Split (2017) - M. Night Shyamalan

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by waltsouza »

Image
Kevin, a man with at least 23 different personalities, is compelled to abduct three teenage girls. As they are held captive, a final personality - "The Beast" - begins to materialize.
http://www.imdb.com/title/tt4972582/?ref_=nv_sr_1
https://en.wikipedia.org/wiki/Split_(2017_film)


TRAILER





Estreia a 20 de Janeiro de 2017 nos E.U.A
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by Cabeças »

Vi o trailer... assim de repente, não é sinceramente tema pelo qual me sinta atraído. Preferia que ele continuasse pelo sobrenatural, sinceramente.
Cabeças
Image
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by paupau »

Cheira-me que vai ter sobrenatural. O Beast vai ser aquela especie de lonisomem do desenho a que acede com aquela conversa do alterar quimicamente o corpo enquanto ouvimos ossos a estalar. Espero estar muito enganado, mas foi esta a sensacao com que fiquei, que vira mais um fail deste realizador.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by waltsouza »

Cabeças wrote:Vi o trailer... assim de repente, não é sinceramente tema pelo qual me sinta atraído. Preferia que ele continuasse pelo sobrenatural, sinceramente.
Já eu achei o trailer interessante, e James McAvoy poderá ter aqui uma oportunidade para mostrar (mais uma vez) as suas potencialidades enquanto ator. 23 identidades dentro dele deve dar pano para mangas. :-)))

O transtorno dissociativo de identidade é um tema já explorado pelo género do terror mas haverá sempre lugar para uma boa história, e um bom filme. Isto mais uma vez foi escrito por M. Night Shyamalan, e eu estou curioso para ver o que sai daqui.

Cabeças, e estou apenas a especular, Shyamalan se calhar já está um pouco cansado de fazer filmes "sobrenaturais" e decidiu dar-lhes uma pausa. O facto é que ele não larga o cinema de terror/fantástico. É onde ele se sente como peixe na água.
paupau wrote:Cheira-me que vai ter sobrenatural. O Beast vai ser aquela especie de lonisomem do desenho a que acede com aquela conversa do alterar quimicamente o corpo enquanto ouvimos ossos a estalar. Espero estar muito enganado, mas foi esta a sensacao com que fiquei, que vira mais um fail deste realizador.
É explicado no trailer (e não faço ideia da credibilidade do que é dito, acho que é peta :-))) ) que uma pessoa com este tipo de doença mental consegue provocar alterações no seu corpo apenas com os seus pensamentos. Não retiro daqui nada de sobrenatural. Aparentemente.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by Samwise »

waltsouza wrote:
paupau wrote:Cheira-me que vai ter sobrenatural. O Beast vai ser aquela especie de lonisomem do desenho a que acede com aquela conversa do alterar quimicamente o corpo enquanto ouvimos ossos a estalar. Espero estar muito enganado, mas foi esta a sensacao com que fiquei, que vira mais um fail deste realizador.
É explicado no trailer (e não faço ideia da credibilidade do que é dito, acho que é peta :-))) ) que uma pessoa com este tipo de doença mental consegue provocar alterações no seu corpo apenas com os seus pensamentos. Não retiro daqui nada de sobrenatural. Aparentemente.
Uma coisa é "provocar alterações no seu corpo", outra é transfigurar-se numa espécie de Lobisomem. Está aí o pulo entre a patologia "normal" e o dito sobrenatural.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by waltsouza »

Samwise wrote:
waltsouza wrote:
paupau wrote:Cheira-me que vai ter sobrenatural. O Beast vai ser aquela especie de lonisomem do desenho a que acede com aquela conversa do alterar quimicamente o corpo enquanto ouvimos ossos a estalar. Espero estar muito enganado, mas foi esta a sensacao com que fiquei, que vira mais um fail deste realizador.
É explicado no trailer (e não faço ideia da credibilidade do que é dito, acho que é peta :-))) ) que uma pessoa com este tipo de doença mental consegue provocar alterações no seu corpo apenas com os seus pensamentos. Não retiro daqui nada de sobrenatural. Aparentemente.
Uma coisa é "provocar alterações no seu corpo", outra é transfigurar-se numa espécie de Lobisomem. Está aí o pulo entre a patologia "normal" e o dito sobrenatural.
Vi novamente o trailer, agora com olhos de ver, e mais lá para o fim realmente parece que se ouve uma espécie de grunhido animal o que pode indiciar o que tu e o papau afirmam. Uma espécie de lobisomem, ou algo parecido. Por enquanto vou manter-me na dúvida mas com a pulga atrás da orelha. :p
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16133
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by mansildv »

-stop- SPOILER ALERT

'Split': M. Night Shyamalan Explains an Ending Years in the Making

http://www.hollywoodreporter.com/heat-v ... ned-966669
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by drakes »

James McAvoy faz bem algumas personalidades, algumas até fisicamente, é um trabalho deve ter sido difíci, além deles, tem a Anya Taylor-Joy, é um bom filme, dentro do gênero, falta algo, talvez uma fotografia mais cinzenta, uma trilha para dar tensão, outro personagem de apoio, não apenas James McAvoy e Anya Taylor-Joy, mas 7,3 do imdb é um pouco baixo, 7,5.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by PanterA »

Se não fosse pela última personalidade que descaracterizou muito daquilo que vinham a contar do ponto de vista do original e verosímil, tinham quase tudo no ponto. Porque até lá, e a maneira como o filme foi andando à volta da doença e de cada uma daquelas personalidades foi brutal e sempre com aquela "coisinha" que o Shyamalan metia bastante bem nos seus filmes sem ser demasiado pretensioso. E onde claro tem-se sempre que realçar o McAvoy que foi praticamente one man show de uma maneira brilhante.

7.5/10
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by lud81 »

Vi ontem. A realização de Night continua excelente, com os seus enquadramentos e pacing característicos. Quanto ao filme em si, a história, vi-o de mente mais ou menos aberta, mas um pouco fechada pelo medo de um desfecho que eu tinha receio de vir, mas que esperava que não viesse pois seria estúpido e eu acreditava que o Night não ia ser tão estúpido. Não podia ser! Depois do backlash que alguns dos seus mais recentes filmes tiveram, ele nunca iria ser tão estúpido ao ponto de filmar o pitch ridículo que o Donald Kaufman (Nicolas Cage) faz em Adaptation. Ninguém seria tão estúpido! Mas havia a possibilidade... e isso deixava-me muito de pé atrás, até porque o filme (não sei se de propósito ou não) sugere esse tipo de final...
Ainda por cima nesta mesma semana vi o episódio In Sickness and in Health da série Fear Itself, escrito por Victor Salva e realizado por John Landis e esse episódio tem um dos twists finais mais estúpidos e sem sentido que alguma vez vi! Não consigo acreditar que estes dois gajos fizeram aquele episódio que não faz o mínimo sentido! grr-) Por isso, tudo estava em aberto.

Para meu grande prazer, Night foi brilhante no seu desfecho. O final de Split e a forma como explicou alguns elementos apresentados ao longo do filme foi de génio! E mais não digo, pois não vale a pena. orgulho-)

Quanto ao filme em si, esquecendo o desfecho, não é dos melhores dele, não sei se teria muito prazer em rever muitas vezes, como faço sobretudo com The Village, que continua a ser o meu preferido dele. Acho que The Village é o filme de Night com mais replay value. Pelo menos eu não me canso desse filme.
The Sixth Sense, Unbreakable, Signs e The Village continuam a ser, para mim, o core da filmografia dele, embora nem todos tenham a mesma qualidade.
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16133
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by mansildv »

From Split to Psycho: why cinema fails dissociative identity disorder

https://www.theguardian.com/film/2017/j ... mes-mcavoy

https://i.guim.co.uk/img/media/6b6d1a4f80c3cd2ea54645d814a462106a5243f8/0_0_2560_1536/master/2560.jpg?w=620&q=55&auto=format&usm=12&fit=max&s=dd849b53da6e1d894c2e390e979ca5c5
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16133
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by mansildv »

M. Night Shyamalan Unveils ‘Split’/’Unbreakable’ Sequel Starring Bruce Willis, Samuel L. Jackson

http://variety.com/2017/film/news/m-nig ... 202399200/

https://pmcvariety.files.wordpress.com/2017/04/unbreakable.jpg?w=700&h=393&crop=1

Glass (2019), http://www.imdb.com/title/tt6823368/
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16133
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by mansildv »

Split (2016) - 7.5/10

Bom filme e boa surpresa, tendo em conta os filmes mais recentes do Shyamalan!
A história está bem construída, em particular a caracterização e apresentação das várias personalidades. Gostei do final, vai de encontro ao que o filme foi construindo e abre caminho para o que pode ser uma sequela muito interessante :wink:

Ainda assim, falta qualquer coisa para dar o salto para outro patamar!
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by Cabeças »

Ando sempre atrasado, só vi o "Split" hoje e como sou um bocado alternativo, até vi primeiro o "Glass" ontem e tudo... mas penso que isso não fez com que gostasse menos de ambos.

Penso que o M. Night se esforçou realmente com esta "trilogia", contando com o "Unbreakable", e gostei mesmo destes últimos dois filmes. yes-)

Achei a história muito gira e as interpretações muito boas. Não será perfeito,... pessoalmente gostei mesmo muito destes Split e Glass.
Achei a forma como ele deu cabo do Dunn absolutamente miserável, a personagem merecia muito melhor o-(
Cabeças
Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Split (2017) - M. Night Shyamalan

Post by nimzabo »

Gostei muito. Surpreendeu-me. Não esperava que fosse tão bom.
Vi devido ao post anterior e mais recente, do Cabeças. Hei de ver também o Glass.
Não me lembro é bem do Unbreakable e não sei se é importante ou não, lembrar-me da história.
Ainda em relação ao Split gostei também muito dos actores.
O personagem do McAvoy com múltiplas personalidades é mesmo para puxar pelo actor.
Post Reply