JFK (1991) - Oliver Stone

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

JFK (1991) - Oliver Stone

Post by JoséMiguel »

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/JFK_(film)
http://www.imdb.com/title/tt0102138/

Descrição (wikipedia)
JFK is a 1991 American conspiracy-thriller film directed by Oliver Stone. It examines the events leading to the assassination of John F. Kennedy and alleged cover-up through the eyes of former New Orleans district attorney Jim Garrison (Kevin Costner). Garrison filed charges against New Orleans businessman Clay Shaw (Tommy Lee Jones) for his alleged participation in a conspiracy to assassinate the President, for which Lee Harvey Oswald (Gary Oldman) was found responsible by the Warren Commission.

The film was adapted by Stone and Zachary Sklar from the books On the Trail of the Assassins by Jim Garrison and Crossfire: The Plot That Killed Kennedy by Jim Marrs. Stone described this account as a "counter-myth" to the Warren Commission's "fictional myth."

The film became embroiled in controversy. Upon its theatrical release, many major American newspapers ran editorials accusing Stone of taking liberties with historical facts, including the film's implication that President Lyndon B. Johnson was part of a coup d'état to kill Kennedy. After a slow start at the box office, the film gradually picked up momentum, earning over $205 million in worldwide gross. JFK was nominated for eight Academy Awards (including Best Picture) and won two for Best Cinematography and Best Film Editing. It was the most successful of three films Stone made about American presidents, followed by Nixon with Anthony Hopkins in the title role and W. with Josh Brolin as George W. Bush.
trailer oficial



Curiosidades

Impacto jurídico-político do aspecto de intervenção do filme, o governo mudou a lei em 1992, de modo a desclassificar os documentos secretos em 26 de Outubro de 2017 (antecipação da censura de 75 anos em vigor à data do filme de 1991), daqui a seis meses. Essa desclassificação prevista para este ano, só poderá ser impedida por contra-ordem expressa do presidente dos EUA, actualmente o Donald Trump.

https://en.wikipedia.org/wiki/President ... ct_of_1992
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: JFK (1991) - Oliver Stone

Post by PanterA »

FIlmão!! A narrativa deste filme e a maneira como esta nos envolve em toda aquela trama, isto sem ser muito pretensioso nas ditas conspirações, é mesmo um daqueles filmes à Oliver Stone onde gostava de meter o dedo na ferida sem ter medo das repercussões.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: JFK (1991) - Oliver Stone

Post by lud81 »

JFK é um dos meus filmes preferidos. Sempre que tenho de pensar num top de filmes de sempre, embora seja difícil, costumo sempre incluir JFK, Dances With Wolves, Once Upon a Time in the West, e Once Upon a Time in America, sem pensar.

JFK tem um ritmo perfeito, e é um tour de force de 3h30 (director's cut) com diálogo praticamente non-stop e uma montagem de mestre. Os truques de montagem usados neste filme raramente foram superados. Nem por Stone, que depois deste experimentou este tipo de montagem em mais filmes, mas com resultados inferiores pois o estilo é perfeito para este filme, mas não tanto para outros (como U-Turn ou Natural Born Killers).
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: JFK (1991) - Oliver Stone

Post by Rui Santos »

lud81 wrote: March 30th, 2017, 12:11 pm JFK é um dos meus filmes preferidos. Sempre que tenho de pensar num top de filmes de sempre, embora seja difícil, costumo sempre incluir JFK, Dances With Wolves, Once Upon a Time in the West, e Once Upon a Time in America, sem pensar.

JFK tem um ritmo perfeito, e é um tour de force de 3h30 (director's cut) com diálogo praticamente non-stop e uma montagem de mestre. Os truques de montagem usados neste filme raramente foram superados. Nem por Stone, que depois deste experimentou este tipo de montagem em mais filmes, mas com resultados inferiores pois o estilo é perfeito para este filme, mas não tanto para outros (como U-Turn ou Natural Born Killers).

Considerando que gosto mesmo muito de todos os filmes que referes, e que não vi ainda este JFK... acaba de ser incluído na WishList da Amazon pois parece-me que o BR Uk tem legendas em PT.
É por estas sugestões que um fórum fará sempre falta salut-)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: JFK (1991) - Oliver Stone

Post by lud81 »

Glad to be of service. salut-)
Certifica-te de que tem o director's cut, com mais uns 20 e tal minutos.
Image
DigitalDesperado
Fanático
Fanático
Posts: 845
Joined: November 6th, 2006, 7:53 pm

Re: JFK (1991) - Oliver Stone

Post by DigitalDesperado »

Rui Santos wrote: March 30th, 2017, 1:50 pm
lud81 wrote: March 30th, 2017, 12:11 pm JFK é um dos meus filmes preferidos. Sempre que tenho de pensar num top de filmes de sempre, embora seja difícil, costumo sempre incluir JFK, Dances With Wolves, Once Upon a Time in the West, e Once Upon a Time in America, sem pensar.

JFK tem um ritmo perfeito, e é um tour de force de 3h30 (director's cut) com diálogo praticamente non-stop e uma montagem de mestre. Os truques de montagem usados neste filme raramente foram superados. Nem por Stone, que depois deste experimentou este tipo de montagem em mais filmes, mas com resultados inferiores pois o estilo é perfeito para este filme, mas não tanto para outros (como U-Turn ou Natural Born Killers).

Considerando que gosto mesmo muito de todos os filmes que referes, e que não vi ainda este JFK... acaba de ser incluído na WishList da Amazon pois parece-me que o BR Uk tem legendas em PT.
É por estas sugestões que um fórum fará sempre falta salut-)
Comprei o BD do director´s cut na Fnac Colombo na promoção 2=16€ há uns tempos...
Talvez ainda exista algum perdido nos escaparates dalguma loja.Mesmo que seja improvável, nada perdes por perguntar.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: JFK (1991) - Oliver Stone

Post by Rui Santos »

Vou depois ver isso. Sempre que cá e preço =, prefiro comprar cá.
Online pareceu-me não encontrar nada.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: JFK (1991) - Oliver Stone

Post by JoséMiguel »

Rui Santos, eu desaconselho-te 100% a não gastares dinheiro com este filme, porque o filme não merece um tostão do teu bolso. Se não viste a cassete VHS de 3 horas entre 1991-1993, então "caga nisto", porque o filme está obsoleto em inúmeras vertentes.

Mais vale comprares um bom filme de leste da editora portuguesa Midas Filmes, do que comprares esta porcaria de filme, que sempre foi uma "seca do caraças".

Ficarei zangado se apenas um membro do DVD Mania gastar o seu dinheiro com este filme, porque o meu tópico é acerca de curiosidades políticas do aspecto de intervenção do filme, escrito para o pessoal que viu a cassete VHS de 3 horas nos anos 90. O filme em si, não vale um tostão... mau-)
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: JFK (1991) - Oliver Stone

Post by PanterA »

"(...) não vale um tostão... "

Desenvolve, sff.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: JFK (1991) - Oliver Stone

Post by JoséMiguel »

Pantera... :wink:

Se calhar até desenvolvo... mas tenho de pensar bem em como dar na cabeça ao filme... :twisted:

O aspecto poderoso e positivo de intervenção política e jurídica não está em causa, pois foi por esse aspecto que criei o tópico, mas lembro-me da cassete VHS de 3 horas que eu tinha na minha colecção há 25 anos atrás, gravada quando eu era um adolescente, e aquilo era mesmo "secante" e estilo teoria da conspiração rebuscada do homem não ter ido à lua e o governo do George W. Bush ter feito un "inside job" ao atacar as Torres Gémeas com aviões drones. eh-) pato-)
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: JFK (1991) - Oliver Stone

Post by PanterA »

Mas já viste o recentemente, ou apenas tens uma visualização na cabeça feita há uma porrada de anos atrás? Porque o filme vai muito, mas muito mais para além da simples teoria da conspiração. Pior ainda quando as comparas com teorias mesquinhas. Basicamente metes a estrada da beira com a beira da estrada tudo no mesmo saco.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: JFK (1991) - Oliver Stone

Post by JoséMiguel »

PanterA wrote: April 2nd, 2017, 6:58 am Mas já viste o recentemente, ou apenas tens uma visualização na cabeça feita há uma porrada de anos atrás? Porque o filme vai muito, mas muito mais para além da simples teoria da conspiração. Pior ainda quando as comparas com teorias mesquinhas. Basicamente metes a estrada da beira com a beira da estrada tudo no mesmo saco.
Eu gravei o filme numa cassete VHS de 3 horas, por volta de 1993. Apanhei uma grande seca, e este foi um dos poucos títulos da minha colecção VHS que nunca quis rever. Sim! Não revi o filme nos últimos 20 anos, nem nunca o irei rever! Mas atenção, que o filme não funciona para re-visualização, e foi por isso que nunca o revi e depois meti a cassete VHS no contentor do lixo.

Há umas semanas lembrei-me na questão de intervenção que o filme coloca, acerca do bloqueio de 75 anos ao acesso dos documentos proibidos, que está de acordo com a minha noção dos EUA, enquanto uma ditadura bi-partidária não-democrática e estado policial. Fui investigar a questão no wikipedia e afins, e depois resolvi criar tópico...

Os EUA comportam-se (e comportavam-se) como um estado policial e uma ditadura, e depois tinham a pouca vergonha de se considerarem representantes do "Free World", onde incluíam Portugal fascista/salazarista como "Mundo Livre", insulto ao povo português.

O meu interesse aqui será observar se o Donald Trump irá ou não bloquear a desclassificação dos documentos até 26 de Outubro de 2017, porque não gosto nada deste filme. :evil:
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: JFK (1991) - Oliver Stone

Post by PanterA »

È o teu modo de ver as coisas. Se eu fosse a falar de filmes que vi há um tempão atrás, neste momento ainda dizia que o Godffather era apenas um filme assim assim, ou que o The Good, the Bad and the Ugly não era nada de especial.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: JFK (1991) - Oliver Stone

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: April 2nd, 2017, 6:04 am Rui Santos, eu desaconselho-te 100% a não gastares dinheiro com este filme, porque o filme não merece um tostão do teu bolso. Se não viste a cassete VHS de 3 horas entre 1991-1993, então "caga nisto", porque o filme está obsoleto em inúmeras vertentes.

Mais vale comprares um bom filme de leste da editora portuguesa Midas Filmes, do que comprares esta porcaria de filme, que sempre foi uma "seca do caraças".

Ficarei zangado se apenas um membro do DVD Mania gastar o seu dinheiro com este filme, porque o meu tópico é acerca de curiosidades políticas do aspecto de intervenção do filme, escrito para o pessoal que viu a cassete VHS de 3 horas nos anos 90. O filme em si, não vale um tostão... mau-)
José Miguel, isto nem parece teu! :-)))

Que não gostes do filme é uma coisa (com a qual ninguém tem nada a ver - ou antes, acerca da qual ninguém pode obstar), mas desvalorizá-lo por ser um "seca do caraças", que está "obsoleto" (o filme), e ainda por cima apenas o tendo visto há vinte anos e recusares-te de forma intransigente a tornar a vê-lo...

Digo isto porque tu é um estudioso/analista de filmes como não conheço mais nenhum - as tuas abordagens vão sempre muito mais além, e para muitas outras dimensões e vertentes, do que as do "normal cinéfilo" apreciador de cinema.

O JFK é um caso absolutamente notável num aspecto: é o exemplo maior da arte da manipulação através do Cinema. Nenhum outro filme terá tido tanto impacto mediático, no sentido mobilizador, sobre a opinião pública e população em geral, de uma nação do tamanho dos Estados Unidos (muitos Estados, e geralmente muito Unidos :-))) ). Manipulação no sentido de conseguir convencer, através de mecanismos que não são de todo honestos, um grande número de pessoas para a teoria que ali se mostra - e isto porque é um filme tecnicamente irrepreensível e exemplar, e que devia ser apresentado como case-study nas escolas de cinema.

Concordo como Lud quando diz que o Stone nunca mais conseguiu o nível de perfeccionismo na forma de edição/montagem/transmissão de ideias - apesar de achar que o formato que nos é servido no Natural Born Killers tem um contexto que torna diferente do JFK - é mais coisa "alucinogénica", dos sentidos, enquanto que aqui é mais "vertiginosa" na urgência com que pretende passar uma mensagem a ser percepcionada pela razão.

Eu adoro o JFK (é de longe o meu filme favorito do O. Stone - intenso, vibrante, hipnótico...), apesar de saber que o caso está exposto para nos fazer acreditar na teoria da Conspiração, omitido informações, dando ênfase a aspectos que servem para reforçar uma agenda própria, e sobretudo misturando footage real com encenações fictícias e ficcionalizadas de factos, eventos e pessoas sem traçar nenhuma fronteira - o espectador nunca sabe se o que está a ver é real ou não, sendo que o que é real pode estar descontextualizado e que o é ficção pode ser pura e simplesmente mentira, incluindo a fabricação de forma credível de personagens que nunca existiram.

Desta perspectiva da "alta arte da manipulação", é um filme que merece um olhar atento - isto é, um dos "teus olhares" de estudioso, e que por isso deverias ver novamente depois deste tempo todo. Manipulação da grossa, por contraponto às mais simples "plot twists" que são o pão-nosso banal de Hollywood - não é disso que estamos a falar, é mesmo de moldar a opinião de um espectador (ou neste caso de milhões deles) para que acredite numa determinada posição política/anti-política (qual é mesmo a mensagem que o Stone quer passar, para além da teoria de que não foi o Lee Harvey que matou Kennedy? :wink: ). Outro filme do Stone que merece muito a pena ser visto, à conta desta perspectiva da manipulação, é o Comandante - sobre o Fidel Castro. E mais não digo...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
dragoonfire
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 155
Joined: March 7th, 2011, 9:13 am
Location: Lisboa, Portugal

Re: JFK (1991) - Oliver Stone

Post by dragoonfire »

Olá

Tenho a edição especial com 50 minutos adicionais.
Post Reply