Air (2015) - Christian Cantamessa

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Air (2015) - Christian Cantamessa

Post by JoséMiguel »

Image

A acção inicia-se muito tempo após a atmosfera da Terra ter ficado contaminada, por um ataque terrorista de guerra bacteriológica. Existem silos subterrâneos que armazenam os cientistas mais dotados do mundo, em animação criogénica suspensa.

Os protagonistas são dois homens de uma equipa técnica de manutenção, que despertam da animação suspensa, de 6 em 6 meses, durante um curto período de 2 horas, para substituir e reparar o equipamento do bunker subterrâneo.

https://en.wikipedia.org/wiki/Air_%282015_film%29
http://www.imdb.com/title/tt2091478/

Trailer musical criado por mim:



Trailer oficial brasileiro:

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Re: Air (2015) - Christian Cantamessa

Post by JoséMiguel »

Ora aqui está um filme inteligente de ficção científica, para gente crescida. yes-)

Eu adorei este filme, primeiro por estar isento daquele enredo formulado repetitivo/previsível do sistema de estúdios de Hollywood (a vigarice dos filmes terem sempre a mesma estrutura de enredo), e em segundo lugar porque o filme é mesmo muito bom.

A nível visual e de ambiente, temos algo que supera o "Alien - O 8º Passageiro", a nível estético. Aliás existe muito mais exploração e homens a gatinharem em sistemas de ventilação, do que em qualquer filme do Alien.

Mas o género deste filme é totalmente diferente do Alien, isto é mais parecido com o filme "Moon".

O Air é um filme muito lento, que não contém acção nenhuma, que se destaca pela maneira lógica e séria de como retrata dois homens, técnicos de manutenção, que lidam com um contexto pós-apocalíptico, em que apenas podem estar acordados durante 2 horas de cada vez.

Eu detectei uma falha científica (não leiam antes de verem o filme)
O material (fatos e tubos de borracha) e equipamento (Computadores) não resistem a uma duração de uma era, suficientemente longa, para deixar os arranha-céus em ruínas. Um computador não dura mil anos!
, mas de resto fiquei muito satisfeito com este filme.

No fundo isto é a onda da ficção científica interessante e com maturidade da década de 1970 (Silent Running, Logan's Run), mas com visual da década de 1980 (Aliens).

Este filme é a estreia do realizador Christian Cantamessa, que até agora trabalhava em jogos de computador ("Red Dead Redemption"), e foi produzido (pago/financiado) por 4 sujeitos, um deles é o autor da banda desenhada "The Walking Dead". Eu diria, sem saber mais detalhes, que isto é cinema independente norte-americano, depois vendido à distribuidora Sony Pictures (que proibiu o meu trailer no You Tube). Se espreitarem o IMDB, na secção de datas de estreia e títulos alternativos, irão observar que o filme não teve distribuição quase nenhuma.

Se calhar as distribuidoras associadas ao cinema de Hollywood, não pretendem que o público tenha acesso a ficção científica de qualidade, para que as massas não pensem muito nem contestem a vigarice do óleo de casca de cobra, que cura o mau olhado e a unha encravada, do enredo repetitivo e previsível da fórmula dos blockbusters de Hollywood...

Seja um filme soviético obscuro da guerra fria, ou um filme americano abafado e afastado pela concorrência (como suspeito que seja o caso aqui), se o filme é bom e merece, faço questão de o divulgar.

Um sujeito da Macedónia escreveu o seguinte no IMDB:
A great SCIENCE fiction movie!
10/10
Author: nitrogenium1 from Republic of Macedonia
14 December 2015

This is my first review on IMDb because today I got motivated to write one. All because this movie deserves a higher grade, but got low ratings from people expecting to see Star Wars or Star Trek when they heard that this is a SCIENCE fiction movie.

So before I start:

1. This is not Star Trek where small midgets run around with sharp ears and shoot among themselves with green and blue laser guns. So in other words, this movie is SCIENCE fiction. Star Trek is CHILDREN's fiction.

2. Thus said, probably the poor reviews came from people who were expecting to see a Star Trek movie.

3. Surprisingly great acting from a guy who came from a very shallow show like The Walking Dead. If you want to watch a bunch of pointless running around, explosions, hot chicks on bikes with laser guns killing zombies while standing on one foot and throwing fire through her ears, then don't watch this movie.

4. But you liked Moon, Interstellar, Sunshine, etc you will enjoy this. This is a very intelligent, well thought SCIENCE fiction thriller movie, and we need more of these.
Bem, eu sou fã do Star Trek e não me importo que ele ridicularize os Ferengi do Deep Space Nine (ele chama-os de anões com orelhas afiadas), porque eu também gostaria que o Star Trek tivesse sido menos infanto-juvenil. Mas a ideia do comentador está correcta (ele também acha que este filme é parecido com o "Moon"), e ele explica porque uma cambada de criançolas (crianças e velhotes que gostam de acção e fantasia), vai ao IMDB dar uma nota 1/10, da mesma forma que também dá 1/10 ao "Alien - O 8º Passageiro" por achar o filme secante, em que não se passa nada na maior parte do tempo (menos de 6 explosões por segundo implica nota de 1/10).

Da minha parte este é um filme precioso, que recomendo a quem tenha gostado do "Moon" e que possa ter ficado intrigado com a apresentação que fiz.

A minha nota é 9/10,
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta
Re: Air (2015) - Christian Cantamessa

Post by THX »

Já tinha visto o trailer e desde logo fiquei com curiosidade em o ver. Agora ainda mais.
Adorei o "Moon" (como bem sabes :wink: ).
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2068
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha
Re: Air (2015) - Christian Cantamessa

Post by Lorde X »

Tinha me passado desapercebido este tópico teu José Miguel!
O clip que fizeste deixou-me bem curioso acerca deste filme. Acho que vou gostar bastante dele, tanto que já o coloquei na Wishlist das minhas compras!
Não há edição nacional em DVD pois não? Pelo menos a ed. UK tem legendas em inglês...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:
Re: Air (2015) - Christian Cantamessa

Post by Samwise »

Mais um interessado. :-)

Vai ser um dos próximos - não vi o trailer e li pouco ou nada sobre a história, mas segui as indicações de FC "séria" do José Miguel para a escolha.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Re: Air (2015) - Christian Cantamessa

Post by JoséMiguel »

Lorde X, eu não sou a pessoa indicada para te ajudar na questão de existência ou não de DVD com legendas PT-PT, mas repara que coloquei o trailer oficial brasileiro, com legendas PT-BR, indicativo da existência de edição da região do Brasil com legendas PT-BR. Por acaso não sei se na FNAC portuguesa, onde se pode encomendar filmes das outras FNAC's estrangeiras europeias, também será possível a encomenda de filmes importados da FNAC do Brasil...?

Samwise, espero que gostes... :-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:
Re: Air (2015) - Christian Cantamessa

Post by Samwise »

Já vi. Não posso dizer que tenha gostado, mas também não posso dizer que desgostei. É um pãozinho sem sal que de bom apenas tem a atmosfera de tensão crescente entre os dois homens - isto é, assim que os interesses particulares de cada um começam a sobrepor-se e a atrapalhar o objectivo crucial da missão que têm para cumprir. Uma atmosfera que faz lembrar os ambientes criados por John Carpenter numa série de grandes filmes, em que o contexto situacional aconchega e despoleta quer o companheirismo (e luta pela sobrevivência), quer por seu lado a tensão e o desacordo entre as personagens quanto aos rumos a seguir quando as coisas começam a dar para o torto. O problema é que falta tudo o resto. Nada é particularmente relevante, interessante ou cativante no filme. Nada é memorável. Nada nos faz ficar na expectativa para ver o que vai suceder a seguir (nem o facto de haver sempre um relógio em contagem decrescente altera o que quer que seja em termos de nervos provocados ao espectador). Nada permanece depois na memória quando o filme termina. Um filme de FC com os elementos pós-apocalipticos de que Air dispõe devia pelo menos tentar formular uma orientação meditativa sobre qualquer vertente social da vida humana (e sobre o porquê da necessidade de preservação e continuidade). Mas não há nada. Apenas uma históriazita com alguns elementos científicos sem grande relevo que é narrada também sem sobressalto e sem "picos de tensão", apesar da tal atmosfera de inquietude que é habilmente criada (a tecnologia eighties -obsoleta dá uma boa ajuda nesse campo). O final é um anti-climax brutal, como se de repente decidissem acabar o filme quando a parte boa está para começar. A comparação com o Moon faz algum sentido, mas o Moon tinha um argumento muito mais desenvolvido, arguto e estimulante que este, e no final cumpria a promessa e entregava-nos um twist de que (não) estávamos à espera.

5/10
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva

Post Reply