Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

Post by JoséMiguel »

Image

http://www.imdb.com/title/tt0230961/

https://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%92%D0 ... 1%82%D1%8B

Este filme foi premiado, e contou com a colaboração da Agência Espacial Soviética e do Exército Vermelho.

Trailer criado por mim, com comentários de texto, ao longo do vídeo. Músicas da banda Electric Light Orchestra, contemporâneas da época do filme.



Este filme foi sugerido pelo Daninsky no Xploited Fórum, através da mítica capa portuguesa, do caso insólito, invulgar e estranho da existência de uma cassete de vídeo portuguesa de cinema soviético, durante a guerra fria, por uma editora do Prior Velho (Sacavém, Lisboa) em 1987:

Image

A nível de sinopse, não posso adiantar muito pois não vi o filme, mas envolve um cosmonauta em perigo de vida, numa cápsula em órbita da Terra. Um comentador russo no IMDB utiliza o termo "space necro realism" para classificar o género do filme.

Para já não tenho nenhum comentário, devido à inexistência de legendas. Talvez qualquer dia veja o filme sem legendas e depois diga alguma coisa... Mas gostei muito de criar este vídeo musical, e gosto de o rever de tempos a tempos.

Notas:

Se conhecerem alguém que tenha a cassete VHS portuguesa e que me a queira emprestar, eu agradeceria. O filme é muito raro e não existem legendas srt em nenhum idioma, pelo que a cassete portuguesa é muito preciosa.

Eu já tinha falado deste filme no tópico do cinema de leste, mas este trailer e ficha técnica foram criados já depois do DVD Mania ficar em baixo.

Reparem na minha frustração em o filme existir no You Tube, ao abandono, com idioma original ucraniano e sem nenhuma possibilidade de obter legendas em qualquer idioma. Eu adoro ficção científica séria e cinema soviético, e não consigo ver isto... o-( Este meu trailer foi criado como um apelo, para que surja algum voluntário russo ou ucraniano que crie legendas.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

Post by JoséMiguel »

Cassete VHS Oficial Portuguesa!!!

nails-) :wink: yes-) oops:) :-D :-)

Agradecimentos ao grandioso Major Tom do You Tube (https://www.youtube.com/channel/UCcbqF1 ... fTZXMkNC2g), arqueólogo cinéfilo que preserva as introduções das nossas cassetes VHS dos anos 80, no seu canal do You Tube.

O Major Tom é o Daninsky no Xploited Fórum, onde eu também sou membro, e tenho lá mais informação sobre este filme:

http://xploitedforum.vampire-legend.net ... nder-surin

E terei obrigatoriamente de analisar este achado arqueológico com mais detalhe no Xploited fórum, uma vez que já estou na posse da versão completa da cassete VHS portuguesa, facultada graças a esse fórum. Fiz agora esta intro no meu canal a partir da versão completa. yes-) salut-) saint-) :-)



Aproveito e faço alguma divulgação sobre o Xploited Fórum, que julgo que o nosso Rui Santos não irá objectar, tendo em conta a importância deste património nacional da (possivelmente) única cassete VHS portuguesa de um filme soviético, distribuída por uma empresa obscura do Prior Velho em Sacavém, durante a guerra fria.

O Xploited trata-se de um fórum muito pequeno, mas especializado em ficção científica, terror, exploitation, erotismo e afins. Eu lá não posso falar de filmes generalistas e às vezes tenho de encontrar pretextos (filmes insólitos) para me atrever a mostrar um filme dramático por lá... oops:)

Epá! Mas é um fórum muito poderoso, quando temos lá um membro que carrega os nossos trailes portugueses VHS no seu canal do You Tube, e que foi desencantar este único (?) filme soviético que passou a censura e bloqueio político das distribuidoras portuguesas de cassetes. :biggrin:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

Post by Samwise »

Interessante (todo este tópico).

José Miguel, este último trecho que colocaste no youtube está... dobrado em inglês... :!: :?:



Gostei da tua descrição do Xploited: "... especializado em ficção científica, terror, exploitation, erotismo e afins." :mrgreen:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

Post by Rui Santos »

Aproveito e faço alguma divulgação sobre o Xploited Fórum, que julgo que o nosso Rui Santos não irá objectar, tendo em conta a importância deste património nacional da (possivelmente) única cassete VHS portuguesa de um filme soviético, distribuída por uma empresa obscura do Prior Velho em Sacavém, durante a guerra fria.
Confirmo, sem qualquer problema.
Quando o DVDMania esteve em baixo, abriste lá um tópico e fizeste muito bem.
Foi por lá também que coloquei o novo endereço. Sem qualquer problema com eles, e sempre que quiseres linkar o fórum deles, estás à vontade.
ficção científica, terror, exploitation, erotismo e afins
Será que a lista está ordenada? isto dava um debate para uma aula inteira de filosofia.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

Post by JoséMiguel »

Update e descoberta de um segundo filme mistério soviético em VHS portuguesa, durante a Guerra Fria

Recebi hoje uma mensagem privada do Daninsky, aqui no fórum DVD Mania a avisar-me que descobriu um segundo filme soviético, comercializado em Portugal, durante a Guerra Fria.

O Daninsky é um moderador do Xploited Fórum, autor do canal You Tube de cinema VHS português "Major Tom", que se dedica a capturar e preservar todos os trailers portugueses de cassetes VHS dos anos 80, portanto um grande cinéfilo.

O filme soviético que ele descobriu possui o título oficial de "Viagem Infernal" na muitíssimo rara e obscura cassete VHS portuguesa. Eu coloquei este título português no Google e não surgiu nenhum filme com esse nome, estou muito curioso pois se fosse uma produção norte-americana, esse título português fazia lembrar logo aqueles filmes série B da Cannon e afins, de pancadaria e enredo cliché/repetitivo/previsível estilo o "Cyborgue" com o Van Damme, mas vindo dos soviéticos com possível exportação pelo Kremlin sob a empresa "Sovexport" (um malabarismo jurídico comunista, para permitir exportação de filmes para o bloco capitalista, onde o governo soviético criou uma empresa virtual, num país onde as empresas eram proibidas e consideradas subversivas, para poder vender filmes aos países capitalistas), isto deve ter qualidade, espero eu. Estou muito curioso à espera do feedback do Daninsky, com o intuito de ele me fazer chegar o filme, para eu criar screenshots, excertos-vídeo e ficha técnica. Que filme será esse!? Se calhar é algum filme que eu já mostrei aqui, pois sou fanático por temas insólitos do género fantástico.

Aproveitei e carreguei novamente screenshots (capa portuguesa VHS do Prior Velho, Sacavém) e vídeos deste Regresso de Órbita.

Observem os algoritmos do You Tube, a analisarem a captura da velha cassete portuguesa dos anos 80, e a indicarem que o copyright agora pertence à RVISION (empresa genuína que faz stream gratuito de filmes de Leste no You Tube) e provavelmente eles têm lá o filme completo, mas sem legendas...

Image

Versão portuguesa do importador de Sacavém (Prior Velho), de alguém que desafiava os "powers that be" do governo português, durante os anos 80.

Image



Versão soviética:

Post Reply