Aquarius (2016) - Kleber Mendonça Filho
Moderators: waltsouza, mansildv
Aquarius (2016) - Kleber Mendonça Filho

TÍTULO ORIGINAL: Aquarius
DIREÇÃO: Kleber Mendonça Filho
DURAÇÃO: 142 min
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos
GÊNERO: Drama
ELENCO: Julia Bernat, Sonia Braga, Humberto Carrão
Distribuidor: Vitrine Filmes
http://www.imdb.com/title/tt5221584/
sinopse:
Clara (Sônia Braga) vive sozinha num apartamento à beira-mar do prédio Aquarius. Ela já tem uma vida estabilizada e agora está sofrendo nas mãos de uma construtora que planeja destruir o edifício onde ela mora para construir um mais moderno.
trailer
Re: Aquarius (2016) - Kleber Mendonça Filho
Vai estrear no Brasil em 01 de setembro, francamente não gostei de o Som ao Redor, por isso tenho reservas quanto a ir no cinema vê-lo, mas indiscutivelmente a censura 18 anos é piada de mau gosto, pela narrativa das razões objetivas não dá para acreditar que nem seja 14 anos.
É a aposta de muitos para um filme brasileiro conseguir pelo menos ser finalista de Oscar de melhor filme estrangeiro que foi o representante do país da mostra oficial do Festival de Cannes que gerou polêmica devido a uma manifestação política contra o atual governo que ainda é interino.
É a aposta de muitos para um filme brasileiro conseguir pelo menos ser finalista de Oscar de melhor filme estrangeiro que foi o representante do país da mostra oficial do Festival de Cannes que gerou polêmica devido a uma manifestação política contra o atual governo que ainda é interino.
-
- DVD Maníaco
Grande Drakes,
Fizeste aqui um tópico muito interessante e jeitoso sobre este filme brasileiro que esteve em Cannes e irá candidatar-se aos Oscares, e não sabia dessa história da polémica do empeachment da Dilma Rouseff ter relevo no Festival de Cannes, mas parece ser um ponto curioso.
Pessoalmente a sinopse do filme não me diz absolutamente nada, e suspeito que seja também o teu caso. Nós temos gostos parecidos...
Mas pronto! Se tu inesperadamente me recomendares o filme, a nível pessoal, eu tentarei vê-lo, mas acho que não será o caso...
Fizeste aqui um tópico muito interessante e jeitoso sobre este filme brasileiro que esteve em Cannes e irá candidatar-se aos Oscares, e não sabia dessa história da polémica do empeachment da Dilma Rouseff ter relevo no Festival de Cannes, mas parece ser um ponto curioso.
Pessoalmente a sinopse do filme não me diz absolutamente nada, e suspeito que seja também o teu caso. Nós temos gostos parecidos...

Mas pronto! Se tu inesperadamente me recomendares o filme, a nível pessoal, eu tentarei vê-lo, mas acho que não será o caso...
A censura do filme passou para 16 anos e hoje estréia aka.
- waltsouza
- Moderador
Mais pormenores sobre essa alteração etária do filme... e outras polémicas...drakes wrote:A censura do filme passou para 16 anos e hoje estréia aka.
Aquarius foi o filme nacional mais falado dos últimos tempos, mas pelos motivos errados
Longa não faz jus ao burburinho político que o cerca
Aquarius, o mais novo filme do pernambucano Kléber Mendonça (O Som Ao Redor), chega ao circuito brasileiro nesta quinta-feira (1) envolto em uma série de polêmicas. Tudo começou durante o Festival de Cannes, quando o elenco resolveu se manifestar na entrada do Grand Théàtre Lumière, onde ocorreria a exibição do longa, contra a situação política brasileira e o governo do, até então, presidente interino Michel Temer. Apesar de não levar a tão cobiçada Palma de Ouro, Aquarius saiu de lá aplaudido. Entretanto, nas redes sociais, um grupo de brasileiros pedia boicote ao filme.
O que é mais curioso sobre toda essa polêmica é que a trama do longa, estrelado por uma inspirada Sônia Braga, não faz jus ao burburinho político. Ao contrário de O Som Ao Redor, trabalho anterior de Kléber, o longa não foca em lutas de classe ou partidarismos. Claro que a crítica social ainda está presente.
O assunto não parou por aí. O longa tem fortes chances de ser o escolhido para representar o Brasil na categoria de "melhor filme estrangeiro" no Oscar, prêmio que o Brasil nunca conseguiu levar.
Como forma de protesto e para conceder mais chances a Aquarius, outros cineastas, como Gabriel Mascaro, de Boi Neon e Anna Muylaert, de Mãe Só Há Uma, optaram por não inscreverem seus respectivos longas na disputa.
Outro motivo para a desistência deles é que Marcos Petrucelli, um dos membros da comissão do Oscar, ter condenado abertamente o protesto feito pela equipe. Graças a isso a atriz Ingra Liberato e o diretor Guilherme Fiúza Zenha resolveram de desligar da comissão, sendo substituídos por Carla Camurati e Bruno Barreto.
Para completar, um novo empecilho surgiu. O longa havia recebido classificação etária de 18 anos pelo Ministério da Justiça. Uma grande parte da classe artística e da imprensa protestou por não ver razões para a decisão. Após reunião com a Vitrine Filmes, distribuidora do longa, o orgão decidiu voltar atrás e reduziu a indicação para 16 anos.
Com boicote ou não, a verdade é que Aquarius talvez seja o filme nacional que mais levantou debate entre a população e a rodinha da classe artística, mas esse debate pouco tem a ver com o conteúdo da produção. O que nos leva a pensar, porque tantas outras excelentes produções nacionais não alcançaram o patamar de notoriedade desse?
A trama é de uma sensibilidade admirável e é uma das produções brasileiras que mais têm chances reais de agradar a Academia de Hollywood, com um roteiro tradicional e uma história de fácil identificação, além da atuação segura de Sônia Braga, que já tem um histórico em Hollywood. Além disso, o filme foi bastante elogiado pela crítica internacional.
Infelizmente, foi necessário em embate entre opositores políticos para que o cinema nacional finalmente fosse discutido, mas ainda assim o que restou foram divagações sobre as convicções pessoais de seus realizadores.
https://www.cineclick.com.br/noticias/c ... os-errados

O cartaz promocional deles é marcante, por causa de certos setores da sociedade que clamam pelo boicote ao filme, eles inseriram na peça:
" O dever das pessoas de bem é boicotar Aquarius" Reinaldo de Azevedo, revista veja.
Eu não leio a revista, mas acredito que o jornalista em questão só escreva no blog próprio do referido órgão de imprensa, eu achei uma bela volta por cima.
Last edited by drakes on November 12th, 2016, 6:44 pm, edited 2 times in total.
critica do Meus 2 Centavos.
Edit: E o filme indicado pelo Brasil para Oscar é Pequeno Segredo, de David Schurmann; lerei mais controvérsias.
Diretor de Aquarius, Kleber Mendonça Filho está sendo investigado pelo MP de Pernambuco. Os procuradores questionam o fato de que, mesmo sendo funcionário público, uma carreira de dedicação exclusiva, o cineasta dirigiu o longa.
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on- ... io-publico
É inegável deve ser o filme brasileiro com maior controvérsia nas últimas décadas, quando já começa a cessar a antiga, começa uma nova.
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on- ... io-publico
É inegável deve ser o filme brasileiro com maior controvérsia nas últimas décadas, quando já começa a cessar a antiga, começa uma nova.
- waltsouza
- Moderador
Filme brasileiro disputará Oscar do cinema independente

http://www.odebate.com.br/na-tela/filme ... -2016.html

http://www.odebate.com.br/na-tela/filme ... -2016.html
Vai concorrer a a Melhor Filme Estrangeiro no César.
http://blog.opovo.com.br/reporterentrel ... esar-2017/
Fazendo um comentário em off, é incrível que o César ignora desde A Viagem de Chihiro em 2003 não indica um filme asiático.
http://blog.opovo.com.br/reporterentrel ... esar-2017/
Fazendo um comentário em off, é incrível que o César ignora desde A Viagem de Chihiro em 2003 não indica um filme asiático.
Marcos Petrucelli, participante da comissão de escolha para indicado e maior opositor na comissão a Aquarius, não teve seu contrato renovado pela CBN, ele trabalhou no veículo 15 anos, coincidência?
-
- Fanático
Gostei! É um filme interessante qb que mostra um Brasil diferente de Cidade de Deus ou Tropa de Elite, num registo mais sóbrio, mais tranquilo, uma história bem contada de uma bela mulher (Sónia Braga) de meia idade e classe média que resolve enfrentar a ganância de um grande construtor que a quer expulsar do seu apartamento, o único ainda habitado de um edifício (Aquarius) construído anos 50 mesmo em frente à marginal de Pernambuco com uma praia fabulosa do outro lado da estrada e para onde existe um projecto de luxo. Uma situação de conflito latente que vai crescendo e materializando-se... enriquecida com pequenos apontamentos da vida "real" passada e presente dessa mulher solitária mas não sozinha (viúva) com algumas cenas fortes mas sem excessos (não será um filme de família, talvez um filme de casal). Sónia Braga assume tranquilamente mas também com energia e paixão o papel de Clara, igual a si própria, envelhecida, (já não via nada dela desde The Milagro Beanfield War e fiquei surpreso). Uma realização segura, boa direcção de actores, músicas de uma geração agora acima dos 50 que eu ouvi por influência da minha mãe (de Bethânia a Roberto Carlos). Ahhmm... o final talvez um pouquinho frouxo, mas aceitável. Nota no IMDB 7.8/10, eu dou-lhe 7/10
Vi ontem o trailer, antes do filme São Jorge, e agradou-me! Sou capaz de ir vê-lo ao cinema durante a próxima semana!
Aquarius (2016) - 6.5/10
Confesso que fiquei com um gosto amargo, esperava muito mais. É um bom filme mas é vazio e a história enrola bastante, o que faz com que não aproveite a duração de quase 2h30
A Sonia Braga está muito bem e é o ponto alto do filme, que infelizmente se perde em cenas excessivas (não pelo conteúdo gráfico, mas porque em nada enriquecem a história) e em arrastar uma premissa simples.
Confesso que fiquei com um gosto amargo, esperava muito mais. É um bom filme mas é vazio e a história enrola bastante, o que faz com que não aproveite a duração de quase 2h30

A Sonia Braga está muito bem e é o ponto alto do filme, que infelizmente se perde em cenas excessivas (não pelo conteúdo gráfico, mas porque em nada enriquecem a história) e em arrastar uma premissa simples.
- Rui Santos
- Site Admin
Nem tinha reparado que este filme tinha saído cá em Portugal.
Confesso que é um dos filmes que fiquei com curiosidade de ver no cinema o ano passado, e que pelo pouco tempo que teve em exibição me passou ao lado.
Tenho ainda a esperança de o ver, apenas encontro a edição nacional em DVD https://www.fnac.pt/Aquarius-DVD-Sonia- ... 2/a1246926#
Apesar de tudo está a um bom preço 10€. Pena não haver um edição em Blu-Ray.
Confesso que é um dos filmes que fiquei com curiosidade de ver no cinema o ano passado, e que pelo pouco tempo que teve em exibição me passou ao lado.
Tenho ainda a esperança de o ver, apenas encontro a edição nacional em DVD https://www.fnac.pt/Aquarius-DVD-Sonia- ... 2/a1246926#
Apesar de tudo está a um bom preço 10€. Pena não haver um edição em Blu-Ray.
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT