Estúdio: The Cannon Group, Inc. (1967 - 1994)

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Estúdio: The Cannon Group, Inc. (1967 - 1994)

Post by JoséMiguel »

Last edited by JoséMiguel on April 17th, 2017, 9:57 am, edited 1 time in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Estúdio: The Cannon Group, Inc. (1967 - 1994)

Post by JoséMiguel »

- Rascunho -

Alguns tópicos que criei, relacionados com o tema:

"Chuck Norris vs Communism" - Documentário sobre cassetes VHS piratas no bloco soviético: viewtopic.php?f=11&t=51768
Realizador soviético que desertou para os EUA e foi trabalhar para a Cannon: viewtopic.php?f=11&t=50931
The Wicked Lady - Tópico que criei apenas por graça de um filme exploitation submetido ao festival de Cannes: viewtopic.php?f=11&t=51779
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Estúdio: The Cannon Group, Inc. (1967 - 1994)

Post by JoséMiguel »

Este tópico será mais uma peça do puzzle, para eu tentar entender a actual Idade das Trevas do cinema norte-americano, em que apenas sobreviveram poucos estúdios, que são puritanos morais por um lado, e por outro congelam o progresso do cinema, ao impor a estupidez de fórmula comercial cliché, por motivos de ganância na obtenção de lucros desmesurados.

A época deste estúdio Cannon (1967 - 1994) apanhou o período da Golden Age do cinema americano, imediatamente após a queda do código de censura fortemente religioso "Production Code" (versão 1.0) e antes da instauração da actual censura religiosa da versão 2.0 (eu não posso apresentar links do wikipedia sobre isto, pois eles só serão eventualmente escritos por cinéfilos do futuro). Se alguém discorda que exista neste momento, um segundo código interno de censura moral, com forte carácter religioso, no cinema comercial americano, estão no vosso direito de discordar e de achar que eu sou maluco e paranóico. :badgrin:

As outras peças do puzzle serão estúdios falidos como a United Artists, Lorimar, Dino de Laurentis, etc.

Sobre a diversidade agora perdida do pluralismo do sistema de estúdios americanos nos anos 80, o crítico Roger Ebert escreveu, a propósito da Cannon:
Film critic Roger Ebert said of Golan-Globus in 1987, "no other production organization in the world today—certainly not any of the seven Hollywood 'majors'—has taken more chances with serious, marginal films than Cannon."[11] That year, Cannon gained its greatest artistic success: its 1986 Dutch production The Assault won the 1987 Academy Award for Best Foreign Language Film and a Golden Globe Award for Best Foreign Language Film. Meanwhile, Otello, based on the opera of the same name, also received a Golden Globe nomination that year.
Mal sonhava o Roger Ebert em 1987, que 30 anos mais tarde, em 2017 já não haveriam seven Hollywood 'majors'...

Fica portanto esta indicação, de um tema que irei reservar para um outro tópico futuro, mas vou prosseguir o tópico presente falando apenas dos filmes da Cannon. Eu próprio irei aprender coisas com este tópico, porque a imagem que eu tenho da Cannon é limitada à prepotência das distribuidoras portuguesas de cassetes VHS dos anos 80 e à RTP.

Mas estarei atento à ausência de puritanismo religioso e moral e ausência de fórmula cliché em filmes da Cannon, e não hesitarei em dar na cabeça aos puritanos "agarrados ao dinheiro" da Paramount, Universal e Warner. teimoso-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Estúdio: The Cannon Group, Inc. (1967 - 1994)

Post by JoséMiguel »

Filmes da Cannon que não conheço - Parte 1

Estava a espreitar a lista de filmes no wikipedia, onde cliquei em três casos curiosos que me chamaram a atenção.

Por ordem cronológica, aqui vai o primeiro caso de 1977:

Image

Este filme chamou-me a atenção por motivos fortemente pessoais, mas fui investigar e parece que vale a pena ver o filme, por certos méritos que impõem muito respeito.

https://en.wikipedia.org/wiki/Operation ... olt_(film)

Mas já agora o motivo pessoal de eu ter clicado neste título no meio da lista imensa de filmes da Cannon foi o seguinte:

Image

Em 1990 eu tinha a cassete do ZX Spectrum e ia à feira popular jogar a versão das máquinas do jogo com o mesmo nome.

Image

No ano 2001 eu pertencia à equipa do emulador RAINE e programei o controle da metralhadora física (modelo Uzi) da máquina arcade para o PC (teclado, rato, gamepad, joystick analógico e lightgun). Tinha também um website com uma base de dados de jogos de máquinas (mais de mil títulos, cada qual com diversos screenshots tirados por mim. Por exemplo o screenshot abaixo é um gif animado criado por mim:

Image

A minha página do jogo "Operation Thunderbolt" possui 20 screenshots, eu sempre fui abusador e gostava de tirar screenshots, nessa época eram os jogos de máquinas e agora são os filmes:

https://web.archive.org/web/20061019210 ... es/otb.htm

A página oficial do emulador RAINE (fui eu que criei essa secção e falo lá na emulação de controle de metralhadoras físicas de jogos de máquinas, usava a alcunha "warlock" oops:) ):

http://web.archive.org/web/200509141047 ... oldwip.php

Sobre o filme

Esta operação trovão ocorreu quando eu era bebé e nunca tinha ouvido falar dela ou do filme (não fazia ideia de que o jogo de máquinas japonês era baseado num caso verídico), alguns terroristas desviaram um avião da Air France, que fazia ligação entre Israel e França, que aterrou na Uganda onde os terroristas libertaram os passageiros não israelitas, e mantiveram apenas os israelitas como reféns para obrigar Israel a libertar presos.

O filme foi feito com apoio militar do exército de Israel e apoio do governo de Israel.

A lista de actores inclui estas figuras:

Yitzchak Rabin as Himself
Shimon Peres as Himself
Yigal Allon as Himself
Gad Yaakobi as Himself

Ao que parece apenas usaram imagens de arquivo dessas figuras públicas (na verdade acho que não foram actores no sentido verdadeiro da palavra), mas depois meterem um sujeito de costas a simular essas figuras na encenação das decisões políticas e militares da operação, o que me parece bem. Esses nomes Yitzchak Rabin e Shimon Peres, são palavras que me lembro de ouvir no telejornal no meu tempo (1990/2000) e nem estava a ver que eles eram figurões em 1976. Os donos da Cannon são israelitas.

O filme fez uma réplica do aeroporto com miniaturas dos aviões soviéticos MIG-17 e MIG-21 da Força Aérea do Uganda e é considerado o melhor filme sobre o tema.
Originally filmed with all characters speaking in Hebrew, French, German, Arabic, or English per role, Operation Thunderbolt was shot a second time concurrently in an all-English version for the international market. With permission from the Globus Group, a number of documentaries on the rescue use footage from the movie alongside dramatizations of the events.
Colocado na minha watchlist. :-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Estúdio: The Cannon Group, Inc. (1967 - 1994)

Post by JoséMiguel »

Filmes da Cannon que não conheço - Parte 2

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Nana,_the ... f_Pleasure

Ora bem, o que é que se passará aqui?

"Nana, the True Key of Pleasure" é um filme de 1982, com música do Ennio Morricone, que especula que o ilusionista francês e cineasta pioneiro Georges Méliès, também fazia alguns filmes eróticos, a par do seu trabalho mais sério como o "Le voyage dans la lune". Foi o que percebi de uma análise do IMDB, visto o wikipedia estar incompleto.

Trailer amador:



Mais um para a minha watchlist. :wink:
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Estúdio: The Cannon Group, Inc. (1967 - 1994)

Post by JoséMiguel »

Filmes da Cannon que não conheço - Parte 3

Para finalizar as três primeiras curiosidades que descobri na lista de filmes da Cannon, irei mostrar uma canção de 1981 da banda boliviana "Los Kjarkas", que usa o instrumento de sopro inca "antara", semelhante à flauta de pã da Grécia Antiga. Acho que toda a gente do fórum irá reconhecer esta antiga melodia folclórica dos Andes. Em 1989 existiu em Portugal um hit musical ilegal, em violação dos direitos de autor desta banda boliviana.

Vejam se identificam qual foi o hit musical ilegal que fez sucesso em Portugal, no ano de 1989, pela melodia: :wink:



Aqui está o hit musical pirata francês (banda francesa e filmado parcialmente numa ilha espanhola), que fez sucesso na RTP e nas rádios portuguesas em 1989. A banda boliviana fez queixa em tribunal contra esta versão da banda francesa (julgavam que a canção era brasileira?): mau-)



O filme da Cannon

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Lambada_(film)

Em 1989 a Cannon fez um "filme de dança" chamado "Lambada". #-) :wink: :-x

Não sei se presta para alguma coisa, mas ao menos não é presunçoso... a música pirata "Lambada" estava na moda em quase todo o lado, e aproveitaram-se disso para vender bilhetes de cinema. Ao que parece este é um filme de escola secundária, que envolve a relação de um professor com os alunos, não será nenhum "Clube dos Poetas Mortos" e a cena abaixo com computadores também não será um "Electric Dreams":



Não estou interessado em colocar isto na minha watch list, mas se o apanhar na TDT até o vejo, pelo aspecto retro. A minha curiosidade levou-me a descobrir a versão original da música pirata "Lambada", em que uns bolivianos fizeram um arranjo de 1981 a uma melodia folclórica antiga dos Andes, que é muito bonita, e por isso aprendi qualquer coisa ao clicar neste filme na lista wikipedia da Cannon. yes-)
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Estúdio: The Cannon Group, Inc. (1967 - 1994)

Post by paupau »

Nunca tinha ouvido essa do Melies, havera tantos filmes perdidos dele que ate podera ser verdade.
Essa Nana e uma adaptacao de um livro do Zola. So vi a versao do Jean Renoir, que e muda e no geral fraquita. E uma historia de cabaret do pouco que me lembra.

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Estúdio: The Cannon Group, Inc. (1967 - 1994)

Post by Samwise »

paupau wrote: April 17th, 2017, 9:59 pm Nunca tinha ouvido essa do Melies, havera tantos filmes perdidos dele que ate podera ser verdade.
Nem a propósito, o Rui Santos partilhou um link para um livro sobre o sexo no cinema no tópico dos filmes porno, e que traz uma breve menção a um filme mais "ousado" do Méliès, o Après le Bal, em que filma uma mulher nua a tomar banho.

https://books.google.pt/books?id=FaJBDg ... &q&f=false

Capítulo 2, imagem número 6.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Estúdio: The Cannon Group, Inc. (1967 - 1994)

Post by JoséMiguel »

Trailer sobre a Cannon, criado pelo cinéfilo francês davidfromlille, que como sabem tem um canal You Tube igual ao meu, com trailers musicais, e que fez o favor de destacar o meu novo canal do "Zé da Adega", no seu canal do You Tube.

Reparem que o David da França, o Jaras da Polónia e o Zé da Adega (eu) de Portugal, eram os três gajos do You Tube, com grande quantidade de trailers de filmes bons e raros.

O Jaras da Polónia refugiou-se no Vimeo, mas eu e o David ainda tentamos criar novos canais no You Tube.

Aqui está a homenagem ao estúdio Cannon, feita por um dos três fanáticos do You Tube, com quem me identifico, no meu hobby.: yes-) orgulho-)

Post Reply