Alien (1979) - Ridley Scott

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Alien (1979) - Ridley Scott

Post by Rui Santos »

@Waltsouza :) exatamente. Toda a gente tem liberdade para ter opinião desde que não desdenhe da de terceiros. Discordar é positivo.
Samwise wrote:Muito obrigado, Rui. salut-)

Já não me recordava dos textos do Jimmy e do Alquimista. Passado este tempo todo, foi bom ler novamente essas opiniões. yes-)
Mais ou menos.
O que estás a dizer é a forma como o link é construído.
O que fiz foram duas pesquisas,
1) Pesquisei colocando nas palavras Alien David Fincher - O fórum por omissão está com a pesquisa na opção: "Pesquisar por todos os termos"
2) A segunda pesquisa que fiz foi por Alien e selecionando apenas os teus posts.

Há tb opção para pesquisar apenas no nome dos tópicos ou só no primeiro post.

A pesquisa funciona razoavelmente bem, e até por norma a mim costuma devolver resultados bons.
O que vez no Link é a forma como ele depois constrói o mesmo.

Não é necessário colocar os operadores: + ou and pois ele ignora esses operadores. Ele seleciona o and/or a partir das opções dos botões rádio "Pesquisar por todos os termos" / "Pesquisar por qualquer termo"
A base de dados de memória está agora indexada para palavras apenas >='s a 4 carateres (no passado eram 3)

Não me custa nada pesquisar, o objectivo é precisamente o que tu fizeste, ir reler o que se disse desse filme em algumas alturas no passado no fórum.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Alien (1979) - Ridley Scott

Post by Rui Santos »

waltsouza wrote:Estou estupefato. :shock:

Como é possível esperar mais de 15 anos para um filme como este merecer um tópico aqui dentro?
Tal para alguns, é um filme que me marcou, e vi-o pela primeira vez na RTP 1, há muitos anos atrás, era eu ainda um adolescente.

No sub-género que mistura sci-fi e terror é provavelmente o melhor filme até hoje feito, e com uma enorme dose de suspense, que jamais conseguiu ser repetida nas sequelas que se lhe seguiram.
Um dos meus planos é criar um índice para tópicos de filmes... já estive mais longe dessa guerra.
Com o acesso à Base de Dados é algo que não é uma tarefa impossível.
Mas há realmente alguns filmes cuja discussão anda espalhada pelas edições em DVD :) afinal isto é o dvdmania.

Sabem o que realmente me chateará... alguém que diga que estava um post aqui, e que este terá desaparecido.
Tentei por tudo desativar tudo o que é expurgos do fórum. O espaço é meu :twisted: Isto é para crescer e ficar um imdb Pt :mrgreen:
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Alien (1979) - Ridley Scott

Post by JoséMiguel »

Walt,

Eu sei bem "o que a casa gasta" (elogio meu à administração do fórum), mas uma crítica minha ao "Aliens" de 1986 iria logo dar barraca, porque eu não resistiria a dizer mal do "Prometheus" (falha assumida da minha parte). Eu podia ter analisado o filme "Aliens", de forma pacífica, antes do "Prometheus" ter sido feito, nessa época iria dizer mal do "Alien Ressurection", porque o comandante da nave é um macaco palhaço...! Já viram bem as caretas cómicas de palhacinho de circo, que o comandante da nave espacial faz, quando se suicida com uma granada!???? Que brincadeira e palhaçada vem a ser esta!!???? Mas depois do lançamento do "Prometheus", a situação agrava-se mais, e eu iria perder o controle a criticar a Idade das Trevas de Hollywood... :roll: Não vale a pena...

O problema é que eu não sou capaz de analisar o Aliens, como se estivesse em 1986! 30 anos já se passaram...! E é essa tal Idade das trevas de Hollywood, que perdura há 30 anos, que impede que filmes iguais ou melhores que o "Aliens" sejam feitos, com elementos de estratégia, cerco e barricada... mas se eu entro por aí, o meu primeiro alvo seria trucidar o "Prometheus"... mas isto é assim:

Eu não gosto, nem nunca gostei com nenhuma idade, do filme "Mary Poppins" nem do "Vale Abraão" do Manoel de Oliveira. Mas esses filmes não fazem nenhum mal ao mundo, e eu não tenho nenhum interesse em dizer mal deles (excepto se for para dizer mal de um filme russo do Tarkovsky, em que é pertinente a comparação com o Vale Abraão). Da mesma forma a culpa da paralisação dos enredos de Hollywood nos últimos 30 anos, também não será dos desgraçados que criaram o "Prometheus", para maximizar os lucros e a popularidade das massas, por isso também não me apetece dizer mal do filme, porque os culpados são os donos dos estúdios grandes, e a malta que criou o "Prometheus" é apenas parasita do sistema paralisado e doente.
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Alien (1979) - Ridley Scott

Post by waltsouza »

JoséMiguel wrote:Walt,

Eu sei bem "o que a casa gasta" (elogio meu à administração do fórum), mas uma crítica minha ao "Aliens" de 1986 iria logo dar barraca, porque eu não resistiria a dizer mal do "Prometheus" (falha assumida da minha parte). Eu podia ter analisado o filme "Aliens", de forma pacífica, antes do "Prometheus" ter sido feito, nessa época iria dizer mal do "Alien Ressurection", porque o comandante da nave é um macaco palhaço...! Já viram bem as caretas cómicas de palhacinho de circo, que o comandante da nave espacial faz, quando se suicida com uma granada!???? Que brincadeira e palhaçada vem a ser esta!!???? Mas depois do lançamento do "Prometheus", a situação agrava-se mais, e eu iria perder o controle a criticar a Idade das Trevas de Hollywood... :roll: Não vale a pena...

O problema é que eu não sou capaz de analisar o Aliens, como se estivesse em 1986! 30 anos já se passaram...! E é essa tal Idade das trevas de Hollywood, que perdura há 30 anos, que impede que filmes iguais ou melhores que o "Aliens" sejam feitos, com elementos de estratégia, cerco e barricada... mas se eu entro por aí, o meu primeiro alvo seria trucidar o "Prometheus"... mas isto é assim:

Eu não gosto, nem nunca gostei com nenhuma idade, do filme "Mary Poppins" nem do "Vale Abraão" do Manoel de Oliveira. Mas esses filmes não fazem nenhum mal ao mundo, e eu não tenho nenhum interesse em dizer mal deles (excepto se for para dizer mal de um filme russo do Tarkovsky, em que é pertinente a comparação com o Vale Abraão). Da mesma forma a culpa da paralisação dos enredos de Hollywood nos últimos 30 anos, também não será dos desgraçados que criaram o "Prometheus", para maximizar os lucros e a popularidade das massas, por isso também não me apetece dizer mal do filme, porque os culpados são os donos dos estúdios grandes, e a malta que criou o "Prometheus" é apenas parasita do sistema paralisado e doente.
Dizer mal num filme, não é uma falha pessoal, é um ato de sinceridade. :-) É desta forma que eu encaro a crítica. Eu posso não concordar contigo (em termos figurados, nem está em questão o "Aliens" de 1986) mas a minha opinião não vale mais que a tua, e vice-versa. É como diz o Rui Santos, o ato de discordar por si só não tem que ser negativo, são pontos de vistas diferentes. E cada pessoa daqui ou concorda mais um, ou com outro, ou até com ninguém, porque cada um de nós também tem todo o direito de ter uma opinião totalmente diferente dos demais.

No teu caso, e normalmente como costumas ser igual a ti próprio (e não costumas poupar em palavras menos bonitas quando não gostas de determinado filme), eu acho que esse tipo de "sentimento" (chamemos-lhe assim) só te fica bem, e acaba por enriquecer este fórum. É que normalmente tens o cuidado de fundamentar muito bem as tuas opiniões, e isso é sempre uma mais valia para quem lê (mesmo que não concorde).
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6266
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Alien (1979) - Ridley Scott

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: Eu podia ter analisado o filme "Aliens", de forma pacífica, antes do "Prometheus" ter sido feito, nessa época iria dizer mal do "Alien Ressurection", porque o comandante da nave é um macaco palhaço...! Já viram bem as caretas cómicas de palhacinho de circo, que o comandante da nave espacial faz, quando se suicida com uma granada!???? Que brincadeira e palhaçada vem a ser esta!!???? Mas depois do lançamento do "Prometheus", a situação agrava-se mais, e eu iria perder o controle a criticar a Idade das Trevas de Hollywood... :roll: Não vale a pena...
:lol: :lol: :lol:

Na verdade não me recordo, vi o filme só uma vez e foi quando estreou no cinema. Mas à conta deste comentário fiquei com súbita vontade de o tornar a ver.

Estou solidário contigo. Por mim podes dizer mal do Prom e do Alien IV à vontade. É que são dois filmes que estão mesmo a pedi-las... orgulho-)

Em relação às tuas abordagens de "ódio", junto-me ao Walt. Eu já fiz uma tangente a esse "tema" quando estive a tentar "reanimar" as participações do João MX5. Apesar de muitas vezes não partilhar do teu ponto de vista, como sabes, os teus tópicos e posts agradam-me muito. Para além de me darem a conhecer uma imensidão de referência culturais (e sociais e políticas e religiosas e...), são textos com substância e com trabalho investido. Isso para mim é muito mais valoroso do que qualquer comentário de uma ou duas linhas a dizer que "gostei", ou "não "gostei", ou "Hollywood é lixo". Isso não me interessa para nada. Bottom Line, não te devias preocupar tanto com a ideia de que o fórum de pode cair em cima (mesmo que possa caiar), porque tu não desrespeitas ninguém ao colocar as tuas opiniões. Podes estar a remar contra uma maré que pensa de outra forma, mas isso devia ser mesmo irrelevante dado o tipo de abordagem que te caracteriza.

---

Vou seguir a tua sugestão e criar um tópico dedicado para o Alien 3, para transpor o texto final que tenho no meu blog.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Alien (1979) - Ridley Scott

Post by JoséMiguel »

Sam, obrigado pelos elogios. :oops: :o

PS: Não te esqueças das tuas fotos/screenshots do teu blog sobre o Alien 3. Se não tens conta no photobucket, eu posso carregá-las na minha conta.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Alien (1979) - Ridley Scott

Post by paupau »

Bom texto Samwise. Gostei dos screenshots a comparar com a Joana de Arc, bem apanhado realmente quer no visual e na temática, não será inocente.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6266
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Alien (1979) - Ridley Scott

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: PS: Não te esqueças das tuas fotos/screenshots do teu blog sobre o Alien 3. Se não tens conta no photobucket, eu posso carregá-las na minha conta.
Não me vou esquecer. Entretanto, e como já passou muito tempo sobre a data de "escritura" do artigo, e o distanciamento entre autor e texto já tem a extensão de um oceano que separa continentes, a releitura do mesmo suscitou-me a necessidade de lhe fazer umas alterações (ou uns acrescentos). Ainda não criei o tópico porque estou a pensar nisso.
paupau wrote:Bom texto Samwise. Gostei dos screenshots a comparar com a Joana de Arc, bem apanhado realmente quer no visual e na temática, não será inocente.
Obrigado. Não sei bem como me ocorreu a comparação, mas é possível que tivesse visto o filme do Dreyer à relativamente poucou tempo, e que a minha memória visual tenha a determinada altura sobreposto as duas actrizes. E depois uma coisa levou à outra...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6266
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Alien (1979) - Ridley Scott

Post by Samwise »

Samwise wrote: Estou solidário contigo. Por mim podes dizer mal do Prom e do Alien IV à vontade. É que são dois filmes que estão mesmo a pedi-las... orgulho-)
Só uma pequena contextualização. Apesar desta frase ter sido elaborada com alguma malícia tendenciosa (tem um smilie no final, como que a avisar para essa transgressão), merece um reparo: dado a mais que provável tendência para toda a gente "adorar" o Alien número um, também é completamente aceitável que alguém, seja quem for, o critique fortemente, e o deteste. Eu conheço bem o que são "peer pressures" e tendência de pressão de grupo, e como é normal no mundo do cinema, há uma infinidade de obras dogmáticas que, pela sua aceitação absoluta em termos sociais poderão limitar e condicionar a intervenção de pessoas que não gostem delas. Uma dessas obras é o Alien, embora nem seja das mais significativas (sê-lo-á, circunscrevendo contextualmente a coisa, aqui dentro do fórum).

Isto para dizer, José Miguel, que por mim, estás completamente à vontade para espezinhar este Alien através de palavras (porque é de resto o único modelo de "espezinhamento" que o fórum disponibiliza...hahaha), e considero incorrecto diferenciar entre o Prom, o Alien IV, e outro qualquer filme da saga ou do mundo do cinema.

O que por sua vez me faz lembrar de uma outra polémica que ocorreu a propósito do Vertigo há uns anos atrás... mas essa fica para depois.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Alien (1979) - Ridley Scott

Post by Rui Santos »

Revi este fim de semana este filme.

É extremamente claustrofobico, e é servido por excelentes interpretações.
Nota-se uma FC que se servia mais de cenários, maquetes e máscaras, mas que tinha de fazer muito mais jogo de camera.

Os aliens estão brilhantes, mas curiosamente não me assustei muito com o filme.
Um clássico que se vê com muito prazer, mesmo passados 38 anos.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4832
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Alien (1979) - Ridley Scott

Post by nimzabo »

mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16124
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Alien (1979) - Ridley Scott

Post by mansildv »

Adorei rever esta obra-prima! Este filme tem uma atmosfera única e roça a perfeição!
Desta vez vou ficar pelo Aliens, não estou com vontade de perder tempo a rever o Alien³ e o Resurrection teimoso-)
Post Reply