Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by JoséMiguel »

Image
Fotografia tirada em 2010

Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Andrei_Konchalovsky
Site oficial do realizador: http://www.konchalovsky.ru/set-language?language=en

Introdução geral

Este é o realizador soviético que desertou para os E.U.A. (enquanto dissidente político) no início da década de 1980, e que foi trabalhar para Hollywood, onde realizou vários filmes norte-americanos muito conhecidos em Portugal. Ele regressa à Federação Russa, após o desmembramento e extinção da U.R.S.S.

A filmografia deste realizador é impressionante, por ser difícil de encontrar um filme dele (seja soviético, norte-americano, europeu ou russo pós-soviético), que não tenha ganho algum prémio ou menção honrosa, na vasta e diversa carreira dele, com géneros muito diferentes de filmes.

Filmografia cronológica do realizador, apenas nessa função (não inclui as funções de actor, argumentista, etc.)


Projecto de curso, na escola soviética de cinema


Título: The Boy and the Dove
Ano: 1961
País(es) de origem: União Soviética
Link: http://www.konchalovsky.ru/works/films/boy_and_pigeon/
Prémios/notas: Coursework with E. Ostashenko. Top prize (in debutants' competition) at the 1962 Children and Youth Film Festival in Venice, Italy.


Tese de graduação, na escola soviética de cinema


Título: The First Teacher
Ano: 1965
País(es) de origem: União Soviética
Link: https://en.wikipedia.org/wiki/The_First_Teacher
Prémios/notas: Thesis. Volpi Cup for Best Actress (Natalya Arinbasarova) at the Venice International Film Festival, 1966.
Jussi Award for Best Foreign Director, Finland, 1973


Início da carreira profissional

- filme censurado durante 20 anos , pelo governo soviético -


Título: The Story of Asya Klyachina
Ano: 1967
País(es) de origem: União Soviética
Link: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Story ... _Klyachina
Prémios/notas: International Federation of Film Critics FIPRESCI Award Honorable Mention at the Berlin International Film Festival, 1988. The Nika Award (Soviet Union) for Best Director, 1989.



Título: A Nest of Gentlefolk
Ano: 1969
País(es) de origem: União Soviética
Link: http://www.konchalovsky.ru/works/films/ ... oe_gnezdo/
Prémios/notas: Jussi Award for Best Foreign Director at the International Film Festival in Finland, 1973



Título: Uncle Vanya
Ano: 1970
País(es) de origem: União Soviética
Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Uncle_Van ... 70_film%29
Prémios/notas: Silver Seashell at the San Sebastián International Film Festival (Spain), 1971. Jussi Award for Best Foreign Director at the International Film Festival in Finland, 1973.



Título: A Lover's Romance
Ano: 1974
País(es) de origem: União Soviética
Link: http://www.konchalovsky.ru/works/films/ ... ut_lovers/
Prémios/notas: Crystal Globe at the Karlovy Vary International Film Festival (Czechoslovakia), 1974


Último filme soviético do realizador, anterior à sua fuga para os Estados Unidos da América.

- Pelo sucesso e prestígio deste filme, o realizador foi recompensado pelo governo da U.R.S.S. com um visto de autorização de saída da União Soviética, com 12 meses de duração. -


Título: Siberiade
Ano: 1979
País(es) de origem: União Soviética
Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Siberiade
Prémios/notas: Grand Prix Spécial du Jury at the 32nd Cannes Film Festival, 1979


Primeiro filme norte-americano do realizador, após a sua deserção ilegal para um país inimigo político.

- A curta metragem completa está disponível na página do realizador, indicada no link abaixo. -


Título: Split Cherry Tree
Ano: 1982
País(es) de origem: Estados unidos da América
Link: http://www.konchalovsky.ru/works/films/ ... erry_tree/
Prémios/notas: Nominated for an Oscar in the Best Short Film category in 1983.


Primeira longa metragem norte-americana do realizador, distribuição da Cannon / Golan-Globus, mas financiada pelos produtores Bosko Djordjevic e Lawrence Taylor-Mortorff


Título: Maria's Lovers
Ano: 1984
País(es) de origem: Estados unidos da América
Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Maria%27s_Lovers
Prémios/notas: Silver Ribbon from the Italian National Syndicate of Film Critics and Journalists, 1985. Nominated for the César Award for Best Foreign Film, 1985.


Segunda longa metragem norte-americana do realizador, distribuição também da Cannon / Golan-Globus, mas agora financiada mesmo pelos sócios Menahem Golan e Yoram Globus (cujos apelidos formam Golan-Globus). O argumento foi escrito pelo realizador japonês Akira Kurosawa, o qual não encontrou nenhum produtor norte-americano interessado em rodar o filme. Embora não apareça nas notas e prémios indicadas abaixo, este filme participou também no festival de Cannes.


Título: Runaway Train
Ano: 1985
País(es) de origem: Estados unidos da América
Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Runaway_Train_(film)
Prémios/notas: Golden Globe Award for Best Actor – Motion Picture Drama to Jon Voight, 1985. Academy Award nominations for Best Film Editing, Best Actor (Jon Voight) and Best Supporting Actor (Eric Roberts), 1985



Título: Duet for One
Ano: 1986
País(es) de origem: Reino Unido e Estados Unidos da América
Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Duet_for_One
Prémios/notas: Golden Globes nomination for Best Actress in a Drama (Julie Andrews) 1987


Nota: Filmografia em construção! Podem comentar e dar palpites. :-)
Last edited by JoséMiguel on April 6th, 2016, 3:29 am, edited 1 time in total.
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2513
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by p_alucinado »

Marcou a minha descoberta do cinema enquanto miúdo com dois filmes americanos: "Os Amantes de Maria", com a Nastassja Kinski e "Comboio em Fuga", divinal filme com o Eric Roberts e o Jon Voight. E claro, o guilty ppleasure que não tem ponta por onde se lhe pegue "Tango & Cash". :)

É provável que venha a pegar em algum dos seus filmes russos para o meu blog, Uma aragem no Drive-in.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by JoséMiguel »

p_alucinado wrote:Marcou a minha descoberta do cinema enquanto miúdo com dois filmes americanos: "Os Amantes de Maria", com a Nastassja Kinski e "Comboio em Fuga", divinal filme com o Eric Roberts e o Jon Voight. E claro, o guilty ppleasure que não tem ponta por onde se lhe pegue "Tango & Cash". :)

É provável que venha a pegar em algum dos seus filmes russos para o meu blog, Uma aragem no Drive-in.
Sim, eu também cresci com as cassetes dos filmes americanos dele, quando era criança e adolescente. :-)

Mas não os vi todos na altura, lembro-me mais dos trailers dos clubes de vídeo portugueses, do filme "Maria's Lover". O "Comboio em Fuga" é realmente magnífico. O Tango & Cash é um bocado triste na carreira do cineasta, mas eu aluguei isso quando tinha uns 15 ou 16 anos (e já com essa idade não achei muita graça).

Os dois filmes que quero falar mais deste cineasta são o Runaway Train americano e o Siberiada soviético.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by JoséMiguel »

Entretanto, queria mostrar um excerto do filme épico Siberiada de 1978. A música que irão ouvir aqui, serviu em 2014 de abertura para os Jogos Olímpicos de inverno em Sochi. É mesmo a banda sonora original do filme, composta pelo Eduard Artemyev, que faz lembrar a sonoridade do Jean Michel Jarre.



Este é o tal filme do realizador que vai ser exibido comercialmente no cinema, em Lisboa e Porto, no final deste mês.

Destaque para o cemitério da aldeia, antes de ser incendiado pelo derrame de petróleo. No meu clip não incluí as cenas com o cemitério em chamas, mas tirei estes dois screenshots:

Image

Image

O filme é épico, porque mostra esta aldeia no tempo dos czares, que depois atravessa a revolução russa de 1917, e a Grande Guerra Patriótica (designação russa para a 2ª Guerra Mundial).

Tomem nota deste compositor musical de bandas sonoras:

https://en.wikipedia.org/wiki/Eduard_Artemyev

Este músico foi o gajo que compôs as músicas para o Solaris e Stalker do Tarkovski, mas não fugiu para a América. Depois de acabar a guerra fria o realizador Andrei Konchalovsky até foi buscá-lo para compor a banda sonora da produção americana do Francis Ford Coppola da Odisseia de Homero, mas como eu gosto muito do compositor italiano Ennio Morricone, e sei que muitos dos leitores também gostam, gostava de vos mostrar uma banda sonora deste compositor soviético, para um Red Western de 1974, que foi inspirada no estilo do Morriconne:



(Não vi esse red western: https://en.wikipedia.org/wiki/At_Home_Among_Strangers)

Só por graça, o realizador Andrei Konchalovsky, que também tem o seu próprio canal de You Tube, colocou lá o trailer do Tango & Cash, feito por ele, onde ele comandou as vedetas do Silvester Stallone e do Kurt Russel:



Isto é um bocado efeito-choque , a ideia de colocar este trailer na mesma mensagem em que mostrei um excerto do Siberiada! :twisted: Mas é por estas e outras que tem graça discutir e apresentar este realizador soviético de Hollywood! :lol:

Reparem que só a sua designação de realizador soviético de Hollywood até mete graça... :wink: :lol:

Mas não se distraiam, pois o "Runaway Train" é cinema de Hollywood, mas tem o toque do velho mestre de cinema soviético. :o yes-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by JoséMiguel »

Já postei a versão 2 do cabeçalho, com a filmografia até 1986. Esses três filmes norte-americanos da Cannon / Golan-Globus (Amantes de Maria, Comboio em Fuga e Dueto só para um), não têm nada a ver com os famosos filmes de acção, com que a minha geração cresceu nos clubes de vídeo portugueses, nos anos 80:



Assumindo que uma discussão sobre a Cannon, merece um tópico digno à parte, gostava de saber a vossa opinião sobre os três filmes em questão (Amantes de Maria, Comboio em Fuga e Dueto só para um), quando comparados com os outros filmes da Cannon, que não foram feitos por este realizador soviético. Pessoalmente acho que a trilogia "Desaparecido em Combate" é muito boa e não foi feita pelo Andrei Konchalovsky, dos três filmes em questão apenas vi o Comboio em Fuga, que achei excelente. O trailer do Amantes de Maria era bombardeado a toda a hora nas cassetes portuguesas, mas era filme para gente crescida e nessa altura eu era criança, tenho curiosidade em ver esse filme. Nunca ouvi falar do Dueto só para um...

Por outras palavras, falem e opinem sobre a Cannon, mas tenham em conta que este é um tópico de um realizador específico. Fica a sugestão para o Waltsouza criar também um tópico sobre a Cannon, que desconfio que seja do agrado dele. :wink:
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by JoséMiguel »

Aqui ficam os trailers oficiais para os referidos três filmes da Cannon (vendo o trailer, afinal já vi o Amantes de Maria, é parecido com O Caçador):





drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by drakes »

JoséMiguel wrote:
p_alucinado wrote:Marcou a minha descoberta do cinema enquanto miúdo com dois filmes americanos: "Os Amantes de Maria", com a Nastassja Kinski e "Comboio em Fuga", divinal filme com o Eric Roberts e o Jon Voight. E claro, o guilty ppleasure que não tem ponta por onde se lhe pegue "Tango & Cash". :)

É provável que venha a pegar em algum dos seus filmes russos para o meu blog, Uma aragem no Drive-in.
Sim, eu também cresci com as cassetes dos filmes americanos dele, quando era criança e adolescente. :-)

Mas não os vi todos na altura, lembro-me mais dos trailers dos clubes de vídeo portugueses, do filme "Maria's Lover". O "Comboio em Fuga" é realmente magnífico. O Tango & Cash é um bocado triste na carreira do cineasta, mas eu aluguei isso quando tinha uns 15 ou 16 anos (e já com essa idade não achei muita graça).

Os dois filmes que quero falar mais deste cineasta são o Runaway Train americano e o Siberiada soviético.
Eu não assisti tango & cash, mas "Maria's Lover", "Runaway Train" e "Duet for One " que são fase exílio dele e gostei muito quando assisti. O "runaway train" tive até o vhs, mas estes já fazem muitos anos, o que me lembro razoavelmente bem seria Dom durakov (por que assisti ano passado :-)))), é um filme que vale a pena assistir para entender o absurdo de tudo, inclusive tem uma cena dos mundos do sonho da Zhanna, muito bem feita com o Bryan Adams sendo ele mesmo.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by JoséMiguel »

Nota: o filme que o Drakes refere (Dom Durakov) é o House of Fools de 2002:

https://en.wikipedia.org/wiki/House_of_Fools_(film)

Ainda não cheguei ao ano de 2002, no meu post de cabeçalho.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by Samwise »

Dele, só vi o Runaway Train (que ainda devo ter numa cassete VHS, gravado da televisão), e apreciei bastante. Estou curioso para ver o Maria's Lovers desde essa altura, talvez, mas ainda não sucedeu. Com este tópico, voltei a avivar a vontade (que tal para uma aliteração em "V" ??? :mrgreen: ). E voltar a ver o Runaway Train, para ver o que faço dele depois de tamanho intervalo de tempo e de vida.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by JoséMiguel »

Samwise wrote:Dele, só vi o Runaway Train (que ainda devo ter numa cassete VHS, gravado da televisão), e apreciei bastante. Estou curioso para ver o Maria's Lovers desde essa altura, talvez, mas ainda não sucedeu. Com este tópico, voltei a avivar a vontade (que tal para uma aliteração em "V" ??? :mrgreen: ). E voltar a ver o Runaway Train, para ver o que faço dele depois de tamanho intervalo de tempo e de vida.
Por acaso eu gostaria de ler o teu feedback sobre o Runaway Train. Eu arrisco a prever que a reacção do Rui Sousa seria "Porque é que já não se fazem filmes assim!?", tal como ele reagiu ao "Alien", mas ao contrário do Rui que já escreveu muito por aqui e dá para conhecer os seus gostos em cinema, o teu caso já é mais difícil de prever, pois és muito cuidadoso a escrever, e por debaixo do capot deste filme, existem uma série de curiosidades. :biggrin:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by Samwise »

Sou "muito cuidadoso a escrever"? :-))) :-))) :-)))

Ainda ontem ou anteontem abri o browser e toca de escrever o que veio à cabeça sobre o Steve Jobs - texto que entretanto já levou uma revisão gramatical. Se sou cuidadoso, é apenas para não deixar transparecer a enorme confusão que é transformar pensamentos em texto, em algo que seja minimamente compreensível e coerente a terceiros, mas de resto não tenho particular interesse em ocultar ou mascarar sentimentos ou opiniões - normalmente salta tudo para dentro dos artigos. :wink:

Ver se o revejo então um dia destes (ao filme), para ver se pelo ronronar do bicho descubro que tipo de motor se encontra por baixo do capot (confesso que não olhei das outras vezes)... :-D
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by JoséMiguel »

Samwise, comparado comigo és bastante cuidadoso a escrever. Isto foi um elogio que te fiz, pois ao pé de ti sou um trapalhão a escrever e não consigo transmitir bem as minhas ideias, e muitas vezes fervo em pouca água e começo logo a barafustar e refilar com algo que me deixou irritado, sem parar para pensar duas vezes, antes de "dizer merda", como muitas vezes já fiz e depois me arrependo. oops:) :-(

Quando fores rever o Runaway Train, presta atenção a estas "duas peças do motor, por baixo do capot":

- Liberdade criativa dada ao realizador, com política de não-interferência pelos produtores da Cannon.

- Formação técnica e artística deste realizador enquanto aluno da escola na URSS, conforme os dois primeiros filmes que apresentei dele no post de cabeçalho deste tópico. Experiência profissional nos filmes do estúdio Mosfilm, antes dele desertar para os EUA.

Se depois achares que o filme é um bocado melhor (a nível de maturidade e seriedade) do que a maioria dos filmes de acção americanos, se calhar tem a ver com esses pormenores. Tens também o pormenor do realizador soviético autorizar o actor americano famoso, a inventar e improvisar um belo discurso dramático que não estava no guião. Comparado com o cinema de Hollywood actual, em que o produtor é que manda e impõe a fórmula infanto-juvenil repetitiva para maximizar lucros, este filme dos anos 80 é muito bom. :-D
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by Samwise »

Estreou no cinema o mais recente filme do Konchalovski (aparentemente en português o nome grafa-se com um "i" no final), o Paraíso.

Crítica do Luís Miguel Oliveira para o Público, que o José Miguel é capaz de ter interesse em ler:

http://cinecartaz.publico.pt/Filme/371099_paraiso

Este filme interessa-me.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by JoséMiguel »

Samwise wrote: April 14th, 2017, 10:41 am Estreou no cinema o mais recente filme do Konchalovski (aparentemente en português o nome grafa-se com um "i" no final), o Paraíso.

Crítica do Luís Miguel Oliveira para o Público, que o José Miguel é capaz de ter interesse em ler:

http://cinecartaz.publico.pt/Filme/371099_paraiso

Este filme interessa-me.
Trailer:



A crítica está aqui: https://www.publico.pt/2017/04/12/cultu ... te-1768435

O teu link era apenas da ficha técnica.

Quanto à crítica profissional do Luís Miguel Oliveira, não conheço o perfil desse cinéfilo e que eu saiba ele não é membro do Fórum DVD Mania, o que à priori revela desinteresse por Cinema. Não percebo como um sujeito português possa escrever críticas profissionais e ao mesmo tempo não ser aqui membro no nosso fórum. Se calhar o nosso fórum está pouco divulgado...

O Luís parece escrever com conhecimento de causa...
É fácil pensar em Konchalovski como um “apátrida”, esteticamente pelo menos: formado na velha tradição do cinema soviético, trocou-a pela aventura americana (onde ainda a aplicou de modo singularmente harmonioso, revejam-se alguns dos filmes acima citados), e quando essa aventura acabou já não havia “cinema soviético” aonde voltar, antes a ambição industrial e comercial do cinema da nova Rússia. Pensamos nisso a ver este estranho Paraíso, e sobretudo a partir da sua apátrida protagonista, uma aristocrata russa (interpretada por Yulya Vysotskaya, mulher de Konchalovski na vida real) que como tantos “russos brancos” se exilou em França e apanhou em cheio com a Ocupação nazi.
...e escreve uma crítica de cinema como deve ser e como "mandam os livros", com alma e com opinião pessoal forte e crítica.

Fico apenas na dúvida por não conhecer os gostos desse Luís Oliveira, quando ele dá 2/5 ao filme.

O teor do texto dele deixou-me de pé atrás em relação ao filme, quando ele fala em religião, porque me faz lembrar o cinema de intervenção religioso soviético dos anos 60 (quando eu ia começar a falar nisso no tópico da censura de cinema, envolvi-me numa discussão religiosa com o No Angel, em que eu fiz asneira e ofendi o desgraçado do rapaz sem ele ter culpa de nada, depois pedi desculpa).

Este realizador soviético Andrei Konchalovsky "desertou" (como se traduz "defected" para português?) para os EUA nos anos 80 (fase 2), pelo que não sei se nesta fase 3 actual (Federação Russa) os filmes dele terão interesse para mim, ou se pelo contrário ele era apenas bom realizador nos anos 70, quando a tal era "obrigado" e guiado pelo director artístico do estúdio Mosfilm.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: April 17th, 2017, 9:24 am A crítica está aqui: https://www.publico.pt/2017/04/12/cultu ... te-1768435

O teu link era apenas da ficha técnica.
Obrigado pela correcção. yes-)

Quanto à crítica profissional do Luís Miguel Oliveira, não conheço o perfil desse cinéfilo e que eu saiba ele não é membro do Fórum DVD Mania, o que à priori revela desinteresse por Cinema. Não percebo como um sujeito português possa escrever críticas profissionais e ao mesmo tempo não ser aqui membro no nosso fórum. Se calhar o nosso fórum está pouco divulgado...
Não sei se estás a ser irónico ou não, mas essa suposição não faz sentido.

Que razões teriam os críticos profissionais para frequentarem ou participarem no DVDMania?
O Luís parece escrever com conhecimento de causa...
É fácil pensar em Konchalovski como um “apátrida”, esteticamente pelo menos: formado na velha tradição do cinema soviético, trocou-a pela aventura americana (onde ainda a aplicou de modo singularmente harmonioso, revejam-se alguns dos filmes acima citados), e quando essa aventura acabou já não havia “cinema soviético” aonde voltar, antes a ambição industrial e comercial do cinema da nova Rússia. Pensamos nisso a ver este estranho Paraíso, e sobretudo a partir da sua apátrida protagonista, uma aristocrata russa (interpretada por Yulya Vysotskaya, mulher de Konchalovski na vida real) que como tantos “russos brancos” se exilou em França e apanhou em cheio com a Ocupação nazi.
...e escreve uma crítica de cinema como deve ser e como "mandam os livros", com alma e com opinião pessoal forte e crítica.

Fico apenas na dúvida por não conhecer os gostos desse Luís Oliveira, quando ele dá 2/5 ao filme.
O Luís Miguel Oliveira é crítico e programador da Cinemateca há uns bons anos. Vem do tempo em que o João Bénard da Costa estava à frente da instituição. Também desde esses tempos que é um dos críticos no activo para o jornal Público. A nível de conhecimentos sobre cinema e autoridade na matéria, não devem haver muitas cabeças acima dele cá por Portugal.

Aqui há uns anos esteve envolvido numa polémica acesa quando brindou o Slumdog Millionaire com uma bola preta e com uma crítica que incluia "merda" no léxico. Foi "apedrejado" e achincalhado nas caixas de comentários do site do Público por uma legião de fãs enraivecidos, e o sucedido deu origem a um debate e uma troca de ideias que envolveu na altura outras personalidades ligadas à crítica no cinema. É provável que muita gente aqui do fórum se recorde do sucedido, visto também na altura terem tecido forte críticas à atitude do homem.

(EDIT: ainda bem que eu documentei a coisa na altura :twisted: : http://bbde.org/viewtopic.php?f=57&t=7390)

Agora... em relação ao gosto não te posso elucidar, até porque o teu e o meu são muito diferentes... e o dele também. :mrgreen: Mas tem um ponto em comum contigo: não pode com os produtos juvenis made in Hollywood, nem com o estado da indústria por aqueles lados. Quando lhe dá para comentar um filme de super-heróis, é quase certo que alguém se vai sentir insultado.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply