New Adventures of a Yankee in King Arthur's Court (1988) - Viktor Gres

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

New Adventures of a Yankee in King Arthur's Court (1988) - Viktor Gres

Post by JoséMiguel »

Título original: «Новые приключения янки при дворе короля Артура. Фантазии на тему Марка Твена»

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/New_Adven ... %27s_Court
http://www.imdb.com/title/tt0307245/
New Adventures of a Yankee in King Arthur's Court. Fantasy over Mark Twain's theme (Russian: Новые приключения янки при дворе короля Артура. Фантазии на тему Марка Твена) is a 1988 Soviet adventure film directed by Viktor Hres and based on American author Mark Twain's A Connecticut Yankee in King Arthur's Court. The screenplay was written by Mikhail Roshchin, and the film was produced by Dovzhenko Film Studio.

in wikipedia
A última super-produção soviética, com construção de cidade medieval para o filme, cuja cidade foi posteriormente aproveitada para a co-produção star trekiana de ficção científica filosófica com a Europa Ocidental "Hard to be a God" de 1989, já aqui analisada:

viewtopic.php?f=11&t=47077

Excerto épico (que até inclui uma mulher nua), do que aparenta ser o piloto americano do futuro a ser tratado como um deus ou messias pelo próprio Papa e pelo Clero em geral:



Excerto intrigante, com a música militarista-patriótica norte-americana "The Battle Anthem of the Republic", num filme ucraniano da guerra fria:



Excerto medieval poético e muito bonito (não é da minha autoria):



Notas:

Este é daqueles filmes sem legendas, tal como "O Regresso de Órbita", também do mesmo estúdio ucraniano Dovchenko, em que eu fico doido e possesso por não existirem legendas, mas ao menos divirto-me a criar alguns video-clips muito bonitos. Para mim é impensável filmes desta magnitude e importância, que rebentam com a escala de cinema do mundo inteiro (pela sua originalidade), não estarem legendados... o-( :cry:

Eu já tinha falado deste filme aos poucos no tópico do cinema de leste, mas foi apenas quando o DVD Mania esteve em baixo que criei esta ficha técnica, originalmente para o Xploited Fórum.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: New Adventures of a Yankee in King Arthur's Court (1988) - Viktor Gres

Post by rui sousa »

Tenho o livro do Mark Twain aqui para ler. Custou-me meia dúzia de tostões e a premissa parece engraçadíssima. Gosto muito do que li dele: alguns textos dispersos mais os clássicos Tom Sawyer e Huckelberry Finn.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: New Adventures of a Yankee in King Arthur's Court (1988) - Viktor Gres

Post by JoséMiguel »

Vídeo criado por mim agora (Apenas tenho o Avidemux instalado neste velho disco do Windows XP, não consigo criar trailers)...



Achei imensa graça a estas cenas! yes-)

Cinema soviético a "dar na cabeça":

1) Norte-americanos.
2) Religião em geral.
3) Vaticano, Papismo e Bispado Católico.
4) "N" conceitos da União Soviética dos anos 80, que se desvaneceram (também no Cinema Russo), após 1991, "levados pelo vento".

A minha reacção cinematográfica ao ver esta cena é mesmo "What the fuck?" :shock: Eu "curto bué disto", utilizando uma expressão da minha escola secundária dos anos 1990. :-))) oops:) :-P

Ainda nem vi o filme, pois faltam as legendas inglesas, mas de tempos a tempos gosto de dar uma espreitadela, porque acho o filme genial, mesmo sem saber o que os actores falam em russo.

Neste clip que carreguei, não existem quase nenhuns diálogos, e é um excelente vídeo com efeito "What the fuck!", para um gajo questionar o cinema de Hollywood, pois aqui temos uma super-produção de cinema, tecnicamente muito mais avançado do que Hollywood, mas que não se vende a oferecer "Pérolas a Porcos", como no conceito juvenil de Hollywood, em que o maiores gastos em meios cinematográficos vão para filmes juvenis.

De juvenil, este filme não me parece ter nada, e eu ainda estou para descobrir e analisar quais serão as motivações da equipa que fez o filme. Pelo menos a cinematografia é excelente! yes-)
Post Reply