Toni Erdmann (2016) - Maren Ade
Moderators: waltsouza, mansildv
Toni Erdmann (2016) - Maren Ade

Realizador e Escritor: Maren Ade.
País de Origem: Alemanha.
Gênero: Comédia, Drama.
Duração: 162 min
Título Internacional: Toni Erdmann
censura: R
Locações: Bucareste, Romênia.
custo de produção: €3.000.000
http://www.imdb.com/title/tt4048272/
Sinopse:
Winfried (Peter Simonischek) é um senhor que gosta de levar a vida com bom humor, fazendo brincadeiras que proporcionem o riso nas pessoas. Seu jeito extrovertido fez com que se afastasse de sua filha, Ines (Sandra Hüller), sempre sisuda e extremamente dedicada ao trabalho. Percebendo o afastameto, Winfried decide visitar a filha na cidade em que ela mora, Budapeste. A iniciativa não dá certo, resultando em vários enfrentamentos entre pai e filha, o que faz com que ele volte para casa. Tempos depois, Winfried ressurge na vida de Ines sob o alter-ego de Toni Erdmann, especialista em contar mentiras bem-intencionadas a todos que ela conhece.
Vencedor do prêmio da crítica em Cannes 2016.
Last edited by drakes on September 29th, 2016, 11:08 pm, edited 2 times in total.
Re: Toni Erdmann (2016) - Maren Ade
- Toni Erdmann é o centésimo filme da lista melhores do século XXI da BBC, mais informações - sobre a referida lista - no seguinte tópico:
http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=51276
- Toni Erdmann represents Germany at the Oscars
http://cineuropa.org/nw.aspx?t=newsdeta ... did=314494
http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=51276
- Toni Erdmann represents Germany at the Oscars
http://cineuropa.org/nw.aspx?t=newsdeta ... did=314494
Re: Toni Erdmann (2016) - Maren Ade
É um bocado longo mas o argumento é original e os actores são óptimos.
Não sei se será ao gosto de toda a gente mas recomendo ainda assim.
https://www.rottentomatoes.com/m/toni_erdmann
Prémios e nomeações: http://www.imdb.com/title/tt4048272/awards?ref_=tt_awd
É a não perder
Do 'A Man Called Ove' que vi ontem também gostei e é engraçado mas o Toni Erdmann é melhor filme
https://www.rottentomatoes.com/m/a_man_called_ove
Estão os dois na shortlist para a nomeação para melhor filme estrangeiro.
Não sei se será ao gosto de toda a gente mas recomendo ainda assim.
https://www.rottentomatoes.com/m/toni_erdmann
Prémios e nomeações: http://www.imdb.com/title/tt4048272/awards?ref_=tt_awd
É a não perder
Do 'A Man Called Ove' que vi ontem também gostei e é engraçado mas o Toni Erdmann é melhor filme
https://www.rottentomatoes.com/m/a_man_called_ove
Estão os dois na shortlist para a nomeação para melhor filme estrangeiro.
-
- Especialista
- Posts: 1234
- Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
- Location: Portalegre
Re: Toni Erdmann (2016) - Maren Ade
É talvez o único pecado dele, ser demasiado longo, mas os atores estão brilhantes, e a história, embora ande por vezes ás voltas, têm coisas muito interessantes, e com uma certa "moral" que dá que pensar...
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
Re: Toni Erdmann (2016) - Maren Ade
Isso.
E também concordo com o seguinte que alguém diz no RT
E também concordo com o seguinte que alguém diz no RT
Fiquei com vontade de explorar outras coisas da realizadora (que é também a argumentista).one the year's best, and probably it's most unique
Re: Toni Erdmann (2016) - Maren Ade
O inicio é duro, demora-se a perceber onde nos querem levar e fica-se ali a pensar onde é que vão buscar material para 2h40. Mas a partir do momento que vamos conhecendo melhor aquele mundo e aquilo que nos vai oferecer, de pouco a pouco entra-se facilmente no espírito da coisa e no fim a visualização torna-se gratificante. Mas mais que gratificante, é mesmo um argumento diria quase insólito da maneira como nos é apresentado. E pena que tenham exagerado um pouco na comédia, e o arrastar de certas situações (como os disfarces) que tira ali carga dramática escusadamente. Porque no resto, a mensagem que querem passar funciona perfeitamente, e as temáticas apresentadas dão que pensar. Sem referir o final que aquele ultimo minuto antes dos créditos foi mesmo genial.
8/10
8/10
Re: Toni Erdmann (2016) - Maren Ade
Jack Nicholson, Kristen Wiig to Star in ‘Toni Erdmann’ Remake
http://www.thewrap.com/jack-nicholson-k ... nn-remake/
Parece-me demasiado cedo para avançarem para o remake, mas pelo menos temos o regresso do grande Jack Nicholson
http://www.thewrap.com/jack-nicholson-k ... nn-remake/
Parece-me demasiado cedo para avançarem para o remake, mas pelo menos temos o regresso do grande Jack Nicholson

Re: Toni Erdmann (2016) - Maren Ade
‘Toni Erdmann’ Wins Five Awards From International Cinephile Society
http://variety.com/2017/film/awards/ton ... 201992176/
http://variety.com/2017/film/awards/ton ... 201992176/
Re: Toni Erdmann (2016) - Maren Ade
Tenho tido uma sorte enorme nas escolhas que tenho feito para assistir em sala. Este ano, até agora, foram o Silence, e este Toni Erdmann.
Nota 10 aos dois.
Não podia ter saído da sala mais preenchido do que saí no final do Toni. Este vai-me permanecer na memória durante um bom tempo.
Filme deveras insólito e imprevisível no modo de abordagem as temáticas sobre as quais se debruça, e com três ou quatro sequências que roubam completamente o protagonismo a outros "momentos altos"que tenham surgido no cinema contemporâneo - talvez de forma também desequilibradora dentro do próprio filme, mas metáforas fortíssimas que a princípio são confusas mas que se revelam claras depois face ao contexto geral (a canção que a filha é "obrigada" a interpretar é uma escolha "atenta" por parte do pai, e a sequência em que se despe e se mostra ao círculo de proximidades não é apenas em sentido literal...***)
Tem dois actores que são escolhas fisionómicamente perfeitas para os respectivos papeís e que arrancam interpretações de alto calibre. Quais Casey Afflecks, quais quê!!!
É uma fábula moderna, um "Peter Pan" virado para a alta roda da vida empresarial contremporância, feito para adultos, filmado de forma adulta, com uma vertente humorística muito forte e desconcertante (porque encerra um lado de amargura e desencanto que é também bastante comovente), e que se centra, em particular, nos afectos familiares e no efeito destrutivo que os papéis e as máscaras sociais podem exercer sobre eles. Uma pergunta colocada bastante cedo no filme resume a ideia: "O que nos torna verdadeiramente felizes?" Mais do que a procura do sentido da vida, é a procura da felicidade que está em causa.
Em termos narrativos, estas questões materializam-se no relacionamento entre um pai à beira de entrar para a terceira idade e a filha com quem tenta uma reaproximação, e que está "institucionalizada" e embrutecida pelo modo de vida das sociedades capitalistas modernas. A transfiguração deste pai numa espécie de "Mr. Hyde" benevolente em busca da cumplicidade perdida, que se expõe de modo deliberado a um ridículo condenado socialmente, e a sua recusa em olhar para um mundo em que a perda de valores emocionais parece ser um requisito para o sucesso e para o reconhecimento social, domina em grande parte o sentido aparentemente aleatório da narrativa. Há uma morte no final que serve para introduzir uma outra ideia dominante - à medida que envelhecemos, o que é que nos resta do passado face à perspectiva cada vez mais próxima de um fim? O que nos resta (e nos importa preservar) dos tempos felizes em que inocentemente o ignorávamos? Evocação dos momentos de infância que conservamos presentes (ou não) no nosso modelo de vida...
Estou completamente identificado com a crítica social que este filme aborda, com os valores que defende, e muito em específico com o pathos das duas personagens centrais. O realizador é uma mulher, e talvez por aí tenha também havido uma abordagem particularmente cuidada ao papel da filha - a actriz que a interpretou teve bastante coragem para o fazer. Tem-se discutido por aí bastante o papel da Isabelle Huppert no Elle e a justeza de um eventual Oscar, mas a Sandra Hüller não lhe fica nada atrás e nem nomeada foi.
De muitos em muitos anos surge um OVNI assim no cinema. Não percam...
***
Nota 10 aos dois.
Não podia ter saído da sala mais preenchido do que saí no final do Toni. Este vai-me permanecer na memória durante um bom tempo.
Filme deveras insólito e imprevisível no modo de abordagem as temáticas sobre as quais se debruça, e com três ou quatro sequências que roubam completamente o protagonismo a outros "momentos altos"que tenham surgido no cinema contemporâneo - talvez de forma também desequilibradora dentro do próprio filme, mas metáforas fortíssimas que a princípio são confusas mas que se revelam claras depois face ao contexto geral (a canção que a filha é "obrigada" a interpretar é uma escolha "atenta" por parte do pai, e a sequência em que se despe e se mostra ao círculo de proximidades não é apenas em sentido literal...***)
Tem dois actores que são escolhas fisionómicamente perfeitas para os respectivos papeís e que arrancam interpretações de alto calibre. Quais Casey Afflecks, quais quê!!!
É uma fábula moderna, um "Peter Pan" virado para a alta roda da vida empresarial contremporância, feito para adultos, filmado de forma adulta, com uma vertente humorística muito forte e desconcertante (porque encerra um lado de amargura e desencanto que é também bastante comovente), e que se centra, em particular, nos afectos familiares e no efeito destrutivo que os papéis e as máscaras sociais podem exercer sobre eles. Uma pergunta colocada bastante cedo no filme resume a ideia: "O que nos torna verdadeiramente felizes?" Mais do que a procura do sentido da vida, é a procura da felicidade que está em causa.
Em termos narrativos, estas questões materializam-se no relacionamento entre um pai à beira de entrar para a terceira idade e a filha com quem tenta uma reaproximação, e que está "institucionalizada" e embrutecida pelo modo de vida das sociedades capitalistas modernas. A transfiguração deste pai numa espécie de "Mr. Hyde" benevolente em busca da cumplicidade perdida, que se expõe de modo deliberado a um ridículo condenado socialmente, e a sua recusa em olhar para um mundo em que a perda de valores emocionais parece ser um requisito para o sucesso e para o reconhecimento social, domina em grande parte o sentido aparentemente aleatório da narrativa. Há uma morte no final que serve para introduzir uma outra ideia dominante - à medida que envelhecemos, o que é que nos resta do passado face à perspectiva cada vez mais próxima de um fim? O que nos resta (e nos importa preservar) dos tempos felizes em que inocentemente o ignorávamos? Evocação dos momentos de infância que conservamos presentes (ou não) no nosso modelo de vida...
Estou completamente identificado com a crítica social que este filme aborda, com os valores que defende, e muito em específico com o pathos das duas personagens centrais. O realizador é uma mulher, e talvez por aí tenha também havido uma abordagem particularmente cuidada ao papel da filha - a actriz que a interpretou teve bastante coragem para o fazer. Tem-se discutido por aí bastante o papel da Isabelle Huppert no Elle e a justeza de um eventual Oscar, mas a Sandra Hüller não lhe fica nada atrás e nem nomeada foi.
De muitos em muitos anos surge um OVNI assim no cinema. Não percam...
***
Last edited by Samwise on February 26th, 2017, 11:58 am, edited 6 times in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Toni Erdmann (2016) - Maren Ade
Ainda estou para ver como é que o remake vai fazer algo tão gráfico como essa cena. O mais provável é passarem à frente ou então fazerem close ups do pescoço para cima das personagens.
Re: Toni Erdmann (2016) - Maren Ade
É uma boa questão. Outra é ver como o Nicholson "agarra" o papel.PanterA wrote: February 25th, 2017, 3:18 pm Ainda estou para ver como é que o remake vai fazer algo tão gráfico como essa cena. O mais provável é passarem à frente ou então fazerem close ups do pescoço para cima das personagens.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Toni Erdmann (2016) - Maren Ade
Tendo em conta a qualidade e versatilidade do actor, em toda esta ideia do remake é onde há menos probabilidades de falhar. No resto, tenho as minhas duvidas a começar pela Kristen Wiig.
Re: Toni Erdmann (2016) - Maren Ade
Fui vê-lo na semana passada e GOSTEI MUITO MESMO.Mas não o considero nem uma obra prima nem nota 10.
É um filme esquisito,realmente,mas quem tiver a paciência de o ver chegar até ao fim sai de lá MUITO RECOMPENSADO.
Tem um fabuloso argumento e desempenhos muito bons,sereno,adulto mas falta-lhe ser arrojado em termos técnicos,na montagem,por exemplo e em toda restante componente técnica e tem uma realização,apática,monótona que não faz juz àquilo que quer contar.Mas mesmo assim é muito,muito bom no global.
É engraçado porque penso que neste caso um remake pode ser melhor que o original,não será fácil é claro e terá que ser um realizador talentoso para o poder elevar mas é possível fazer melhor.
Assim:8/10
É um filme esquisito,realmente,mas quem tiver a paciência de o ver chegar até ao fim sai de lá MUITO RECOMPENSADO.
Tem um fabuloso argumento e desempenhos muito bons,sereno,adulto mas falta-lhe ser arrojado em termos técnicos,na montagem,por exemplo e em toda restante componente técnica e tem uma realização,apática,monótona que não faz juz àquilo que quer contar.Mas mesmo assim é muito,muito bom no global.
É engraçado porque penso que neste caso um remake pode ser melhor que o original,não será fácil é claro e terá que ser um realizador talentoso para o poder elevar mas é possível fazer melhor.
Assim:8/10
"Sempre as horas,as horas,as horas......"