Índice de filmes históricos no DVD Mania

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Índice de filmes históricos no DVD Mania

Post by JoséMiguel »

- Rascunho. Podem e devem colocar sugestões. Apenas filmes discutidos no DVD Mania com tópico próprio ou no "último filme que viram" (ou tópico similar cuja mensagem se possa linkar aqui). Podem também sugerir recursos externos com outras listas -

Recursos externos

MOVIES (HISTORICAL FILMS) IN CHRONOLOGICAL ORDER: http://www.vernonjohns.org/snuffy1186/movies.html
Autor: Patrick Louis Cooney, Ph. D., sociologist, historian, botanist

The History of The World in Film: http://www.world-history-movies.com/prehistory.html
Autor: Benjamin

- Lista (em construção) por ordem cronológica de temas (apenas filmes sérios, assunto a debater mais tarde) -

Pré-história - Idade Da Pedra

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-hist%C3%B3ria

Australopithecus robustus

Image

Missing Link (1988): viewtopic.php?f=11&t=41507&start=5135

Homo sapiens neanderthalensis



AO, Le Dernier Neandertal (2010): viewtopic.php?f=11&t=46860

Homo sapiens sapiens

Image

La Guerre du feu (1981): viewtopic.php?f=11&t=49070&p=599184

Image

The Clan of the Cave Bear* (1986): https://en.wikipedia.org/wiki/The_Clan_ ... ear_(film)

*Este não está no DVD Mania, mas estou a colocá-lo antecipadamente na lista, porque pretendo criar tópico.

Image

Ten Canoes (2016): viewtopic.php?f=11&t=50827&p=615609#p615609

Image

Atanarjuat: The Fast Runner (2001) - viewtopic.php?f=11&t=13118

Se estão intrigados com os "óculos escuros" do poster acima, isso é mesmo tecnologia pré-histórica da Idade da Pedra, os óculos são feitos de osso e sem eles os homens pré-históricos do árctico ficariam cegos com o reflexo do sol na neve branca. O poster leva ao engano por causa do reflexo que faz o equipamento parecer ser feito de metal polido. :-D Mais informação aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Snow_goggles


Nota: Não conheço nenhum filme da categoria "Pré-história - Idade Dos Metais" (mas pode existir algum filme chinês que justifique a categoria), que seria o período anterior à descoberta da escrita, mas já com sociedades desenvolvidas, com agricultura, domesticação de animais e outros progressos. Sendo assim, salto para a Idade Antiga, a era das primeiras civilizações onde existem mesmo registos escritos.

Idade Antiga

Egipto Antigo (anterior à conquista por Alexandre, O Grande)

Após a conquista do Egipto pela Grécia, os faraós passam a ser pessoas gregas vestidas de faraó, os filmes passados no Egipto após esse momento serão integrados nas secções da Grécia Clássica e Roma, respectivamente.

Image

Faraon* (1966): https://en.wikipedia.org/wiki/Pharaoh_(film)

*Já tinha criado elementos e falado um pouco deste filme, mas não existe de momento nenhum post que possa aqui linkar. Tentarei criar tópico.

Image

Land of the Pharaohs* (1955): https://en.wikipedia.org/wiki/Land_of_the_Pharaohs

*Não está no DVD Mania, mas pretendo criar tópico (é o filme onde o arquitecto constrói uma pirâmide com um sistema muito genial à prova de violadores de túmulos).

Image

Exodus: Gods and Kings (2014): viewtopic.php?f=11&t=48840

Mesopotâmia - Contos Bíblicos

...


Grécia (Idade do Bronze e Período Arcaico)

...

Idade Clássica

Grécia (Período Clássico)

...

Roma

Image

Agora (2009): viewtopic.php?f=11&t=39179

China

Nota: A China também poderá surgir na secção anterior da Idade Antiga, ou ser sub-dividida numa secção própria. A categoria actual "Idade Clássica" baseia-se em tecnologia, conhecimentos científicos e avanços das artes. A mesma questão aplica-se à Civilização Maia.

Image

Confucius (2010): viewtopic.php?f=11&t=51363

Civilização Maia - Período Clássico

Image
Apocalypto (2006): viewtopic.php?f=11&t=24252

Por agora, foi o que tive tempo de fazer. Não irei colocar aqui fantochadas de homens a lutar com dinossauros, steampunks e coisas do género, pois isso não são filmes históricos. Não existe qualquer limitação a filmes com fantasias e magias, desde que sejam ficção do género fantástico, criadas no antigamente, com óbvio valor histórico e cultural, como o Antigo Testamento, Deuses do Olimpo, etc.

Não estou interessado no género comédia, mas se alguém quiser criar uma secção à parte, eu poderei fazer copy/paste para esta lista, refiro-me a comédias do estilo "Life of Brian" (um filme como "A Vida É Bela" contém comédia, mas é um filme sério e a situação é diferente). Se alguém protestar contra eu me recusar a colocar um filme do estilo "One Million Years B.C.", têm bom remédio que é criar uma secção de "fantochada" (ou outro termo que escolham) onde também podem colocar "O Senhor dos Anéis" e o "Conan". :wink:

Existirão muitos filmes pertinentes com tópico no fórum, de que eu não tenho conhecimento. Para já preciso de sugestões (preciso dos links) de filmes discutidos no fórum de histórias do antigo testamento, roma e grécia (para além do 300, troy, helen of troy e de filmes com tópicos criados por mim, pois esses eu descubro).
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Índice de filmes históricos no DVD Mania

Post by drakes »

Alta Idade Média ou antiguidade tardia.

Хан Аспарух (1981) - Ludmil Staikov
viewtopic.php?f=11&t=48422&p=595467&hil ... 81#p595467
Um dos melhores filmes sobre as migrações das tribos do leste para o ocidente.

Baixa Idade Média
Banovic Strahinja (1981) - Vatroslav Mimica
viewtopic.php?f=11&t=50554&p=613464&hil ... ja#p613464
O filme é sobre o poema medieval mais famoso da Sèrvia no momento da invasão turca aos balcans.

Krzyżacy
viewtopic.php?f=11&t=41507&p=621073&hil ... os#p621073

Não tem tópico, mas é citado, é sobre os cavaleiros teutônicos.

Mircea
viewtopic.php?f=11&t=48547&p=594607&hil ... ol#p594607
Reconstituição histórica do reinado de Mircea, o Velho (1386-1418), rei da Romênia.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Índice de filmes históricos no DVD Mania

Post by JoséMiguel »

Drakes, obrigado pela tua primeira participação neste começo de tópico. yes-) salut-)

Obviamente eu sozinho não consigo fazer o tópico, e é mesmo precisa a colaboração de vários membros. Será preciso que o pessoal do fórum vá participando como tu, para depois se ajustar e construir o índice aos poucos. Em relação às tuas 4 quatro sugestões, apenas conheço duas (dois tópicos antigos meus de cinema de leste, mas que convém relembrar por outro membro do fórum como tu, para evitar que eu faça auto-publicidade).

Uma curiosidade sobre uma dessas sugestões é o filme "Mircea" e a forma como é pronunciada a palavra em português (seja europeu ou brasileiro)...

Já comentei isto num outro tópico, mas... existe uma tasca ao pé de minha casa cuja dona do estabelecimento é uma senhora romena [e mais velha do que eu (que também sou dessa era), da era da guerra fria, do cinema romeno de leste do bloco soviético]. Pronto! O Mircea foi o avô do Vlad Tepes, Vovóide do Reino da Valáquia, conhecido em Hollywood como "Drácula". A senhora romena gostou de falar comigo porque eu não sou nenhum zombie que acredita na palhaçada americana de Hollywood, e em vês de "Transilvânia" (palhaçada americana ofensiva para o povo romeno) disse "Valáquia" (termo desconhecido pelos zombies americanos e portugueses)... em vês de "príncipe", eu disse "Vovóide". Eu falei com essa senhora romena com conhecimentos que li no Wikipedia, e ela corrigiu-me logo na pronúncia do herói nacional romeno "Mircea", em que eu li o nome em português europeu, dando barraca, e ela corrigiu dizendo "Mír-tchâ"... oh-) mau-) :o

Ainda não voltei à tasquinha da senhora romena, desde então, mas a próxima vez que lá for irei falar com a dona da tasca acerca da legião romana, que após conquistar França, Espanha e Portugal, invadiu a Roménia e foi derrotada, entre 50 A.C. e 50 D.C. Tenho este vídeo acerca disso no You Tube:

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Índice de filmes históricos no DVD Mania

Post by drakes »

Idade Antiga

Grécia
Socrate (1971)
viewtopic.php?f=11&t=50460
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Índice de filmes históricos no DVD Mania

Post by drakes »

Baixa Idade Média

The Lion in Winter (2003) - Andrei Konchalovsky
viewtopic.php?f=11&t=52603&p=633884&hil ... er#p633884

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu vou tomar a liberdade de colocar uma Lista de filmes e séries de dramas históricos ambientados desde a pré-história até 2015.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_h ... vilization
Post Reply