Voyage of Time (2016) Terrence Malick

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Voyage of Time (2016) Terrence Malick

Post by technicolor »

Já com quase um ano de atraso e envolto e alguma polémica...

Image


(a mais recente obra daquele que é para mim o melhor realizador/autor do cinema americano contemporâneo).

http://www.imdb.com/title/tt1945228/?ref_=nv_sr_1
https://en.wikipedia.org/wiki/Voyage_of_Time

Eis finalmente o primeiro trailer

User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Voyage of Time (2016)? Terrence Malick

Post by waltsouza »

Fazem marketing disso no poster mas este é daqueles filmes que deve mesmo valer a pena fazer o investimento de 10€ para ser visto em IMAX. Se bem que a versão IMAX vai ter apenas 40 minutos. E vamos lá ver se a versão para IMAX passa por cá. Pelo que li isto vai sair em duas versões (uma mais curta para IMAX, naradada por Brad Pitt e outra maior, em 35 mm, narrada por Cate Blanchett.)

Nota: Acrescentei links do imdb e wikipedia

Estreia dia 7 de Outubro nos E.U.A
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Voyage of Time (2016)? Terrence Malick

Post by technicolor »

waltsouza wrote:é daqueles filmes que deve mesmo valer a pena fazer o investimento de 10€ para ser visto em IMAX.
No meu caso o IMAX é um pouco mais caro que 10€ pois fica a aprox. 40 km :mrgreen: mas lá estarei :-)))
waltsouza wrote:Nota: Acrescentei links do imdb e wikipedia
Óptimo salut-)
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Voyage of Time (2016) Terrence Malick

Post by technicolor »

Voyage of Time: Life's Journey (2016) Terrence Malick

Malick é (para mim ) um génio, que não hesito em colocar no patamar superior, ao lado de Kubrick por exemplo (acho até possivelmente que o seu The Thin Red Line será mesmo superior ao Full Metal Jacket de Kubrick, se é que poderão ser comparados?) Este seu quase ignorado Voyage of Time é bastante diferente do tão aplaudido Cosmos de Sagan embora o objectivo até possa parecer o mesmo. Imagens de beleza esmagadora, muitas, e de puro terror algumas (mais pela sua autenticidade), alinhadas de uma forma que poderá parecer aleatória mas vendo bem...
e poucas palavras, muito poucas mesmo, melhor assim, cada um que tire as suas próprias conclusões. Destaca-se a palavra "mãe" várias vezes repetida quase sempre em interrogação

O "doc" é uma "viagem" breathtaking através do tempo, sobre a origem do universo e o aparecimento da vida, feita com o rigor que lhe é habitual, viagem essa que adquire uma "dimensão muito especial" quando acontece termos perdido recentemente alguém muito importante na nossa vida (ou quando estamos em risco de que a nossa própria vida termine antes do tempo previsto, de forma abrupta, anunciada por uma qualquer biopsia ou Tac com resultados "menos animadores")... pela "explicação" que nos poderá fornecer sobre a dúvida mais profunda... "onde estamos, de onde vimos, para onde vamos". Esta obra de Malick é, parece-me a mim, uma visão transcultural do universo (e da vida) que poderá custar a assimilar se nos recusarmos a "abandonar" do nosso horizonte civilizacional de referência (cultural, religioso, político-social, cientifico, lúdico...) e assumir-mos uma postura mais... abrangente? mais aberta? a outras "culturas, religiões, ao conhecimento alternativo (empírico)...
E o que é "civilização" afinal? a simplicidade e harmonia com a natureza, ou... a tecnologia supostamente libertadora mas ao mesmo tempo também potencialmente destruidora? bom é melhor parar por aqui que isto pode complicar-se :-?

Impensável pois a sua exibição comercial com êxito (muito menos no dispendioso IMAX) nos tempos que correm, em que quase não há tempo disponível para reflectir sobre algumas questões "fracturantes" de qual a importância da espécie humana no universo, e mesmo assim não deixa de ser um documento cinematográfico muito relevante...

9.9/10 por razões mais pessoais que objectivas pelo que não se deixem enganar pela verborreia acima :wink:
Post Reply