Kekčeve ukane (1968) - Jože Gale

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Kekčeve ukane (1968) - Jože Gale

Post by JoséMiguel »

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Kekec%27s_Tricks
www.imdb.com/title/tt0063177/

Desambiguação da nacionalidade política e enquadramento geográfico e histórico, para integrar a narrativa do filme

As fichas técnicas mais difíceis de criar costumam ser as do cinema jugoslavo, neste caso temos uma produção jugoslava do extinto estúdio Viba Film da actual Eslovénia, estúdio que não sobreviveu ao modelo de cinema capitalista.

De especial relevo para a história deste conto, será a geografia da Eslovénia:
A Eslovénia(...) é um pequeno país do Leste Europeu, limitado a norte pela Áustria, a leste pela Hungria, a leste e a sul pela Croácia e a oeste pela Itália e pelo mar Adriático. O país está localizado no encontro de quatro grandes regiões europeias: a região dos Alpes, a dinárica, a panónica e a mediterrânica.
Este conto situa-se nos Alpes da Europa Central.

Descrição e breve opinião/apresentação

Estamos perante uma adaptação dos contos escritos entre 1918-1924 pelo escritor esloveno Josip Vandot, acerca de um menino pastor dos Alpes. Embora a fonte literária seja literatura juvenil, estamos perante um filme de autor para adultos (e também para crianças), com cinematografia e encenação tecnicamente muito avançadas e sofisticadas, de grande valor artístico, cultural e histórico. A meu ver o enredo e argumento possuem elevado interesse para adultos, e não estamos perante um "filme infantil" no conceito ocidental de cinema.

Trailer musical criado por mim

Este foi um dos trailers que mais gostei de criar. Notas para tomarem atenção antes e enquanto o visualizam:

1) A menina está a beber vinho tinto da pipa? Não tenho a certeza, mas se estiver existem dois enquadramentos para tal:

1a) "Antigamente" (Portugal nos anos 1980) as crianças bebiam mesmo vinho tinto regularmente.
1b) No caso concreto deste conto, os protagonistas são crianças que se comportam como adultos, ou seja não são orfãos a viverem sozinhos numa cabana dos Alpes, mas sim crianças emancipadas e auto-suficientes a ganharem a vida como pastores, e a viverem uma vida de crescidos, tal como as crianças fantasiam.

2) Mítica e famosa cinematografia do bloco soviético, com câmara montada em cama de rede, barco, etc. filmada em dois takes, cada um com o cameraman de um ponto de vista de um personagem diferente. Cinematografia e encenação sempre original, criativa e diferente de filme para filme (não há aqui caso de "inspirado por" ou "homenagem a"), e por isso mais nenhum filme do mundo terá o bonito efeito de filmagem que irão ver no meu vídeo.

3) Realismo técnico de ausência de cenário (cameraman sentado no barco, etc.), vales e montanhas genuínos em segundo plano, etc.

4) Excelente realismo e profissionalismo de "casting", com óptimo desempenho das crianças protagonistas.

Post Reply