Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by drakes »

Image

Título Original: Nocturnal Animals
Realizador: Tom Ford
Censura: R
Estúdio: Focus Features
Custo de Produção: US 20.000.000,00
Elenco: Jake Gyllenhaal, Amy Adams, Aaron Taylor-Johnson, Michael Shannon, Laura Linney.
Duração: 115 minutes
Estréia: 9 de Dezembro de 2016 (USA)
29 de dezembro de 2016 (BR)
http://www.imdb.com/title/tt4550098/

Sinopse:
A "story inside a story," in which the first part follows a woman named Susan who receives a book manuscript from her ex-husband, a man whom she left 20 years earlier, asking for her opinion. The second element follows the actual manuscript, called "Nocturnal Animals," which revolves around a man whose family vacation turns violent and deadly. It also continues to follow the story of Susan, who finds herself recalling her first marriage and confronting some dark truths about herself.
Trailer:
Na espera.
Last edited by drakes on November 4th, 2016, 2:07 pm, edited 2 times in total.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by drakes »

http://www.awardscircuit.com/2016/09/02 ... -festival/

Pelo artigo acima e outras notícias sobre o Festival de Veneza, Nocturnal Animals parece se firmar como possível a indicação de todos prêmios de melhor do ano.

Ter Jake Gyllenhaal e Amy Adams faz-me querer que passe em cinema perto :-D
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by Samwise »

O outro filme do Ford foi muito bom. Alta expectativa para este.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by drakes »



Apareceu o trailer do vencedor de Veneza :-D
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by drakes »



trailer 2.

Sinopse 2:
Sinopse: Susan (Amy Adams) é uma negociante de arte que se sente cada vez mais isolada do parceiro (Armie Hammer). Um dia, ela recebe um manuscrito de autoria de Edward (Jake Gylenhaal), seu primeiro marido. Por sua vez, o trágico livro acompanha o personagem Tony Hastings, um homem que leva sua esposa (Isla Fisher) e filha (Ellie Bamber) para tirar férias, mas o passeio toma um rumo violento ao cruzar o caminho de uma gangue. Durante a tensa leitura, Susan pensa sobre as razões de ter recebido o texto, descobre verdades dolorosas sobre si mesma e relembra traumas de seu relacionamento
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by waltsouza »


«Nocturnal Animals» (Animais Noturnos) por André Gonçalves

Image

Como não vivemos isolados do mundo em redor, começo esta crítica com uma crítica às críticas que acusam os detratores deste "Animais Nocturnos" como tendo preconceitos em relação ao facto de ter um dos estilistas contemporâneos mais falados na cadeira de cineasta. A mim pessoalmente não me interessa se seja ator, estilista, futebolista ou o Zé da mercearia a escolher realizar um filme - o talento vem, por vezes, dos locais mais inesperados, e no caso do próprio Ford, já tinha de qualquer das maneiras dado mostras do seu potencial no ainda belíssimo "Um Homem Singular". O que interessa é que saiba fazer escolhas acertadas, e ao segundo filme, Ford mete verdadeiramente o pé na argola.

O início até é suficientemente promissor - um genérico onírico ala Lynch, convocando também o tipo de imagética provocatória recheada de purpurina já vista anteriormente este ano no injustamente amaldiçoado "Demónio de Neon". Descobrimos então que estamos na mais recente exposição organizada por Susan Morrow, a nossa protagonista. Os planos são sugestivos, intercruzando o tráfico da cidade (nunca percebemos bem qual, não interessa) com o caos da vida atual da protagonista apenas focando-se na cara desta, sem ter que explicar nada. A banda sonora, que convoca inevitavelmente Herrmann para Hitchcock, vai ganhando destaque tanto pela sua intrusividade como pela sua qualidade... enfim, uma sucessão de referências e promessas para o que há-de vir. O que pode efetivamente correr mal?

Susan, que vive um segundo casamento subtilmente caótico, recebe um manuscrito do seu ex-marido Edward, dedicado a ela. Corta-se logo no papel do envelope, sinal óbvio que a viagem não vai ser bonita. Perdoamos Tom Ford, porque continuamos distraídos pelo "design" e pela fotografia de Seamus McGarvey (os dois grandes pontos fortes aqui, embora McGarvey não deixe até de auto-convocar o seu trabalho em "50 Sombras de Grey" na secção contemporânea e burguesa do filme). Bem, é certo: se falhasse no "design", isso sim seria grave.

Susan começa a ler o livro, e é precisamente com a introdução dessa história do livro, uma espécie de enredo vingativo que serve apenas para demonstrar que Edward ainda guarda um ressabiamento especial pela maneira como a sua relação terminou com Susan, que o filme descarrila por definitivo. Esta pobreza da subnarrativa seria até aceitável se houvesse de facto uma veia satírica que desconstruísse o quão pobre este subenredo é. Mas não: Ford toma quase sempre o risível por sério, e desperdiça um naipe de atores formidável em personagens ocas (Jake Gyllenhaal, Laura Linney, Michael Shannon, Jena Malone, Karl Glusman, Aaron Taylor-Johnson, etc. ).

É também com a leitura/visionamento constante da narrativa do livro que ironicamente a "história principal" se estagna, e aí sofre Amy Adams, que na sua postura "vamp" amansada, faz também o que pode: os seus olhos luminosos vão tentando guiar-nos e distrair-nos das más (leia-se: mais que previsíveis) opções estilísticas de Ford, mas sentimos que ela própria não se está a sentir orientar com o desenho de personagem que recebeu - e nesse aspeto, está bem, pois a personagem em si está desorientada. Não deixa também de ter a sua ironia que, de toda a panóplia de referências aqui embrulhada, o filme que me tenha vindo mais vezes à memória seja um outro completamente diferente, protagonizado também por Adams: "Julie e Julia"; só que em vez do livro de receitas de Meryl Streep, no seu sotaque e peruca "perfeitos", temos um policial fraco de série D protagonizado por alguma da melhor nata de Hollywood. Entre os dois, é atirar uma moeda ao ar...

Em suma: não há polpa aqui; há pompa.

Nota: ** em *****


http://www.c7nema.net/critica/item/4581 ... alves.html
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by rui sousa »

Escrevi isto no Letterboxd/Mubi depois de ver o filme ontem:

When you love someone you have to be careful with it, you might never get it again.

Um retrato dramático e filosófico da culpa e das consequências de uma situação que, por interferir na vida de um casal, destruiu tudo o que tinha sido construído até aí. Tom Ford pode não ser o cineasta mais "dedicado" do mundo (há momentos, principalmente na primeira metade do filme, que carecem de um equilíbrio de planos e montagem mais cuidado), mas soube como fazer um filme que fala sobre o que há de mais fraco e mais ambíguo no ser humano.

Ao contrário do que as críticas disseram, Nocturnal Animals não é uma reflexão sobre a "vida vazia e aborrecida" da burguesia nova iorquina. Tudo isso não passa de uma máscara que esconde, com subtileza, um pano de fundo muito mais abrangente e universal: o estranho e complexo mundo das relações humanas, desvendado na história e no romance escrito por Gyllenhaal e vivido intensamente por Adams.

Prefere-se a simbologia à sumptuosidade visual - é verdade, por incrível que pareça, pois muitos se têm centrado no lado estilizado do filme, que para mim não foi tão notório, face à belíssima junção entre as duas histórias. O final, por mais simplista que seja, não poderia ser mais arrasador e fatal para todo o conjunto de circunstâncias pintadas desde o início. Cada pormenor conta, e muito fica por pensar. O saco de pancada preferido dos críticos para 2016.
Last edited by rui sousa on August 31st, 2017, 5:48 pm, edited 1 time in total.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by drakes »

O filme são três narrativas: O presente e passado da Sra. Susan Morrow (Amy Addams) e o manuscrito de seu ex-marido Edward Sheffield (Jake Gyllenhaal), a história é muito bem contada, pelo menos eu não senti nenhum problema nas passagens entre as narrativas, apesar de quase duas horas até podia ter mais.

O final brutal foi o resultado das escolhas da Susan Morrow, quando as luzes acenderam do cinema deu para notar que uma parte gostou e outra nem tanto, assim como Arrival será um filme que divide opiniões.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by PanterA »

Um verdadeiro desfilar de personalidades e um olhar atento e profundo a cada uma delas, e como isto vai moldar cada uma das personagens que entram na acção. Tem uma maneira muito peculiar de mostrar isso, muito pela sua narrativa ser exposta praticamente pela perspectiva de alguém ausente mas ao mesmo tempo a fazer de cúmplice e ser o verdadeiro responsável de tudo o que se está a ver. Senti sim que por vezes o "presente" ficava demasiado desfavorecida em relação ao que se passava no livro, que por vezes tirava força/foco à Amy. E indo ao final, diria que foi no ponto, sem dó nem piedade onde a vingança serviu-se fria.

Outro dos dos ponto altos foi a belíssima realização, com aquelas pinceladas de neo-noir juntamente com uma banda sonora que mesmo não ser aquela magistralidade toda, porque quando entrou, mas mais como entrou, fez a diferença toda em cada cena filmada.

8/10
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Re: Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by Ludovico »

Aqui partilho das ideias do Panter A.
Mas o filme tem muito que se lhe diga,No global é muito,muito bom e voltarei a ele também.
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by nimzabo »

Também vi esta semana e gostei.
Não sabia nada da história.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by Rui Santos »

Ando em pulgas para o ver, o meu está na Fnac à minha espera... e pelas vossas opiniões fiquei bastante curioso com o mesmo.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by nimzabo »

Eu associo este filme ao Hell or High Water de que também gostei.
Vi-os com pouco intervalo, são ambos sobre crimes e passados no Texas, na actualidade, e eu não tendo lido ou visto nada sobre os filmes não sabia sobre o que eram.
O Animais Noturnos tem é um argumento um pouco mais elaborado no sentido em que a maior parte da história se vai desenrolando à medida que a Amy Adams lê um livro e o tempo do filme vai alternando entre o presente e a história contida no livro, também recente.
Penso que não deves esperar demasiado.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by PanterA »

Se não tivesse visto este, e lesse o teu post com a comparação do Hell or High Water provavelmente podia nem pegar neste Nocturnal Animals. Este último é um filme rico em detalhes, em variações de vários personas, juntamente com uma mensagem potente. O Hell or High Water é aborrecido de inicio ao fim e tenta ser tudo e acabou por não ser nada de especial.
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Re: Nocturnal Animals (2016) - Tom Ford

Post by Ludovico »

Um filme tremendamente fabuloso :-) .
Tom Ford já tinha feito o "A Singular Man" com Colin Firth e este Animal Noturno é uma extenção narrativa e temática do anterior.Na prática,para mim é tão fabuloso como o outro.
Munido de atores num grande estado de graça com uma química fantástica como são os casos de Amy Adams e Jake Guillianhall,Ford ensaia uma proposta ousada e centrada nos labirintos de desejo como aconteceu no filme anterior.
A temática é parecida mas o conteúdo é completamente distinto e isso é narrado de uma forma estupenda.
Tom Ford emprega um cunho obsessivo na narração da história que é um prazer de ver, é um cunho sério e adulto onde não há espaço para outros devaneios narrativos e esse é o grande mérito narrativo de Ford mais uma vez.
"Animais Noturnos" é um filme habilmente narrado e habilmente interpretado pelo coletivo de atores.É uma delicia ver Adams que é das mais bonitas atrizes da nova geração a par de Emma Stone a assistir ao que é narrado mas nunca sendo uma interpretação estéril e superficial, é intensa e determinada, o mesmo acontece com o Jake.
No caso deste, para mim, o meu entusiasmado e ainda mais elevado por outros motivos:
Guillianhall tem feito uma carreira, ou melhor uma gestão de carreia das mais extraordinárias dos atores novos.Rarissimo o filme que ele entra que não é um filme fabuloso e isso é raríssimo de acontecer.Quem ainda não assistiu a filmes com o Jake tem que o fazer o a mais depressa possível, dado que,NÃO HÁ UM MAU FILME em que ele entre são todos muito bons.Não sei como é que ele consegue mas devem ficar pelos dedos de uma mão os filmes menos conseguido em filme por ele protagonizados.Toda a gente gaba e com justiça Daniel Day Lewis mas o que é facto é que Lewis trabalha pouco e bem e Jake trabalha MUITO E BEM isso tem que ser dito e admirado.Não compreendo como é que Jake só foi nomeado para um Óscar por "O Segredo de Brockback Mountain" que já foi em 2005!!!.Eu pergunto o que andam a fazer os membros da academia.Jake trabalha que se farta e entra em filmes quase sempre sensacionais no mínimo e nunca é nomeado. Claro que os Óscares é uma feira de vaidades sempre foi mas é lamentável isso acontecer.
Assim sendo, o coletivo de Adams e Jake é realmente SENSACIONAL numa história arrojada e realista tenaz e dura mas que também é familiar e social.Animais Noturnos é um filme que mostra que sempre é possível valer a pena ir ao cinema hoje em dia sem ser para ver o efeitos especial da última moda,Ford aponta tudo para a história e para os atores e a fusão destes elementos que faz deste filme um filme muito bom.Desculpem não contar o que é dito mas não gosto de spoilers por isso não conto o conteúdo deixo paras quem vê o filme.
Nota:8 em 10
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
Post Reply