Édes Anna (1958) - Fábri Zoltán

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Édes Anna (1958) - Fábri Zoltán

Post by JoséMiguel »

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89des_Anna
http://www.imdb.com/title/tt0052438/

Trailer criado por mim, com pequena sinopse incluída no vídeo

Incluí no meu vídeo citações em inglês retiradas do Wikipedia, que explicam o golpe de estado de extrema-direita anti-soviético, que ocorreu em 1919 na Hungria. Incluí também uma espécie de sinopse em inglês, escrita por mim, no meu clip.



Informação histórica de background

A Hungria foi o segundo país soviético do mundo em 1919, nesse mesmo ano ocorreu um contra-golpe militar que instaurou um regime de extrema direita, com leis racistas contra os judeus (leis anti-semitas). No período entre guerras, a ditadura húngara matava comunistas e judeus sistematicamente, mais tarde esse mesmo regime húngaro tornou-se um membro pleno do Eixo, com ideologia nacional socialista (nazi).

https://en.wikipedia.org/wiki/Hungarian_Soviet_Republic
https://en.wikipedia.org/wiki/Hungary_b ... World_Wars
https://en.wikipedia.org/wiki/White_Terror_(Hungary)

Image
Uma vítima do "Terror Branco" após o golpe de estado de direita na Hungria, um homem que foi morto por ser comunista...
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Édes Anna (1958) - Fábri Zoltán

Post by JoséMiguel »

O meu clip foi bloqueado em todo o mundo no You Tube por uma tal entidade infantil chamada "Kids Media Network" ou assim... What the fuck? Image

Tive de recarregar o clip no Vimeo, onde ficou bem, mas não acho bem uma tal de "Kids Network" bloquear cinema de leste de 1958 no You Tube em todo o mundo, quando ainda por cima eu estava a divulgar o filme. Devem ser "palhaços capitalistas anormais", obcecados com a ganância do lucro em streaming do filme húngaro de 1958, que se calhar é tão popular como o "Star Wars". :lol:

São palhaços como esses que fazem com que gente séria perca o seu canal do You Tube. evil-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Édes Anna (1958) - Fábri Zoltán

Post by JoséMiguel »

Doce Ana - Um filme à frente do seu tempo

Image

Este filme é bastante sanguinário e intenso, tendo em conta o ano de 1958, mas um dos seus méritos é a qualidade do enredo, que foi uma adaptação de um livro e não sofre da anomalia doentia da fórmula de Hollywood, em vigor nessa data.

Para mim este excelente filme é superior por um lado, à estupidez da fórmula comercial de enredo + censura puritana religiosa, do sistema de estúdios americanos em 1958, e por outro possui um enredo com a lógica, seriedade, qualidade e maturidade que estava muito ausente no cinema da Europa Ocidental.

Image

Este filme adapta o livro homónimo pelo escritor húngaro Dezső Kosztolányi (1885 - 1936). Quando fui traduzir o wikipedia de húngaro para inglês, surgiu a seguinte lista de filmes baseados em livros dele:
Made films based on his works [ edit ]
1958 - Édes Anna , director Fábri Zoltán
1965 - Lark , director Ranódy László
1967 - Golden Dragon , directed by Ranódy László
1974 - China pitcher , director Ranódy László
1974 - Swimming, director Ranódy László
1975 - Alfa, director Sántha László
1977 - Hungary café: Appendicitis, director Köberle Korbinian
1977 - Maladolescenza, directed by Pier Giuseppe Murgia
1980 - Color dream tintákról, director Ranódy László
1986 - Dawn dialogue, directed by Esztergályos Károly
1990 - Édes Anna, directed by Esztergályos Károly
1994 - Kosztolányi Dezső short stories Canary, director Cselényi László
1995 - Kornel Esti wonderful journey, directed by Pacskovszky József
1996 - The bad doctor, director Molnár György
2001 - Black-and-white, yes-no, director Dékány Barbara
2007 - Spring, Summer, Fall, directed by Molnár György
2009 - Funny, director Gárdos Péter
Este "Doce Ana"* (em português) é muito inteligente e deixou-me à toa, tal qual "um boi a olhar para um palácio"... Eu não fazia ideia de que em 1919 foi instaurada a 2ª República Soviética na Hungria, e que após uns meses ocorreu uma invasão militar pela Roménia, para impôr uma ditadura capitalista de direita... (EDIT: Isto é muito complicado e não estou muito familiarizado com a situação.)

EDIT 2: Será antes "Querida Ana"?

Image

Isto não é a mesma coisa que um "Braveheart" simplista, onde um espectador mexicano ou português entende o filme, sem saber nada da História desse período da Escócia ou Irlanda. O Édes Anna requer, em primeiro lugar, conhecimento da história política da Hungria entre as duas guerras mundiais, apenas para entender o enredo (o escritor morreu em 1936), e de seguida é necessário entender a História da Hungria durante a Guerra Fria, conhecer a data da morte do José Estaline (o filme é muito próximo), ter noções básicas do historial do "cinema de leste", etc. para boa apreciação do filme.

Image

Embora a história se centre numa criada que é escravizada pela elite capitalista, a troco de não denunciarem o pai dela, que era comunista, não é uma história simples e possui elementos imprevisíveis muito intensos, interligados ao drama político da Hungria em 1919, onde as elites estrangeiras conseguiram travar o comunismo, por via de agressão militar externa.

Mais tarde, se tiver tempo, continuarei esta análise...

Image
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Édes Anna (1958) - Fábri Zoltán

Post by JoséMiguel »

Há meia dúzia de anos tinha aqui falado do filme húngaro "Így jöttem" (1965), que retrata um soldado das SS Húngaras, capturado pelo exército vermelho em 1944. Inicialmente apenas mostrei a mítica cinematografia do estilo soviético, onde esse filme é dos melhores que já vi. Mas há um ano atrás criei uns clips mais recentes e também um tópico sobre o filme:

viewtopic.php?f=11&t=50814&p=615431

Esse regime de direita, que derrubou a República Soviética da Hungria em 1919, criou um membro pleno do Eixo na 2ª Guerra Mundial, aliado da Alemanha Nazi, que possuía divisões SS húngaras, com o propósito ideológico de exterminar judeus e eslavos, considerados sub-humanos. Estamos então perante um governo húngaro assumidamente nazista, fascista de ultra extrema-direita.

Após a 2ª Guerra Mundial, a Hungria não se tornou numa República Socialista Soviética, com tinha sido em 1919, e permaneceu apenas um satélite russo do Pacto de Varsóvia. Mas é impensável comparar a Hungria, durante a Guerra Fria, com um país como a Polónia (que na prática estava ocupado pela URSS, com um governo fantoche, contra a vontade do povo polaco).

Quando o exército vermelho combatia nas ruas de Berlim, em Abril de 1945, os oficiais políticos soviéticos gritavam em altifalantes que prometiam vida aos soldados alemães que se rendessem, que depois seriam enviados para gulags, durante umas décadas. Mas na Hungria em 1944 não existia essa cortesia e o filme "Így jöttem" arranca com a companhia inteira SS do protagonista a ser sumariamente executada, o protagonista só é poupado porque era um miúdo de cerca de 16 anos, e o comandante do exército vermelho poupou-o por não ser capaz de fuzilar um menor de idade.



O cinema de leste pode ser similar a nível cinematográfico, mas o seu conteúdo é ricamente diversificado, um caso como a Hungria apresenta logo situações únicas no mundo e riquíssimas a nível histórico, social e político.

Eu estava na dúvida se deveria classificar o regime húngaro que derrubou o comunismo em 1919, por via de um ataque militar estrangeiro, como sendo de extrema-direita, não sou entendido na história do governo húngaro entre 1919 e 1939, mas durante a 2º Guerra os tipos eram aliados da Alemanha Nazi e possuíam divisões SS húngaras com o propósito de exterminar raças inferiores... Aprendi isso no filme "Így jöttem" (porque depois fui investigar o wikipedia).

Para ligar o complicómetro ainda mais, recordo que a Hungria fazia parte do Império Austro-Húngaro, até 1918, portanto um beligerante da 1ª Guerra Mundial, do lado inimigo de Portugal e Rússia... :lol:

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81ustria-Hungria

Feitas as contas, temos aqui um excelente filme do estilo conto de fadas da Gata Borralheira, nesse aspecto o filme funciona sempre pela intensidade dramática que o conto de fadas clássico possui. Mas esta é uma Gata Borralheira comunista, no sentido directo da palavra, que foi escravizada pela extrema direita capitalista, perante uma insólita e estranha conjectura de factores históricos e geopolíticos após 1919. :o
Post Reply