Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by technicolor »

Enquanto vou lendo atentamente o que por aqui (neste restrito clube de fans de BR) se vai escrevendo, quero apenas (por agora) deixar um link para um interessante artigo sobre a produção do filme publicado na Wired:

https://www.wired.com/2017/09/behind-th ... 49-sequel/

Em inglês, of course, para quem tiver interesse...

Existem também outros artigos menos positivos (Indiewire, e DailyMail) sobre o desempenho financeiro do filme nas bilheteiras americanas, este primeiro fim de semana de exibição, como se as receitas na américa tivessem algum significado especial nesta era de globalização ... e sem esquecer que o mesmo aconteceu em 1982 e afinal... Há best sellers e há long sellers :biggrin: por isso mesmo os grandes estúdios estão a investir muito dinheiro a restaurar clássicos e a relança-los a cada novo formato que aparece. É porque existem obras primas intemporais cuja rentabilidade compensa esses investimentos. Sobre o "verdadeiro" sucesso financeiro de BR2049 falaremos daqui por alguns uns anos... :wink:
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

technicolor wrote: October 9th, 2017, 11:16 am Existem também outros artigos menos positivos (Indiewire, e DailyMail) sobre o desempenho financeiro do filme nas bilheteiras americanas, este primeiro fim de semana de exibição, como se as receitas na américa tivessem algum significado especial nesta era de globalização ... e sem esquecer que o mesmo aconteceu em 1982 e afinal... Há best sellers e há long sellers :biggrin: por isso mesmo os grandes estúdios estão a investir muito dinheiro a restaurar clássicos e a relança-los a cada novo formato que aparece. É porque existem obras primas intemporais cuja rentabilidade compensa esses investimentos. Sobre o "verdadeiro" sucesso financeiro de BR2049 falaremos daqui por alguns uns anos... :wink:
O artigo não o li ainda, mas vi também que os numeros do Box Office USA foram fracos, e a minha reação foi a mesma que a tua. Basicamente sabemos que um filme como BR2049 vai-se pagar muitas vezes, através da sua exibição comercial, (e EUA é apenas um mercado), através da venda do formato fisico (basta pensar a quantidade de edições de Blade Runner original para ver o potencial deste filme).
O filme foi estupendamente bem recebido pela critica e pelos fans. Fans esses que pagam as sucessivas edições do Blade Runner.
Acredito que um / dois membros possa vir aqui e com todo o direito falar mal deste filme, mas tal será sempre a excepção. O filme está extraordinariamente equilibrado para uma sequela... é dinheiro em caixa.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

O meu cérebro não tem descanso desde que vi o filme, ainda que pouco tempo tenha passado. Não só não tem descanso como parece ter tomado vida própria. Não o consigo "orientar" para outros assuntos. Parece que volta sempre para ali, para observar novamente, para passar de novo pelo fascínio, e para tentar compreender. O filme atingiu-me bem atingido. salut-) Quem me tem visto dar as notas ao final do ano, e ordenar os filmes por ordem de gosto no tópico do Elliot sabe que são raríssimos os casos que levam nota 10 (no ano passado acho que não houve nenhum...). Este, e apesar de alguns defeitos que lhe aponto a certos detalhes, é um claro 10. É um filme assombroso nas várias vertentes. No plano visual é de uma gajo se lamber todo. E as questões que coloca e como coloca. Tenho de recuar até ao AI, e provavelmente mais atrás, para encontrar outras obras de FC que tenham explorado de forma tão brilhante a pergunta fundamental: o que significa ser humano? De facto, tenho o cérebro inundado de reflexões sobre como este filme se desdobra para formular a mensagem.

Ah. Sim. Não que é que seja propriamente novidade, mas são filmes sobre a Liberdade. Em particular o segundo, essencialmente e fundamentalmente. É com base no conceito de liberdade que tudo faz sentido e tudo encaixa. Há uma história de amor no epicentro narrativo (que tinha mais destaque no primeiro filme), mas o GRANDE tema é tão mais abrangente que apenas uma história de amor entre dois seres! No primeiro filme a liberdade está mais "escondida". É a liberdade a que o Roy Batty ambiciona, e é no final a liberdade do par amoroso. No segundo, toda a lógica gira em torno deste conceito, de várias formas e em várias personagens. E a questão é colocada de forma bastante fria e cruel. De forma trágica - há uma imensa tragédia contida na formulação daquelas figuras na sua existência quotidiana condicionada.

.
A relação entre ele a sua holograma, joi por exemplo. Há um pormenor interessantíssimo: ele tenta dar-lhe o máximo de liberdade possível, sabendo-a ainda mais prisioneira do que ele. A prenda de "aniversário" é isso mesmo: liberdade. Notável a sequência em que ela sai para a chuva pela primeira vez. Apesar de não lhe poder tocar, é como se pudesse. É a essencia da liberdade. A reação de gratidão dela só tem paralelo na tristeza que ele sente em não lhe poder oferecer mais, pois tal como ela, ele também está condicionado pela sua condição de fabrico.

O K, apropriado de Kafka, provavelmente traça este paralelo entre personagens que são "funcionários públicos" (certo?) aprisionados por um sistema que não permite individualidade, liberdade, e que pune severamente quem tenta enontrar um espaçito...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Cabeças »

Some possible answers...
Cabeças
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

Este também está cheio de pormenores interessantes. (apareceu-me depois de ver o teu Cabeças)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by PanterA »

lud81 wrote: October 9th, 2017, 9:50 am Só de ver a expressão dele nesse caption perco a vontade de ver a review... Epá, sinceramente, não sou fan de youtubers. Peço desculpa se ele andar por aqui. oh-)
Também não. Então estes brasileiros é para esquecer. Mas em relação a este, é daqueles que raramente concordamos. Apenas vi esse por curiosidade e é mais outro vídeo que temos opiniões opostas.
BurnCycle
Fanático
Fanático
Posts: 721
Joined: March 4th, 2008, 12:13 am
Location: Trofa, Águeda, Aveiro, Portugal, ...
Contact:

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by BurnCycle »

Quanto ao filme, se não fosse a banda sonora, diria que estaria perfeito. Mesmo assim, acabou por não ser tão má como esperava depois de anunciarem o Hans Zimmer.

Em relação ao desempenho comercial, penso que o filme será "pago" com os números fora do mercado americano.

Os easter eggs:
A referencia aos "engineers" foi algo que me apercebi durante o filme, será que há ali algum plano secreto do ridley scott? :D
Já agora, tomei a decisão de ver as 3 curtas após o filme e não antes, penso que foi a decisão mais acertada. Alguém viu antes?

Enfim, estou com uma vontade enorme de rever o filme...
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

O Alquimista também já publicou a sua critica.

Agora não posso fazer um excerto da mesma, mas como sempre recomendo a sua leitura atenta.
https://universosesquecidos.wordpress.c ... ra-canada/
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
volc0mizado
Novato
Posts: 35
Joined: April 26th, 2010, 8:05 pm

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by volc0mizado »

devo apontar a ver o filme em IMAX 3D ou Atmos 2D/3D?
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by mansildv »

‘Blade Runner 2049’ Was Never Going to Be a Blockbuster, But It Can Become Something Cooler: a Cult Classic

http://www.indiewire.com/2017/10/blade- ... 201885405/

http://www.indiewire.com/wp-content/uploads/2017/10/blade-runner-2049.jpg?w=780
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

volc0mizado wrote:devo apontar a ver o filme em IMAX 3D ou Atmos 2D/3D?

Depende.
Se o 3D não te cansa, e sabendo a duração do filme, posso-te garantir que está bem feito e que não estraga nem por um momento a fotografia do filme.
Tendo até alguns efeitos bem interessantes durante algumas cenas do filme.
O som do IMax é que não o posso recomendar mais. Absolutamente excepcional, e neste filme isso é uma boa parte para criar a atmosfera.

Se a outra sala tem bom som, não é quase indiferente diria. Pois apesar de ter gostado do 3D as limitações ao visionamento nesse formato estão bem patentes no meu post anterior.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
volc0mizado
Novato
Posts: 35
Joined: April 26th, 2010, 8:05 pm

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by volc0mizado »

obrigado pelo feedback.

por norma fujo dos 3D. não por ter tido más experiências, porque na realidade só fui ver o Avatar e fiquei bastante satisfeito por o ter feito, mas por geralmente ver críticas não muito positivas. uso óculos mas se bem me lembro não foi nenhum incómodo na altura.
em relação ao Atmos, não sou também conhecedor mas do que leio é o sistema de som mais completo (se estiver errado, corrijam-me por favor). não tendo conhecimento se efetivamente a sala (neste caso a do Vasco da Gama, descobri que isto existia quando fui à procura dos horários para o IMAX), apesar do som melhorado, tem um ecrã standard ou se é um intermédio entre isso e um IMAX, estava na dúvida se este não seria uma boa opção caso o 3D não fosse bem utilizado, optando assim por uma maior envolvência de som neste formato.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

Rui Santos wrote: October 10th, 2017, 10:02 am O Alquimista também já publicou a sua critica.

Agora não posso fazer um excerto da mesma, mas como sempre recomendo a sua leitura atenta.
https://universosesquecidos.wordpress.c ... ra-canada/
Ao Alquimista diz que...
... se dúvidas houvesse quanto à "replicância" do Deckard, este segundo filme dissipa a questão.

Tenho de ver o filme novamente, porque a mim sucedeu-me o contrário. Fiquei convencido pela final cut do original, mas no 2049 as coisas parecem ter ficado mais ambíguas. Em momento nenhum encontro uma validação dessa tese. Pelo contrário, parece-me que o assunto não é de todo abordado, havendo até um cuidado especial e deliberado em não comprometer nenhuma versão. Há várias sequências que, pelos temas abordados, rondam o assunto de perto, mas nunca há qualquer confirmação directa.

Isto foi o que me pareceu, mas calculo que haja para aí quem veja provas conclusivas de uma coisa e de outra... :mrgreen:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by lud81 »

Eu também acho que o 2 evita a questão e é de propósito. O 1 não deixa margens para dúvidas de que Deckard é um replicant. Aliás, é a posição claríssima de Ridley Scott. Mas Harrison Ford tem a posição contrária e defende que Deckard é humano.

No 2049 a questão fica mais ambígua. Rachel é que é o replicant milagroso, capaz de conceber, e tem um filho com um humano. Rachel morre no parto, mas a data coincide com a sua duração de vida. Já Deckard fica vivo e envelhece, e fica a dúvida no ar. De propósito. Porque Villeneuve é vocal na sua opinião de que perguntas são mais interessantes que respostas. :wink:
Image
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Blade Runner 2049 (2017) - Denis Villeneuve

Post by PanterA »

Se formos a ver pelo ponto de vista da longevidade também pareceu-me claro que a dúvida se dissipa. Contudo, isso é uma não-explicação se é ou não replicanante.
Post Reply