Safe (1995) - Todd Haynes

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Safe (1995) - Todd Haynes

Post by paupau »

Image



http://www.imdb.com/title/tt0114323/?ref_=nv_sr_1

Após uma cena de créditos absolutamente lynchiana (excelente a OST deste filme), conhecemos Carol, uma dona de casa que leva uma vida abastada na Califórnia dos finais dos anos 80. Aos poucos, a vida confortável de Carol vai desintegrar-se, uma vez que começam a aparecer sinais que não está bem de saúde. O diagnóstico é uma espécie de doença auto imune que surge como reação à poluição do meio ambiente. Carol terá de tomar medidas extremas para controlar as reações do seu corpo...inclusive abandonar a sua vida anterior.

Este filme é excelente a vários níveis, sobretudo às várias leituras que cada um terá face à trama, sendo nesse aspeto quase inesgotável. É um filme de sátira à nossa sociedade, de pôr o dedo na ferida com acutilância, sem necessitar de ser gráfico como por exemplo o Requiem for a Dream. É um filme que acaba por ter duas metades quando a Carol abandona a sua casa e aí o rumo da história altera-se para acrescentar mais uma camada de crítica e criar complexidade ao filme.
Entendo que o filme permite muitas interpretações, pois considero tudo o que vemos metafórico e não real. Julgo não existir doença nenhuma, e tudo psicológico. À epoca era para criticar a filosofia New Age em voga, o surgimento das questões ambientais, etc.
E por outro lado a questão da Sida, que a história passar-se em 1987 não é nada inocente.
Onde julgo que o filme ganha é que o tema principal é a capacidade destrutiva sobre as nossas vidas de qualquer tipo de fanatismo. O de Carol era os químicos...hoje em dia podíamos falar do glutén, do veganismo, do alt right, whatever. O iglo do final do filme é simbólico disto: tudo desaparece face à obsessão.
Mesmo que não fosse grande filme, já valia a pena apenas pela interpretação da Julianne Moore.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Post Reply