Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by waltsouza »

Time-traveling agent Valerian is sent to investigate a galactic empire, along with his partner Laureline.

http://www.imdb.com/title/tt2239822/
https://en.wikipedia.org/wiki/Valerian_ ... nd_Planets


Valerian: Luc Besson offers first look at Cara Delevingne and Dane DeHaan in new sci-fi movie
http://www.independent.co.uk/arts-enter ... 51901.html

O elenco é no mínimo curioso:

Dane DeHaan
Cara Delevingne
Clive Owen
Ethan Hawke
Rihanna
Herbie Hancock
Kris Wu
John Goodman
Rutger Hauer


TRAILER

BREVEMENTE
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by Cabeças »

Image

Aguardo com grande expectativa. Não só aprecio bastante os filmes do Luc Besson, como adorava ler a banda desenhada do Valerian, tenho alguns álbuns publicados, já não me recordo quantos, na colecção da Revista Tintin.

Estreia a 21 de Julho de 2107 nos USA.
Cabeças
Image
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by drakes »

Primeiro Teaser



Dados:
Estréia aka 20 July 2017 (Brazil), segundo imdb.
duração: 2h 9min

È pouca coisa, mas me parece que a atriz Cara Delevingne que faz Laureline acertaram, mas me parece que tanto ela quanto o Dane DeHaan serão pela primeira vez protagonistas.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by Cabeças »

drakes wrote:Primeiro Teaser



Dados:
Estréia aka 20 July 2017 (Brazil), segundo imdb.
duração: 2h 9min

È pouca coisa, mas me parece que a atriz Cara Delevingne que faz Laureline acertaram, mas me parece que tanto ela quanto o Dane DeHaan serão pela primeira vez protagonistas.
Gostei mesmo muito do que vi! O Valerian tem vários álbuns na colecção da revista do Tintin, faz parte das minhas mais gratas memórias! yes-)

Também gosto muito da escolha dos protagonistas, a Cara Delevingne é gira, faz-me lembrar a Denise Richards.

Espero um regresso em grande do Luc Besson! salut-)

E música (versão) dos Beatles?!... orgulho-)
Cabeças
Image
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by drakes »



trailer 2
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by drakes »



trailer final.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by drakes »

technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by technicolor »

Lá fui eu, fã da série de BD dos anos 70, ao cinema, "arrastado" pela curiosidade (e pela família) e todos gostaram muito (adoraram). Muita nave, muitos aliens, muitos raios e coriscos (a Laureline está linda) mas para mim o encanto desapareceu, (a criança que há em mim deve ter ido acampar eh-) ). O mesmo que me aconteceu com o Tintim do Spielberg o-( . Estou convencido (sou muito "convencido" :mrgreen: ) que daqui por um par de anos quase ninguém se lembrará dele. Enfim para mim o Valerian, vale...rien!
P.S: Não é muito habitual eu vir aqui escrever mal de filmes, quando não gosto prefiro calar, mas neste caso as expectativas eram altas e esta desilusão bateu forte (sorry)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by mansildv »

User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by Rui Santos »

Eu não vi o filme, mas no fim de semana apanhei esta review do nosso amigo Alquimista.

“VALERIAN E A CIDADE DOS MIL PLANETAS” ( “VALERIAN AND THE CITY OF A THOUSAND PLANETS “ ) Luc Besson (2017) FRANÇA

Esta poderia ser a minha review mais curta de sempre.
[“VALERIAN E A CIDADE DOS MIL PLANETAS”] é a melhor space-opera que vi até hoje no cinema. Nota máxima. Rebenta a escala e corresponde a todas as minhas expectativas enquanto fã da BD.
Mas apetece-me escrever mais…

Se há uma coisa que me deprime na suposta ficção-científica moderna é o facto de hoje em dia tudo passar-se à volta de política, corporações espaciais , negócios intergalácticos situados em ambientes futuristas realisticos estilo “Alien” ou então as histórias não passarem de uma transcrição de aventuras que poderiam perfeitamente ter lugar num contexto terrestre contemporâneo qualquer, havendo apenas no ecran naves, bonecos extraterrestres e robots em vez de termos carros, mafiosos ou policias que separem um suposto conceito de FC do mais banal e repetido thriller contemporâneo.
Perdeu-se no cinema e na literatura quase por completo não só o sentido de maravilhoso, de exploração, de aventura mas principalmente o fascinio pelo desconhecido que havia na ficção-cientifica clássica que ainda resistiu até meio dos anos 80 mas se desintegrou quando começou a era da reciclagem em Hollywood que infesta as salas até hoje.
A imaginação na FC hoje em dia é inversamente proporcional às possibilidades técnicas dos efeitos e nesse contexto não há nada que mais me desiluda; “Avatar” é um bom exemplo do quanto um filme visualmente bonito pode ser um vazio absoluto sem um pingo de imaginação para lá do design de produção que nem sequer é diferente do que se pode encontrar num videogame Halo. Avatar pode ser bonito mas não tem um pingo de imaginação. Nem sequer o visual é diferente do que já existia em dezenas de videogames ou até mesmo nas animações de Myiazaki muito antes.

A FC moderna está practicamente morta e enterrada há mais de uma década.
Quando a imaginação e o sentido de exploração do universo deram lugar a manipulações politicas e thrillers de acção high-tech (muito por culpa dos videogames também) se calhar isso é o perfeito espelho da nossa sociedade materialista e intensamente racional em que vivemos onde o homem parece achar-se novamente o centro de tudo e o pináculo da evolução científica, histórica e social não havendo lugar para especulações, teorias ou sonhos que não sejam imediatamente apelidadas de – teoria da conspiração. Seria inevitável que num paradigma assim a ficção científica tivesse por isso perdido toda a capacidade de fazer sonhar.
O que antigamente era sobre a descoberta de novos mundos e novas civilizações hoje é sobre politicos espaciais, coorporações, metáforas para relações humanas, CEEs e ONUs no espaço ou cinema de acção que poderia perfeitamente passar-se , por exemplo; na segunda guerra mundial que não se notaria qualquer diferença.
[“VALERIAN E A CIDADE DOS MIL PLANETAS”] não tem nada a ver com isso e por isso é brilhante.
E sim, é “apenas” mais um blockbuster de cinema digital “igual a tantos outros” ; isto a um primeiro olhar da perspectiva do publico genérico, mas como disse o Besson, este filme é mesmo para os fãs o primeiro objectivo era mesmo homenagear o material de origem.
O verdadeiro conteúdo está para lá da pirotecnia habitual. Está nos detalhes e na alma da Bd que conseguiu captar por completo; coisa que o público genérico não irá atingir e por isso será sempre irrelevante quaisquer criticas menos positivas que não sejam da perspectiva de quem conhece e adora a banda desenhada.
...
Quem quiser ler o resto, não deixe de passar pelo link:https://universosesquecidos.wordpress.c ... 17-franca/

É uma excelente review do Alquimista e que merece ser lida por todos os apaixonados da Banda Desenhada (já agora, a mesma está a ser reeditada pelo Público)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by siroco »

Sou grande fã de Valerian, e de bd franco-belga em geral, quando via a notícia de que ia ser adaptado pelo Besson temi o pior, e o pior confirmou-se.

O argumento vai buscar imensas referencias à bd e cola-as sem grande nexo à mistura com uma componente exagerada de romance entre os personagens principais. E quanto aos personagens principais, se o Dan DeHaan se limita a não comprometer já a Cara Delevingne é a grande surpresa! Houve momentos que parecia que estava a ver a Laureline da bd.

Visualmente o filme é deslumbrante e os efeitos especiais são irrepreensíveis.

Para quem não conhecer a banda desenhada é um filme que se vê bem, como o 5º Elemento, a minha mulher e a minha filha gostaram, para mim a única coisa de positivo foi ter-lhes despertado o interesse para lerem os álbuns.

Fico a pensar o filme que poderia ter sido com aquele material nas mãos de um bom realizador, estamos a falar de uma obra que inclusivamente inspirou o Star Wars, reparem, por ex., nas semelhanças entre a nave do Valerian e o Millenium Falcon.
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by siroco »

Se há uma coisa que me deprime na suposta ficção-científica moderna é o facto de hoje em dia tudo passar-se à volta de política, corporações espaciais , negócios intergalácticos situados em ambientes futuristas... hoje é sobre politicos espaciais, coorporações, metáforas para relações humanas, CEEs e ONUs no espaço...
Li agora o comentário do Alquimista (um grande abraço), mas o Valerian da bd é mesmo isso! E era precisamente essa componente de critica social que lhe dava dimensão e o tornava especial. Nunca foi uma "coboiada" à Flash Gordon ou John Carter.
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by technicolor »

.
Valerian, apontamentos soltos de uma desilusão... :-(

Depois de ler a crítica entusiástica e muito bem escrita do Alquimista fiquei com algum sentimento de "culpa" por não ter gostado tanto assim do Valerian mas na verdade e como muito bem diz o siroco o Luc Besson tinha a papinha quase toda feita e uma excelente "papinha" para dar um bom filme ou mesmo um bom franchise... só que foi "guloso" e quis fazer um pot-pourri do melhor de todos os álbuns e no meu ponto de vista exagerou um bocado... ou seja visualmente resulta, é hipnótico mas tentar apanhar todos o detalhes é isso é outra coisa ...e LB até poderá ter razão pois se calhar uma boa parte dos espectadores hoje vai ao cinema não tanto pela profundidade dos argumentos mas pelo que de inovador em termos visuais, sonoros ou outros efeitos de carácter imersivo (e inovador) os filmes possam ter... as pessoas querem novas experiências querem sempre ser surpreendidas mais e mais e a tecnologia CGI domina o cinema maistream actual, quando deveria ser uma ferramenta passou a ser o fulcro da competição pelo dinheiro dos "clientes". Avatar pelo contrário será até básico no argumento mas foi surpreendente em termos tecnológicos terá facturado pipas de dólares
Mas este fenómeno de dificuldade em assimilar vária informação em simultâneo também me aconteceu com o universo de StarTrek por exemplo, depois do primeiro filme comecei a perder o fio à meada e desliguei, deve ser um handicap meu!? não sei... com o crescimento deixei de gostar tanto de FC fantasia e passei a gostar de FC com um pendor de antecipação científica 2001, Blade Runner, Alien, Solaris (sim eu sou masoquista e gosto do Solaris, levou tempo mas com persistência e uma boa edição BD comecei a gostar) A.I., Minority Report, Tomorrowland, Back to the Future, Gravity, Waterworld, Brazil, Sunshine, Ex Machina...
Super Heróis, Monstros e guerras mundiais com alienígenas no tankxx.
Mas o filme não está mal, para quem aprecie space opera é do melhor, eu é que deixei de gostar tanto como já gostei em tempos... e da saga StarWars nem quero falar pois sei que a ser sincero iria ofender os sentimentos de muitos foristas (ou apenas alguns que tivessem a paciência de ler estas "algarviadas" que escrevo)
E considero que é um filme importante para a industria de cinema europeu (francês pois ainda mais ninguém se atreveu), que mostra a Hollywood que aqui no velho continente também se domina a tecnologia CGI (os russos também já fazem umas coisitas) e eles estarão a perder terreno neste negócio muito lucrativo dos sonhos... (movido a capital chinês?)
Bom eu também já não tenho 10 anos e cá por casa só restam 6 volumes da colecção original da méribérica e nem serão os melhores (os outros, infelizmente foram de férias e não voltaram) : Estação Brooklyn..., Armas Vivas, O País sem Estrelas, As Iras de Hypsis, Sobre as Fronteiras e Os Pássaros do Senhor... e o encanto de há quase 40 anos foi-se desvanecendo... ainda gosto de os desfolhar e admirar a riqueza das vinhetas das pranchas, agora aprecio mais o traço algo expontâneo e rústico do Meziéres mas na altura gostava mais do estilo elegante do Carlos Gimenez no seu onírico Dani Futuro e posteriormente do Incal do Moebius que tenho completo.

Voltando ao filme e citando o Eurico de Barros no Observador:
" Era impossível que Luc Besson conseguisse emular de forma totalmente satisfatória a complexidade narrativa e a exuberância gráfica do universo dos agentes espácio-temporais de Mézières e Christian, e “Valérian e a Cidade dos Mil Planetas” é mais feliz no segundo departamento do que no primeiro. Isto embora o argumento (que foi beber a “O Embaixador das Sombras”), muito mais simplista do que qualquer das histórias dos álbuns, contemple vários dos temas constantes na série: a desconfiança para com militares e políticos, as preocupações ecológicas ou a visão muito crítica das ações dos humanos no contexto das relações intergaláticas. O o que não implica que as espécies alienigenas sejam todas idealizadas e pacíficas – longe disso.
...
O ritmo mata-cavalos imprimido por Besson a “Valérian e a Cidade dos Mil Planetas” faz com que a acção se desgarre a espaços, a história se emaranhe aqui e ali e a realização se deslumbre pontualmente com a sua própria opulência visual. Mesmo assim, e com as reservas já apontadas (de que a escolha infeliz de Dane DeHaan é a maior), o filme é muito mais potável do que um apreciador da série de BD desde a primeira hora (como é o autor destas linhas) poderia temer, sobressaindo clara e positivamente de entre tudo o que tem sido feito nesta ingrata área das adaptações de BD franco-belga ao cinema. E que é melhor e tem mais personalidade e mais sumo do que 99,9% dos filmes Marvel e DC cujo modelo adota e a que quer dar luta no seu próprio território, isso é tão certo como o sol nascer e se pôr todos os dias.
Basicamente concordo com esta crítica ( EB tem mais de 50 anos de certeza e eu para lá caminho por isso é normal que me identifique com os seus pontos de vista)

Cá em casa querem até voltar a ve-lo (quando estiver disponível no VC do cabo/fibra) para perceberem melhor...ou seja ficaram osfuscados por todo aquele universo fantástico mas não perceberam muito do que estava a acontecer na tela. E já sei que vou ter que participar (como um daqueles dois velhos dos marretas que no final do show estavam sempre a patear e mandar bocas ;)
Bom, depois de toda esta lengalenga bastante desarticulada (mistura de emoção e incapacidade de fazer melhor) em que à semelhança do Besson (passe o pretensiosismo eh-) ) quis dizer tudo e acabei por talvez não conseguir fazer passar a minha mensagem acho que vou aproveitar a para rever a minha edição de Il Postino (mais conhecido pel'O Carteiro de Pablo Neruda). :wink:
Last edited by technicolor on August 1st, 2017, 5:00 pm, edited 4 times in total.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by Rui Santos »

Eu como devem imaginar ando em pulgas para ir ver este filme. Adorei o 5º elemento e não conheço a Bd do Valerien (mas estou a comprar a coleção do público que está a sair semanalmente)
Faço o quote à tua mensagem technicolor pois queria chamar-te a atenção para essa edição, caso ainda a queiras completar.
https://www.publico.pt/Valerian
http://loja.publico.pt/products.php?pro ... volumes%29


technicolor wrote: August 1st, 2017, 1:41 pm Bom eu também já não tenho 10 anos e cá por casa só restam 6 volumes da colecção original da méribérica e nem serão os melhores (os outros, infelizmente foram de férias e não voltaram) : Estação Brooklyn..., Armas Vivas, O País sem Estrelas, As Iras de Hypsis, Sobre as Fronteiras e Os Pássaros do Senhor... e o encanto de há quase 40 anos foi-se desvanecendo... ainda gosto de os desfolhar e admirar a riqueza das vinhetas das pranchas, agora aprecio mais o traço algo expontâneo e rústico do Meziéres mas na altura gostava mais do estilo elegante do Carlos Gimenez no seu onírico Dani Futuro e posteriormente do Incal do Moebius que tenho completo.
Assim que veja o filme, tentarei ler a BD..

Mas passaste a tua mensagem. Por aqui as opiniões divergentes são muito bem aceites.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) - Luc Besson

Post by lud81 »

siroco wrote: July 31st, 2017, 9:50 am
Se há uma coisa que me deprime na suposta ficção-científica moderna é o facto de hoje em dia tudo passar-se à volta de política, corporações espaciais , negócios intergalácticos situados em ambientes futuristas... hoje é sobre politicos espaciais, coorporações, metáforas para relações humanas, CEEs e ONUs no espaço...
Li agora o comentário do Alquimista (um grande abraço), mas o Valerian da bd é mesmo isso! E era precisamente essa componente de critica social que lhe dava dimensão e o tornava especial. Nunca foi uma "coboiada" à Flash Gordon ou John Carter.
Eu nunca li Valerian, mas por acaso também me espanta essa opinião do Alquimista, em que parece denegrir o facto da FC ser precisamente uma forma metafórica, e às vezes até alegórica, de comentar os problemas da vida real. Isso é que eleva a FC a um patamar superior, muito para além do simples deslumbramento através de aventuras e visuais (em ecran ou em página).
Image
Post Reply