Hakuōki / Samurai Vendetta: A Chronicle of Pale Cherry Blossoms (1959) - Kazuo Mori

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Hakuōki / Samurai Vendetta: A Chronicle of Pale Cherry Blossoms (1959) - Kazuo Mori

Post by JoséMiguel »

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Samurai_Vendetta
http://www.imdb.com/title/tt0199580/

Sinopse

Retrato trágico da carreira inicial do samurai e mestre espadachim Horibe Yasubei, que viveu entre 1670 e 1703 e que foi um dos samurais da "lenda dos 47 rōnin". Neste retrato do Horibe Yasubei, ele não é o protagonista e sim o observador secundário que se cruza com Tange Tanzen, um samurai de um clan rival por quem ele tem muito respeito.


Estátua do samurai Horibe Yasubei

Trailer musical criado por mim

Comentário: Eu ainda estou estupefacto com o ano de lançamento do filme em 1959, não fazia ideia de que era possível esta qualidade técnica cinematográfica na época.



Observação: A sequência entre os tempos 5:45 - 6:30 é mesmo de 1959, não se tratam de efeitos visuais modernos criados com o Movie Maker.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Re: Hakuōki / Samurai Vendetta: A Chronicle of Pale Cherry Blossoms (1959) - Kazuo Mori

Post by JoséMiguel »

Opinião

Image

Este filme está muito bem feito, com excelente qualidade geral em todas as vertentes.

O enredo é ficcional, embora alguns eventos sejam verídicos, o espírito da história é do estilo "tragédia grega", não irei falar dela mas posso apenas dizer que foi a primeira vez que me deparei com o conceito histórico de "Jigai" a versão feminina do suicído ritual "Seppuku". Não sabiam que as mulheres japonesas também se suicidavam de forma ritual.

Image
Women have their own ritual suicide, in which they slit their own throats. Here, the wife of Onodera Junai, one of the Forty-seven Ronin, prepares for her suicide; note the legs tied together, a female feature of seppuku to ensure a "decent" posture in death

O filme combina duas correntes cinematográficas, a maioria da acção é da corrente naturalista, muito bem feita porque não possui maneirismos contemporâneos à sociedade de 1959, que possam fazer com que o filme fique datado. Por outro lado os combates são desempenhados de forma artística tradicional, mas posso dizer que são visualmente impressionantes, devido a todo o trabalho prévio de coreografia, ensaios, estudo de ângulos de filmagens e iluminação dinâmica.

A nível artístico eu diria que este é um filme "art house"...

Image

Poderão observar a mudança de iluminação da cena acima no meu trailer, que alterna entre mostrar a cara dos actores ou apenas silhuetas em contra luz.

Esta obra é um trabalho de mestre e de génio, que poucas equipas de cinema conseguiriam alcançar, antigamente ou agora. Este filme é fruto de um grande talento e dedicação, e tal como o Vinho do Porto, ele melhora com o passar do tempo.

Image

Um exemplo de um pormenor histórico, mas eventualmente exagerado e fictício, em cima no filme, e abaixo numa gravura antiga. Eu só percebi essa cena, depois de ir ler a biografia do samurai Horibe Yasubei na wikipedia.

Image

À data, o meu filme preferido japonês (pela história) é a trilogia épica "The Human Condition", também de 1959:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Human ... lm_series)

Por outro lado este "Hakuōki", a par com o "Utamaro: Yume to shiriseba" de 1977 e o "Kwaidan" de 1964, são os que achei mais bonitos.

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php ... 2&p=618392 (Kwaidan)
http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php ... 7&p=625293 (Utamaro: Yume to shiriseba)

Image

Irei, sem hesitar dar a classificação máxima de 100% para o "Hakuōki". É realmente uma grande injustiça a sua obscuridade.

Post Reply