Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
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Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Fotografia tirada em 2010
Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Andrei_Konchalovsky
Site oficial do realizador: http://www.konchalovsky.ru/set-language?language=en
Introdução geral
Este é o realizador soviético que desertou para os E.U.A. (enquanto dissidente político) no início da década de 1980, e que foi trabalhar para Hollywood, onde realizou vários filmes norte-americanos muito conhecidos em Portugal. Ele regressa à Federação Russa, após o desmembramento e extinção da U.R.S.S.
A filmografia deste realizador é impressionante, por ser difícil de encontrar um filme dele (seja soviético, norte-americano, europeu ou russo pós-soviético), que não tenha ganho algum prémio ou menção honrosa, na vasta e diversa carreira dele, com géneros muito diferentes de filmes.
Filmografia cronológica do realizador, apenas nessa função (não inclui as funções de actor, argumentista, etc.)
Projecto de curso, na escola soviética de cinema
Título: The Boy and the Dove
Ano: 1961
País(es) de origem: União Soviética
Link: http://www.konchalovsky.ru/works/films/boy_and_pigeon/
Prémios/notas: Coursework with E. Ostashenko. Top prize (in debutants' competition) at the 1962 Children and Youth Film Festival in Venice, Italy.
Tese de graduação, na escola soviética de cinema
Título: The First Teacher
Ano: 1965
País(es) de origem: União Soviética
Link: https://en.wikipedia.org/wiki/The_First_Teacher
Prémios/notas: Thesis. Volpi Cup for Best Actress (Natalya Arinbasarova) at the Venice International Film Festival, 1966.
Jussi Award for Best Foreign Director, Finland, 1973
Início da carreira profissional
- filme censurado durante 20 anos , pelo governo soviético -
Título: The Story of Asya Klyachina
Ano: 1967
País(es) de origem: União Soviética
Link: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Story ... _Klyachina
Prémios/notas: International Federation of Film Critics FIPRESCI Award Honorable Mention at the Berlin International Film Festival, 1988. The Nika Award (Soviet Union) for Best Director, 1989.
Título: A Nest of Gentlefolk
Ano: 1969
País(es) de origem: União Soviética
Link: http://www.konchalovsky.ru/works/films/ ... oe_gnezdo/
Prémios/notas: Jussi Award for Best Foreign Director at the International Film Festival in Finland, 1973
Título: Uncle Vanya
Ano: 1970
País(es) de origem: União Soviética
Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Uncle_Van ... 70_film%29
Prémios/notas: Silver Seashell at the San Sebastián International Film Festival (Spain), 1971. Jussi Award for Best Foreign Director at the International Film Festival in Finland, 1973.
Título: A Lover's Romance
Ano: 1974
País(es) de origem: União Soviética
Link: http://www.konchalovsky.ru/works/films/ ... ut_lovers/
Prémios/notas: Crystal Globe at the Karlovy Vary International Film Festival (Czechoslovakia), 1974
Último filme soviético do realizador, anterior à sua fuga para os Estados Unidos da América.
- Pelo sucesso e prestígio deste filme, o realizador foi recompensado pelo governo da U.R.S.S. com um visto de autorização de saída da União Soviética, com 12 meses de duração. -
Título: Siberiade
Ano: 1979
País(es) de origem: União Soviética
Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Siberiade
Prémios/notas: Grand Prix Spécial du Jury at the 32nd Cannes Film Festival, 1979
Primeiro filme norte-americano do realizador, após a sua deserção ilegal para um país inimigo político.
- A curta metragem completa está disponível na página do realizador, indicada no link abaixo. -
Título: Split Cherry Tree
Ano: 1982
País(es) de origem: Estados unidos da América
Link: http://www.konchalovsky.ru/works/films/ ... erry_tree/
Prémios/notas: Nominated for an Oscar in the Best Short Film category in 1983.
Primeira longa metragem norte-americana do realizador, distribuição da Cannon / Golan-Globus, mas financiada pelos produtores Bosko Djordjevic e Lawrence Taylor-Mortorff
Título: Maria's Lovers
Ano: 1984
País(es) de origem: Estados unidos da América
Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Maria%27s_Lovers
Prémios/notas: Silver Ribbon from the Italian National Syndicate of Film Critics and Journalists, 1985. Nominated for the César Award for Best Foreign Film, 1985.
Segunda longa metragem norte-americana do realizador, distribuição também da Cannon / Golan-Globus, mas agora financiada mesmo pelos sócios Menahem Golan e Yoram Globus (cujos apelidos formam Golan-Globus). O argumento foi escrito pelo realizador japonês Akira Kurosawa, o qual não encontrou nenhum produtor norte-americano interessado em rodar o filme. Embora não apareça nas notas e prémios indicadas abaixo, este filme participou também no festival de Cannes.
Título: Runaway Train
Ano: 1985
País(es) de origem: Estados unidos da América
Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Runaway_Train_(film)
Prémios/notas: Golden Globe Award for Best Actor – Motion Picture Drama to Jon Voight, 1985. Academy Award nominations for Best Film Editing, Best Actor (Jon Voight) and Best Supporting Actor (Eric Roberts), 1985
Título: Duet for One
Ano: 1986
País(es) de origem: Reino Unido e Estados Unidos da América
Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Duet_for_One
Prémios/notas: Golden Globes nomination for Best Actress in a Drama (Julie Andrews) 1987
Nota: Filmografia em construção! Podem comentar e dar palpites.
Last edited by JoséMiguel on April 6th, 2016, 3:29 am, edited 1 time in total.
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Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Marcou a minha descoberta do cinema enquanto miúdo com dois filmes americanos: "Os Amantes de Maria", com a Nastassja Kinski e "Comboio em Fuga", divinal filme com o Eric Roberts e o Jon Voight. E claro, o guilty ppleasure que não tem ponta por onde se lhe pegue "Tango & Cash". :)
É provável que venha a pegar em algum dos seus filmes russos para o meu blog, Uma aragem no Drive-in.
É provável que venha a pegar em algum dos seus filmes russos para o meu blog, Uma aragem no Drive-in.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
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Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Sim, eu também cresci com as cassetes dos filmes americanos dele, quando era criança e adolescente.p_alucinado wrote:Marcou a minha descoberta do cinema enquanto miúdo com dois filmes americanos: "Os Amantes de Maria", com a Nastassja Kinski e "Comboio em Fuga", divinal filme com o Eric Roberts e o Jon Voight. E claro, o guilty ppleasure que não tem ponta por onde se lhe pegue "Tango & Cash". :)
É provável que venha a pegar em algum dos seus filmes russos para o meu blog, Uma aragem no Drive-in.
Mas não os vi todos na altura, lembro-me mais dos trailers dos clubes de vídeo portugueses, do filme "Maria's Lover". O "Comboio em Fuga" é realmente magnífico. O Tango & Cash é um bocado triste na carreira do cineasta, mas eu aluguei isso quando tinha uns 15 ou 16 anos (e já com essa idade não achei muita graça).
Os dois filmes que quero falar mais deste cineasta são o Runaway Train americano e o Siberiada soviético.
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Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Entretanto, queria mostrar um excerto do filme épico Siberiada de 1978. A música que irão ouvir aqui, serviu em 2014 de abertura para os Jogos Olímpicos de inverno em Sochi. É mesmo a banda sonora original do filme, composta pelo Eduard Artemyev, que faz lembrar a sonoridade do Jean Michel Jarre.
Este é o tal filme do realizador que vai ser exibido comercialmente no cinema, em Lisboa e Porto, no final deste mês.
Destaque para o cemitério da aldeia, antes de ser incendiado pelo derrame de petróleo. No meu clip não incluí as cenas com o cemitério em chamas, mas tirei estes dois screenshots:
O filme é épico, porque mostra esta aldeia no tempo dos czares, que depois atravessa a revolução russa de 1917, e a Grande Guerra Patriótica (designação russa para a 2ª Guerra Mundial).
Tomem nota deste compositor musical de bandas sonoras:
https://en.wikipedia.org/wiki/Eduard_Artemyev
Este músico foi o gajo que compôs as músicas para o Solaris e Stalker do Tarkovski, mas não fugiu para a América. Depois de acabar a guerra fria o realizador Andrei Konchalovsky até foi buscá-lo para compor a banda sonora da produção americana do Francis Ford Coppola da Odisseia de Homero, mas como eu gosto muito do compositor italiano Ennio Morricone, e sei que muitos dos leitores também gostam, gostava de vos mostrar uma banda sonora deste compositor soviético, para um Red Western de 1974, que foi inspirada no estilo do Morriconne:
(Não vi esse red western: https://en.wikipedia.org/wiki/At_Home_Among_Strangers)
Só por graça, o realizador Andrei Konchalovsky, que também tem o seu próprio canal de You Tube, colocou lá o trailer do Tango & Cash, feito por ele, onde ele comandou as vedetas do Silvester Stallone e do Kurt Russel:
Isto é um bocado efeito-choque , a ideia de colocar este trailer na mesma mensagem em que mostrei um excerto do Siberiada! Mas é por estas e outras que tem graça discutir e apresentar este realizador soviético de Hollywood!
Reparem que só a sua designação de realizador soviético de Hollywood até mete graça...
Mas não se distraiam, pois o "Runaway Train" é cinema de Hollywood, mas tem o toque do velho mestre de cinema soviético.
Este é o tal filme do realizador que vai ser exibido comercialmente no cinema, em Lisboa e Porto, no final deste mês.
Destaque para o cemitério da aldeia, antes de ser incendiado pelo derrame de petróleo. No meu clip não incluí as cenas com o cemitério em chamas, mas tirei estes dois screenshots:
O filme é épico, porque mostra esta aldeia no tempo dos czares, que depois atravessa a revolução russa de 1917, e a Grande Guerra Patriótica (designação russa para a 2ª Guerra Mundial).
Tomem nota deste compositor musical de bandas sonoras:
https://en.wikipedia.org/wiki/Eduard_Artemyev
Este músico foi o gajo que compôs as músicas para o Solaris e Stalker do Tarkovski, mas não fugiu para a América. Depois de acabar a guerra fria o realizador Andrei Konchalovsky até foi buscá-lo para compor a banda sonora da produção americana do Francis Ford Coppola da Odisseia de Homero, mas como eu gosto muito do compositor italiano Ennio Morricone, e sei que muitos dos leitores também gostam, gostava de vos mostrar uma banda sonora deste compositor soviético, para um Red Western de 1974, que foi inspirada no estilo do Morriconne:
(Não vi esse red western: https://en.wikipedia.org/wiki/At_Home_Among_Strangers)
Só por graça, o realizador Andrei Konchalovsky, que também tem o seu próprio canal de You Tube, colocou lá o trailer do Tango & Cash, feito por ele, onde ele comandou as vedetas do Silvester Stallone e do Kurt Russel:
Isto é um bocado efeito-choque , a ideia de colocar este trailer na mesma mensagem em que mostrei um excerto do Siberiada! Mas é por estas e outras que tem graça discutir e apresentar este realizador soviético de Hollywood!
Reparem que só a sua designação de realizador soviético de Hollywood até mete graça...
Mas não se distraiam, pois o "Runaway Train" é cinema de Hollywood, mas tem o toque do velho mestre de cinema soviético.
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Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Já postei a versão 2 do cabeçalho, com a filmografia até 1986. Esses três filmes norte-americanos da Cannon / Golan-Globus (Amantes de Maria, Comboio em Fuga e Dueto só para um), não têm nada a ver com os famosos filmes de acção, com que a minha geração cresceu nos clubes de vídeo portugueses, nos anos 80:
Assumindo que uma discussão sobre a Cannon, merece um tópico digno à parte, gostava de saber a vossa opinião sobre os três filmes em questão (Amantes de Maria, Comboio em Fuga e Dueto só para um), quando comparados com os outros filmes da Cannon, que não foram feitos por este realizador soviético. Pessoalmente acho que a trilogia "Desaparecido em Combate" é muito boa e não foi feita pelo Andrei Konchalovsky, dos três filmes em questão apenas vi o Comboio em Fuga, que achei excelente. O trailer do Amantes de Maria era bombardeado a toda a hora nas cassetes portuguesas, mas era filme para gente crescida e nessa altura eu era criança, tenho curiosidade em ver esse filme. Nunca ouvi falar do Dueto só para um...
Por outras palavras, falem e opinem sobre a Cannon, mas tenham em conta que este é um tópico de um realizador específico. Fica a sugestão para o Waltsouza criar também um tópico sobre a Cannon, que desconfio que seja do agrado dele.
Assumindo que uma discussão sobre a Cannon, merece um tópico digno à parte, gostava de saber a vossa opinião sobre os três filmes em questão (Amantes de Maria, Comboio em Fuga e Dueto só para um), quando comparados com os outros filmes da Cannon, que não foram feitos por este realizador soviético. Pessoalmente acho que a trilogia "Desaparecido em Combate" é muito boa e não foi feita pelo Andrei Konchalovsky, dos três filmes em questão apenas vi o Comboio em Fuga, que achei excelente. O trailer do Amantes de Maria era bombardeado a toda a hora nas cassetes portuguesas, mas era filme para gente crescida e nessa altura eu era criança, tenho curiosidade em ver esse filme. Nunca ouvi falar do Dueto só para um...
Por outras palavras, falem e opinem sobre a Cannon, mas tenham em conta que este é um tópico de um realizador específico. Fica a sugestão para o Waltsouza criar também um tópico sobre a Cannon, que desconfio que seja do agrado dele.
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Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Aqui ficam os trailers oficiais para os referidos três filmes da Cannon (vendo o trailer, afinal já vi o Amantes de Maria, é parecido com O Caçador):
Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Eu não assisti tango & cash, mas "Maria's Lover", "Runaway Train" e "Duet for One " que são fase exílio dele e gostei muito quando assisti. O "runaway train" tive até o vhs, mas estes já fazem muitos anos, o que me lembro razoavelmente bem seria Dom durakov (por que assisti ano passado ), é um filme que vale a pena assistir para entender o absurdo de tudo, inclusive tem uma cena dos mundos do sonho da Zhanna, muito bem feita com o Bryan Adams sendo ele mesmo.JoséMiguel wrote:Sim, eu também cresci com as cassetes dos filmes americanos dele, quando era criança e adolescente.p_alucinado wrote:Marcou a minha descoberta do cinema enquanto miúdo com dois filmes americanos: "Os Amantes de Maria", com a Nastassja Kinski e "Comboio em Fuga", divinal filme com o Eric Roberts e o Jon Voight. E claro, o guilty ppleasure que não tem ponta por onde se lhe pegue "Tango & Cash". :)
É provável que venha a pegar em algum dos seus filmes russos para o meu blog, Uma aragem no Drive-in.
Mas não os vi todos na altura, lembro-me mais dos trailers dos clubes de vídeo portugueses, do filme "Maria's Lover". O "Comboio em Fuga" é realmente magnífico. O Tango & Cash é um bocado triste na carreira do cineasta, mas eu aluguei isso quando tinha uns 15 ou 16 anos (e já com essa idade não achei muita graça).
Os dois filmes que quero falar mais deste cineasta são o Runaway Train americano e o Siberiada soviético.
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Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Nota: o filme que o Drakes refere (Dom Durakov) é o House of Fools de 2002:
https://en.wikipedia.org/wiki/House_of_Fools_(film)
Ainda não cheguei ao ano de 2002, no meu post de cabeçalho.
https://en.wikipedia.org/wiki/House_of_Fools_(film)
Ainda não cheguei ao ano de 2002, no meu post de cabeçalho.
Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Dele, só vi o Runaway Train (que ainda devo ter numa cassete VHS, gravado da televisão), e apreciei bastante. Estou curioso para ver o Maria's Lovers desde essa altura, talvez, mas ainda não sucedeu. Com este tópico, voltei a avivar a vontade (que tal para uma aliteração em "V" ??? ). E voltar a ver o Runaway Train, para ver o que faço dele depois de tamanho intervalo de tempo e de vida.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
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Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Por acaso eu gostaria de ler o teu feedback sobre o Runaway Train. Eu arrisco a prever que a reacção do Rui Sousa seria "Porque é que já não se fazem filmes assim!?", tal como ele reagiu ao "Alien", mas ao contrário do Rui que já escreveu muito por aqui e dá para conhecer os seus gostos em cinema, o teu caso já é mais difícil de prever, pois és muito cuidadoso a escrever, e por debaixo do capot deste filme, existem uma série de curiosidades.Samwise wrote:Dele, só vi o Runaway Train (que ainda devo ter numa cassete VHS, gravado da televisão), e apreciei bastante. Estou curioso para ver o Maria's Lovers desde essa altura, talvez, mas ainda não sucedeu. Com este tópico, voltei a avivar a vontade (que tal para uma aliteração em "V" ??? ). E voltar a ver o Runaway Train, para ver o que faço dele depois de tamanho intervalo de tempo e de vida.
Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Sou "muito cuidadoso a escrever"?
Ainda ontem ou anteontem abri o browser e toca de escrever o que veio à cabeça sobre o Steve Jobs - texto que entretanto já levou uma revisão gramatical. Se sou cuidadoso, é apenas para não deixar transparecer a enorme confusão que é transformar pensamentos em texto, em algo que seja minimamente compreensível e coerente a terceiros, mas de resto não tenho particular interesse em ocultar ou mascarar sentimentos ou opiniões - normalmente salta tudo para dentro dos artigos.
Ver se o revejo então um dia destes (ao filme), para ver se pelo ronronar do bicho descubro que tipo de motor se encontra por baixo do capot (confesso que não olhei das outras vezes)...
Ainda ontem ou anteontem abri o browser e toca de escrever o que veio à cabeça sobre o Steve Jobs - texto que entretanto já levou uma revisão gramatical. Se sou cuidadoso, é apenas para não deixar transparecer a enorme confusão que é transformar pensamentos em texto, em algo que seja minimamente compreensível e coerente a terceiros, mas de resto não tenho particular interesse em ocultar ou mascarar sentimentos ou opiniões - normalmente salta tudo para dentro dos artigos.
Ver se o revejo então um dia destes (ao filme), para ver se pelo ronronar do bicho descubro que tipo de motor se encontra por baixo do capot (confesso que não olhei das outras vezes)...
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Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Samwise, comparado comigo és bastante cuidadoso a escrever. Isto foi um elogio que te fiz, pois ao pé de ti sou um trapalhão a escrever e não consigo transmitir bem as minhas ideias, e muitas vezes fervo em pouca água e começo logo a barafustar e refilar com algo que me deixou irritado, sem parar para pensar duas vezes, antes de "dizer merda", como muitas vezes já fiz e depois me arrependo.
Quando fores rever o Runaway Train, presta atenção a estas "duas peças do motor, por baixo do capot":
- Liberdade criativa dada ao realizador, com política de não-interferência pelos produtores da Cannon.
- Formação técnica e artística deste realizador enquanto aluno da escola na URSS, conforme os dois primeiros filmes que apresentei dele no post de cabeçalho deste tópico. Experiência profissional nos filmes do estúdio Mosfilm, antes dele desertar para os EUA.
Se depois achares que o filme é um bocado melhor (a nível de maturidade e seriedade) do que a maioria dos filmes de acção americanos, se calhar tem a ver com esses pormenores. Tens também o pormenor do realizador soviético autorizar o actor americano famoso, a inventar e improvisar um belo discurso dramático que não estava no guião. Comparado com o cinema de Hollywood actual, em que o produtor é que manda e impõe a fórmula infanto-juvenil repetitiva para maximizar lucros, este filme dos anos 80 é muito bom.
Quando fores rever o Runaway Train, presta atenção a estas "duas peças do motor, por baixo do capot":
- Liberdade criativa dada ao realizador, com política de não-interferência pelos produtores da Cannon.
- Formação técnica e artística deste realizador enquanto aluno da escola na URSS, conforme os dois primeiros filmes que apresentei dele no post de cabeçalho deste tópico. Experiência profissional nos filmes do estúdio Mosfilm, antes dele desertar para os EUA.
Se depois achares que o filme é um bocado melhor (a nível de maturidade e seriedade) do que a maioria dos filmes de acção americanos, se calhar tem a ver com esses pormenores. Tens também o pormenor do realizador soviético autorizar o actor americano famoso, a inventar e improvisar um belo discurso dramático que não estava no guião. Comparado com o cinema de Hollywood actual, em que o produtor é que manda e impõe a fórmula infanto-juvenil repetitiva para maximizar lucros, este filme dos anos 80 é muito bom.
Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Estreou no cinema o mais recente filme do Konchalovski (aparentemente en português o nome grafa-se com um "i" no final), o Paraíso.
Crítica do Luís Miguel Oliveira para o Público, que o José Miguel é capaz de ter interesse em ler:
http://cinecartaz.publico.pt/Filme/371099_paraiso
Este filme interessa-me.
Crítica do Luís Miguel Oliveira para o Público, que o José Miguel é capaz de ter interesse em ler:
http://cinecartaz.publico.pt/Filme/371099_paraiso
Este filme interessa-me.
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Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Trailer:Samwise wrote: ↑April 14th, 2017, 10:41 am Estreou no cinema o mais recente filme do Konchalovski (aparentemente en português o nome grafa-se com um "i" no final), o Paraíso.
Crítica do Luís Miguel Oliveira para o Público, que o José Miguel é capaz de ter interesse em ler:
http://cinecartaz.publico.pt/Filme/371099_paraiso
Este filme interessa-me.
A crítica está aqui: https://www.publico.pt/2017/04/12/cultu ... te-1768435
O teu link era apenas da ficha técnica.
Quanto à crítica profissional do Luís Miguel Oliveira, não conheço o perfil desse cinéfilo e que eu saiba ele não é membro do Fórum DVD Mania, o que à priori revela desinteresse por Cinema. Não percebo como um sujeito português possa escrever críticas profissionais e ao mesmo tempo não ser aqui membro no nosso fórum. Se calhar o nosso fórum está pouco divulgado...
O Luís parece escrever com conhecimento de causa...
...e escreve uma crítica de cinema como deve ser e como "mandam os livros", com alma e com opinião pessoal forte e crítica.É fácil pensar em Konchalovski como um “apátrida”, esteticamente pelo menos: formado na velha tradição do cinema soviético, trocou-a pela aventura americana (onde ainda a aplicou de modo singularmente harmonioso, revejam-se alguns dos filmes acima citados), e quando essa aventura acabou já não havia “cinema soviético” aonde voltar, antes a ambição industrial e comercial do cinema da nova Rússia. Pensamos nisso a ver este estranho Paraíso, e sobretudo a partir da sua apátrida protagonista, uma aristocrata russa (interpretada por Yulya Vysotskaya, mulher de Konchalovski na vida real) que como tantos “russos brancos” se exilou em França e apanhou em cheio com a Ocupação nazi.
Fico apenas na dúvida por não conhecer os gostos desse Luís Oliveira, quando ele dá 2/5 ao filme.
O teor do texto dele deixou-me de pé atrás em relação ao filme, quando ele fala em religião, porque me faz lembrar o cinema de intervenção religioso soviético dos anos 60 (quando eu ia começar a falar nisso no tópico da censura de cinema, envolvi-me numa discussão religiosa com o No Angel, em que eu fiz asneira e ofendi o desgraçado do rapaz sem ele ter culpa de nada, depois pedi desculpa).
Este realizador soviético Andrei Konchalovsky "desertou" (como se traduz "defected" para português?) para os EUA nos anos 80 (fase 2), pelo que não sei se nesta fase 3 actual (Federação Russa) os filmes dele terão interesse para mim, ou se pelo contrário ele era apenas bom realizador nos anos 70, quando a tal era "obrigado" e guiado pelo director artístico do estúdio Mosfilm.
Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )
Obrigado pela correcção.JoséMiguel wrote: ↑April 17th, 2017, 9:24 am A crítica está aqui: https://www.publico.pt/2017/04/12/cultu ... te-1768435
O teu link era apenas da ficha técnica.
Não sei se estás a ser irónico ou não, mas essa suposição não faz sentido.Quanto à crítica profissional do Luís Miguel Oliveira, não conheço o perfil desse cinéfilo e que eu saiba ele não é membro do Fórum DVD Mania, o que à priori revela desinteresse por Cinema. Não percebo como um sujeito português possa escrever críticas profissionais e ao mesmo tempo não ser aqui membro no nosso fórum. Se calhar o nosso fórum está pouco divulgado...
Que razões teriam os críticos profissionais para frequentarem ou participarem no DVDMania?
O Luís Miguel Oliveira é crítico e programador da Cinemateca há uns bons anos. Vem do tempo em que o João Bénard da Costa estava à frente da instituição. Também desde esses tempos que é um dos críticos no activo para o jornal Público. A nível de conhecimentos sobre cinema e autoridade na matéria, não devem haver muitas cabeças acima dele cá por Portugal.O Luís parece escrever com conhecimento de causa...
...e escreve uma crítica de cinema como deve ser e como "mandam os livros", com alma e com opinião pessoal forte e crítica.É fácil pensar em Konchalovski como um “apátrida”, esteticamente pelo menos: formado na velha tradição do cinema soviético, trocou-a pela aventura americana (onde ainda a aplicou de modo singularmente harmonioso, revejam-se alguns dos filmes acima citados), e quando essa aventura acabou já não havia “cinema soviético” aonde voltar, antes a ambição industrial e comercial do cinema da nova Rússia. Pensamos nisso a ver este estranho Paraíso, e sobretudo a partir da sua apátrida protagonista, uma aristocrata russa (interpretada por Yulya Vysotskaya, mulher de Konchalovski na vida real) que como tantos “russos brancos” se exilou em França e apanhou em cheio com a Ocupação nazi.
Fico apenas na dúvida por não conhecer os gostos desse Luís Oliveira, quando ele dá 2/5 ao filme.
Aqui há uns anos esteve envolvido numa polémica acesa quando brindou o Slumdog Millionaire com uma bola preta e com uma crítica que incluia "merda" no léxico. Foi "apedrejado" e achincalhado nas caixas de comentários do site do Público por uma legião de fãs enraivecidos, e o sucedido deu origem a um debate e uma troca de ideias que envolveu na altura outras personalidades ligadas à crítica no cinema. É provável que muita gente aqui do fórum se recorde do sucedido, visto também na altura terem tecido forte críticas à atitude do homem.
(EDIT: ainda bem que eu documentei a coisa na altura : http://bbde.org/viewtopic.php?f=57&t=7390)
Agora... em relação ao gosto não te posso elucidar, até porque o teu e o meu são muito diferentes... e o dele também. Mas tem um ponto em comum contigo: não pode com os produtos juvenis made in Hollywood, nem com o estado da indústria por aqueles lados. Quando lhe dá para comentar um filme de super-heróis, é quase certo que alguém se vai sentir insultado.
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