Der Himmel über Berlin - 1987 - Wim Wenders

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Der Himmel über Berlin - 1987 - Wim Wenders

Post by Samwise »

Image

Após a reposição de O Estado das Coisas, aparece agora uma cópia restaurada de As Asas do Desejo nas salas portuguesas. Salas, é como quem diz, porque infelizmente é só uma em Lisboa e outra no Porto.

Oportunidade para ver uma das melhores obras de Wenders no cinema, um filme belíssimo, de uma intensidade poética e de uma magia para lá de qualquer hipótese de descrição.

Criei o tópico mais para dar a notícia (fui surpreendido por um trailer quanto fui ver o Silence), mas serve naturalmente para podermos trocar ideias sobre o filme.

É um dos filmes da minha vida. Ficou-me marcado desde a primeira vez que o vi, na RTP de outros tempos, para aí há uns 25 anos. Lembro-me de assistir transfixo à sequência em que o anjo olha do alto para uma rua, as pessoas circulam apressadas, até que alguém pára subitamente e retorna o olhar...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Der Himmel über Berlin - 1987 - Wim Wenders

Post by JoséMiguel »

Primeira reacção

Quando isto passou na RTP 2, odiei o filme porque tinha apenas 15 anos de idade, com essa idade este filme foi uma das maiores secas que eu apanhei, e até hoje achava que era um filme pseudo-intelectual.

Mas revi-o este fim de semana, mais de um quarto de século depois, e adorei o filme.

O filme é demasiado adulto e inteligente para o típico miúdo de 15 anos, como eu era na altura, mas não é pseudo-intelectual e na verdade é da corrente do realismo cinematográfico, tecnicamente muito bem feito e muito à frente de um filme de Hollywood, eu estava a ver o filme e só me vinha a cabeça que o profissionalismo e competência técnica deste filme, arrasam por completo o amadorismo e incompetência dos aclamados "grandes filmes" de Hollywood.

Uma enorme diferença entre o original alemão e o remake americano, é que o remake americano é um filme religioso, lá com os anjinhos da Igreja Cristã das superstições e misticismos idiotas medievais, ao passo que no original alemão, estes seres extraterrestres coincidem com o conceito da ficção científica do Star Gate, Star Trek e Sid Meyer's Alpha Centauri dos "Ascended Beings":

http://www.stargate-sg1-solutions.com/w ... ded_Beings

Portanto, este é um filme do género ficção científica, ao passo que o remake americano é um filme religioso, e esta diferença tem grande importância para mim que sou ateu, adoro ciência e sci-fi, e sinto-me insultado com "magias" e misticismos religiosos. Claro que também adoro misticismos do antigamente, do ponto de vista do folclore cultural histórico, como por exemplo um filme de lobisomens, mas num filme de lobisomens o realizador trata o tema como folclore e não tenta evangelizar e endoutrinar o espectador, ao passo que no remake americano aquilo é mesmo propaganda religiosa ao cristianismo, o que considero eticamente ofensivo (mas também gosto do remake, pois é um filme romântico e poético).

Este filme possui uma sequela que também vi e gostei, por acaso a sequela tem um ou outro diálogo que se aproxima mais da religião e menos da ficção científica, mas não ultrapassa o risco que divide uma coisa da outra.

Na sequela até aparece o Gorbachev, com um "anjo" ao lado.

Image

O Wim Wenders contratou mesmo o Gorbachev, na qualidade de actor, para se representar a si próprio a reflectir sobre a decisão de dissolver a URSS. A sequela é de 1993 e a URSS foi desintegrada em 1991.

Já no filme original de 1987, vemos o actor Peter Falk (detective Columbo) a representar-se a ele próprio com desenhos feitos mesmo por ele (o Peter Falk era desenhador artístico, e os desenhos são mesmo do Peter Falk). Vemos também o Nick Cave a representar-se a ele próprio:



Este filme é mesmo excelente! yes-) salut-)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Der Himmel über Berlin - 1987 - Wim Wenders

Post by Cabeças »

JoséMiguel wrote: July 19th, 2017, 3:52 am Primeira reacção


Uma enorme diferença entre o original alemão e o remake americano, é que o remake americano é um filme religioso, lá com os anjinhos da Igreja Cristã das superstições e misticismos idiotas medievais, ao passo que no original alemão, estes seres extraterrestres coincidem com o conceito da ficção científica do Star Gate, Star Trek e Sid Meyer's Alpha Centauri dos "Ascended Beings":

http://www.stargate-sg1-solutions.com/w ... ded_Beings

Portanto, este é um filme do género ficção científica, ao passo que o remake americano é um filme religioso, e esta diferença tem grande importância para mim que sou ateu, adoro ciência e sci-fi, e sinto-me insultado com "magias" e misticismos religiosos.
Hum... concordo que o filme é excelente. Para mim é uma obra-prima, é um dos filmes da minha vida, com o mesmo impacto que teve o Blade Runner ou ou Once Upon a Time in America, ou o The Deer Hunter.

Mas ser um filme de ficção-científica?! Nunca pensaria isso e não concordo nada. Para mim é um filme profundamente filosófico e onde a ideia de Deus está sempre presente.

A não ser que se encarem as divindades religiosas como criaturas alienígenas mais evoluídas, adoradas por seres inferiores... mas parece-me neste caso, sinceramente, que não tem nada a ver com o contexto do filme nem com o modo como o vejo.
Cabeças
Image
Post Reply