Get Out (2017) - Jordan Peele

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by waltsouza »

User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by waltsouza »

User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by waltsouza »

E ao fim de 148 críticas no RT, Get Out recebe a sua primeira crítica negativa, e passa para os 99%.

Sendo o racismo o tema do filme, não deixa de ser engraçado a nota negativa ter sido dada por Armond White. Que pelos vistos é negro. :-)))

https://www.google.pt/?gws_rd=ssl#q=armond+white+&*
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by paupau »

Esse Armond White e uma anedota
Puro espirito de contradicao apenas para ser comentado.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by paupau »

Vi no cinema há uns dias e posso dizer que fiquei de barriga cheia, um filme de horror com comentário social premente à realidade Trump realizado com grande destreza por um novato e julgo que irá aparecer em muita lista dos melhores de 2017 (pelo menos Interessantes/surpresas não tenho dúvidas).

Os dois primeiros atos resumem-se de forma simples: Adivinha Quem Vem Jantar encontra Mulheres Perfeitas. Só na parte final entramos no horror mais tradicional, num dos grandes aspetos do filme: é sempre em crescendo até ao sanguinolento final. Contudo, não se enganem ao pensar que não temos temas e imagética do horror logo desde o início, a começar por um prólogo que parece realizado por um mestre batido do género.

A seguir e com muita calma, vamos sendo apresentados às diversas personagens que conseguem escapar um bocado às bestas quadradas dos slashers, servidas por bons desempenhos principalmente pelos pais da rapariga, o casal Armitage ( Whitford e Keener) com desempenhos naturalistas com um toque de surreal a lembrar-nos a todo o momento que algo de incómodo debaixo daquele verniz de família branca erudita.

Mas incómodo mesmo provocam os empregados negros da família. O protagonista diz a certa altura: "esta gente não conhece um negro que não seja seu empregado?" E é este o principal propósito e mérito do realizador. Mostrar de muitas formas subtis, outras pura sátira que a ideia que a América ultrapassou os problemas raciais e uma valente treta. A camada de verniz é tão fina como sempre, e usa isso como catalisador para ideias de horror, num argumento que segue caminhos interessantes e pertinentes para os tempos que vivemos e que se mostra em alguns pontos original e pouco previsível (mesmo com dois ou três jump scares escusados)

Há um ambiente de estranheza que causa desconforto ao longo de todo o filme, estando o protagonista sempre na dúvida se está a ser demasiado sensível a estas questões - basicamente é o único negro no meio de uma reunião WASP - ou se realmente há qualquer coisa de realmente estranho. E quando vai ao fundo da questão (trocadilho intencional para a imagem mais impactante do filme) passa para o Outro Lado do Espelho.

Junta-se a isto bons momentos de humor bem balançados com os scares, uma boa banda sonora, um trabalho de som de grande nível - pelo menos este aspeto merecia uma nomeação a Óscar - para uma grande surpresa e o tipo de filme de horror que gosto, em que os sustos são apenas o contexto para mostrar um aspeto da nossa sociedade e pôr um espelho à frente de alguns dos seus aspetos mais feios.

Não tenho dúvidas que é um tópico que vai estar ativo nos próximos dias, o grande sucesso do filme mostra que está a encontrar eco nas pessoas.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by JoséMiguel »

Reconheci logo o actor Daniel Kaluuya no poster. É um bom actor que fez o episódio "15 million merits" do Black Mirror (sci-fi inteligente).

Aqui está ele na cena icónica do episódio:



Este filme é capaz de me agradar... :-)
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by rui sousa »

Vi ontem. Publiquei este comentário no meu blog:

Não é a “última coca cola do deserto” ou uma das surpresas do ano, e provavelmente o filme foi vítima de todo o gigantesco hype que rodeou o seu lançamento. Get Out é um conto negro (passe-se a estranha e acidental redundância) de macabros contrastes, que lida com pequeníssimas doses de “horror” e algum suspense para criar uma atmosfera que, por momentos, é muito intrigante.

Nas melhores sequências do filme, na odisseia horrível em que o protagonista se mete e quando aos poucos vai descobrindo a verdade, nota-se a grande capacidade de Jordan Peele em agarrar o espectador, através de uma montagem que não foi feita em piloto automático, como é costume na maioria dos filmes americanos mais mainstream (e um filme que consegue ter planos com mais de 5 segundos, nos dias que correm, é de louvar). Veja-se por exemplo quando Chris chega a casa dos “sogros”: um plano relativamente “longo”, filmado à distância dessa cena, do ponto de vista do jardineiro. É uma ideia muito simples que serve logo para criar alguma inquietação.

Mas o que o filme tem de relevante, no que diz respeito ao panorama político dos states em 2017 (e nunca se cansam de referir, em sucessivas linhas de diálogo, que a narrativa se situa num tempo e num espaço muito definidos da vida americana contemporânea), acaba por não compensar a preguiça, que se reflecte num desfecho indecente e rebuscado para a história. Não é que eu ligue muito a isso, grande parte dos filmes que eu adoro não têm um guião que possa servir para estudos em escolas de cinema. Mas Get Out é demasiado flagrante nas suas falhas: leva o espectador para uma direcção, constrói tudo de uma forma decente e, em parte, entusiasmante (e não é que seja especialmente inovador na sua abordagem, mas não chateia com as suas ideias iniciais over the top), para no fim descambar numa coisa qualquer inventada para despachar tudo sem ponta por onde se lhe pegue. Depois de um set-up tão bom, é pena ver que somos compensados por um pay-off tão duvidoso.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by nimzabo »

Vi hoje e também gostei yes-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by mansildv »

Get Out (2017) - 8/10

Normalmente evito este tipo de filmes porque não sou apreciador de filmes de terror e em boa hora resolvi ver este, visto que de terror não tem nada, tem uma história deliciosamente macabra e muito bem contada, sem os clichés habituais (aqui as personagens tomam decisões inteligentes e o filme não é oco, feito só para assustar, tudo tem explicação e está feito com bom gosto), o contexto racial eleva o filme para outro patamar, e o Daniel Kaluuya é uma revelação, tem um desempenho notável!
Em relação ao final, fiquei satisfeito, não esperava nada muito elaborado.
Last edited by mansildv on June 1st, 2017, 8:53 am, edited 1 time in total.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by paupau »

eu gostei de como o seu trama de infancia volta duas vezes no climax no espaco de 5 min. Isso achei bem esgalhado.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2119
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by neotheone »

mansildv wrote: May 13th, 2017, 10:42 am Get Out (2017) - 8/10
Normalmente evito este tipo de filmes porque não sou apreciador de filmes de terror e em boa resolvi ver este, visto que de terror não tem nada, tem uma história deliciosamente macabra e muito bem contada, sem os clichés habituais (aqui as personagens tomam decisões inteligentes e o filme não é oco, feito só para assustar, tudo tem explicação e está feito com bom gosto), o contexto racial eleva o filme para outro patamar, e o Daniel Kaluuya é uma revelação, tem um desempenho notável!
Em relação ao final, fiquei satisfeito, não esperava nada muito elaborado.
Eu também já vi e gostei muito e por acaso estive mesmo para não ver, dei-lhe também 8/10 :-)
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by PanterA »

Acho que o autor se esmera com a infinidade de hipóteses que teve à sua disposição onde tudo parecia que lhe corria tão bem do ponto de vista do argumento, e correu pelo menos até à primeira metade, a partir daí tornou-se demasiado fragilizado.

Isto é, até à parte em que fazem a transição da comédia ligeira (porque tb não era mais que isso. O típico break the ice, nada mais) para o terror, por assim dizer, o filme estava a ter um bom rumo com um cenário bem construido, a critica racial bem apontada e feita acima da média, suspense q.b mas quando chegarem à outra parte pareceu outra coisa coisa. Completamente díspar daquilo que se tinha assistido até então. A passagem dos médicos por exemplo quase que parecia algo tirado de outro filme qualquer, igualmente aquela em que ele tem o click e transforma numa outra pessoa. Além que aqui é compreensível, mas mal trabalhado.

Admito que esperava um bocado mais.

7/10
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by mansildv »

Jordan Peele’s New Social Thriller Set for 2019 by Universal

http://variety.com/2017/film/news/jorda ... 202440369/
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by drakes »

Vou abrir a dissidência sobre o filme, gostei não é esse o caso, mas o Daniel Kaluuya não vi uma boa atuação, achei meio um ar blasé em alguns momentos, principalmente no começo, a Allison Williams, Catherine Keener, e a Betty Gabriel estão ótimas. E o fim concordo com o PanterA, mas
se quando ele entrasse no carro fosse um truque na mente dele e ele estivesse sendo "abduzido" ficaria melhor ao meu ver, e conhecendo hollywood teríamos certeza que o filme teria continuação
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Get Out (2017) - Jordan Peele

Post by mansildv »

Jordan Peele Nazi Hunter TV Series in Works

http://www.thewrap.com/jordan-peele-naz ... ries-hunt/

https://www.thewrap.com/wp-content/uploads/2016/10/Jordan-Peele.jpg

"The Hunt will be set in the 1970s and is based on real events"
Post Reply