Belladonna of Sadness (1973) - Eiichi Yamamoto

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Belladonna of Sadness (1973) - Eiichi Yamamoto

Post by paupau »

Image

http://www.imdb.com/title/tt0071203/?ref_=nv_sr_2

Trailer NSFW!!


Consegui ver há uns dias na Cinemateca este filme de anime japonês que até relativamente pouco tempo era algo obscuro, estando a ser redescoberto agora que foi lançado em BD nos USA e em breve no UK. Este filme passou por baixo do radar por diversas razões, sendo a principal a imagética erótica/ porno gráfica e os seus temas maduros que nos anos 70 o público não estava habituado a ver. O filme é bastante diferente do normal em várias vrtentes e claramente um filme de nicho que não agradará a todos.

Por outro lado, foi o último filme de uma trilogia concebida pelo Tezuka com a sua produtora Mushi Productions e durante a sua feitura já todos sabiam que o estúdio estava falido e que seria o último filme, logo não houve as barreiras dos costume e foi mesmo a rasgar.

Em termos de história passa-se algures na Idade Média e um casal ( Jean e Jeanne) vê o seu casamento interrompido por um nobre para coletar o imposto do matrimónio. O noivo não tem dinheiro suficiente e o nobre usa o seu direito de Prima Nocte ( o Braveheart ensina umas coisas :twisted: ). A noiva basicamente vende a alma ao diabo em busca de vingança e é a trip total até ao fim, o filme é mesmo estranho e difícil de descrever, somos bombardeados com imagens simbólicas ou sugestivas, algumas provavelmente de modo inconsciente. Há também imagens invulgarmente perturbadoras, especialmente por ser um filme de animação.
Outra coisa em que o filme é muito audaz é a personagem principal ter um arco semelhante à Joana de Arc, sendo homónima e acabando na fogueira, algo nada inocente decerto
Muitas sequências são em animação limitada ( um grande painel em que a câmara é que se desloca dando a ilusão de movimento) e passam vários minutos até surgir "animação" normal, mas aí o filme tem boa qualidade técnica. Visualmente é espetacular, basta ver o trailer, parece uma versão distorcida do Night on Bald Mountain do Fantasia ou o Bela Adormecida, ambos da Disney e tem uma OST que adorei, uma espécie de ópera rock com muito de rock progressivo e jazz, excelente mesmo, o baixo é grande vício.

Filme muito aconselhado a quem procura algo de diferente, para fãs de anime é imprescindível descobrir esta pérola esquecida.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Post Reply