Logan Lucky (2017) - Steven Soderbergh

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Logan Lucky (2017) - Steven Soderbergh

Post by mansildv »

Image

Logan Lucky

Realizador: Steven Soderbergh
Elenco: Adam Driver, Channing Tatum, Riley Keough, Daniel Craig, Seth MacFarlane, Katie Holmes, Hilary Swank, Katherine Waterston, Sebastian Stan.

Two brothers attempt to pull off a heist during a NASCAR race in North Carolina.
Trailer



IMDb
Wikipedia
Rotten Tomatoes
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Logan Lucky (2017) - Steven Soderbergh

Post by mansildv »

http://i1152.photobucket.com/albums/p485/mansildv/logan_lucky_zpslel9cgvd.jpg
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Logan Lucky (2017) - Steven Soderbergh

Post by mansildv »

Logan Lucky (2017) - 7.5/10

Gostei deste regresso do Soderbergh! A história está bem construída e os desempenhos estão à altura (se bem que há alguns actores que só aparecem para dar nome!), e o argumento está muito bem estruturado.
No fundo é uma versão "pobre" do Ocean's :lol:
Recomendo!
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Logan Lucky (2017) - Steven Soderbergh

Post by Rui Santos »

Samwise wrote: November 25th, 2017, 2:10 pm Logan Lucky, de Steven Soderbergh - 8/10 (às semelhnça de Baby Driver, este é um "Heist Movie" light e despreocupado, com muito estilo à mistura, filmado ao ritmo de vários temas musicais famosos, e que em 10 minutos de fita mostra mais contextualização social e character building que o outro filme todo. Soderbergh como peixe na água. Pode não tem o pedigree do Ocean's Eleven, mas é entretenimento de primeira água, com muito humor à mistura e um punhado de interpretações simpáticas.)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Logan Lucky (2017) - Steven Soderbergh

Post by nimzabo »

Vi hoje.
Achei a actriz que faz de médica ou enfermeira parecidíssima com a Amy dos soldados da fortuna.
O filme em si, vê-se...
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Logan Lucky (2017) - Steven Soderbergh

Post by Samwise »

nimzabo wrote: November 26th, 2017, 7:56 pm Achei a actriz que faz de médica ou enfermeira parecidíssima com a Amy dos soldados da fortuna.
É mesmo verdade. Looooong time no Amy see... :mrgreen:

http://ilarge.lisimg.com/image/4076392/ ... -culea.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ped%29.jpg

Em relação ao filme, virei mais tarde comentar por que razões gostei tanto dele.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Logan Lucky (2017) - Steven Soderbergh

Post by Samwise »

Para além de mim, mais alguém aprecia heist movies enquanto "filmes de género"? Isto é, aprecia este tipo de filme pelas características específicas que o definem e separam dos restantes?

A característica principal - e aquela também que, se estiver mal formulada, estraga imediatamente a festa - é a "anatomia do golpe", a mecânica da coisa, a fórmula que encaixa as engrenagens e rodas dentadas na geringonça e a faz funcionar. A satisfação do apreciador depende em grande medida desta característica.

A forma como.

A forma como o golpe é planeado. A forma como a inteligência e criatividade dos golpistas inventam uma maneira de chegar ao objectivo. A forma como depois esse golpe é executado (o prato principal na ementa, afinal de contas). A forma como o tempo é cronometrado e como as várias tarefas de cada interveniente, nesse jogo de estreita interdependência especializada, são intercaladas umas nas outras. A forma como os golpistas escapam depois do local. A forma como evitam mais tarde ser apanhados pelas autoridades. Num contexto similar, a forma como um grupo de prisioneiros escapa de uma prisão (os filmes de fugas trabalham sobre o mesmo modelo lógico dos filmes de golpe/assalto - e é extraordinário quando alguém se lembra de juntar as duas realidades num mesmo filme, como é o caso deste Logan Lucky). Não há nenhum grande filme do género que, dentro da sua natural ambição e respeito próprio, não tenha um golpe espectacular encenado pelo meio, recheado com todos os pormenores que mostram ao espectador "como se faz", ou que não exponha detalhadamente algumas etapas do processo. Nestes filmes, a narrativa gira quase em torno dessa peça central, que é o golpe (uma menção honrosa deve ser feita ao Rififi e à mítica sequência do roubo, em quase meia-hora de silêncio, e outra ao Reservoir Dogs, que evita deliberadamente mostrar o momento do golpe, concentrando as baterias naquilo que sucede a seguir, e, por via de flashbacks, também no antes). Os golpistas não estão apenas a enganar o sistema ou a fazer um mero assalto - estão a fazê-lo com a cumplicidade do espectador. E este não é apenas um mero espectador/observador durante esses instantes; durante o assalto, sente-se como parte integrante da equipa e torce para que as coisas corram de feição - boa parte do suspense e da tensão, articificialmente criadas pelo realizador, têm este objectivo em vista, fazer do espectador um membro do gang (ninguém torce pelos polícias, não é verdade?). Ver cinema é um acto intencional, compulsivo e impune de voyeurismo em muitos casos. Neste contexto concreto dos heist movies, acresce a fantasia de participar numa golpada - mesmo nos filmes em que os modelos narrativos são mais pesados e os motivos "criminosos", digamos assim. Alguns grandes realizadores ao longo da história do cinema dedicaram a sua atenção a este género, com resultados muito interessantes. Aliás, a história dos primórdios do cinema, com a ideia integrada de voyeurismo, ofereceu-nos logo exemplos importantes de "golpes e golpadas", como o The Great Train Robbery, e como o seriado Fantômas, por exemplo - antepassados célebres do conceito de heist-movie actual. Quanto mais inteligente e astucioso é o golpe, quanto mais impossível nos pareça a sua execução, mais saboroso e suculento é o filme.

O Soderbergh não será propriamente um Hitchcock ou um Melville, mas tem na sua conta pessoal o melhor heist movie contemporâneo (ou, pelo menos, de 2000 para cá),o remake do Ocean's Eleven (o original é uma curiosidade engraçada mas sofrível, que se desfaz em cacos se colocada ao lado do remake). Realiza agora um novo exercício de golpada, que partilha alguns pressupostos com o(s) anterior(es): o gang é um conjunto de tipos simpáticos e afáveis (não são "criminosos comuns" - bom.. há um que é, sort of.... e nem sequer tocam em armas - é um filme "pacifista" e bem comportado), neste caso colocados num contexto social menos favorável (é essa realidade que serve de ignição à ideia do assalto), e a vítima do golpe é uma entidade corporativa poderosa, que apenas no "orgulho" vai ficar afectada com o roubo. No Ocean's Eleven era um casino em Las Vegas, aqui é a entidade que gere as corridas de Nascar na américa. Quanto ao golpe, é executado de dia, mesmo nas barbas de toda a gente - o que eleva à partida o patamar de exigência no seu planeamento.

Há vários pormenores que tornam este filme especial. Desde logo esse apego enorme pelo contexto social em que se inserem as personagens. As personagen são quase todas caricaturas de posições e papéis sociais cliché ( parecem saídas de um filme dos Coen, mas sem o sentido de auto-canibalismo e tragédia anunciada que normalmente os acomponha), só que a tal contextualização, trabalhada bem à americana - e muito enraizada num interior quase rural, soa a verdadeiro a cada passo o filme, conferindo-lhes um estatuto de autenticidade humana: pessoas - isto é, para além dos bonecos que interpretam, há uma verdade social e emocional inegável que faz depois a diferença. Com este princípio basilar solidamente definido, não é de espantar que o momento capital do filme - o climax do assalto (ou pós-assalto) - tenha por base uma relação afectiva muito especial. É admirável como o Soderberg trabalha estas duas vertentes (a questão social e a questão do processo do golpe) com tanta habilidade, e como, num passe de magia que desarma o espectador, transfere de repente todo o ganho emocional de um lado para o outro. A recompensa pelo assalto não é dinheiro e o coração do filme revela-se nesta sequência (embora já se viesse a adivinhar mais de trás).

De resto, é uma história muito, muito "leve", contada com bastante humor, e que se apoia em grande medida na capacidade de condescendência por parte do espectador. Que não se importe de ser enganado para pelo menos poder passar pelo prazer da experiência. Quem não tiver este espírito à partida não vai entrar no mood para coonseguir gostar do filme, e o mais certo é encontrar mil e uma incongruências e parvoíces na formulação do golpe, determinando que nunca, mas nunca poderia suceder daquela forma na vida real (mesmo considerando que o master plan é engenhoso). É um filme que faz do heist uma enorme diversão e que não tem complexos em descer ao patamar do recreio para manter o tom em "feel-good", longe de qualquer ideia de realismo fatalista ou tragédia (o motim prisional, e o processo de negociação entre os prisioneiros e o director é um bom exemplo disto). E no entanto... soa a verdadeiro. As personagens soam a verdadeiro. São bonecos, mas comportam-se como pessoas.

Entretenimento de primeira água, como ia dizendo...
Last edited by Samwise on December 1st, 2017, 2:22 am, edited 9 times in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Logan Lucky (2017) - Steven Soderbergh

Post by nimzabo »

De resto, é uma história muito, muito "leve", contada com bastante humor, e que se apoia em grande medida na capacidade de condescendência por parte do espectador. Que não se importe de ser enganado para pelo menos poder passar pelo prazer da experiência. Quem não tiver este espírito à partida não vai entrar no mood para coonseguir gostar do filme, e o mais certo é encontrar mil e uma incongruências e parvoíces na formulação do golpe, determinando que nunca, mas nunca poderia suceder daquela forma na vida real (mesmo considerando que o master plan é engenhoso)
Isto podia ser a propósito das caixas de madeira que os vimos encaixar debaixo da carrinha da prisão e onde se esconderam para conseguir sair.
Vimo-los a colocar as caixas, não vimos foi eles a meterem-se lá dentro.
E pelo aspecto da coisa não me parece nem que coubessem nem que se conseguissem lá meter uma vez encaixadas.

Ou à volta, quando os bombeiros chegaram à cantina e eles ficaram para trás. Não se viu como terão passado despercebidos.
Enfim... saint-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Logan Lucky (2017) - Steven Soderbergh

Post by Samwise »

nimzabo wrote: November 30th, 2017, 2:16 pm
De resto, é uma história muito, muito "leve", contada com bastante humor, e que se apoia em grande medida na capacidade de condescendência por parte do espectador. Que não se importe de ser enganado para pelo menos poder passar pelo prazer da experiência. Quem não tiver este espírito à partida não vai entrar no mood para coonseguir gostar do filme, e o mais certo é encontrar mil e uma incongruências e parvoíces na formulação do golpe, determinando que nunca, mas nunca poderia suceder daquela forma na vida real (mesmo considerando que o master plan é engenhoso)
Isto podia ser a propósito das caixas de madeira que os vimos encaixar debaixo da carrinha da prisão e onde se esconderam para conseguir sair.
Vimo-los a colocar as caixas, não vimos foi eles a meterem-se lá dentro.
E pelo aspecto da coisa não me parece nem que coubessem nem que se conseguissem lá meter uma vez encaixadas.

Ou à volta, quando os bombeiros chegaram à cantina e eles ficaram para trás. Não se viu como terão passado despercebidos.
Enfim... saint-)
Ainda a propósito das caixas, e para acrescentar à tua lista de queixas: também não me parece que passasem depois pelos guardas com os espelhos detectores. :mrgreen:

Há uma infinidade de detalhes que podem ser mencionados a este propósito, mas acho que há também a consciência por parte de quem realiza/produz de que não é esse tipo de filme. Não tem as mesmas pretensões realistas de um Le Trou, por exemplo, ou a mesma seriedade solene de um Heist.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Logan Lucky (2017) - Steven Soderbergh

Post by mansildv »

Steven Soderbergh Admits Social Media Marketing “Mistake” For ‘Logan Lucky

https://theplaylist.net/steven-soderber ... -20171220/

https://theplaylist.net/wp-content/uploads/2017/08/Logan-Lucky-Steven-Soderbergh-Adam-Driver-Daniel-Craig-1200x520.jpg
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Re: Logan Lucky (2017) - Steven Soderbergh

Post by Ludovico »

Aqui partilho o que foi dito antes principalmente pelo Samwise.Assino por cruz tudo o que ele escreveu.
"Sorte à Logan" é um filme,para mim verdadeiramente sensacional,sem espinhas e só acrescento poucas palavras mais porque o Samwise tirou-me o magnifico e inteligente palavreado cinéfilo de luxo habitual:
Mais uma fabulosa golpada à Americana,exemplarmente escrita,interpretada e realizada com classe e arrojo em elevadas dimensões.É tão fabuloso como o primeiro Ocean´s do mesmo Steven Soderbergh mas,neste último,"Sorte à Logan" a golpada é elaborada por famílias de gente remediada e pobre financeiramente.Mas esse é o único pormenor relevante porque,de resto,é um filme verdadeiramente sensacional em todas as vertentes.É um filme com personagens maliciosas e muito divertidas o mesmo acontecendo com os diálogos e situações que polvilham toda a planificação da soberba golpada montada pelos personagens principais.O filme é também um portentoso reflexo da clivagem social na America.Um conflito familiar e social ao mesmo tempo trabalhado de uma forma,a meu ver,exemplar.
Nota:8 em 10
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
Post Reply