Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by Lorde X »

Samwise wrote: o Schindler's List, do qual recordo uma mão cheia de sequências emocionalmente fortíssimas e extremamente bem filmadas (entre elas, o melhor de todos os finais que a sétima arte me permitiu ver).
Deixaste-me com vontade de o rever! Foi filme que vi, gostei, achei excecional, mas que, por algum motivo, não me ficou na memória.

Se algum dos votantes visionar no futuro algum filme do Spielberg e mudar de opinião quanto aos votos que ora atribuiu, era interessante que viesse a este tópico dar conta disso mesmo. Eu por mim falo, mas sinto que a impressão que tenho dos filmes deste realizador, alguns dos quais já não vejo/revejo desde a adolescência, pode estar muito desactualizada...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by waltsouza »

Ludovico wrote: Além do mais Steven Spielberg é MUITO RÁPIDO a fazer os filmes e também há anos em que faz 2 por ano, é incrível!!!. Os próprios colaboradores são mais lentos do que ele.
A produzir então nem se fala, já passa o nº 150. :-D

Mas se Spielberg é rápido a realizar filmes, Takashi Miike ainda é mais, só em 2007 foram 5 filmes. Há quem lhe chame o "Speedy Gonzalez" nipónico da realização. :-)))

http://www.imdb.com/name/nm0586281/?ref_=nv_sr_1
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by mansildv »

waltsouza wrote:
Ludovico wrote: Além do mais Steven Spielberg é MUITO RÁPIDO a fazer os filmes e também há anos em que faz 2 por ano, é incrível!!!. Os próprios colaboradores são mais lentos do que ele.
A produzir então nem se fala, já passa o nº 150. :-D

Mas se Spielberg é rápido a realizar filmes, Takashi Miike ainda é mais, só em 2007 foram 5 filmes. Há quem lhe chame o "Speedy Gonzalez" nipónico da realização. :-)))

http://www.imdb.com/name/nm0586281/?ref_=nv_sr_1
A qualidade dos filmes é que nem tem comparação :-)
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by waltsouza »

mansildv wrote:
A qualidade dos filmes é que nem tem comparação :-)
Pois, isso são outros quinhentos. Gostei bastante do "Audition" e do "Ichi The Killer", dois dos mais conhecidos filmes dele mas realmente o cinema de Miike é muito mais violento (regra geral), e é preciso gostar do estilo. Não é para toda a gente.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by Samwise »

Lorde X wrote:
Samwise wrote: o Schindler's List, do qual recordo uma mão cheia de sequências emocionalmente fortíssimas e extremamente bem filmadas (entre elas, o melhor de todos os finais que a sétima arte me permitiu ver).
Deixaste-me com vontade de o rever! Foi filme que vi, gostei, achei excecional, mas que, por algum motivo, não me ficou na memória.

Se algum dos votantes visionar no futuro algum filme do Spielberg e mudar de opinião quanto aos votos que ora atribuiu, era interessante que viesse a este tópico dar conta disso mesmo. Eu por mim falo, mas sinto que a impressão que tenho dos filmes deste realizador, alguns dos quais já não vejo/revejo desde a adolescência, pode estar muito desactualizada...
Há um tópico sobre o filme aqui no fórum (como não podia deixar de ser... salut-) ) : viewtopic.php?f=11&t=47048

Algures lá para o meio, escrevi isto (que mantenho, pois é uma sequência "não violenta" que me ficou registada, num filme pautado por atrocidades e crimes difíceis de encaixar, e que é bem demonstrativa das qualidades e virtudes do Spielberg atrás das câmaras) :
Quanto ao Schindler's List e à forma como está filmado, penso que é uma obra com uma formulação não inteiramente regular e homogénea, mas que tem momentos - bastantes momentos - de inquestionável brilhantismo técnico. A sequência, ou conjunto de sequências, em que nos é dada a conhecer a personagem principal é um porventura um dos exemplos máximos da capacidade do Spielberg enquanto narrador visual de ideias e conceitos. Sugiro que (re)vejam com atenção a primeira meia-hora de filme e que retenham o domínio e a elegância com que são delineados os traços de personalidade do Schindler, a sua progressiva contextualização na sociedade (entre os dois grupos "dominantes": nazis e judeus), perante a roda trituradora os acontecimentos, e aquilo que ficamos a saber sem que sejam necessárias grandes elaborações explicativas. Desde aquele quarto obscuro numa pensão rasca, passando pelo jantar/festança com as altas patentes nazis (em que ele começa por ser um ilustre desconhecido na sala, sem nome, sem passado e sem qualquer influência perante os restantes frequentadores), e a terminar nas negociatas arriscadas com os diversos grupos de judeus. E a partir deste processo de descobrimento (em sentido literal de retirar o véu) de uma só personagem, somos levados pela mão, em pequenos passos, a conhecer o plano geral de um lugar, de um momento e de uma ideologia.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by JoséMiguel »

A cena que mais me marcou na Lista de Schindler:



Por acaso eu vi a estreia deste filme no cinema São Jorge, em 1994, com a minha namorada da altura (grande mulher cinéfila, mas muito hollywoodista e desconfiada de eu gostar de filmes russos). 10 anos depois, estava ela e o marido em minha casa, comigo a passar o Pianista do Polanski, quando eu no gozo, imitei a voz deste soldado soviético a cavalo e o pessoal ficou parvo a dizer que eu imitei perfeitamente. Isso foi antes de eu ter descoberto os filmes de guerra (a sério) da URSS. Digamos que os filmes americanos da 2ª guerra mundial já cheiravam mal há muitas décadas, por não fazerem sentido, visto terem sido os soviéticos a derrotar a Alemanha Nazi.

Pelo menos o Spielberg ainda foi capaz de meter um gajo do "red army" sozinho a cavalo a libertar os judeus... isto comparado com o filho da p... do John Wayne que achava que o cinema tinha de ser máquina de propaganda do governo, para manipular o povo, já foi qualquer avanço.

Claro que o efeito de choque do filme era a tragédia humana, que eu já tinha visto na série "Ventos de Guerra" na RTP, e não havia grande novidade neste filme, mas em 1994 a guerra fria tinha acabado de terminar, após décadas de propaganda de cinema americano, que não batia certo com o meu livro de História do 9º ano de escolaridade, e foi bom ver um filme americano com um soldado soviético a cavalo a libertar os judeus. Era o sinal dos tempos e dos ventos de mudança no cinema americano...

Obviamente esta não será a melhor cena do filme, que é rico em cenas dramáticas, como por exemplo o Schindler a chorar quando lhe oferecem um anel, antes de ele fugir da fábrica checoslovaca. Mas a cena do soldado a cavalo foi a que eu retive e decorei a fala, durante 10 anos, e depois imitei o sotaque para os meus amigos se rirem, enquanto bebíamos uns copos, depois de vermos O Pianista. :lol:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote:Por acaso eu vi a estreia deste filme no cinema São Jorge, em 1994, com a minha namorada da altura (grande mulher cinéfila, mas muito hollywoodista e desconfiada de eu gostar de filmes russos).
Topou-te bem. :lol: :lol: :lol:
Digamos que os filmes americanos da 2ª guerra mundial já cheiravam mal há muitas décadas, por não fazerem sentido, visto terem sido os soviéticos a derrotar a Alemanha Nazi.
Explica lá esta parte melhor, que acho que há qualquer coisa que falta dizer... :?:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by JoséMiguel »

Samwise wrote:
JoséMiguel wrote:Por acaso eu vi a estreia deste filme no cinema São Jorge, em 1994, com a minha namorada da altura (grande mulher cinéfila, mas muito hollywoodista e desconfiada de eu gostar de filmes russos).
Topou-te bem. :lol: :lol: :lol:
Atenção que ela trouxe o gravador de VHS de cassetes dela, dentro da mochila no autocarro, para ligar ao meu gravador de VHS, e passarmos o fim de semana a fazer cópias piratas de cassetes do clube de vídeo, enquanto comíamos pizza no sofá. Nomeadamente gravámos o Conan, o Destruidor, Forever Young, 4 casamentos e um funeral (só para ela, porque eu não quis isso) e uma porrada de outras coisas... :wink: :lol:

Mas nessa altura eu nunca tinha visto cinema russo. É mesmo hoje em dia que ela torce o nariz, e não entende a minha pancada com o cinema russo. Aliás, nenhum dos meus amigos e familiares gosta de cinema russo, as únicas pessoas que influenciei foram mesmo os gajos aqui do fórum. :-(
Samwise wrote:
Digamos que os filmes americanos da 2ª guerra mundial já cheiravam mal há muitas décadas, por não fazerem sentido, visto terem sido os soviéticos a derrotar a Alemanha Nazi.
Explica lá esta parte melhor, que acho que há qualquer coisa que falta dizer... :?:
O Samwise sempre atento e disposto a alertar-me para os comentários parvos que escrevo às três pancadas... :-D

Tens toda a razão, Sam!

Eu estava a referir-me à contagem de mortos da frente oriental europeia da 2ª guerra mundial, entre o Eixo e a URSS, comparado com o contributo menor dos anglo-saxónicos, no teatro de operações europeu da 2ª Guerra Mundial. Na questão do cinema, é um bocado como se 95% dos filmes da 1ª Guerra Mundial, fossem acerca das campanhas militares da força expedicionária portuguesa. Digamos que se Portugal mandou poucos homens para a 1ª Grande Guerra, não fará sentido que 95% dos filmes sejam sobre as tropas portuguesas, da mesma forma não faz grande sentido existirem tantos filmes sobre a 2ª guerra mundial (no teatro de guerra europeu), do ponto de vista dos ingleses e americanos, pois tornam-se ridículos.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: Eu estava a referir-me à contagem de mortos da frente oriental europeia da 2ª guerra mundial, entre o Eixo e a URSS, comparado com o contributo menor dos anglo-saxónicos, no teatro de operações europeu da 2ª Guerra Mundial. Na questão do cinema, é um bocado como se 95% dos filmes da 1ª Guerra Mundial, fossem acerca das campanhas militares da força expedicionária portuguesa. Digamos que se Portugal mandou poucos homens para a 1ª Grande Guerra, não fará sentido que 95% dos filmes sejam sobre as tropas portuguesas, da mesma forma não faz grande sentido existirem tantos filmes sobre a 2ª guerra mundial (no teatro de guerra europeu), do ponto de vista dos ingleses e americanos, pois tornam-se ridículos.

Hmmm... se é por uma questão de rácio entre a quantidade de produções e o número de mortos (entre Eixo e URSS), então não se trata de "fazer sentido" ou ser ou não "ridículo". Trata-se de quem tem o dinheiro, os meios e a vontade para produzir os filmes. Se o país ou grupo de países que contabilizaram 5% das mortes no conflito têm os meios para produzir 95% das obras, eles é que escolhem as situações que pretendem retratar. Nada os obriga a escolherem as batalhas em que não participaram, embora possam obviamente fazê-lo. Penso que é uma questão patriótica, por um lado, de box-office, por outro, e ainda de propaganda, em terceiro (seja ela verdadeira ou "mentirosa"). Penso que a maioria das produções russas sobre a guerra também se focarão nos combates em que os soviéticos participaram, pelas mesmas exactas razões das contrapartidas americanas/alidadas (certo?)

Pegando na tua analogia, se Hollywood fosse uma província portuguesa (lololol), a maioria dos filmes portugueses sobre a 1ª GG focar-se-iam nos desaires portugueses, provavelmente enaltecendo o espírito de sacrifício e os inigualáveis actos heróicos dos soldados tugas nesse conflito...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by JoséMiguel »

Sam, eu realmente escrevi o tal comentário à balda, sem pensar muito bem no assunto. Eu até nem tinha grande razão no que disse.

Mas pegando no que escreveste na mensagem acima, basicamente a minha intenção inicial foi de elogiar o Spielberg (no filme A Lista de Schindler), por ter fugido ao tal patriotismo que referes, e de neste filme aparecerem uma porrada de nacionalidades, e acho que nenhuma delas era americana. :-D

Mudando de assunto, eu concordo que o 1º Indiana Jones é um excelente filme e um marco do cinema, dentro do seu estilo e género. Mas num tópico como este, em que todos os géneros estão em cima da mesa, não o posso sequer comparar com a Lista de Schindler, devido ao aspecto de intervenção social e importância dos factos históricos em que se baseia.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote:Sam, eu realmente escrevi o tal comentário à balda, sem pensar muito bem no assunto. Eu até nem tinha grande razão no que disse.

Mas pegando no que escreveste na mensagem acima, basicamente a minha intenção inicial foi de elogiar o Spielberg (no filme A Lista de Schindler), por ter fugido ao tal patriotismo que referes, e de neste filme aparecerem uma porrada de nacionalidades, e acho que nenhuma delas era americana. :-D
Ok, de acordo, mas pensa agora no outro que ele fez sobre a WW2, do Ryan... esse é "americano" e patriota até à medula (embora pelo meio também tenha o seu quê de crítica ao sistema). Consideras que de alguma forma o filme desrespeita a veracidade histórica da guerra, e do contexto em que a narrativa está inserida, por ser patriota?

----

A propósito das "nacionalidades" que aparecem no Schindler, e não só, vi ontem um filme que é capaz de ter interessar (mesmo que possas não gostar do resultado): o Child 44. Mas vou comentar no tópico próprio...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by JoséMiguel »

Sam, eu não tenho nada contra o Resgate do Soldado Ryan, ou qualquer elogio ou delírio com que falem desse filme, desde que a opinião esteja restrita à zona de cinema do planeta, que não inclua os filmes de guerra soviéticos.

Ou seja, se alguém disser "Epá! acho que o Resgate do Soldado de Ryan é o melhor filme de guerra feito em países da NATO. Eu nunca vi filmes de guerra soviéticos." Não tenho nada contra.

Mas se alguém se atrever a dizer "Epá O resgate do soldado Ryan é um dos melhores filmes de guerra do mundo", eu ainda posso averiguar se essa pessoa está familiarizada com os filmes de guerra russos, mas nem vale a pena fazê-lo, pois um gajo que ache isso não é apreciador a sério de filmes de guerra, porque se fosse teria andado à caça de um filme que mostrasse o ataque final a Berlim e a rendição da Alemanha, e já teria visto a série dos 5 filmes russos Liberation para tirar a barriga da miséria. Como é que um fã de filmes da 2ª Guerra nunca quis ver a batalha final de Berlim!???? Muito esquisito e bizarro... Isso para mim é malta que gosta de efeitos especiais e desenhos animados cgi e não tem um interesse genuíno pelas batalhas históricas da 2ª Guerra Mundial. Foi o caso do meu pai e do meu melhor amigo, ambos cinéfilos e riram-se de uma cena que eu mostrei do Liberation, e tiveram o descaramento de dizer que faltava uma música de Hollywood para acompanhar as centenas de tanques reais que estavam a ver, sem qualquer apreço pela utilização de dezenas de milhares de soldados e do realismo da reconstituição.

Por outro lado, já aparecerem alguns gatos pingados na minha conta do You Tube, a delirarem com o filme do Napoleão co-produzido entre a NATO e o Bloco de Varsóvia, que tem lá uma porrada de soldados do exército vermelho, pelo facto de apreciarem a quantidade de soldados. Um dos tipos ficou todo contente quando eu lhe linkei os meus clips do Guerra e Paz e Liberation, mas há uns dias apareceu um desgraçado que gostou de ver o Napoleão e pôs-se a compará-lo com "Os 10 Mandamentos", totalmente ignorante do cinema soviético. Provavelmente para a semana que vem dou-lhe um lamiré para ele espreitar os clips do Liberation e Guerra e Paz, e provavelmente o tipo vai ficar todo contente, mas até agora o desgraçado ainda vive na "Lá Lá Land" do mundo de cinema segundo Hollywood, e ainda não engoliu o blue/red pill do Matrix que lhe vou mostrar. A maioria dos cinéfilos (incluindo no DVD Mania) não tem interesse na onda dos filmes históricos de leste, com realismo de meios e pessoas. Sinceramente acho que aqui só o Drakes é que gosta disso. oh-) Existem mais pessoas aqui no fórum que gostam de cinema russo, mas esse fanatismo pelos filmes históricos com grandes meios já é ainda mais raro e específico. oh-)

Esse gajo estrangeiro tem pinta de ser uma ave rara como eu o o Drakes, e para a semana vou-lhe responder, para ver como ele reage, podem espreitar a página do You Tube aqui: :wink: :lol:

https://www.youtube.com/watch?v=3ucl_PfzMmg

O tipo que ainda vive na Lá Lá Land de Hollywood é o comentador KTChamberlain... oops:)

Nota: Sam, já espreitei o que escreveste do tal filme moderno sobre o regime de terror estalinista, se for estilo A Lista De Schindler gostava de ver. Qualquer ditador merece um filme de choque a denunciar as atrocidades que cometeu, só espero que isso não seja estilo aquele filme português das amantes do Salazar, em que o cineasta portuga não teve tomates para lhe dar o tratamento à "Lista de Schindler". Já existe o filme muito bom "Chequista" de 1992 que dá o tratamento ao Lenine igual à "Lista de Schnindler". Não julgues que sou algum fan boy da ditadura soviética só porque estou sempre a resmungar com os psicopatas dos americanos. Basicamente eu sou neutro porque assumo que todos os políticos são corruptos, vigaristas e psicopatas. :lol: Assim não tomo partidos e ninguém se zanga comigo. saint-)

EDIT: Uma observação final, que o Samwise pretendia mesmo saber, e que eu acabei por não responder objectivamente. É assim... o Resgate do Soldado Ryan é um bom filme anti-guerra, e logo por aí está aprovado. A 2ª parte é secante comparada com a 1ª parte. Julgo que é o filme em que executam um prisioneiro alemão, para mostrar os crimes de guerra norte-americanos, o que é louvável. Quando vi o filme, ainda não conhecia o cinema soviético. Mas o que eu gosto mesmo é da onda dos filmes de guerra russos (gostos meramente pessoais). Neste tema, o filme ocidental de que mais gosto é o "Inimigo às Portas" pela primeira parte, mas essa preferência ocorreu logo antes de ver o meu 1º filme de guerra russo. Nunca gostei muito do soldado Ryan, mas fiquei logo fascinado com o Inimigo às Portas (que até é contra o exército vermelho e denuncia crimes de guerra contra os próprios soldados).
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by Samwise »

Nice, José Miguel salut-) . Tens aí bastante "sumo" para eu comentar.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by Ludovico »

Desculpem-me intrometer-me mas quando eu vi "O Resgate do Soldado Ryan" só gostei do inicio e do fim e tinha 19 anos. Com as múltiplas visualizações acho-o agora a SINTESE SUPREMA de todos os filmes de guerra e também a prova que não é preciso um GRANDE GUIÃO para fazer um filme genial. São poucos esses filmes e ele prova isso.
O Resgate do Soldado Ryan é um todo extraordinário, principio, meio e fim.
Mas não vi os filmes soviéticos do José Miguel ainda.
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Realizador: Steven Spielberg (1946 - )

Post by PanterA »

Eu quando o vi pela 1º vez adorei, na 2º gostei bastante, na 3º já o achei normal. Hoje em dia já não me diz rigorosamente nada. Vale pelo 30 minutos iniciais.
Curiosamente cresci com o SPR onde o The Thin Red Line dizia-me pouco. Agora é o contrário. Enquanto este ultimo é um 9 ou 9.5 de 10, o SPR não lhe consigo dar mais que um 7, e já bem puxadinhos.
Post Reply