Легенда о княгине Ольге / The Legend of Princess Olga (1984) - Yuri Ilyenko

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Легенда о княгине Ольге / The Legend of Princess Olga (1984) - Yuri Ilyenko

Post by JoséMiguel »

Image

http://www.imdb.com/title/tt0171469/
Wikipedia em russo - traduzir com o Google

- Produção da associação criativa "Tempo" do estúdio Dovzhenko da República Socialista Soviética da Ucrânia. -

Introdução histórica

Criei um vídeo-documentário sobre a Olga de Kiev, a Santa da Igreja Católica que enterrava e queimava pessoas vivas.

No meu vídeo-documentário, mostro algumas iluminuras da idade média, e cito directamente a tradução inglesa de um documento histórico do século XII, património da UNESCO.
Image

A Crónica (português europeu) ou Crônica (português brasileiro) de Nestor (em russo: По́весть временны́х лет; em ucraniano Повість врем'яних літ - "Crônica dos Anos Passados"), também chamada de Crônica Primária ou Primeira Crônica, é a história da primeira formação política do povo eslavo oriental, com sede em Kiev, constituída entre 850 e 1110 aproximadamente.

Nestor, um monge de Kiow, foi o primeiro e o melhor dos analistas antigos da história da Rússia. Ele morreu no inicio do século XII, e sua crónica permaneceu obscura, até ser publicada em São Petersburgo, em 1767.[1]

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%B3nica_de_Nestor
Este resumo histórico não é nenhum spoiler (confiem em mim, porque já vi o filme e fui eu que criei o resumo), e antes pelo contrário até ajuda a apreciar a obra cinematográfica.

O filme é muito complexo e possui 3 níveis de histórias dentro de histórias, como no filme polaco "O Manuscrito de Saragossa", além disso entra em modo "J.F.K." do Oliver Stone e põe em causa parte da veracidade histórica da crónica, sugerindo interesses políticos por parte do poder político da Igreja Cristã do Império Romano Bizantino, que foi atacado pelo principado de Kiev, que forçou pagamento de tributo por parte do Império Romano Bizantino. Também não é um filme anti-religião, porque o realizador Yuri Ilyenko era perseguido pelo Partido Comunista (só existia um partido) que o acusava de fazer filmes poéticos com simbolismos anti-soviéticos.

Vejam então a versão 1 do meu resumo histórico e mini-documentário, que também funciona como trailer. Se tiverem algumas sugestões digam, por exemplo eu pergunto se acham adequada a velocidade do texto? É a primeira vez que faço algo assim. :-D



Aqui está uma versão da "concorrência": :-P

Eu conheço o trabalho desse autor que ganha a vida com os seus vídeos do You Tube, e posso confirmar que o que ele diz está correctíssimo, pois ando a pesquisar o mesmo assunto. A história da Princesa Olga é a terceira história que ele apresenta e começa ao minuto 5:00.

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Легенда о княгине Ольге / The Legend of Princess Olga (1984) - Yuri Ilyenko

Post by JoséMiguel »

Existe uma versão completa no You Tube, mas não possui legendas: https://www.youtube.com/watch?v=J_vpxijdknA

(Por acaso eu vi uma versão legendada, que já lá não está)

A Olga foi a primeira líder russo-ucraniana a converter-se ao cristianismo, e também existe este filme de 2016 (Viking), acerca do neto dela (o Vladimir que foi quem impôs o cristianismo por decreto-real):

viewtopic.php?f=11&t=51424

Image

Ando sem tempo para analisar este filme, mas gostei muito dele, pois bate certo com o que li na Wikipedia, acerca dos eventos históricos.
Post Reply