Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by Samwise »

Entretanto, o filme levou cinco estrelas de João Lopes: http://www.rtp.pt/cinemax/?t=Rostos-e-v ... t=35&tm=52
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by JoséMiguel »

Samwise wrote: April 20th, 2017, 12:37 pm Entretanto, o filme levou cinco estrelas de João Lopes: http://www.rtp.pt/cinemax/?t=Rostos-e-v ... t=35&tm=52
Estive a ler....

O outro crítico profissional deu 2/5 e este João Lopes dá 5/5... fico na mesma pois nenhum deles é membro do Fórum DVD Mania, o que revela desinteresse por Cinema.

Mas esses malandros profissionais só falam de cinema com o primo no café e não vêm aqui ao nosso fórum? Que brincadeira vem a ser esta!? Grr:-)

E já para não dizer que só escrevem sobre cinema quando são pagos, o que revela bem o carácter moral desses críticos... -stop-
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by JoséMiguel »

Basicamente não aceito nenhuma crítica de cinema profissional portuguesa, por alguém que não seja membro do DVD Mania.

Em Portugal só existe este fórum de discussão geral sobre filmes, e quem não for membro é sinal de que não tem o mesmo gosto por cinema que nós temos.

Sam, para a próxima mostra-me um crítica espanhola, indiana, inglesa ou mexicana, que não levantarei qualquer problema ou suspeita... :wink:

Como sabes, ocorreu bloqueio político em Portugal ao Cinema de Leste, pela RTP e distribuidoras de clubes de vídeo, um crítico de jornal portuga seria o último gajo a quem eu levaria a sério sobre um filme de leste, pois assumo que pertencem à mesma máfia de fanáticos ideológicos dos anos 80, excepto se demonstrarem o contrário, tal não ocorreu em nenhuma das críticas. saint-)
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by Rui Santos »

JoséMiguel wrote: April 20th, 2017, 1:09 pm O outro crítico profissional deu 2/5 e este João Lopes dá 5/5... fico na mesma pois nenhum deles é membro do Fórum DVD Mania, o que revela desinteresse por Cinema.

Mas esses malandros profissionais só falam de cinema com o primo no café e não vêm aqui ao nosso fórum? Que brincadeira vem a ser esta!? Grr:-)

E já para não dizer que só escrevem sobre cinema quando são pagos, o que revela bem o carácter moral desses críticos... -stop-
José, é normal que sejam pagos, pois é disso que vivem.
Para todos nós, passar por aqui é um hobbie, por isso muitos passam por cá e depois desaparecem (prioridades, vida diferente, mudança de gosto, cansaço). Para os críticos ver cinema é uma profissão.
Compreendo que não queiram passar por cá e escrever livremente as suas opiniões. Até pq se fossem reconhecidos.. nunca iriam agradar a todos ;)

Lamento é que seja o único fórum de cinema... o Xploited ainda existe (embora versado numa só temática)
Qq dia seremos o último fórum... :mrgreen:
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: April 20th, 2017, 1:23 pm Basicamente não aceito nenhuma crítica de cinema profissional portuguesa, por alguém que não seja membro do DVD Mania.

Em Portugal só existe este fórum de discussão geral sobre filmes, e quem não for membro é sinal de que não tem o mesmo gosto por cinema que nós temos.
José Miguel, acabas por fazer um grande elogio ao DVD-Mania e ao pessoal que frequenta (os bêbados do costume :mrgreen: ), ehehe...

Mas estou completamente em desacordo contigo, ou por outra, não entendo de todo o teu raciocínio. :?:

A pergunta que te faço agora (e que acumula com a outra que te coloquei num post mais atrás e à qual não respondeste) é a seguinte: Toda a gente que gosta de cinema, gosta da mesma maneira? Tem de ter os mesmos hábitos, tem de passar o mesmo tempo a ver filmes, tem de os apreciar da mesma forma, tem de os dbater com as mesmas pessoas, tem de exteriorizar esse gosto da mesma maneira?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: April 20th, 2017, 1:23 pm Como sabes, ocorreu bloqueio político em Portugal ao Cinema de Leste, pela RTP e distribuidoras de clubes de vídeo, um crítico de jornal portuga seria o último gajo a quem eu levaria a sério sobre um filme de leste, pois assumo que pertencem à mesma máfia de fanáticos ideológicos dos anos 80, excepto se demonstrarem o contrário, tal não ocorreu em nenhuma das críticas. saint-)
Aqui parece-me que estás a ser fanático da mesma forma que te insurges contra essa "máfia de fanáticos" dos anos 80.

Então agora são todos "culpados" até provarem a sua inocência? e apenas da maneira que tu achas apropriada? que é participarem no DVD-Mania? :-)))
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by JoséMiguel »

Estou só de passagem (nem sempre tenho acesso à net), mas não pretendia gerar aqui nenhuma polémica ou discussão off-topic, não disse nada de mal das duas críticas oficiais portugas, sobre o filme recente deste realizador... até as elogiei.

Basicamente apenas tentei explicar que se um Samwise, Paupau, Drakes, Elfaria, etc. me recomendarem o filme, eu sei com o que conto. Mas com estes "pros" portugas não sei o que achar. Outro assunto que não referi, e que será a fonte da minha hesitação, é que o filme é uma modernice recente, daí vermos duas críticas profissionais portuguesas, de dois homens que foram "obrigados" a ver o filme. Críticas assim de filmes modernos não têm o mesmo valor que um fã entusiasta a escrever no IMDB de um filme antigo, em regime de voluntariado, por amor ao filme. :-)

E sim, estava a fazer um elogio máximo ao fórum DVD Mania. yes-) Grande Rui Santos! salut-) (O IMDB apagou há uns meses os seus fórums de cinema, por pura maldade e ganância de poupar dinheiro, onde se perdeu o contributo precioso e único de testemunhas e técnicos, em milhares de filmes, que contavam as suas histórias e depoimentos)

EDIT: A discussão do filme "Paraíso" de 2016 continua no novo tópico do filme. viewtopic.php?f=11&t=51827
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: April 24th, 2017, 7:05 pm Basicamente apenas tentei explicar que se um Samwise, Paupau, Drakes, Elfaria, etc. me recomendarem o filme, eu sei com o que conto. Mas com estes "pros" portugas não sei o que achar.
Eu não refilei por causa disso, José Miguel. Como toda a gente, tu lá terás as tua preferências quanto aos críticos, profissionais ou amadares, que gostas de ler.

Não achei foi que fizessem sentido dois raciocínios que partilhaste: um a ver com a ideia de que a prova do gosto genuíno pelo cinema cá em Portugal teria de passar pela frequência no DVDMania (não entendo porquê, e não acho que tenha uma coisa a ver com outra), e o outro relativo à questão da associação à "máfia de fanáticos ideológicos dos anos 80" (WTF????), levando à ideia de que tais críticas não são honestas e têm uma agenda religiosa/política que a censura.
Outro assunto que não referi, e que será a fonte da minha hesitação, é que o filme é uma modernice recente, daí vermos duas críticas profissionais portuguesas, de dois homens que foram "obrigados" a ver o filme. Críticas assim de filmes modernos não têm o mesmo valor que um fã entusiasta a escrever no IMDB de um filme antigo, em regime de voluntariado, por amor ao filme. :-)
Os críticos profissionais, como o nome indica, fazem da visualização de filmes a sua profissão. O serem "obrigados" a ver filmes não significa contudo que o façam a contragosto, ou que não sintam o mesmo entusiamo dos entusiastas que não sejam profissionais, e é por aqui que considero que não tens fundamentos para criticar, por esta vertente, os profissionais.

À mesma reconheço o teu direito a considerares como mais fidedignas as opiniões dos fãs entusiastas. Não acho é que devas colocar as outras em cheque pelas razões que indiquei.

Eu, por uma questão estatística, sou à partida muito mais favorável à crítica profissional, para mais quanto já conheço e já me habituei às pessoas em questão, mas volta e meia gosto muito também de ler textos de entusiastas.

Por exemplo, das duas críticas profissionais que partilhei, gostei moderadamente da do Luís Miguel Oliveira (ele é capaz de muito melhor), e não gostei da do João Lopes (é raro gostar de um texto dele, porque a análise é, regra geral, superficial, abstracta e repetitiva de filme para filme - não me traz nenhuma mais valia).
EDIT: A discussão do filme "Paraíso" de 2016 continua no novo tópico do filme. viewtopic.php?f=11&t=51827
ok
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
ZédaAdega
Novato
Posts: 48
Joined: October 18th, 2020, 6:44 pm

Re: Realizador: Andrei Konchalovsky (1937 - )

Post by ZédaAdega »

Curiosidade

A minha mulher estava a ver um dos seus filmes de comédia, nomeadamente o "The Binge 2: It's A Wonderful Binge". Eu não gosto nada desse estilo de filmes e estava a tentar não gramar com ele, mas reparei no ator Danny Trejo e comentei com ela que o homem por trás do ator tinha pinta da mânfio à força toda, com as típicas marcas na cara deixadas pela droga heroína e cicatrizes de andar à porrada, esse gajo na vida real mete medo.



Fui cuscar o wikipédia do homem e vim a saber que a primeira oportunidade de carreira cinematográfica que ele teve foi num filme deste realizador soviético Andrei Konchalovsky, extactamente por este realizador ser mestre de cinema soviético e apreciar o realismo! yes-) salut-)

Ora então, estamos a falar do filme americano "Runaway Train", produzido pelos americanos, mas ao sabor e vento do mestre soviético exilado, que dá nome a este mesmo tópico. O atual ator Danny Trejo era um ex-bandido e presidiário, o gajo foi preso aos 10 anos por ser passador de droga, e esteve na mítica prisão de São Quentim e Folsom (da canção Johnny Cash), o tipo consumia heroína e outras drogas com 10 anos de idade. Ele depois de sair da prisão tentou fazer vida honesta e soube por um amigo que pagavam bem a extras de Cinema...

O Danny Trejo apareceu a pedir trabalho, como figurante, quando estavam a rodar o filme deste cineasta soviético, mas o argumentista americano do filme já tinha estado preso junto com ele, reconheceu-o, e virou-se para o mestre soviético com a premissa:

Epá! Vocês na União Soviética apreciam o realismo de cinema, temos aqui este gajo que foi mesmo bandido, esteve preso e é bom pugilista de Boxe! Arranje uma pequena cena para o Danny Trejo.

E o cineasta Andrei Konchalovsky aprovou o pedido... Assim começou a carreira do ator ex-bandido.

https://en.wikipedia.org/wiki/Danny_Trejo
Sou o JoséMiguel.

Esqueci-me da minha password... :wink:
Post Reply