Cinema de FC / Fantasia

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

User avatar
hsintra
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 446
Joined: November 15th, 2005, 6:12 pm
Location: Nazaré, Portugal

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by hsintra »

Pronto, tenho que fazer aqui um mea culpa quanto a um filme de FC, que me surpreendeu imenso, e que simplesmente adorei, e já me estava aqui a passar ao lado...o Moon. Vi-o na altura, sem qualquer expectativa, e que surpresa (o Oblivion, com uma premissa parecida, mas com um orçamento muito maior, foi, comparavelmente, muito fraquinho). Ou seja, nem tudo foi mau.

Samwise, puseste aí uma boa lista, embora discorde de alguns, quanto à sua qualidade, com o Dejá Vu e o Knowing à cabeça...mas pronto, como dizes, depende do olhar do espectador...

Bem, agora ficou a moer o bichinho, e tenho que ver algo de FC no serão de hoje ;-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

PanterA wrote: February 15th, 2017, 8:48 pm Eish, grande falha. 2 filmes portentosos e algo unique em cada um deles. E mesmo assim, foram apenas 3 filmes de cabeça. Se for googlar provavelmente encontro outros tantos, e que não sejam americanos.
Mas vai então googlar. Quantas mais sugestões e partilhas de boa FC recente, melhor. O filme do Glazer, em particular, suscita-me alguma curiosidade. O outro provavelmente vou ver ser ler nada antes.

Apercebi-me agora que falta o Solaris na sua versão americana na lista. Há pouco tinha-me apercebido que faltava o Children of Men (logo este portento...)

EDIT - O Solaris afinal não falta... é de 2002.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

hsintra wrote: February 15th, 2017, 9:52 pm Samwise, puseste aí uma boa lista, embora discorde de alguns, quanto à sua qualidade, com o Dejá Vu e o Knowing à cabeça...mas pronto, como dizes, depende do olhar do espectador...
Esse dois não foram os que gostei mais, nem os considero grandes obras de FC, mas em cada caso encontrei elementos de peso que os tornam obras incontornáveis nas suas sub-categorias - o Knowing, para além de uma narrativa tensa que te mantém sempre um passo atrás a tentar perceber o que se passa, tem um dos melhores finais num filme FC que conheço, e sem dó nem piedade ( :-))) ); o Déjà Vu é uma boa mescla de tecnologia e acção/suspense - o device tecnológico que eles utilizam, e o que permite fazer, são fascinantes, e o filme está bem realizado.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by PanterA »

Ainda não vi o vídeo, mas parece ser interessante.

https://youtu.be/z18LY6NME1s
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

PanterA wrote: February 15th, 2017, 11:59 pm Ainda não vi o vídeo, mas parece ser interessante.

https://youtu.be/z18LY6NME1s
Muito bom.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by lud81 »

Considerar o Ensaio Sobre a Cegueira, em filme ou em livro, uma obra de FC é atribuir um sentido extremamente lato ao conceito de FC... Na minha opinião não se enquadra em FC nem de longe nem de perto. É um puro estudo ( ou ensaio :wink: ) sociológico
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

lud81 wrote: February 16th, 2017, 1:04 am Considerar o Ensaio Sobre a Cegueira, em filme ou em livro, uma obra de FC é atribuir um sentido extremamente lato ao conceito de FC... Na minha opinião não se enquadra em FC nem de longe nem de perto. É um puro estudo ( ou ensaio :wink: ) sociológico
Lembro-me de ter esta mesma dúvida, e posterior debate argumentativo, há dez/onze anos atrás. Depende de facto daquilo que o conceito de FC significa e abrange no teu entendimento.

Mas deixo-te aqui algumas posições de relevo, devidamente justificadas:

http://zelmar.blogspot.pt/2010/06/saram ... ifica.html (esta é do Robert Silverberg)

http://osenhorluvas.blogspot.pt/2014/05 ... sivel.html (esta é do "Sr. Luvas" -> não faço ideia quem seja :mrgreen: )

http://revistabang.com/uploads/revistas ... bd66cc.pdf (e nesta tens de avançar até à página 21, onde se encontra um artigo de Jorge Candeias sobre o assunto)

----

No meu entendimento, passa por FC muito marginalmente, mas aceito bem que tanto o livro como o filme possam ser considerados FC.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by PanterA »

Vi agora o vídeo, e realmente muito bom indeed. Na onda que o mesmo gajo fez para uma cena em particular de Westworld.

Btw, sempre achei uma certa graça (não pejorativa) quando alguém consegue ir mesmo ao fundo de cada frame, de cada trecho, tirando dali significado que nunca mais acaba. Tudo dentro de uma perspectiva de muita reflexão e filosófica. Isto em contra partida com alguém que detestou esse dito filme. Neste caso do Arrival, alguém que não tenha gostado mesmo nada dele, vê algo daquele género e fica a pensar: "Que raio é que eu vi?"

Realmente o cinema e ambiguidade andam sempre de mãos dadas.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by lud81 »

Samwise wrote: February 16th, 2017, 1:35 am
lud81 wrote: February 16th, 2017, 1:04 am Considerar o Ensaio Sobre a Cegueira, em filme ou em livro, uma obra de FC é atribuir um sentido extremamente lato ao conceito de FC... Na minha opinião não se enquadra em FC nem de longe nem de perto. É um puro estudo ( ou ensaio :wink: ) sociológico
Lembro-me de ter esta mesma dúvida, e posterior debate argumentativo, há dez/onze anos atrás. Depende de facto daquilo que o conceito de FC significa e abrange no teu entendimento.

Mas deixo-te aqui algumas posições de relevo, devidamente justificadas:

http://zelmar.blogspot.pt/2010/06/saram ... ifica.html (esta é do Robert Silverberg)

http://osenhorluvas.blogspot.pt/2014/05 ... sivel.html (esta é do "Sr. Luvas" -> não faço ideia quem seja :mrgreen: )

http://revistabang.com/uploads/revistas ... bd66cc.pdf (e nesta tens de avançar até à página 21, onde se encontra um artigo de Jorge Candeias sobre o assunto)

----

No meu entendimento, passa por FC muito marginalmente, mas aceito bem que tanto o livro como o filme possam ser considerados FC.
As posições estão realmente justificadas, mas para aceitar a justificação é preciso sempre dar o primeiro passo. Primeiro passo esse que eu não consigo dar, pois não é lógico ou natural para mim. Depois de dado esse primeiro passo, podemos chamar-lhe de "axioma", toda a justificação que se segue é de facto lógica e cada passo seguinte é consequência do anterior. Mas o primeiro passo será sempre um axioma que é preciso aceitar como certo sem nada que o antecipe. Isto, claro, sempre na minha opinião.

The Road de Cormac McCarthy (não li o livro, mas vi o filme) também não entra na minha classificação de FC, mas concordo que se enquadra dentro do mesmo género que o Ensaio Sobre a Cegueira, isso concordo. :-) Só não é FC. A "definição" avançada por Isaac Asimov, um dos mais respeitados e importantes escritores de FC, é usada como muleta no primeiro artigo, mas mais uma vez não consigo dar o primeiro passo para encaixá-la na obra de Saramago.

E eu não tenho nenhum preconceito ou desdém pela FC, considero um género extremamente nobre dentro da literatura. É mesmo uma questão de conceito. No Ensaio Sobre a Cegueira não entra nada, que me lembre, de científico, seja real ou ficção. O mundo em que a história se passa é o nosso, não há nada de diferente nem alternativo. Uma cegueira é introduzida na história como artifício Deus Ex Machina logo no primeiro parágrafo do livro e é retirada no último, apenas com o propósito do autor poder escrever todos os parágrafos que estão entre esses dois, que são uma especulação das consequências dessa situação, uma análise do autor do comportamento do ser humano numa situação de crise, uma sucessão de causas e efeitos, como diz Saramago, mencionado num dos artigos. Uma personagem não é afectada pela cegueira, também sem qualquer explicação, com o único propósito de haver alguém que consiga observar de fora os acontecimentos.

Não faço ideia onde se encontra a FC nesta história ou na sua sequela, Ensaio Sobre a Lucidez. Para mim são ensaios sociológicos, puras teses especulativas sobre os instintos e natureza do ser humano, sem qualquer enquadramento científico, real ou ficcional.
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

Lud, eu tenho uma visão muita aproximada da tua sobre o assunto: para ser FC, o factor "ciência" e "tecnologia" tem de ocupar um lugar determinante, ou de relevo na narrativa, e de um ponto de vista que permita alterar as condições da realidade tal como a conhecemos. A questão das sequências "causa-efeito" que servem em boa parte para justificar as posições nos artigos apresentados podem ser encontradas em todos o géneros literários, com os policiais à cabeça. Não são exclusivos da FC.

Olhando para a lista dos filmes que partilhei, há mais exemplos que estão nesta linha limiar entre a FC e a "não FC":


2010 - Never Let Me Go (<--- história alternativa - FC social, passada num passado recente)
2011 - Perfect Sense (<--- um subproduto do Blindness, que alarga o espectro quanto à perda do sentido de visão, sem dar explicações para nada)
2013 - Upstream Color (<--- à semelhança do Primer, do mesmo realizador, um dos filmes mais weird e desconcertantes que vi, com pouca ciência, e uma boa dose se "estranheza social quotidiana")
2013 - Gravity (<--- aqui tudo feito com tecnologia "actual" - não há propriamente ficção em termos de tecnologia ou ciência)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by paupau »

A considerar Ensaio sobre a Cegueira FC, tinha que considerar um filme de zombies FC. So muda a natureza da epidemia, os temas tratados sao de igual natureza. Ambos os generos conseguem dizer muito sobre a sociedade, mas considero generos diferentes.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by lud81 »

Concordo em absoluto com essa comparação, Paupau.
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

Quem diria que num tópico sobre o Arrival iríamos andar a discutir Saramago, George Romero, e as eventuais fronteiras de exclusividade (not) entre géneros. A culpa é tua, HSintra! :-)))
A considerar Ensaio sobre a Cegueira FC, tinha que considerar um filme de zombies FC
Paupau, a este respeito tens razão, mas não vejo nenhum problema com esta abordagem, que seria, antes de mais, um princípio de coerência. Ofereço mais dois textos para quem se interessar pelo assunto:

Night of the Living Dead: Reappraising an Undead Classic

Chamo a atenção para o seguinte trecho, de lá retirado:
Reality Bites: Truth, Genre, and Zombies

Genre, of course, often determines how a text is received by its audience. Given its titular identification as a horror film, we know from the start that Night of the Living Dead will present a world in chaos; there is no sense in which the zombie plague is anything other than a catastrophe. In other ways, however, Night of the Living Dead complicates many taken-for-granted critical assumptions about genre. Wells (2001: 7-8) suggests that while science fiction primarily concerns the external, and “macrocosmic,” horror concerns the internal and the “microcosmic.” In other words, the horror genre is concerned with fundamental fears: the primal fear of the unknown and of that which may end life at any moment. Certainly, Night of the Living Dead is most immediately concerned with such “inner” fears. Yet the film is also, as we shall see later, replete with references to its contemporary social milieu, severely problematizing the rigid distinction between science fiction and horror suggested above.
O outro link é para a wikipedia, e para o romance de onde se especula que o Saramago tenha recolhido a ideia para o Ensaio Sobre a Cegueira, o Day of the Triffids, muito mais firmemente localizado dentro do género FC. O artigo da wiki revela outra curiosidade engraçada:
According to director Danny Boyle, the opening hospital sequence of The Day of the Triffids inspired Alex Garland to write the screenplay for 28 Days Later (2002).[9]
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Day_of_the_Triffids

---

Isto para dizer que o assunto não é certamente consensual, por um lado porque é muito complicado de circunscrever um género, e por outro é impossível de o estipular como hermético ou exclusivo, evitando que uma obra não possa ser categorizada também como pertencente a outros géneros.

Mas isto é uma discussão quase tão antigo como o próprio conceito de criação artística...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
hsintra
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 446
Joined: November 15th, 2005, 6:12 pm
Location: Nazaré, Portugal

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by hsintra »

Samwise wrote: February 16th, 2017, 12:10 pm Quem diria que num tópico sobre o Arrival iríamos andar a discutir Saramago, George Romero, e as eventuais fronteiras de exclusividade (not) entre géneros. A culpa é tua, HSintra! :-)))
Confesso-me culpado...hehehe
Mas olha, nada mau, poderia estar em discussão algum tema bem pior ;-)
Post Reply