Cinema de FC / Fantasia
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Concordo com essa quote caao seja dado uma qualquer explicacao sobre a origem da praga, como no outbreak com o Dustin Hoffman ou sempre que ha um paciente zero ou algo do genero.
Muitos dos exemplos mais famosos de zombies sao Deus ex machina como o lud disse: Romero, 28 days later, walking dead etc. E simplesmente uma premissa daquele mundo. De cientifico isso nao tem nada.
Muitos dos exemplos mais famosos de zombies sao Deus ex machina como o lud disse: Romero, 28 days later, walking dead etc. E simplesmente uma premissa daquele mundo. De cientifico isso nao tem nada.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Da mesma maneira que se diz que Star Wars não é FC. :)
Os 100 filmes da minha vida. (New link)
Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Acho que não é bem da mesma maneira. No caso do Star Wars não é por falta de tecnologia, é quase o contrário, é por "abuso tecnológico"... . É mais FPC - Ficção Pseudo-Científica.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
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Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Não me interpretes mal: venham mais discussões e debates destes!!!
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Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
E não é, é Fantasia/Space Opera. Qualquer desses termos se aplica, não FC.
Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Mas a Fantasia pode ser um subgénero da FC e a Space Opera é um subgénro da FC. Hence...
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Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Em que características podes meter fantasia dentro de sci? Space-opera faz todo o sentido e até é um dos sub-géneros mais conhecidos do sci, agora fantasia já é puxar um bocado a corda. Pelo menos dentro do meu entender de cada género.
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Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Por vezes a linha entre o sci-fi e a fantasia é muito ténue...há muitos exemplos, a Guerra das Estrelas é dos mais conhecidos. Nos anos 80 os géneros misturavam-se muito...muitos filmes sci-fi de segunda linha, talvez até se enquadravam melhor na fantasia.
Acho que por vezes, os géneros não se conseguem dissociar uns dos outros (há o sci-fi mais puro, tipo o Interstellar, e há o outro extremos, tio a Guerra das Esterlas).
Isto daria pano para muitas muitas mangas.
Eu gosto dos dois universos...com maior tendência para o Sci-Fi...mas sinceramente, desde que os filmes sejam bons, nem me importo muito que misturem os dois universos (sci-fi e fantasia)
Acho que por vezes, os géneros não se conseguem dissociar uns dos outros (há o sci-fi mais puro, tipo o Interstellar, e há o outro extremos, tio a Guerra das Esterlas).
Isto daria pano para muitas muitas mangas.
Eu gosto dos dois universos...com maior tendência para o Sci-Fi...mas sinceramente, desde que os filmes sejam bons, nem me importo muito que misturem os dois universos (sci-fi e fantasia)
Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Claro que não interpreto mal...interpreto até muito bem...venham de lá esses debates
Lamento só não poder participar muito mais (as minhas participações são por vezes muito ocasionais e com menor conteúdo), mas o nosso velho amigo "tempo" não perdoa...e por muito que tente, com uma filha pequena, com outro a caminho, com o trabalho, e claro, ver uns filmes/séries pelo meio, só consigo aparecer por cá nos intervalos do trabalho
Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
O exemplo óptimo é mesmo o Star Wars, onde numa sociedade predominantemente dominada e sustentada por tecnologia (naves espaciais e transportes urbanos aéreos, armas futuristas baseadas em raios laser, drones, robots, IAs, ciborgs e humanos com membros e órgãos artificias - tudo hipóteses mais do que prováveis de virem a existir no futuro - e fora da noção de "Space Opera"), tens depois também a vertente da "Força", terreno exclusivamente fantástico.
Mas se faz muita confusão imaginar que a vertente da Fantasia está integrada na vertente FC, imagina antes que são complementares. Não dá é para dizer que o Star Wars não é FC.
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Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Mas a minha pergunta era mesmo onde é que te baseias para meter a fantasia dentro do sci. Sim, o space-opera sempre teve traços bastante directos e nem se mete a questão de ser ou não um sub-género. Diria que é algo inquestionável. Agora meter fantasia já é misturar um pouco a definição de cada um deles. Não entro por complementações, caso contrário todos os géneros conhecidos eram da mesma família porque no fundo, acabam sempre interligados.
Quando falava que havia quem considerasse que o Star Wars não era sci, era porque não lhe viam neles traços para o considerem como tal.
Este link fala bastante bem sobre esse assunto: https://simondillonbooks.wordpress.com/ ... d-matters/
Quando falava que havia quem considerasse que o Star Wars não era sci, era porque não lhe viam neles traços para o considerem como tal.
Este link fala bastante bem sobre esse assunto: https://simondillonbooks.wordpress.com/ ... d-matters/
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Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Eu não "meto a fantasia dentro da FC", para mim são géneros separados, mas que podem coabitar dentro de uma mesma criação artística/de entretenimento, e e muito estreita relação (que é o caso do universo Star Wars). Mas há quem de facto considere que a Fantasia pode ser um sub-género da FC. Se procurares na net por "Science Fiction sub-genres", vais encontrar inúmeros sites que apresentam essa "opção".
O ideia de que qualquer género possa ser "interligado" ou coexistir com outros géneros dentro de um mesmo livro/filme/tema musical (etc) é uma realidade. Sim, tal partilha é algo que pode "baralhar" as definições que fazemos desses géneros, mas isso será um processo a que os criadores de tais produtos são alheios.Sim, o space-opera sempre teve traços bastante directos e nem se mete a questão de ser ou não um sub-género. Diria que é algo inquestionável. Agora meter fantasia já é misturar um pouco a definição de cada um deles. Não entro por complementações, caso contrário todos os géneros conhecidos eram da mesma família porque no fundo, acabam sempre interligados.
O que é uma "família" neste contexto? Não percebi essa parte.
Devo dizer que o texto que apresentas é muito bom, muito sustentado e lógico - gostei de ler. Não concordo com uma das partes - a parte em que exclui a FC de estar presente no Star Wars ( ), e já vou explicar porquê - mas concordo na totalidade com o que ele diz sobre a Fantasia, e sobre a forma como certas concepções religiosas podem ser percepcionadas na sua representação (os exemplos que ele indica fazem sentido).Quando falava que havia quem considerasse que o Star Wars não era sci, era porque não lhe viam neles traços para o considerem como tal.
Este link fala bastante bem sobre esse assunto: https://simondillonbooks.wordpress.com/ ... d-matters/
A respeito da FC que ele diz não existir no Star Wars, vou pegar num parágrafo específico, vou comentar, e vou-te passar a bola a ti, para perceber o que tens a dizer sobre o assunto ( ):
Portanto, ele diz que a FC é sobre a "especulação de como os avanços científicos podem ter impacto na humanidade", e diz depois que o "Star Wars não está preocupado com o futuro para onde a tecnologia nos poderá levar".Science fiction is often referred to these days as speculative fiction. That is essentially what science fiction used to be at its core: speculation as to how technological advancement would impact humanity. Some of these advances have indeed come to pass. Jules Verne’s 20,000 Leagues under the Sea for instance anticipated submarines and nuclear power. HG Wells’ The Time Machine anticipated various world wars caused by technologically advanced weapons. 1984 speculates about a surveillance society with such alarming prescience that people often mutter “Orwell was right”. Huxley’s Brave New World by contrast is, I believe, even more prescient, where populations are deliberately distracted by pleasures, the media and a great deal of trivia to distract them from the real problems in life. But Star Wars is not concerned with where technology may take us. How can it be? It’s set “a long time ago in a galaxy far, far away…”
Então o que dizer sobre, por exemplo, a Estrela da Morte? O que dizer sobre o avanço tecnológico que representa ter uma estação espacial que consegue destruir planetas inteiros em poucos segundos? O que dizer sobre o paralelo que isso representa em relação àquilo que é a nossa história recente e ao facto de termos inventado a Bomba Atómica (numa escala menor, reduz uma cidade a pó em poucos minutos)? O que dizer sobre o caso hipotético, que é ali ensaiado, de ter um avanço tecnológico desses a ser inventado pelos "maus da fita" - e até que ponto o uso que fazem dessa arma no filme não será também uma crítica ao modo como os Estados Unidos a decidiram usar (matando, na sua maioria, cidadãos inocentes e população civil)? Porque razão o autor não considera que esta ideia não possa ser uma "especulação de como os avanços científicos podem ter impacto na humanidade"?
Isto, para mim, é não só uma prova de que o Star Wars é FC (para além de ser ou ter Fantasia), e uma contradição que o autor do texto não se apercebeu, ou decidiu não explorar.
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Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Então parece que houve aí algum mal entendido, porque daquilo que ia lendo dos teus posts pareceu-me que tinhas metido fantasia como um sub-género do sci. E nesse aspecto como referi não concordava nada. E é por aí que entra a parte da "família" que referia. Falavas em interligações e complementações, mas aquilo que disse é que cada género é um género. Ponto. Por exemplo, pode haver um romance que seja uma comédia e também um musical ao mesmo tempo. Mas no seu core cada um deles são 3 géneros em separado, mas que trabalham juntos. Tal como é o sci da fantasia.
Quanto ao resto, por acaso é pena que já não consiga achar uma discussão que houve há tempos num fórum aqui perto sobre o que era Star Wars a nível de géneros que seria interessante. Mas continuando, o que diz o autor parece-me é sobre uma tecnologia que não existe nem vai existir, onde tudo vai bater à porta da plausibilidade e a maneira como isso tudo é justificado em prol de ir acontecer num futuro (seja ele qual for). Daí Star Wars ocorrer numa galáxia muito distante, onde quebra qualquer regra ou lei que conhecemos.
Exemplo assim de cabeça:
Nabbo -> Tattoine no ep. 1 e Hoth -> Bespin no ep. 5 que foi feito sem hyperdrive, ou seja teriam que estar muito perto uns dos outros e mesmo assim a nave teria que viajar MUITO rápido para não demorar meses ou anos.
Basta pensar na nossa própria galáxia que mesmo viajando à velocidade da luz são anos ou décadas apenas na nossa vizinhança (claro que hyperdrive é várias ordens acima disso daí ser em minutos ou horas).
Eu apenas trouxe Star Wars à baila porque há vários anos que esta discussão tem vindo ao de cima, onde o próprio Lucas já veio intervir dizendo que fez um "epic space-opera fantasy" (ou qualquer coisa do género). No meu caso também entro por lá de ser um misto dos 2, mas ser muito mais fantasia que propriamente sci.
EDIT:
Quanto ao resto, por acaso é pena que já não consiga achar uma discussão que houve há tempos num fórum aqui perto sobre o que era Star Wars a nível de géneros que seria interessante. Mas continuando, o que diz o autor parece-me é sobre uma tecnologia que não existe nem vai existir, onde tudo vai bater à porta da plausibilidade e a maneira como isso tudo é justificado em prol de ir acontecer num futuro (seja ele qual for). Daí Star Wars ocorrer numa galáxia muito distante, onde quebra qualquer regra ou lei que conhecemos.
Exemplo assim de cabeça:
Nabbo -> Tattoine no ep. 1 e Hoth -> Bespin no ep. 5 que foi feito sem hyperdrive, ou seja teriam que estar muito perto uns dos outros e mesmo assim a nave teria que viajar MUITO rápido para não demorar meses ou anos.
Basta pensar na nossa própria galáxia que mesmo viajando à velocidade da luz são anos ou décadas apenas na nossa vizinhança (claro que hyperdrive é várias ordens acima disso daí ser em minutos ou horas).
Eu apenas trouxe Star Wars à baila porque há vários anos que esta discussão tem vindo ao de cima, onde o próprio Lucas já veio intervir dizendo que fez um "epic space-opera fantasy" (ou qualquer coisa do género). No meu caso também entro por lá de ser um misto dos 2, mas ser muito mais fantasia que propriamente sci.
EDIT:
George Lucas wrote:I knew from the beginning that I was not doing science fiction. I was doing a space opera, a fantasy film, a mythological piece, a fairy tale. I really thought I needed to establish from the start that this was a completely made up world so that I could do anything I wanted."/quote]
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- Rui Santos
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Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Pena? Isso é missão aqui para o arqueólogo.
Vê lá se não é esta a discussão. O Melhor Filme do Século XXI... Até agora.
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Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Por acaso falava num outro fórum que não era o DVDmania. Contudo, nem sabia que já tinha discutido algo do género por estes lados.
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