Desabafos... (Off-TopiC)

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No Angel
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by No Angel »

waltsouza wrote:
rui sousa wrote: P.S. - detesto a definição "cinema europeu". Cada país tem um cinema muito próprio, não há hipótese de os juntar a todos num mesmo pacote. É que quando falamos de cinema americano... não falamos da América toda, não é?
Então como é que consigo falar sobre cinema feito neste Continente, se não falo especificamente sobre nenhum país em especial mas de vários? Neste caso concreto falei de várias cinematografias, não apenas de uma. Em relação ao cinema americano depende, existe o cinema norte-americano (E.U.A e Canadá) e o cimena da América Latina (América Central e do Sul). Claro que cada país terá a sua identidade própria mas quando se fala no plural não existe forma de o fazer de outra maneira. Eu não consigo falar no plural usando o singular. :wink:
Mas muita gente diz cinema americano = cinema dos EUA, ou seja, e como se todo o continente americano fosse apenas os EUA.
PanterA
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by PanterA »

Eu também digo, e é comum dizer-se. Mas quando se fala no cinema americano não se está a incluir o latino, nem vejo tal coisa sinceramente.
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waltsouza
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by waltsouza »

Voltando a falar no ponto que provoca "irritação" no Rui Sousa, ele deve saber que existe a Academia do Cinema Europeu e os Prémios do Cinema Europeu (EFA, "European Film Award"), portanto, acho que não é pelo facto de poder existir "cinema europeu" (cinema feito num determinado Continente, num determinado espaço geográfico) que não se pode respeitar na mesma as diferenças e idiossincrasias próprias de cada país.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Academia_ ... ma_Europeu
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by rui sousa »

No Angel wrote:Mas muita gente diz cinema americano = cinema dos EUA, ou seja, e como se todo o continente americano fosse apenas os EUA.
Exacto, por isso para quê o dizer-se "cinema europeu"? Para quê haver uma Academia do Cinema Europeu (mas isso é outra história) e o facto de se dizer "eu quero ver cinema europeu"? É que há países europeus com mais cinema a chegar cá do que outros, e ironicamente, muitas vezes, quando se fala em "cinema europeu", é o cinema de três ou quatro países do continente... grr-)

O problema do "cinema europeu" não é actual, foi criado pelo Paulo Branco e companhia. Fala-se muito da diversidade mas acabam sempre por ir parar aos filmes dos mesmos países e dos mesmos realizadores. É quase como se fosse um monopólio dentro do "cinema outsider que não o NORTE-americano".
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waltsouza
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by waltsouza »

rui sousa wrote:
No Angel wrote: 1) Exacto, por isso para quê o dizer-se "cinema europeu"? 2) Para quê haver uma Academia do Cinema Europeu (mas isso é outra história) e o facto de se dizer "eu quero ver cinema europeu"? É que há países europeus com mais cinema a chegar cá do que outros, e ironicamente, muitas vezes, quando se fala em "cinema europeu", é o cinema de três ou quatro países do continente... grr-)

O problema do "cinema europeu" não é actual, foi criado pelo Paulo Branco e companhia. Fala-se muito da diversidade mas acabam sempre por ir parar aos filmes dos mesmos países e dos mesmos realizadores. É quase como se fosse um monopólio dentro do "cinema outsider que não o NORTE-americano".
1) Porque é cinema feito na Europa, e não em África ou na Asia. :badgrin:

2) Se eu não me estou a referir apenas a um país na Europa mas a vários (várias cinematografias) continuo à espera que me expliques como consigo exprimir-me no "singular" quando me refiro ao "plural"? Se eu quiser falar apenas de cinema português, sueco ou italiano é óbvio que escuso de ir buscar a expressão "cinema europeu".

Seria complicado organizar este festival em concreto, dando-lhe outro nome que não "cinema europeu" ou relativo a várias cinematografias europeias

http://www.instituto-camoes.pt/lingua-e ... ne-ue-roma

A própria EUNIC não deve fazer sentido, Como é possível misturar "culturas" diferentes, de países diferentes numa única organização? saint-)

https://en.wikipedia.org/wiki/European_ ... or_Culture

Não vejo onde possa estar o problema de ter uma expressão que englobe vários países pertencentes ao mesmo espaço geográfico continental e que possa interferir naquilo que os distingue enquanto países. Para mim são coisas completamente diferentes. :-)
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by No Angel »

waltsouza wrote:
rui sousa wrote:
No Angel wrote: 1) Exacto, por isso para quê o dizer-se "cinema europeu"? 2) Para quê haver uma Academia do Cinema Europeu (mas isso é outra história) e o facto de se dizer "eu quero ver cinema europeu"? É que há países europeus com mais cinema a chegar cá do que outros, e ironicamente, muitas vezes, quando se fala em "cinema europeu", é o cinema de três ou quatro países do continente... grr-)

O problema do "cinema europeu" não é actual, foi criado pelo Paulo Branco e companhia. Fala-se muito da diversidade mas acabam sempre por ir parar aos filmes dos mesmos países e dos mesmos realizadores. É quase como se fosse um monopólio dentro do "cinema outsider que não o NORTE-americano".
1) Porque é cinema feito na Europa, e não em África ou na Asia. :badgrin:

2) Se eu não me estou a referir apenas a um país na Europa mas a vários (várias cinematografias) continuo à espera que me expliques como consigo exprimir-me no "singular" quando me refiro ao "plural"? Se eu quiser falar apenas de cinema português, sueco ou italiano é óbvio que escuso de ir buscar a expressão "cinema europeu".

Seria complicado organizar este festival em concreto, dando-lhe outro nome que não "cinema europeu" ou relativo a várias cinematografias europeias

http://www.instituto-camoes.pt/lingua-e ... ne-ue-roma

A própria EUNIC não deve fazer sentido, Como é possível misturar "culturas" diferentes, de países diferentes numa única organização? saint-)

https://en.wikipedia.org/wiki/European_ ... or_Culture

Não vejo onde possa estar o problema de ter uma expressão que englobe vários países pertencentes ao mesmo espaço geográfico continental e que possa interferir naquilo que os distingue enquanto países. Para mim são coisas completamente diferentes. :-)
O problema aqui é a dualidade de critérios, entendes? Eu não tenho problema de dizerem cinema europeu, desde que deixem de usar o termo "cinema americano" para o cinema dos EUA, quando esse é apenas um dos vários países do continente americano. E mesmo o termo "cinema norte-americano" é mau, pois o Canadá também é um pais.
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waltsouza
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by waltsouza »

No Angel wrote:
O problema aqui é a dualidade de critérios, entendes? Eu não tenho problema de dizerem cinema europeu, desde que deixem de usar o termo "cinema americano" para o cinema dos EUA, quando esse é apenas um dos vários países do continente americano. E mesmo o termo "cinema norte-americano" é mau, pois o Canadá também é um pais.
Eu não acho que uma coisa choque de frente com a outra, e nem estou a ver a relação. Eu quando falo de "cinema europeu" refiro-me a todo e qualquer filme feito na Europa. Não estou a excluir ninguém. Coisa que já não acontece quando alguém se refere a cinema americano, esquecendo-se do Canadá. Mas eu reconheço que isso acontece com frequência, e boa parte da explicação está na omnipresença do cinema dos E.U.A em grande parte do planeta, uma evidente aculturação cinematográfica estadunidense, o que leva que muitas pessoas acabem por olhar para os E.U.A como o "País" (como se fosse o Pai e a Mãe) do cinema (norte)-americano.
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Anoni Mus »

Obrigado pelo post JoséMiguel.
Propaganda anti-comunista não preciso, já basta o dia-a-dia. E não há aristrocratas inocentes, mas ainda hei de ver esse filme só por curiosidade (ou por sadismo ehehehe).

Esse do Star Trek conhecia, mas nunca me pareceu interessante sinceramente, se calhar vejo só esse filme da saga e mais nada.

Não percebo a tua aversão ao Di Caprio.
JoséMiguel
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by JoséMiguel »

Pessoal... tenham calma com essa observação do Rui, pois ele estava a responder directamente ao meu comentário, e aquele simples post scriptum sobre a terminologia do "cinema europeu", tinha a sua razão de ser...

Acho que vocês interpretaram fora do contexto, o sentido do que ele escreveu...

O que se passa é que eu, ao contrário do Rui, escrevo à balda e à bruta. Ele sabe bem disso e tem confiança e à vontade comigo, para apontar uma falta de precisão que eu cometi, que foi o que se passou.

Ou seja, quando eu escrevi que o leque dos filmes retro, que o cinema Roma seleccionou, é ultra comercial e não reservam nem 10% da programação para divulgar bom cinema "bloqueado" em Portugal, cometi o erro de usar rótulos de regiões. Na verdade eu estava a criticar a selecção de filmes da moda, que até podia ser estilo cinema japonês do realizador Akira Korusawa, filmes russos do Tarkovsky, filmes espanhóis do Pedro de Almodôvar, ou filmes italianos do Giuseppe Tornatore. Ou seja filmes que toda a gente já conhece e estão bem divulgados em Portugal, pelo que o cinema Roma iria contribuir zero para a divulgação de cinema.

Portanto aquelas duas minhas sugestões do filme espanhol Eva e do filme francês Ao, Le dérnier neanderthal, seriam bons filmes comerciais (no sentido de agradar às massas) "bloqueados" em Portugal. Tanto faz se é um bom filme independente norte-americano ou sul-coreano, a nível cultural de divulgação, mas por acaso acho mais importante promover o cinema oriundo da Europa, para ajudar economicamente a nossa região, perante estes empresários portugas fanboys de Hollywood.

Por isso o empresário portuga que passe lá os filmes velhos comprados em promoção, mais populares que ele conseguiu encontrar... mas não lhe ficaria mal reservar 10% da programação para divulgar bom cinema "bloqueado em Portugal", quando escrevo "bloqueado" refiro-me a filmes pouco divulgados ou pouco acessíveis.

Se o dono do cinema Roma metesse lá filmes japoneses do Akira Korusawa eu também iria implicar com essa escolha ultra-comercial, não tem nada a ver com os filmes serem americanos ou não. Mas bastaria o gajo meter lá no meio de 10 filmes populares, apenas um bom filme (filme comercial e não um filme esquisito erudito ou intelectual) obscuro em Portugal, que eu já elogiaria a iniciativa dele.
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by waltsouza »

A nossa discussão (no bom sentido, sem ninguém levar uma bicicleta no fim :-D ) não teve a ver com aquilo que referes José Miguel mas antes com um diferendo com a expressão "cinema europeu". Expusemos os nossos pontos de vista. E acho que no fim concordamos em discordar. E foi apenas isso. :wink:
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by JoséMiguel »

Walt, a vossa discussão esteve totalmente OK e correcta, fez sentido e teve lógica... nada contra! :-D

Assim de repente, eu até concordo com tudo o que disseram...

Apenas não repararam que o comentário do Rui, foi um pequeno "P.S." dirigido a mim, no contexto específico do comentário-reposta dele. Acho que o Rui não pretendia que a frase dele tivesse o sentido universal/geral, com que vocês interpretaram. Já há alguns anos que acompanho as escritas e opiniões do Rui Sousa, e acho que interpretaram aquilo fora do contexto. oh-)
JoséMiguel
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by JoséMiguel »

Anoni Mus wrote:Obrigado pelo post JoséMiguel.
Propaganda anti-comunista não preciso, já basta o dia-a-dia. E não há aristrocratas inocentes, mas ainda hei de ver esse filme só por curiosidade (ou por sadismo ehehehe).

Esse do Star Trek conhecia, mas nunca me pareceu interessante sinceramente, se calhar vejo só esse filme da saga e mais nada.

Não percebo a tua aversão ao Di Caprio.
Os dois filmes russos sobre a revolução russa que apontei não são nenhuma propaganda, nem comunista nem anti-comunista. Seriam o equivalente a filmes históricos portugueses, que mostrassem genocídio e limpeza étnica pelo Dom Afonso Henriques ou sucessores. Aquilo é história revisionista para mostrar a verdade e "colocar os pontos nos ís".

O Leonardo di Caprio não é actor... é uma vedeta estilo a Marilyn Monroe que simboliza o mau cinema (não realístico). Ainda há bocado li aqui no fórum, um comentário do Drakes (um gajo brasileiro que tal como eu eu também adora o cinema da Europa de Leste), onde ele se queixava de que gostou de um actor ou actriz, e descobriu no IMDB que apenas fizeram um só filme. A razão disto é capaz de ser o conceito de realismo do cinema Soviético/Leste de irem fazer um casting ao zé povinho, à procura do gajo da esquina que coincida naturalmente com a personagem do guião.

Anoni Mus, eu por acaso gostei de apareceres por aqui a falar de utopias comunistas na ficção científica, sem papas na língua. Há muita gente que acha que "comunismo" é uma palavra feia ou tabú. Eu por acaso sou neutro em política, religião e futebol e não tomo partidos (na verdade sou contra o clubismo do futebol, quaisquer credos religiosos e clubismo político a apoiar as marionetas fantoches), mas por acaso gosto de filmes com teor político ou religioso.

Em relação à tua questão sobre sci-fi mais recente com utopia comunista, eu sugeri o "Star Trek First Contact", mas pela tua resposta acho que não vais gostar, porque aquilo é uma aventura de viagens no tempo com os Borg a tentarem assimilar a nave espacial. Mas se não tiveres obrigatoriedade dos filmes serem modernos, deixo algumas sugestões mais dentro do tema:

Image

viewtopic.php?f=11&t=49806&p=605354

O "Things to Come" é um filme inglês épico de 1936, onde surge a utopia comunista sem qualquer relação com a URSS.



viewtopic.php?f=11&t=50070&p=614280

O Ikarie XB-1 é um filme checoslovaco de sci-fi de 1963, cuja premissa é uma Terra do futuro onde o capitalismo foi extinto e todos os países são comunistas, mas o enredo do filme é apenas estilo um episódio filosófico do Star Trek e não se debruça sobre esse planeta Terra todo comunista do futuro.

Vamos lá ver uma coisa, o mérito do filme é ser mesmo o melhor filme de ficção científica até à data, no mundo inteiro, e foi por isso que o divulguei. O aspecto de ser comunista é apenas uma curiosidade insólita da guerra fria, num filme com mais de 50 anos.




Depois temos a mini-série russa de 1984 "Guest from the Future", em que aqui sim, temos a utopia comunista em grande escala, com todos os pozinhos e mais um par de botas. :wink:




viewtopic.php?f=11&t=50564&p=613787

Este filme também se baseia numa Terra com utopia comunista, mas a acção salta para um planeta extra-terrestre com governo capitalista (que até coincide com o mundo ocidental da actualidade), onde os humanos do futuro entram em choque ao verem literalmente uma civilização levada à extinção em nome do lucro, poder e ganância. Ao minuto 4:27 do clip acima, meti lá a música portuguesa de intervenção "Vampiros" do Zeca Afonso, apropriadamente. :-D

Anoni Mus, conheço mais sugestões destes géneros, se quiseres. :-)
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by PanterA »

Desculpa lá, mas isso já é um bocado perseguição ao actor em questão. Tudo bem que ele possa estar inserido na tal máquina de Hollywoodesca que tanta detestas, mas certamente que não é por isso que não deixa de ser um grandíssimo actor e dos melhores da sua geração. Percebo a metáfora e a conotação que dás ao actor vs a tal máquina de filmes americana que odeias, mas isso já é dar um passo maior que a perna. Literalmente. Há bom e mau cinema em todo o lado, incluindo o do Leste que tanto adoras.
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Anoni Mus »

JoséMiguel wrote:...
Propaganda não implica mentir, há muita propaganda verdadeira, por isso sim, arrisco dizer que são propaganda anti-comunista, pois pelo que disseste mostram só uma perspectiva.

Eh eu vejo bem filmes antigos, não só modernos, mas preto e branco dão-me menos vontade de ver sinceramente.
E isso é muito obscuro, nos sites de torrents habituais não encontro ou quando há não tem seeders :/
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Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by mansildv »

JoséMiguel wrote:O Leonardo di Caprio não é actor...
Isto é o verdadeiro exagero :roll: Lá porque o rapaz está inserido naquele universo não significa que seja mau actor (ou que nem actor é!) e que simboliza o mau cinema :doubt:

O trabalho dele deixa bem explicito que é actor, e um dos bons, basta apontar alguns títulos - The Aviator, The Revenant, The Basketball Diaries ou What's Eating Gilbert Grape!
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