El Clan (2015) - Pablo Trapero

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
waltsouza
Moderador
El Clan (2015) - Pablo Trapero

Post by waltsouza »

Image
The true story of the Puccio Clan, a family who kidnapped and killed people in the 80s.
http://www.imdb.com/title/tt4411504/?ref_=nv_sr_1
http://www.imdb.com/title/tt4411504/ext ... _=tt_ov_rt
https://es.wikipedia.org/wiki/El_Clan_(pel%C3%ADcula)

TRAILER

Estreia na próxima 5ª feira (27 de Outubro) nos nossos cinemas.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: El Clan (2015) - Pablo Trapero

Post by drakes »

Assisti no cinema e já está passando aka na tv a cabo, a atuação do Guillermo Francella é magnifica.
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

drakes wrote:Assisti no cinema e já está passando aka na tv a cabo, a atuação do Guillermo Francella é magnifica.
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-233232/

Estive a ver e o filme estreou no dia 10 de Dezembro de 2015 no Brasil, portanto, vai a caminho de 1 ano. Um filme que estreou no Verão de 2015 na Argentina. Cá estreia mais de 1 ano depois. E vá lá, ainda se deram ao trabalho de estrear o filme nos cinemas, pois nem sempre isso acontece.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by drakes »

waltsouza wrote:
drakes wrote:Assisti no cinema e já está passando aka na tv a cabo, a atuação do Guillermo Francella é magnifica.

Estive a ver e o filme estreou no dia 10 de Dezembro de 2015 no Brasil, portanto, vai a caminho de 1 ano. Um filme que estreou no Verão de 2015 na Argentina. Cá estreia mais de 1 ano depois. E vá lá, ainda se deram ao trabalho de estrear o filme nos cinemas, pois nem sempre isso acontece.
Estranho é tão poucos filmes argentinos passar no Brasil, afinal fazemos parte do Mercosul, que sai tão caro comparativamente como Bruxelas e faz-se menos ainda no Parlamento.

Mas, esquecendo a excentricidades regionais, sobre o El Clan, eu gostei, mas o ponto forte é a atuação mesmo do Francella. Existe uma série com lançada ano passado que diz que se conta melhor a história da família.
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

waltsouza wrote:

Pela proximidade geográfica até faria algum sentido passarem mais filmes argentinos nos cinemas brasileiros (e vice-versa) do que em Portugal. Assim como eu tomarei como normal se passarem mais filmes espanhóis nos nossos cinemas, do que no Brasil, por exemplo. Por acaso estou curioso para saber mas presumo que passem mais filmes espanhóis do que argentinos no Brasil (mesmo tendo em conta as naturais diferenças entre essas cinematografias).

Mais dados curiosos sobre este filme "O Clã", retirados de uma fonte brasiliera.
Argentino “O Clã” faz de história real um filme aterrorizante

Ao narrar episódio real ocorrido na década de 1980, filme levou multidões aos cinemas argentinos

Image

Talvez a observação soe estranha, mas o argentino “O Clã” é um filme de terror. Mais assustador que boa parte das produções do gênero despejadas nos cinemas nos últimos anos. Até porque não estamos falando de uma história com criaturas sobrenaturais, mas de um episódio real, protagonizado por aquela que aparentava ser uma família como tantas outras.

O filme de Pablo Trapero, que já é a segunda maior bilheteria da história do cinema argentino, leva para as telas um episódio real, ocorrido no início da década de 1980. À época, uma família de comerciantes ganhou o noticiário após a descoberta de que ganhavam dinheiro sequestrando e matando pessoas próximas.

Após abrir o Festival de Cinema da Bienal de Curitiba, em outubro, a produção estreia nesta quinta-feira (10) em circuito comercial.
2,1 milhões

De pessoas já assistiram a “O Clã” na Argentina, 1,5 milhão somente no fim de semana de estreia. É a segunda maior bilheteria da história do cinema argentino, perdendo apenas para “Relatos Selvagens”.

O pai da família Puccio, Arquímedes (Guillermo Francella), varre a calçada todos os dias e cumprimenta simpaticamente os vizinhos.

O filho mais velho, Alejandro (Peter Lanzani), é um popular jogador de rúgbi.

Completam a família outros dois rapazes e duas meninas, sempre unidos e fazendo suas orações antes de cada refeição.

O que ninguém imaginava é que, durante anos, um dos cômodos da residência dos Puccios estava frequentemente ocupado. Apenas a família ouvia os gritos das pessoas sequestradas por Arquímedes e os filhos mais velhos, e que acabavam mortas mesmo após o pagamento do resgate pelas famílias.

Trapero conduz a narrativa de uma forma que prende a respiração do espectador desde o início. Ao som de rock setentista, a crueldade dos sequestradores vai sendo revelada como o cotidiano corriqueiro de uma família, o que torna todo o contexto ainda mais assustador.

Mas o que dá calafrios mesmo é a atuação de Guillermo Francella, ator pouco conhecido no Brasil, que encarna o patriarca da família Puccio. O olhar, a frieza, o tom de voz e os poucos, mas fortes rompantes, fazem de sua atuação uma das mais impressionantes dos últimos anos. Ao lado do jovem Peter Lanzani, que interpreta o filho que pouco fala, mas muito expressa, Francella e Trapero fazem de “O Clã” um filme estupendo, que justifica com sobras todo o sucesso obtido.

Mais dados curiosos:

2,1 milhões

De pessoas já assistiram a “O Clã” na Argentina, 1,5 milhão somente no fim de semana de estreia. É a segunda maior bilheteria da história do cinema argentino, perdendo apenas para “Relatos Selvagens”.

Premiado

“O Clã” venceu o Leão de Prata no último Festival de Veneza e foi selecionado para representar a Argentina na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro.

http://www.gazetadopovo.com.br/caderno- ... 49ektjoctm
Não sei se irei vê-lo ao cinema mas de certeza que irei vê-lo, parece realmente bastante interessante. yes-)
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by drakes »

waltsouza wrote:
waltsouza wrote:

Pela proximidade geográfica até faria algum sentido passarem mais filmes argentinos nos cinemas brasileiros (e vice-versa) do que em Portugal. Assim como eu tomarei como normal se passarem mais filmes espanhóis nos nossos cinemas, do que no Brasil, por exemplo. Por acaso estou curioso para saber mas presumo que passem mais filmes espanhóis do que argentinos no Brasil (mesmo tendo em conta as naturais diferenças entre essas cinematografias).
A proximidade geográfica diz muito pouco, o Brasil vive de costa para América do Sul, assim como vive do Atlântico, a vantagem da Argentina é que deve ter alguma lei, que todo ano no "circuitão" passa um filme argentino em destaque, esse ano perdi, mas foi Kóblic.

Em algumas cidades existe salas, chamadas de espaços, que passam mais filmes europeus, mas são dramas, aí sim, passa mais espanhol, cinema americano independente e francês, mas é muito reduzido, para dar um exemplo os filmes que passam nesse circuito agora são - olhei via internet, Romance à Francesa, A Nona Vida de Louis Drax, Noite de Verão em Barcelona.

No "circuitão" que é fácil de encontrar sala vai passar, americano dos grandes estudios ou cotados ao Oscar, animações até europeia (japonesa é mais complicado), brazucas da globo, e um argentino. Ano passado, passava na porta do cinema e entrei para assistir El Clan :-D
technicolor
Fanático
Fanático

Post by technicolor »

Admirador confesso que sou da retoma do cinema "sulamericano" (já aqui o escrevi há algum tempo atrás...)ainda não tinha tido a oportunidade de ver este "El Clan" já com alguns anos... cruzei-me com ele agora (no El Corte de Vigo) seduziu-me e trouxe-o comigo... e valeu bem o que custou...
No mínimo prova que Cinema Argentino (sim sim com cx alta) é mais do que Ricardo Darín e "El Secreto de sus ojos" que encantou bastante gente :roll: .
Este não será tão "apurado" quanto "El Secreto ..." mas mesmo assim é um belo pedaço de cinema (alternativo) para quem goste de se "aventurar" um pouco e experimentar outras ... emoções! 7.5/10

Hasta salut-)
Last edited by technicolor on January 28th, 2019, 2:38 pm, edited 1 time in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

No mínimo prova que Cinema Argentino (sim sim com cx alta) é mais do que Ricardo Darín e "El Secreto de sus ojos" que encantou bastante gente :roll:
:?: :!:

:arrow: La Historia Oficial, Relatos Selvagens, Medianeras, El Hijo de la Novia, Nueve Reinas, El Ciudadano Ilustre
technicolor
Fanático
Fanático

Post by technicolor »

nimzabo wrote: January 27th, 2019, 8:33 pm
No mínimo prova que Cinema Argentino (sim sim com cx alta) é mais do que Ricardo Darín e "El Secreto de sus ojos" que encantou bastante gente :roll:
:?: :!:

:arrow: La Historia Oficial, Relatos Selvagens, Medianeras, El Hijo de la Novia, Nueve Reinas, El Ciudadano Ilustre
Sim tens toda a razão, tu conheces (e lógico que o Drakes também) mas há que lá chegue só através dos oscars e ficam por aí... e eu acho que é pena. Agora com triunfo dos três mexicanos em Hollywood (e um pouco por todo o mundo) a coisa começa a mudar... as pessoas começam a olhar o continente América do Sul como uma origem de bom cinema, com o Brasil em destaque...
A Argentina é um grande país com a economia numa crise severa mas mesmo assim mostra cinema (e séries) de elevada qualidade, por cá é uma tristeza, investe-se significativamente em coisas intragáveis tipo "O Fim da Inocência" e em contrapartida projectos como "Peregrinação" são levados para a frente com escassos recursos... (isto já é matéria para o tópico dos "Desabafos" :lol: )
Entretanto se vires este El Clan comenta aqui por aqui, somos poucos mas damos luta.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Eu já o vi mas quase não me lembro de nada. Penso que não terei ficado muito impressionado.
Gostei mais de qualquer dos filmes que listei onde incluo o 'El Secreto de sus ojos', que pelo vistos não apreciaste por aí além.
E vi mais uns tantos mas quis nomear só mesmo aqueles de que gostei especialmente.
technicolor
Fanático
Fanático

Post by technicolor »

nimzabo wrote: January 28th, 2019, 5:17 pm Gostei mais de qualquer dos filmes que listei onde incluo o 'El Secreto de sus ojos', que pelo vistos não apreciaste por aí além.
Se fiz passar essa ideia ... de não ter gostado, então esclareço que não corresponde à verdade; Gostei e muito (o que não me interessou muito foi a suposta versão made in USA 2015) O filme original está na minha colecção e desde 2009 já foi visto 2 vezes. O que quis dizer é que este não é um caso isolado de bom cinema argentino, (e o Darín é um bom actor mas aparece muitas vezes) como aliás está patente na lista de títulos que apresentaste (falta-me ver o Medianeras :-( )

Já agora aproveito para esclarecer a "ligação dos mexicanos com a américa do sul" :oops: , deveria ter escrito antes América Latina :mrgreen:

A tua sugestão Tiempo de Valientes vai para a lista
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Não esquecer o Truman - também com a estrela Darín - e que é um filme melhor do que o cartaz deixa antever.

viewtopic.php?f=11&t=50987

Não sei se é "argentino" de gema, mas pelo menos tem uma costela argentina.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático

Post by technicolor »

Samwise wrote: February 1st, 2019, 5:01 pm Não esquecer o Truman - também com a estrela Darín - e que é um filme melhor do que o cartaz deixa antever.

viewtopic.php?f=11&t=50987

Não sei se é "argentino" de gema, mas pelo menos tem uma costela argentina.
É uma produção argentina com capitais espanhóis (situação bastante frequente no cinema da américa latina) ...mas ainda não o apanhei a jeito. Está na lista. Temos que abrir um tópico dedicado ao cinema latino americano à semelhança do do Cinema de Leste. :wink:
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Post Reply