Colonia (2015) - Florian Gallenberger
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- DVD Maníaco
Colonia (2015) - Florian Gallenberger

A young woman's desperate search for her abducted boyfriend that draws her into the infamous Colonia Dignidad, a sect nobody ever escaped from.
Ora cá está um filme que quis ver única e exclusivamente por que tem dois actores que aprecio: a Emma Watson e o Daniel Bruhl. A história leva-nos ao Chile dos anos 70, e à revolução que levou Pinochet ao poder. Vendo o seu namorado - um apoiante de Allende - ser detido pelo regime, uma jovem decide tentar regatá-lo de uma colónia - na verdade, um culto - no interior recôndito do Chile, local para onde são enviados os presos políticos.
O filme em si não é um primor em termos técnicos e, mesmo narrativamente, torna-se por vezes desequilibrado, com o primeiro acto demasiadamente prolongado e centrando-se na história pessoal do casal. Depois, torna-se um thriller com algum suspense bem conseguido. No entanto, o que realmente me fica na retina é tratar-se de uma história baseada em factos verídicos. Chocam-me sempre histórias de pessoas que desapareceram sem deixar rasto, principalmente quando os seus paradeiros fazem parte de uma realidade que nos custa - sociedade moderna ocidental - a aceitar que existem.
Lembro-me de ter ficado com esta sensação de choque/incómodo pela primeira vez quando vi o Bangkok Hilton, com a Nicole Kidman, em meados dos anos 90, ou mais recentemente no Cropsey, documentário arrasador do ano passado, feeling esse que nunca mais me deixou.
Recomendo este Colonia a almas não demasiado sensíveis. Embora graficamente o filme não choque, perturba, e isso muitas vezes é bem pior.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)