Desabafos... (Off-TopiC)

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by JoséMiguel »

Retracção + seguimento ao meu desabafo anterior

O meu comentário anterior foi escrito quando eu estava arreliado a navegar no You Tube a ver vídeos de divulgação científica do Neil deGrasse Tyson, e a aparecerem-me nas sugestões, vídeos de atrasados mentais religiosos a tentarem censurar a série. Quando surgiu a notificação do comentário ao meu clip do filme "Cármen", e li aquele atraso de vida de comentário a incitar o ódio e a violência, em nome do puritanismo, simplesmente explodi e escrevi um comentário muito injusto por misturar o problema da religião norte-americana, num assunto, que nada tinha a ver...

Apresento as minhas devidas desculpas, e preparei um comentário mais sensato, ilustrado com exemplos de cinema, da história, e também da cultura portuguesa dos nossos tempos, acerca deste problema muito grave de algumas mulheres, que é bastante actual em Portugal.

Preparei um curto vídeo do "linchamento" da Malèna na Sicília em 1943, perante o vazio da lei e ordem, durante a invasão americana de Itália, no decurso da 2ª Guerra Mundial. Este foi um resultado concreto de mulheres que pensam como a senhora gaja puritana que comentou o meu clip da Cármen:



Atenção que isto não tem nada a ver com despirem, espancarem e cortarem o cabelo as mulheres francesas colaboradoras dos nazis! A Itália era um membro do Eixo e não estava sob ocupação inimiga. A Malena não fez nada de errado, ilegal ou imoral! Ela foi vítima da escumalha da pior espécie de mulheres puritanas, retrógadas, hipócritas e simplesmente más! Tal como o exemplo desta gaja que comentou o meu clip.

Image
Mulheres francesas que colaboraram com os nazis.

Qual é a raíz do problema?

Na minha opinião, olhando para casos portugueses que eu testemunhei, algumas mulheres jovens e imaturas na casa dos 18-25 anos de idade acham que sexo é um pecado ou algo de imoral e sujo, e uma obrigação matrimonial apenas a efectuar após o casamento pela Igreja. É um direito delas e até aqui tudo bem. O resultado típico é os namorados perderem a paciência largarem-nas por mulheres "normais" que não estão presas a esses vestígios da opressão religiosa medieval. O primeiro problema surge quando a reacção delas é chamar de "puta" a uma mulher que gosta de sexo (a desgraçada que é chamada de "puta" não é culpada de nada a nível legal ou moral, pois não faz mal a ninguém). Muitas vezes estas mulheres puritanas religiosas utilizam o sexo ou a promessa do sexo, como moeda de troca para manipularem os homens, e sentem-se ameaçadas perante uma mulher "normal" que gosta de sexo porque sim, então eu pergunto afinal quem serão as prostitutas aqui? Será prostituta a mulher puritana que usa o sexo como moeda de troca, ou a mulher que tem sexo apenas por prazer, sem querer nada em troca? (mas que é chamada de "puta" pela mulher puritana).

Julgo que isto descreve o caso da jovem americana que comentou o meu clip da Cármen... O grande perigo dessa mentalidade puritana que vê o sexo como pecado e obrigação matrimonial, é que nalguns casos partem para a violência, sempre que a situação o permita, como foi o caso da invasão americana da Sicília em 1943.

Image

Resumindo e concluindo, a minha moralidade pessoal sempre foi "Faz o que quiseres, desde que não faças mal aos outros", e acho inadmissível e reprovável que as mulheres portuguesas da minha geração, nascidas em plena liberdade após a emancipação da mulher (que ainda não existe no mundo muçulmano), imponham os vestígios finais da moralidade puritana da moribunda religião católica de chamarem "puta" à mulheres "normais" que gostam de sexo e que não fazem mal a ninguém.

Nota: Eu escolhi o filme "Malèna" e não o filme "Cármen", para fazer este comentário, pois a personagem feminina Cármen levantaria muitos problemas não relacionados, desde a criminalidade e psicopatia da personagem (sem remorsos por incitar um assassinato) à etnia cigana que pela especificidade da cultura histórica cigana sai fora dos valores morais, culturais e religiosos da sociedade espanhola do século XIX). Mas a personagem Cármen também seria válida neste contexto.

Nota 2: Eu escrevi uma "crítica" completa ao filme Cármen aqui no fórum: viewtopic.php?f=11&t=49925&p=613810
Já comecei a preparar a "crítica" ao filme Malèna, mas ainda só fiz a ficha técnica: viewtopic.php?f=11&t=50516&p=613219

Nota 3: Isto foi apenas a minha opinião pessoal sobre o assunto, não pretendo ofender as crenças religiosas de algum leitor muçulmano (que ache que uma mulher é propriedade que vale 20 camelos) ou católico (que ache pecado a mulher ter sexo antes do casamento).
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by technicolor »

Imaginem...

Imaginem o seguinte cenário: este verão, vocês e a(o) vossa(o) namorada(o) estavam a planear passar 2 semanas "isolados" no forte da Berlenga, a nadar, apanhar sol e a cozinhar petiscos, e como à noite por ali não há muito que fazer estavam a pensar em levar o portátil e uns quantos filmes para umas sessões de cinema nocturnas (digamos que aí uns 10 filmes). A pergunta (a dúvida) é quais seriam os 10 filmes que vocês levariam para uma ilha? Todo o tipo de sugestões serão bem vindas :-)))
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by waltsouza »

technicolor wrote:Imaginem...

Imaginem o seguinte cenário: este verão, vocês e a(o) vossa(o) namorada(o) estavam a planear passar 2 semanas "isolados" no forte da Berlenga, a nadar, apanhar sol e a cozinhar petiscos, e como à noite por ali não há muito que fazer estavam a pensar em levar o portátil e uns quantos filmes para umas sessões de cinema nocturnas (digamos que aí uns 10 filmes). A pergunta (a dúvida) é quais seriam os 10 filmes que vocês levariam para uma ilha? Todo o tipo de sugestões serão bem vindas :-)))

Eu sei que não vou ser muito original mas em vez de dar-te uma lista posso dar-te ideias.
Que tal pegares na lista do IMDB dos 250 melhores filmes e levares contigo os 10 filmes mais bem posicionados que ainda não tenhas visto?

Podes tentar fazer o mesmo com o Rotten Tomatoes

https://www.rottentomatoes.com/top/bestofrt/

Ou com o Metacritic

http://www.metacritic.com/browse/movies ... l/filtered

A Wikipedia também pode dar-te umas dicas

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_f ... d_the_best


Não é bem isto que pretendes, certamente preferias que eu (ou outros) te sugerisse títulos de filmes mas eu prefiro passar-te essa "batata quente".
Por uma razão muito simples, não sei que filmes já viste e não conheço o teu gosto pessoal. Com esses dados as sugestões tornar-se-iam mais simples.
:wink:

Editado: Agora que li melhor o teu comentário, acho que não fiz uma boa interpretação do teu pedido. A escolha é sobre os meus 10 filmes.
Sendo assim o caso muda de figura e dessa forma já vou conseguir levar por diante a tal lista. No entanto tenho de pensar melhor sobre o assunto, e prometo a minha lista para daqui a um par de dias. saint-)
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by drakes »

technicolor wrote:Imaginem...

Imaginem o seguinte cenário: este verão, vocês e a(o) vossa(o) namorada(o) estavam a planear passar 2 semanas "isolados" no forte da Berlenga, a nadar, apanhar sol e a cozinhar petiscos, e como à noite por ali não há muito que fazer estavam a pensar em levar o portátil e uns quantos filmes para umas sessões de cinema nocturnas (digamos que aí uns 10 filmes). A pergunta (a dúvida) é quais seriam os 10 filmes que vocês levariam para uma ilha? Todo o tipo de sugestões serão bem vindas :-)))
Depende muito de vc e ela gostam, mas eu levaria um ou dois romances de cabeça pensei nesses dois:

La fille sur le pont (1999)
http://www.imdb.com/title/tt0144201/

About Time
http://www.imdb.com/title/tt2194499/

Dá uma olhada no trailer, afinal o gosto de uma pessoa sempre muda, e também uns mais alegres, afinal é férias :-D
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by rui sousa »

depende da relação e dos gostos de ambas as partes... por acaso com a minha namorada tenho conseguido ver todo o tipo de filmes. De Fritz Lang a Tarantino. E nunca passámos pelos filmes-cliché de namorados! :p
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Samwise »

Meio a sério, meio a brincar, eis uma lista pessoal, com títulos para todos os gostos:

- Out of Africa
- The English Patient
- The Bridges of Madison County
- Crouching Tiger, Hidden Dragon
- The Thomas Crown Affair (versão McTiernan)
- Punch Drunk Love
- Before Sunrise/Before Sunset/Before Midnight
- Paris Texas
- The Crying Game
- Casablanca
- Nuovo Cinema Paradiso
- Hanna and her Sisters
- Breaking the Waves
- Atonement
- Terms of Endearment
- Carol
- El secreto de sus ojos
- Sleepess in Seattle
- A Good Year
- French Kiss
- Carrington


(nota: já devem ter reparado que a lista vai engordando... à medida que me vou lembrando de títulos... :wink: )
Last edited by Samwise on June 4th, 2016, 12:23 am, edited 2 times in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Salgueiro
Fanático
Fanático
Posts: 883
Joined: November 24th, 2006, 10:47 pm
Location: Porto

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Salgueiro »

Lista de filmes que levaria:

- Battle Royale - este acho que se enquadra bem!!! :lol:
- Lost in Translation
- Big Lebowski
- Dazed and Confused
- Taxi Driver
- Enter the Dragon
- Once Upon a Time in the West
- Bande à Part
- Manhattan

Estes 3 costumo ver antes das férias do Verão!!!
- Point Break
- Jaws
- Big Blue
Cinema Asia - A minha página Facebook sobre cinema asiático.
Image
JoaoMX5
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 249
Joined: December 11th, 2008, 3:43 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by JoaoMX5 »

waltsouza wrote:Eu sei que não vou ser muito original mas em vez de dar-te uma lista posso dar-te ideias.
Que tal pegares na lista do IMDB dos 250 melhores filmes e levares contigo os 10 filmes mais bem posicionados que ainda não tenhas visto?
Isto é que era capaz de ser uma péssima ideia, já que o top 250 do IMDB foi completamente violado por filmes sem qualquer tipo de qualidade, nomeadamente filmes recentes, filmes de super herois, etc.
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by technicolor »

A intenção era mesmo conhecer quais os vossos filmes escolhidos para uma "situação" destas, a ver ou a rever :-))) Agradeço a todos os que participaram com sugestões e listas (pelo que já pesquisei há muitos bons filmes nessas listas) salut-) e aos que ainda não revelaram as suas escolhas e o quiserem fazer, fico atento. Até lá vou abster-me de comentar filmes vistos para não dar pistas sobre eventuais preferências. mau-)

P.S. A relação é boa, existe bastante cumplicidade na cinefilia e não só :wink:
Woody
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 175
Joined: January 21st, 2011, 7:20 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Woody »

Lá vai os meus 10 filmes para ver numa ilha deserta com a mulher da minha vida... :wink:

The Curious Case of Benjamin Button (2008)
Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004)
The Notebook (2004)
Big Fish (2003)
Nuovo Cinema Paradiso (1989)
When Harry Met Sally (1989)
Annie Hall (1977)
The Apartment (1960)
Casablanca (1943)
It Happened One Night (1934)
"I don't know the question, but sex is definitely the answer." - Woody Allen
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by waltsouza »

JoaoMX5 wrote:
Isto é que era capaz de ser uma péssima ideia, já que o top 250 do IMDB foi completamente violado por filmes sem qualquer tipo de qualidade, nomeadamente filmes recentes, filmes de super herois, etc.
Não concordo com uma palavra do que tu dizes.

De que qualidade estamos a falar? Daquilo que tu entendes como qualidade para ti ou da qualidade vista de uma forma mais plural e abrangente?
Não estarás a misturar os teus gostos pessoais com a dita qualidade? A mim parece-me nitidamente que sim. E lá vêm novamente os filmes de super-heróis à baila.

Eu ainda não percebi porque é um filme de super-heróis não pode ter qualidade. É por estar embalado por uma grande dose de CGI/efeitos especiais?

Se essa for a razão principal (não estou a ver outra), o filme que está em 8º lugar da lista dos 250 filmes do IMDB, o último capítulo da saga "O Senhor dos Anéis" também estará desprovido de qualidade, porque tal como um blockbuster de super-heróis, o que mais se destaca são os efeitos. Descemos para o 12º lugar e encontramos o Star Wars - The Empire Strikes Back de 1980, e podia continuar a dar vários exemplos.

Porque é que um filme de super-heróis que até tenha uma história bem engendrada, que esteja bem feito, que seja competente a vários níveis não pode ter qualidade? Aquilo que apenas quero demonstrar-te é que qualquer filme, de qualquer género, ou sub-género, pode ter qualidade, seja de terror, indo para a comédia, ou para o western, sejam filmes de super-heróis, ou de anti-heróis, com mais ou menos efeitos. O facto de tu não apreciares filmes de super-heróis não lhes retira qualidade, quando se olha para a qualidade de uma forma mais extensiva, que não se resume ao meu "eu".

Dito isto, será complicado afirmar que o último filme Star Wars tem mais (ou menos) qualidade do que o último filme do Capitão América.
Eu por exemplo adoro filmes de terror, e para mim existem vários filmes dentro desse género que têm qualidade, não vou estar aqui a dar exemplos que a lista seria extensa mas a verdade é que o conceito de qualidade, também no cinema, não deixa de ser subjetivo. Cada um de nós não tem que lidar com o conceito de qualidade da mesma forma (e feitio). :wink:

A partir do momento em que metes todos os filmes de super-heróis no mesmo saco e lhes retiras qualidade, estás a ir para um extremo, que apenas mostra que não gostas desse tipo de filmes. É como eu dizer que qualquer filme de ação não tem qualidade.


Nota: Eu ainda não me esqueci dos 10 filmes mas a lista vai ter que esperar mais um bocadinho. :-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16181
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by mansildv »

Aqui vão os meus 10 filmes :-)

- Days of Heaven
- Garden State
- Manhattan
- Roman Holiday
- Mediterraneo
- Il Postino
- Tonari no Totoro
- Marty
- Paper Moon
- Nuovo Cinema Paradiso
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by technicolor »

:biggrin: E pronto... a nossa lista está feita, de acordo com a outra parte interessada obviamente :wink: Contempla pelo menos um filme de cada lista e poderá sofrer alguma alteração em função da disponibilidade de 2 dos títulos escolhidos. Dos 10 selecionados apenas vi 3 mas não me importo nada (nadinha) de os rever dado serem mt bons. Cremos ser uma boa lista e agradecemos mais uma vez a vossa colaboração, e votos de boas férias para quem as tiver salut-)

P.S.: As outras sugestões não contempladas agora serão devidamente "exploradas" posteriormente
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by waltsouza »

technicolor wrote::biggrin: E pronto... a nossa lista está feita, de acordo com a outra parte interessada obviamente :wink: Contempla pelo menos um filme de cada lista e poderá sofrer alguma alteração em função da disponibilidade de 2 dos títulos escolhidos. Dos 10 selecionados apenas vi 3 mas não me importo nada (nadinha) de os rever dado serem mt bons. Cremos ser uma boa lista e agradecemos mais uma vez a vossa colaboração, e votos de boas férias para quem as tiver salut-)

P.S.: As outras sugestões não contempladas agora serão devidamente "exploradas" posteriormente

Esqueci-me completamente da lista

Aqui está ela:

OldBoy
Saw
BrainDead
Apocalypse Now
Braveheart
You're Next
The Exorcist
Mad Max Fury Road
The Raid 2: Berandal
The Invitation

Nota: Não é nada fácil fazer uma lista destas e era capaz de fazer mais umas quantas, com outros filmes que me marcaram.

"The Invitation" foi uma das minhas últimas visualizações e só tenho a dizer bem do filme, é um thriller "slow-burn" com uma tensão crescente que termina com um final daqueles que nos deixam de boca aberta. Excelentes interpretações e os últimos 15/20 minutos do filme são de alto calibre. yes-)

Tenho de deixar a minha opinião (mais explanatória) no tópico do filme. :wink:
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by technicolor »

waltsouza wrote:
technicolor wrote::biggrin: E pronto... a nossa lista está feita, de acordo com a outra parte interessada obviamente :wink: Contempla pelo menos um filme de cada lista e poderá sofrer alguma alteração em função da disponibilidade de 2 dos títulos escolhidos. Dos 10 selecionados apenas vi 3 mas não me importo nada (nadinha) de os rever dado serem mt bons. Cremos ser uma boa lista e agradecemos mais uma vez a vossa colaboração, e votos de boas férias para quem as tiver salut-)

P.S.: As outras sugestões não contempladas agora serão devidamente "exploradas" posteriormente

Esqueci-me completamente da lista

Aqui está ela:

OldBoy
Saw
BrainDead
Apocalypse Now
Braveheart
You're Next
The Exorcist
Mad Max Fury Road
The Raid 2: Berandal
The Invitation

Nota: Não é nada fácil fazer uma lista destas e era capaz de fazer mais umas quantas, com outros filmes que me marcaram.

"The Invitation" foi uma das minhas últimas visualizações e só tenho a dizer bem do filme, é um thriller "slow-burn" com uma tensão crescente que termina com um final daqueles que nos deixam de boca aberta. Excelentes interpretações e os últimos 15/20 minutos do filme são de alto calibre. yes-)

Tenho de deixar a minha opinião (mais explanatória) no tópico do filme. :wink:

Obrigado waltsouza. salut-)
Post Reply