Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Cabeças »

Eu fiquei muito agradavelmente surpreendido... embora seja uma crítica resumida e não exaustiva, também acompanho o João Lopes há muitos anos e não me lembro de alguma vez ter lido um elogio tão grande da parte dele! :-)))
Cabeças
Image
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by José »

Cabeças wrote: October 3rd, 2017, 8:14 pm Eu fiquei muito agradavelmente surpreendido... embora seja uma crítica resumida e não exaustiva, também acompanho o João Lopes há muitos anos e não me lembro de alguma vez ter lido um elogio tão grande da parte dele! :-)))
Mesmo!! É que geralmente ele não entra na corrente de unanimidade em torno de filmes desta dimensão, portanto isto faz-me crer que este filme terá, para além de uma estética assombrosa, uma substância fora de série :-)
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

Acabo de ler também eu a critica e acabo também de ler que a Frances também gostou do filme.

Sinceramente, acabo de perder os poucos medos que ainda tinha. Não sei quando o irei ir ver, peço apenas para os que tiverem o cuidado de escreverem por aqui, algum cuidado com spoilers.
Termino apenas com a frase do João Lopes,
"o resultado são 163 minutos de puro cinema." não há melhor elogio que estas palavras.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

Não querendo ser desmancha prazeres, e apenas com a intenção de divulgar mais críticas portuguesas sobre o filme:

O Jorge Mourinha não preciou por aí além, e é adepto incondicional do original:
https://www.publico.pt/2017/10/03/cultu ... ca-1787537

O Eurico de Barros gostou, mas ATENÇÃO, QUE ESTA CRÍTICA TEM PELO MENOS UM GRANDE SPOILER:
http://observador.pt/2017/10/03/blade-r ... ascinante/

Quanto ao João Lopes, cada vez vou gostando menos de o ler. Textos curtos, algo abstractos, sem nenhuma profundidade na análise, chego ao fim e estou na mesma, sem saber para que serviu ter lido... :-?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by technicolor »

Eu sou mais... Eurico de Barros :biggrin:

Como só agora vi que o Samwise se adiantou (por escassos minutos) a dar a conhecer aqui a critica do EB salut-) resolvi reconverter este post num off topic "à la technicolor" :mrgreen:

A minha anterior visita ao IMAX Colombo foi para assistir ao Gravity em 3D só que na altura (eu desconhecia) a minha visão do olho esquerdo era de cerca de apenas 25% devido a uma catarata :lol: :lol: :lol: e só tomei consciência da minha limitação um mês mais tarde, sendo operado com sucesso no ano seguinte (era miope 10 dioptrias em ambas as vistas). A visualização do Gravity foi mesmo assim bastante prazenteira mas espero agora estar em plenas condições para desfrutar a tão aclamada cinematografia de Roger Deakins :-)))

Quinta-feira à noite cá estarei "pra mandar uns bitaites"
Last edited by technicolor on October 4th, 2017, 10:10 am, edited 3 times in total.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

Fica aqui a Banda Sonora... para se irem ambientando.
Amanhã irei ouvir isto muitas vezes.



A quem for ver ao Imax em 3d (julgo que só passará em 3d) depois conte a experiência. Quero muito ir ver isto ao imax, mas queria que não fosse 3d, pois sinto que me irá distrair um pouco do filme.
Mas estou aqui atento ao que escrevem e em pulgas :-)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by technicolor »

Rui Santos wrote: October 3rd, 2017, 11:16 am
technicolor wrote: September 30th, 2017, 2:31 pm Bom isto de ir ao cinema já não é como nos anos 80 :-))) mas mesmo assim quem quiser ir à estreia no IMAX dia 5 é aconselhável reservar ou comprar bilhete via net com antecedência para garantir um bom lugar na sala.

Reserva http://cinemas.nos.pt/Pages/reservas.aspx

Compra. https://bilheteira.cinemas.nos.pt/web/

Votos de uma boa sessão com poucas pipocas 8)
Fico a aguardar reviews, mas confesso que acho que vai ser Blade Runner que me irá fazer estrear no imax. Espero que esteja por lá pelo menos algum tempo.
Dicas para o imax? lugar o mais central, claro, e o mais atrás? certo?
Boa noite Rui, peço desculpa mas não tinha visto a tua pergunta. Sim, eu optei por 3 lugares centrais na primeira fila do conjunto de cadeiras mais recuado. (comprei via net e lá é possível ver a planta da sala e escolher) É o sítio que me permite esticar as pernas, ver bem o ecran na totalidade sem o risco de me calhar um gigante à frente a amputar o gozo do espectáculo :mrgreen: salut-)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Cabeças »

Pelo que me lembro do que me disseram, os melhores lugares são mais ou menos a meio ou duas filas atrás do meio, pois tal permite desfrutar plenamente os efeitos sonoros e visuais... foi assim que vi o "Gravity" e foi brutal.
Cabeças
Image
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by lud81 »

Rui Santos wrote: October 4th, 2017, 12:26 am Fica aqui a Banda Sonora... para se irem ambientando.
Amanhã irei ouvir isto muitas vezes.

Muito ambiente e nada memorável, já típico do recente de Hans Zimmer.

Eu adoro música ambiente, mas tenho saudades dos grandes temas com linhas memoráveis de compositores de há 20/30 anos como Alan Silvestri, Jerry Goldsmith, etc.

Dois exemplos:





Não estou a dizer que Blade Runner 2049 devia ter um tema destes, claro que não. Mas os temas de Vangelis são mais memoráveis que o que Zimmer compôs. Just saying.
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

@Lud81, se leres o meu post na página anterior sobre o Hans Zimmer... verás que quase dizemos o mesmo.
Pelo menos, parece que neste se limita a fazer variações sobre Vangelis... menos mau.

Vangelis do que fui lendo, está ainda no ativo, mas não se terá manifestado interessado neste projeto. Dai a sua ausência... (li algo sobre isso na página FB do Eurico de Barros)

@Cabeças,
Obrigada pelas dicas, este FdS dúvido que vá, mas irei tentar no próximo.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16133
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by mansildv »

Empire, Blade Runner 2049 Review

★★★★★

https://www.empireonline.com/movies/bla ... 49/review/

https://cdn.empireonline.com/jpg/80/0/0/1000/563/0/north/0/0/0/0/0/t/films/335984/images/zfWPeRgYpRjPZLGwwkfnTfaFnNh.jpg

"As bold as the original Blade Runner and even more beautiful (especially if you see it in IMAX). Visually immaculate, swirling with themes as heart-rending as they are mind-twisting, 2049 is, without doubt, a good year. And one of 2017’s best."
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by technicolor »

Saudades do Futuro (edit)

Algumas considerações (curtas e avulso) sobre Blade Runner 2049

Directo ao assunto, pessoalmente achei BR2049 um excelente filme, do melhor que saiu das "fábricas" de Hollywood nos últimos anos e independentemente de eu conhecer relativamente bem o filme de 1986 acho que este até funciona bem de "per si". Não o vi bem como uma sequela, embora seja um regresso ao universo de BR1982 mas mais como uma "homenagem" :-? pois pareceu-me uma obra com autonomia própria e repito não obstante as referências ao filme de Scott com é óbvio (mas também se poderão notar influências de outros filmes, A. I., Minority Report e até talvez uma pitada de Matrix por exemplo) pelo que penso que caso queiram levar os vossos júniores e eles ainda não tenha visto o BR1982 a sua visualização será "acessível" . Villeneuve enfrentou uma tarefa dificílima com muito sucesso na minha modesta opinião (e na da crítica em geral :-D ). Scott terá percebido que já não tem capacidade para assumir um risco (financeiro) tão grande e se calhar ainda bem para todos nós (os fãs).BR2049 não é apenas um filme belo, também tem um argumento interessante que me (nos?)faz pensar, reflectir sobre a continuação da evolução humana que até poderá parecer estagnada do ponto de vista da(s) nossa(s) micro existência(s) (no que se refere ao nosso curto de tempo de vida) em função do qual temos o (mau) hábito de "medir e avaliar" (quase) tudo, evolução essa que, estou convencido, independentemente de todas as catástrofes anunciadas seguirá o seu curso inexoravelmente e o filme mostra um pouco isso mesmo. Resumindo, não é um filme perfeito mas é um filme muito bom que merece o respeito e a admiração de todos os fãs do BR1982 por mais renitentes que possam ser. Direi mais, merece ser visto várias vezes pois tem profundidade. Será talvez um pouco menos poético e mais amargo que o de 82. A quem tiver possibilidade, é aconselhável vê-lo num IMAX, não pelo 3D mas pelo detalhe que é minucioso, aliás o 3D é bastante discreto mas eficaz, funcional sem ser ostensivo, tornando o visionamento mais imersivo e envolvente. O som é poderoso e Zimmer apesar de alguns acordes de "homenagem" à BSO do filme de Scott não é Vangelis... com tudo o que isso possa implicar de bom ou menos bom (A música de Vangelis, em especial o o melancólico trompete de Gato Barbieri são mais soft) tal como a direcção de fotografia de Jordan Cronenweth, com uma paleta mais ampla, no primeiro filme é diferente da de Roger Deakins com um jogo de cores mais sóbrio, neste novo filme (verdades de La Palisse :mrgreen: ) o design de produção pareceu-me menos "barroco". Dos actores, um bom cast, o meu destaque vai para o regresso de Ford que está excelente no papel de um envelhecido mas ainda combativo Deckard (uma certa surpresa minha) e Gosling no papel do gélido e ao mesmo tempo carente (de afecto) 'K'/Joe que também me convenceu, não esquecendo a curta mas saborosa aparição de Edward James Olmos agora menos enigmático (e mais frágil). De referir o final um pouco ambíguo que é muito do meu agrado ;-) . A finalizar devo dizer que por muito que possa ter gostado deste BR2049 (e gostei muito mesmo) o de 1982 será sempre o meu favorito... (não há amor como o primeiro oops:) )
Ah, a nota; digamos que quase concordo com o IMdB 8.8/10

P.S.: de referir uma certa abundância de cabeças calvas à minha frente (onde eu já tenho "condições" de me integrar) sinal talvez de terem passado 35 (trinta e cinco) anos (num piscar de olhos) :wink: e a não utilização da palavra "original" neste texto para designar o filme de 1982 que é propositada, por respeito pelo valor do trabalho de Villeneuve . Uns gostarão mais do primeiro outros do segundo, é normal, ambos são excelentes.
Last edited by technicolor on October 7th, 2017, 10:28 am, edited 4 times in total.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

Obrigada tecnicolor por esta primeira opinião de um membro.

Sala bastantes composta espero :) E desde já informo que estou quase a mudar o meu nick para Cabeças ;) de tal maneira me incluo na classificação de calvo.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by technicolor »

Rui Santos wrote: October 5th, 2017, 7:24 pm Obrigada tecnicolor por esta primeira opinião de um membro.

Sala bastantes composta espero :) E desde já informo que estou quase a mudar o meu nick para Cabeças ;) de tal maneira me incluo na classificação de calvo.
Sim a sala estava... isso mesmo, "composta" até porque foi a sessão das 13.30h e também porque existem lugares, nas filas da frente e nas laterais que não são "adequados" para ver um filme destes. As pipocas foram discretas e duraram apenas 20 a 30 minutos, depois acalmou. Sobre a piada da mudança de nick não tenho confiança para comentar apenas posso dizer que eu tenho um penteado muito semelhante ao de S. António :-))) salut-)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Cabeças »

Rui Santos wrote: October 5th, 2017, 7:24 pm (...) E desde já informo que estou quase a mudar o meu nick para Cabeças ;) de tal maneira me incluo na classificação de calvo.
technicolor wrote: October 5th, 2017, 7:43 pm (...) Sobre a piada da mudança de nick não tenho confiança para comentar apenas posso dizer que eu tenho um penteado muito semelhante ao de S. António :-))) salut-)
:-))) :-))) :-)))

Sinto-me honrado :-)

Um abraço para ambos e o meu obrigado também ao technicolor pela crítica ao Blade 2019.




(e já agora, continuo muito preocupado com a Rachel!!!)
Cabeças
Image
Post Reply