhorar alguns pormernores!), e o twist está no ponto, mas nem o considero o momento mais importante/interessante, visto que a história é muito mais do que apenas o twist (já no caso do The Sixth Sense, o twist é que faz o filme).
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Fight Club (1999) - David Fincher

Post by mansildv »

JoséMiguel wrote: June 21st, 2017, 3:42 am O que eu não acredito é que a malta fã do "Fight Club" e do "Matrix", sejam fãs por alguma inteligência de argumento, pois nesse caso, estariam em peso a divulgar a série canadiana "The New Outer Limits" que é a obra mestra mundial, em qualidade e quantidade maciça, neste tipo de argumentos com twists.
Sinceramente, não divulgo a série porque desconhecia a sua existência :wink:

E o twist não é, de longe, o que mais valorizo no Fight Club! Mas sou capaz de tentar ver a série!
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Fight Club (1999) - David Fincher

Post by mansildv »

É sempre um prazer rever esta obra-prima.
Continua bem posicionado no meu top 10!

10/10
Post Reply