Morreu Jonatham Demme

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Morreu Jonatham Demme

Post by Rui Santos »

Morreu ontem (26/04) Jonatham Demme, conhecido por Silencio dos Inocentes (pelo qual recebeu o óscar de melhor realizador)

Vi muitos dos seus filmes, e ainda recentemente comentei no FB DVDmania, a propósito de um BR Criterion, que havia de escrever uma crónica sobre um dos seus filmes mais desconhecidos, mas que eu gosto muito. Selvagem e Perigosa (Something Wild)

RIP
http://www.nydailynews.com/entertainmen ... -1.3102882
http://www.imdb.com/name/nm0001129/?ref_=tt_ov_dr
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Morreu Jonatham Demme

Post by JoséMiguel »

Por acaso só vi dois filmes do realizador, o referido "Silêncio dos Inocentes", de que não gosto e considero muito inferior à sequela "Hannibal" e o "Filadélfia", filme de que gosto muito e pelo qual tenho enorme respeito pelo papel de intervenção social muito necessário na época, porque me lembro bem de como eram as mentalidades ignorantes do povo, quando o filme foi lançado.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Morreu Jonatham Demme

Post by Rui Santos »

Filadelfia é o que chamo do filme wikipedia. Nos tempos em que não havia internet, serviu para explicar a todos, com um filme, o que era a Sida, como se contagiava e que não afetava só homossexuais. Extraordinário o papel educativo do filme, servido por uma realização sóbria e com uma musica do Bruce Springsteen inesquécivel.
Não gosto do Hannibal, mas adoro o Silêncio dos Inocentes, que me fez ficar acordado para ver os óscares, e onde tudo o que torcia aconteceu em termos de prémios, filme, realizador, ator, atriz. Ainda hoje sinto calafrios com as cenas da Jodie Foster/Hopkins...
Dele vi também o Selvagem e Perigosa, mas disso falarei um pouco mais tarde, num tópico para o efeito.
Desde esse filme que segui a sua carreira, e fui ver todos esses filmes ao cinema. Fez poucos filmes, nem percebo bem porquê.

Fica um pequeno trecho desse filme, com Melanie Grifith nova :)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Morreu Jonatham Demme

Post by Samwise »

Por acaso também gosto muito do Something Wild. salut-)

Vi-o no cinema ainda nem tinha 12 anos... (acho que a sequência da violação - que mais ou menos o que aquilo é - foi a primeira vez que vi uma mulher despida no cinema e foi um :shock: :shock: :shock: :-P :-P :-P ).

Mas o filme é bom. Muito bom!
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Morreu Jonatham Demme

Post by Rui Santos »

Samwise wrote: April 27th, 2017, 12:56 am Por acaso também gosto muito do Something Wild. salut-)

Vi-o no cinema ainda nem tinha 12 anos... (acho que a sequência da violação - que mais ou menos o que aquilo é - foi a primeira vez que vi uma mulher despida no cinema e foi um :shock: :shock: :shock: :-P :-P :-P ).

Mas o filme é bom. Muito bom!
Quando abrir o tópico conto contigo.
Eu adoro o filme, por ser um road movie, por a melanie grifith e a sua voz doce, pela mudança violenta a meio do filme, e como vi agora num documentário, se transformar a meio do filme num thriller.
Surpreendentemente verás que quase ninguém fala do filme, passou ao lado de quase todos.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Morreu Jonatham Demme

Post by Samwise »

A propósito, a quem interessar, o Something Wild tem edição da Criterion: https://www.criterion.com/films/27603-s ... tocomplete

E uma crítica bastante boa por parte do David Thompson (de quem eu já li um livro fabuloso sobre a história do cinema): https://www.criterion.com/current/posts ... ild-things
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Salgueiro
Fanático
Fanático
Posts: 883
Joined: November 24th, 2006, 10:47 pm
Location: Porto

Re: Morreu Jonatham Demme

Post by Salgueiro »

Também adoro o "Something Wild". Um filme magnífico e algo esquecido!!!
É um realizador que gosto bastante. Fez 3 que acho que são grandes filmes - O Silêncio dos Inocentes, Filadélfia e Something Wild.
Cinema Asia - A minha página Facebook sobre cinema asiático.
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Morreu Jonatham Demme

Post by Rui Santos »

Foi por causa da edição Criterion que me lembrei do filme e dele ainda a semana passada. Edição essa que não tenho, e que gostaria de ter visto não ter o filme.

Entretanto vi mais alguns apontamentos que merecem aqui ser referidos (até pela qualidade musical dos mesmos)
Um videoclip realizado por Jonatham Demme (que descobri que era dele por intermédio do Ricardo Rocha)

The Perfect Kiss | New Order



O Fabuloso Steets of Philadelfia | Bruce Springsteen
Desculpem lá estas homenagens todas ao Jonathan Demme, mas eu era fã do homem. Em 93 ele não só realizou Philadelphia, como realizou o video da canção-tema do filme, de Bruce Springsteen. O video é genial de tão simples e humano: não só na caminhada pelas ruas, mas no facto de ter sido usado só o instrumental da canção. A voz de Bruce foi captada ao vivo durante a caminhada, com todo o ambiente da cidade a dar realismo e calor à coisa. Há telediscos que são sublimes pelo quanto são aparatosos e tecnologicamente avançados; este é sublime exactamente pelo contrário.
Nuno Markl no seu FB oficial
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Morreu Jonatham Demme

Post by mansildv »

Bruce Springsteen Reveals How He Came Up with ‘Streets of Philadelphia’ with Late Director Jonathan Demme

http://people.com/music/bruce-springste ... han-demme/

http://i0.wp.com/peopledotcom.files.wordpress.com/2017/04/tom-hanks1.jpg?crop=0px%2C0px%2C2000px%2C1333px&resize=2000%2C1333&ssl=1
Post Reply