Going Clear: Scientology and the Prison of Belief (2015) - Alex Gibney

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Going Clear: Scientology and the Prison of Belief (2015) - Alex Gibney

Post by nimzabo »

Ia postar no tópico dos documentários mas acho que merece um tópico próprio.

Image

Going Clear: Scientology and the Prison of Belief
http://www.imdb.com/title/tt4257858/
http://www.rottentomatoes.com/m/going_c ... elief_2015

Hoje pus-me a ver isto sem saber absolutamente nada sobre Cientologia.
Resulta que é completamente inenarrável, é o exemplo perfeito de que a realidade consegue por vezes ultrapassar a imaginação.
É uma história de loucos, parece impossível.
É risível e simultaneamente triste.
Gostava que mais gente visse e viesse cá deixar uma opinião (o trailer não vale a pena).
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Going Clear: Scientology and the Prison of Belief (2015) - Alex Gibney

Post by nimzabo »

O fundador, Ron Hubbard e o homem que lhe sucedeu à frente 'daquilo', David Miscavige, não sei se farão parte da mesma espécie que eu.
Há quem diga que todos, os seres humanos, temos muito em comum e que conforme as circunstancias seriamos de uma maneira ou de outra mas como estes homens, tenho as minhas duvidas...
Têm que ser um bocado loucos.
Fiquei mesmo chocado.
:shock: :shock: :shock:
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Excelente tópico Nimzabo!

Não conheço o documentário, mas estou a par do assunto.

Por exemplo, em França, há cerca de dois anos, os missionários da religião Scientology foram todos presos em massa, pelo crime de vigarice. Na mesma altura, essa associação criminosa religiosa, da qual o actor Tom Cruise faz parte (e é vítima de chantagem pelo chefe do Clero), foi também proibida e criminalizada na Rússia. Em Portugal e na UE como bloco ainda não ocorreu nenhum caso digno de manchetes dos jornais.

Eu estou a citar de memória e não posso apresentar links, pois já li estas notícias há dois anos, mas estes tipos são inofensivos quando comparados com o grupo extremista dos "Criacionistas", que se infiltraram no poder político dos EUA, Brasil e de alguns países da Europa de Leste, e no caso europeu conseguiram mesmo promulgar leis a bloquear o ensino da Biologia, nas escolas públicas secundárias, pela verdade científica provar errada o cristianismo! Nesse caso o Conselho Europeu teve mesmo de intervir a proibir totalmente o "Criacionismo" (teoria religiosa extremista, que usa os métodos do Nazismo para sonegar o conhecimento científico) em todo o território europeu.

Nimzabo, gostava de ver este documentário se o conseguir encontrar... suponho que eles falam lá no pessoal lavar sanitas com escova de dentes e no complexo/bunker militar que serve de sede ao ditador que manda naquilo?
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Há uns bons 20 anos atrás saiu uma reportagem de investigação no Expresso (salvo erro) que apresentava um jornalista infiltrado num grupo de Cientologia português e contava a história horripilante da "adaptação" à seita - foi assim que conheci pela primeira vez estes aldrabões. Mais tarde, quando frequentei a faculdade, dei por uma loja da Cientologia aberta ao público lá nas imediações - e muitas vezes à porta estava um "convertido" a distribuir uns questionários para atrair novos patos - era só uma folhinha A4 com umas 100 perguntas numeradas - diria que as primeiras 10 levantavam a curiosidade, as 10 seguintes a desconfiança, e daí para a frente só quem não tivesse dois neurónios no cérebro é que avançava com a leitura (e eventual preenchimento para entrega). Uma coisa de loucos, mesmo.

Tenho curiosidade de ver este documentário.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Nimzabo, gostava de ver este documentário se o conseguir encontrar... suponho que eles falam lá no pessoal lavar sanitas com escova de dentes e no complexo/bunker militar que serve de sede ao ditador que manda naquilo?
Falam no limpar sanitas mas não falam no bunker, creio.

Mas isso é o menos. Falam de muitas outras coisas incríveis e/ou absurdas.
Para mim estão ao nível do pior que se conhece em termos humanos como sejam nazis ou terroristas e nalguns aspectos até pior.
Pelo menos esses tinham ou têm uma moral com a qual se tentam justificar mas estes da cientologia não se percebe muito bem.
Impera o espirito gregário sobre tudo o resto.

Se é verdade que não terão exterminado pessoas às paletes também é verdade que são do mais rebuscado e pouco razoável que tenho visto.
É quase inacreditável que alguém se tenha dado ao trabalho de inventar tais histórias (apenas para fazer dinheiro?) e fico absolutamente atónito com o trabalho a que se deram quer por exemplo para combater o fisco norte-americano ou ao que se dão para perseguir pessoas que eles entendem como 'inimigas'.

Eu não quero spoilar o documentário e é por isso que não falo mais abertamente de algumas coisas mas recomendo muito a que vejam.
Eu não sei se eles acreditam naquilo, e nesse caso são loucos, ou se têm noção das parvoíces que 'vendem' às pessoas, e nesse caso são perversos, muito perversos. Penso que deverão ter um pouco de ambas as coisas.
Este doc fez-me lembrar de dois filmes: o 'The Master' e o 'Canino'

Há coisas tão loucas que até dá vontade rir.
É como disse acima, primeiro uma pessoa ri-se mas no fundo é triste.
O sentimento dominante de quem fez parte e saiu, e o documentário é feito muito com base nessas pessoas, é a vergonha, e principalmente perante si próprios.

Se algum dia encontrarem na rua mudem de passeio.
De criacionistas nada sei tal como não sabia destes até ver este doc.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Eles têm um lado, e penso que é por aí que pegam nas pessoas, confessional.
Confessional no sentido em que as pessoas falam da sua vida e são assim ajudadas nos seus problemas.
E têm um lado gregário e social onde as pessoas se podem sentir integradas e como fazendo parte de um grupo.

O documentário, quero dizer a chamada Igreja da Cientologia, também pode ser visto como uma caricatura de todas as religiões (e não só).
Um caso extremo que mostra de forma enfática como os grupos ou os lideres condicionam os indivíduos e os mecanismos, por exemplo psicológicos, como isso é feito.
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by neotheone »

Eu tive oportunidade de ver este documentário na Netflix em Outubro do ano passado e gostei imenso. Tens depoimentos de pessoas que estiveram bastante ligadas ao culto (algumas em altos cargos) e desconstrói bem tudo o que se passa naquele mundo. Achei super fascinante e recomendo vivamente :-D

P.S Já tinha visto outro bom documentário à uns anos que mostrava a perseguição que este culto fazia à equipa que estava a realizar o documentário e também tinha vários testemunhos de famílias que tinha sido separadas de familiares que tinha aderido ao culto mas não me lembro do nome (talvez tenha sido o Scientology and Me mas não tenho a certeza)

Post Reply