Gokseong (The Wailing) (2016) - Hong-jin Na

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Gokseong (The Wailing) (2016) - Hong-jin Na

Post by waltsouza »

A stranger arrives in a little village and soon after a mysterious sickness starts spreading. A policeman is drawn into the incident and is forced to solve the mystery in order to save his daughter.
http://www.imdb.com/title/tt5215952/?ref_=nm_flmg_wr_1
https://www.themoviedb.org/movie/293670-gok-seong

TRAILER


User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Goksung aka The Wailing (2016) - Hong-jin Na

Post by waltsouza »

User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Goksung aka The Wailing (2016) - Hong-jin Na

Post by waltsouza »

Este filme vai passar no MoteLx 2016.
Salgueiro
Fanático
Fanático
Posts: 883
Joined: November 24th, 2006, 10:47 pm
Location: Porto

Re: Goksung aka The Wailing (2016) - Hong-jin Na

Post by Salgueiro »

Um assassinato e a chegada de um japonês a uma pequena aldeia causam suspeição entre os moradores, suspeição que se torna em histeria quando as pessoas da aldeia se começam a matar entre si sem aparente justificação.
Mais um grande filme do realizador de "The Chaser" e "The Yellow Sea". Este terceiro filme do cineasta coreano começa como um thriller policial mas rapidamente se transforma num filme de terror com elementos de sobrenatural e misticismo. Excelentes interpretações, com destaque de Jun Kunimura, num dos melhores thrillers sobrenaturais que vi nos últimos anos.


Continuo a não perceber as escolhas das distribuidoras portuguesas. Nos cinemas portugueses continuam a estrear muitos filmes fracos e filmes como este não vêm a luz do dia por cá. Não compreendo esta aversão aos filmes asiáticos e em particular aos filmes coreanos. Os thrillers coreanos são muito superiores aos filmes americanos e tenho quase a certeza que este e outros filmes coreanos teriam êxito por cá.
Cinema Asia - A minha página Facebook sobre cinema asiático.
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Goksung aka The Wailing (2016) - Hong-jin Na

Post by Samwise »

Salgueiro wrote:Continuo a não perceber as escolhas das distribuidoras portuguesas. Nos cinemas portugueses continuam a estrear muitos filmes fracos e filmes como este não vêm a luz do dia por cá. Não compreendo esta aversão aos filmes asiáticos e em particular aos filmes coreanos. Os thrillers coreanos são muito superiores aos filmes americanos e tenho quase a certeza que este e outros filmes coreanos teriam êxito por cá.
Acho que é uma questão cultural. O tuga gosta é de "americanadas" - os tais produtos de enredo juvenil (com o José Miguel gosta de lhes chamar) made in Hollywood -, para além de que está muito mais confortável e "em casa" com as estrelas americanas famosas.

As diferenças culturais, a começar pela língua, e não se esgotando nela, ditam que haja pouca aceitação de produtos asiáticos, com muito raras excepções (de um ou outro realizador mais famoso, e pouco mais). As distribuidoras já devem ter tido a sua dose de experiências que correram mal, de forma que não apostam muito neste mercado.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Salgueiro
Fanático
Fanático
Posts: 883
Joined: November 24th, 2006, 10:47 pm
Location: Porto

Re: Goksung aka The Wailing (2016) - Hong-jin Na

Post by Salgueiro »

Samwise wrote: Acho que é uma questão cultural. O tuga gosta é de "americanadas" - os tais produtos de enredo juvenil (com o José Miguel gosta de lhes chamar) made in Hollywood -, para além de que está muito mais confortável e "em casa" com as estrelas americanas famosas.

As diferenças culturais, a começar pela língua, e não se esgotando nela, ditam que haja pouca aceitação de produtos asiáticos, com muito raras excepções (de um ou outro realizador mais famoso, e pouco mais). As distribuidoras já devem ter tido a sua dose de experiências que correram mal, de forma que não apostam muito neste mercado.
É verdade que as diferenças culturais afastam muita gente mas também é verdade que há muito interesse pela cultura de países asiáticos, principalmente o Japão, China e Coreia do Sul. É baseado nesse interesse que continuo a achar que existe público para ver cinema asiático em Portugal. Filmes como o Train to Busan, The Wailing, Shin Godzilla, The Raid 1 e 2 (o 1º saiu cá directamente para dvd sem grande publicidade) e muitos outros poderiam estrear por cá. Se estes filmes estreassem cá com publicidade, com certeza que teriam espectadores interessados.
Lembro-me de, entre 2006 e 2010, haver o lançamento de vários filmes asiáticos, tanto no cinema como em dvd, e tenho a impressão que tinham algum êxito. A partir de 2010 deixaram de lançar sem, penso eu, razão aparente.
Será que filmes como os que mencionei em cima não terão tanto ou mais êxito que muitos dos filmes que estreiam cá com qualidade duvidosa, como o Point Break (2015), os últimos filmes do Nicolas Cage e outros que poderia mencionar?
Cinema Asia - A minha página Facebook sobre cinema asiático.
Image
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Goksung aka The Wailing (2016) - Hong-jin Na

Post by PanterA »

Este The Wailing deliciou-me completamente. Já conhecia o realizador e os seus trabalhos transactos, por isso já sabia o que podia contar, mas sinceramente superou todas as expectativas que tinha para ele.

Curiosamente não pensei que fosse entrar pelo sobrenatural. Pensei sim que todo aquele desenvolvimento inexplicável iria levar a algo mais científico e natural mas a partir de um certo momento quando vi que isso já não seria possivel, tudo o que daí advém depois tornou a visualização ainda mais curiosa. Claro que ajuda ter um ambiente brutalissimo juntamente com uma atmosfera do melhor que tenho visto do género. Depois tudo o resto desde a fotografia, acting, toda a construção da narrativa e dos pequenos twists foi tudo no ponto. E mesmo os momentos finais, principalmente os últimos 5 minutos, foram quase mind-blowing.

8.5/10
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Goksung aka The Wailing (2016) - Hong-jin Na

Post by Samwise »

Deste não consegui gostar. As personagens são patetas em demasia, mesmo contando com o humor deliberado, a ponto de me fazerem desesperar, com particular destaque para a central, e a narrativa arrasta cada momento, cada sequência, bem para lá no necessário, por vezes trilhando caminhso que são de certa forma uma repetição de ações já tentadas. São escolhas, mas para mim não funcionou.

4/10
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Goksung aka The Wailing (2016) - Hong-jin Na

Post by mansildv »

Vi ontem, pela segunda vez, e continuo a achar fabuloso!
Um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos e não perde nada entre visualizações! 😁

9/10
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4859
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Gokseong (The Wailing) (2016) - Hong-jin Na

Post by nimzabo »

Já não me lembro bem do filme mas não me impressionou muito quando o vi.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Gokseong (The Wailing) (2016) - Hong-jin Na

Post by mansildv »

nimzabo wrote: July 10th, 2019, 5:55 pm Já não me lembro bem do filme mas não me impressionou muito quando o vi.
Não pode agradar a todos 😁

Ontem já comecei a ver o filme sul-coreano que sugeriste 😉
Post Reply