Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by mansildv »

Image

Tonari no Totoro
My Neighbor Totoro

IMDb
Rotten Tomatoes

Sinopse
When two girls move to the country to be near their ailing mother, they have adventures with the wonderous forest spirits who live nearby.
Trailer


Talvez em jeito de homenagem, é possível ver o Totoro no Toy Story 3 :-)))
Image

Reparei que não existe qualquer tópico sobre este filme, e decidi criar um, tendo em conta que é o meu filme de animação favorito :-)))
Last edited by mansildv on January 17th, 2018, 3:28 pm, edited 1 time in total.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by mansildv »

Fiquei fascinado com o filme desde a primeira vez que o vi :-)))

Ao que parece, existe uma teoria que afirma que o filme é bem mais negro do que parece à primeira vista, e que o Totoro é afinal um Deus da morte!
E há muitos pormenores que corroboram a teoria.
Há por aqui alguém que tenha visto o filme e que esteja a par da teoria? O que acham?

Continuo a ver o filme como algo inocente, mas a adição desta nova vertente confere mais camadas e não retira a beleza do filme!

A malta do estúdio Ghibli já desmentiu, mas os detalhes encaixam na perfeição com a história :shock:

Deixo aqui um link com os detalhes desta teoria diabólica :lol:

https://www.tofugu.com/japan/totoro-conspiracy-theory/
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by Cabeças »

Viva,

O Totoro é o nosso filme preferido, a par com A Viagem de Chihiro. Sinceramente custa-me escolher um de entre estes dois.

O Totoro foi um filme que nos encantou, tal como o da Chihiro, de um modo difícil de explicar. Transmite quanto a mim sensações de calma, de magia e de paz fantásticas. Tal como o filme sobre a Chihiro, que é um pouco mais "puxado" e com elementos gráficos que podem por vezes assustar os mais novinhos.

Este universo é riquíssimo e permite um olhar sobre uma dimensão de imaginário completamente diferente da Walt Disney e da Warner. A nós enriqueceu-nos muitas tardes de Cinema. Cedo fiz a colecção das edições inglesas, quando ainda não havia edições nacionais ou havia muito poucas. Penso que para quem tiver filhos pequenos, é uma boa ideia mostrar também estes filmes além dos da Walt Disney e afins. Expande o imaginário ter uma visão abrangente do que se faz em termos de animação e o que vem do Japão tem sido fantástico.

Fiz um videozito onde falo dos filmes Ghibli, que já tem quase 6 anos e onde algumas coisas que refiro já não se aplicam, visto já haver edições nacionais de quase todos os filmes. Mas na altura, não havia. Continuo todavia a achar a estética em termos gráficos das edições inglesas superiores às nossas, por exemplo na parte das lombadas é nítido.

Se alguém quiser dar uma espreitadela, está aqui:

viewtopic.php?f=51&t=42635
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by mansildv »

Cabeças wrote:Viva,

O Totoro é o nosso filme preferido, a par com A Viagem de Chihiro. Sinceramente custa-me escolher um de entre estes dois.

O Totoro foi um filme que nos encantou, tal como o da Chihiro, de um modo difícil de explicar. Transmite quanto a mim sensações de calma, de magia e de paz fantásticas. Tal como o filme sobre a Chihiro, que é um pouco mais "puxado" e com elementos gráficos que podem por vezes assustar os mais novinhos.

Este universo é riquíssimo e permite um olhar sobre uma dimensão de imaginário completamente diferente da Walt Disney e da Warner. A nós enriqueceu-nos muitas tardes de Cinema. Cedo fiz a colecção das edições inglesas, quando ainda não havia edições nacionais ou havia muito poucas. Penso que para quem tiver filhos pequenos, é uma boa ideia mostrar também estes filmes além dos da Walt Disney e afins. Expande o imaginário ter uma visão abrangente do que se faz em termos de animação e o que vem do Japão tem sido fantástico.

Fiz um videozito onde falo dos filmes Ghibli, que já tem quase 6 anos e onde algumas coisas que refiro já não se aplicam, visto já haver edições nacionais de quase todos os filmes. Mas na altura, não havia. Continuo todavia a achar a estética em termos gráficos das edições inglesas superiores às nossas, por exemplo na parte das lombadas é nítido.

Se alguém quiser dar uma espreitadela, está aqui:

viewtopic.php?f=51&t=42635
É verdade, o Totoro transmite uma sensação de calma e harmonia que dificilmente se encontra noutros filmes!
E apesar de gostar imenso de outros filmes de animação de outros estúdios, os filmes com selo Ghibli estão noutro patamar, têm outro encanto e são muito mais ricos!

Já agora, e com alguns anos de atraso, parabéns pelo vídeo, é uma excelente apresentação do que estava disponível na altura!
Mas... no último comentário prometeste uma actualização :-)))

As novas edições já têm a lombada mais apresentável!

Aproveito o tópico para apresentar o meu Totoro :-)))
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by mansildv »

The 50 best kids' movies #2
"I think that when children become three or four years old, they just need to see Totoro." So says Studio Ghibli founder Hayao Miyazaki. And he should know, because few filmmakers have a more intuitive grasp of what fires a child's imagination. In this case, it's a bittersweet story of loneliness defeated by the power of friendship, with the help of a big grey furry spirit and a magical Catbus.
Empire’s 500 Greatest Movies of All Time #275

Roger Ebert's Greatest Movies
Here is a children's film made for the world we should live in, rather than the one we occupy. A film with no villains. No fight scenes. No evil adults. No fighting between the two kids. No scary monsters. No darkness before the dawn. A world that is benign. A world where if you meet a strange towering creature in the forest, you curl up on its tummy and have a nap.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by Cabeças »

mansildv wrote: É verdade, o Totoro transmite uma sensação de calma e harmonia que dificilmente se encontra noutros filmes!
E apesar de gostar imenso de outros filmes de animação de outros estúdios, os filmes com selo Ghibli estão noutro patamar, têm outro encanto e são muito mais ricos!

Já agora, e com alguns anos de atraso, parabéns pelo vídeo, é uma excelente apresentação do que estava disponível na altura!
Mas... no último comentário prometeste uma actualização :-)))

As novas edições já têm a lombada mais apresentável!

Aproveito o tópico para apresentar o meu Totoro :-)))
Obrigado, caro mandisilv! :-D

Eu não ter um Totoro é uma falha grave, que tenho que resolver em breve! oops:)
Cabeças
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by Samwise »

Eu sou completamente indiferente a peluches (ou melhor, sou anti-peluches), mas para esse aí abre-se uma honrosa excepção. Agora é encontrar um exemplar que chegue ao tecto... :-))) :-))) :-)))
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by JoséMiguel »

Isto tudo para explicar a proveniência do avatar da assinatura do Mansilvd... saint-) :lol:
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by PanterA »

Curiosamente o Totoro foi um dos poucos filmes do Miyazaki que não consegui gostar grande coisa dele. E vendo a nota que dei na altura ao filme, não passou dos 6.5/10.

Acho que aquele ambiente demasiado infantil, não me cativou o suficiente.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by mansildv »

Samwise wrote:Eu sou completamente indiferente a peluches (ou melhor, sou anti-peluches), mas para esse aí abre-se uma honrosa excepção. Agora é encontrar um exemplar que chegue ao tecto... :-))) :-))) :-)))
Também não sou grande fã de peluches, tenho apenas três ou quatro, e foram todos oferecidos :-))) mas tinha de ter o Totoro :-))) E qualquer dia arranjo um maior!
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by mansildv »

Podia ser JoséMiguel, mas não é nada disso :-)))
Só achei um ultraje não existir um tópico desta obra-prima :-)))
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by mansildv »

PanterA wrote:Curiosamente o Totoro foi um dos poucos filmes do Miyazaki que não consegui gostar grande coisa dele. E vendo a nota que dei na altura ao filme, não passou dos 6.5/10.

Acho que aquele ambiente demasiado infantil, não me cativou o suficiente.
Sempre achei que o filme transparece muito mais do que apenas um ambiente infantil!
Todo o filme gira à volta de sentimentos mais complexos por baixo de um manto de inocência :-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by JoséMiguel »

mansildv, vou aproveitar essa tua paixão pelo animé, para ver se tu descobres alguma série do meu agrado. Mesmo que agora não conheças, mais tarde podes tropeçar nalguma série nova da minha onda, e depois avisas-me.

Spoiler por ser off-topic:
Nota: Editei isto porque o que tinha escrito não estava muito bom.

Basicamente as minhas duas séries preferidas de animé são o "Zipang" (esta em 1º lugar) e o "Space Battleship Yamato", eu gosto delas porque têm seriedade e são menos juvenis do que por exemplo a série televisiva "Battlestar Galatica" (as duas versões), os meus géneros preferidos são o Histórico e a Ficção Científica. Para além dessas duas séries vi muitos episódios do Space Captain Harlock e do Galaxy Express 999, mas já não tinham a seriedade/maturidade/realismo suficientes para mim.

Quanto a filmes, gostei do "Túmulo dos pirilampos" e um filme de antologia sci-fi chamado "Memories" (1995).

Gosto de drama e melodrama e não de acção.

Esta é a minha onda de animé... peço desculpa pelo off-topic, mas eu adorava voltar a ver séries animé (ou filmes) com este nível de maturidade e seriedade, e deixo o meu pedido de sugestões... oops:)
Last edited by JoséMiguel on May 2nd, 2016, 7:42 am, edited 1 time in total.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by PanterA »

mansildv wrote:
PanterA wrote:Curiosamente o Totoro foi um dos poucos filmes do Miyazaki que não consegui gostar grande coisa dele. E vendo a nota que dei na altura ao filme, não passou dos 6.5/10.

Acho que aquele ambiente demasiado infantil, não me cativou o suficiente.
Sempre achei que o filme transparece muito mais do que apenas um ambiente infantil!
Todo o filme gira à volta de sentimentos mais complexos por baixo de um manto de inocência :-)
E transparece, mas não invalida que o ponto da infantilidade não esteja demasiado presente que depois ofusque o resto das temáticas. Quanto ao Miyazaki tenho outras prioridades, onde o Spirited Away está claramente como o meu preferido.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Tonari no Totoro (1988) - Hayao Miyazaki

Post by mansildv »

Cabeças wrote:
mansildv wrote: É verdade, o Totoro transmite uma sensação de calma e harmonia que dificilmente se encontra noutros filmes!
E apesar de gostar imenso de outros filmes de animação de outros estúdios, os filmes com selo Ghibli estão noutro patamar, têm outro encanto e são muito mais ricos!

Já agora, e com alguns anos de atraso, parabéns pelo vídeo, é uma excelente apresentação do que estava disponível na altura!
Mas... no último comentário prometeste uma actualização :-)))

As novas edições já têm a lombada mais apresentável!

Aproveito o tópico para apresentar o meu Totoro :-)))
Obrigado, caro mandisilv! :-D

Eu não ter um Totoro é uma falha grave, que tenho que resolver em breve! oops:)
Consegues colmatar essa falha (muito) grave :lol: num instante e por valores muito acessíveis yes-)
Post Reply