Live by Night (2016) - Ben Affleck

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Live by Night (2016) - Ben Affleck

Post by mansildv »

Image

Live by Night
A group of Boston-bred gangsters set up shop in balmy Florida during the Prohibition era, facing off against the competition and the Ku Klux Klan.
Trailer

IMDb
Rotten Tomatoes
Wikipedia
Roger Ebert
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Live by Night (2016) - Ben Affleck

Post by Samwise »

Vontade para ver isto anda muito próxima do zero.

(mantendo-me num registo sincero, estou também a poupar trabalho ao JoãoMX5 :-))) )
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Samwise wrote:Vontade para ver isto anda muito próxima do zero.

(mantendo-me num registo sincero, estou também a poupar trabalho ao JoãoMX5 :-))) )
Fui ver ao cinema e surpreendeu-me! Acho o Ben Affleck muito competente na realização.
Apesar de não ser tão bom como os outros 3 dele, a história está bem contada e vale bem a pena :wink:
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Cabeças »

Image

Vi ontem, gostei bastante! Desde a altura que ele fez o "The Town" (2010), um filme de que gostei imenso, que tento seguir o que vai fazendo.

Este "Live by Night" vê-se na minha opinião muito bem e tem momentos bastante bons.

Tocou-me especialmente a parte em que ele mostra que
se pode gostar muito de uma pessoa durante muitos anos até perceber que ela afinal não é mesmo grande coisa.
Cabeças
Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Esse doc do João Gilberto deve ser um dos próximos que vou ver
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Ainda não vi este filme, mas das obras realizadas pelo Affleck mais velho, a que gostei mais foi o Gone Baby Gone (wiki).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Já vi. Partilho da opinião dos colegas acima. Muito bom filme do Affleck. Não consigo bem perceber por que razão foi tão mal recebido. É um set-piece fora do seu tempo, um filme de gangsters com que mistura alguns estereótipos do género (não há nada de particularmente novo) com uma certo formalismo clássico na representação, e com uma história de amor e um "anti-herói idealista" pelo meio, mas isso só por si não justifica nada (o Public Enemy do Mann faz basicamente o mesmo - ainda que a perspectiva, o tipo de retro-modernismo e a moral sejam diversas).

Talvez a "má imagem" do Affleck enquanto canastrão fora do ecrã tenha contribuído para tal recepção. E para quem não gosta dele, admito que vá ter dificuldades para chegar ao fim do filme de bom humor (aquele "fatinho branco" então... :twisted: ).

A realização teve momento para mim inesperados, a ver com alguns tempos de espera, sobretudo, e com a forma como os diálogos eram sustentados pelos cuts e imagens - e o argumento do Lehane parece-me históricamente bem trabalhado e enquadrado.

8/10

Câmara Subjectiva
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by rui sousa »

As vossas críticas positivas fizeram-me ficar com curiosidade!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Quatro filmes volvidos, e Affleck parece-me definitivamente mais talhado para a cadeira de realizador do que para a de actor (demasiado inconsistente, embora aqui suponho que haja um certo tipo de papéis que são mais ajustados à sua figura e personalidade).

Mesmo que não tenha gostado por igual de estes quatro filmes (o que apreciei menos foi o que lhe deu o Oscar, o Argo, onde encontro menos sinais das características autorais que tornam os outros filmes mais interessantes para o meu gosto), não dá para passar ao lado do bom trabalho conseguido atrás das câmaras. Acho que não abordei o filme por aqui, mas reforço o que disse atrás: o Gobe Baby Gone, apesar de todas as piruetas que argumento dá, é um grande filme - e uma primeira grande realização. Há traços no argumento, nas personagens e no modelo narrativo - a ver com as escolhas feitas deliberadamente em vida - que se repetem no The Town e depois no Live By Night.

Câmara Subjectiva

Post Reply