Society (1989) - Brian Yuzna

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Society (1989) - Brian Yuzna

Post by JoséMiguel »

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Society_%28film%29
http://www.imdb.com/title/tt0098354/



Observação: Nunca vi este filme, mas anteontem o francês davidfromlille publicou o seu trailer musical fan-made no You Tube. Isto é brutal! yes-)

Nota: Este é um tópico à waltsouza, que também escreve (e muito bem) acerca de filmes que nunca viu. :wink:
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Society (1989) - Brian Yuzna

Post by JoséMiguel »

O francês David, recarregou o seu excelente trailer, num novo canal do You Tube (o homem também teve problemas similares aos meus, quando perdi o meu canal principal do You Tube, com milhares de subscritores):



Um vídeo como este, é das coisas mais brutais e interessantes, que já vi até hoje no cinema.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Society (1989) - Brian Yuzna

Post by José »

Eis uma sátira social negra - negríssima e algo escatológica também, principalmente na parte final - sobre alguma mentalidade dos anos 80, os seus excessos e o zeitgeist norte-americano nessa altura.

Isto tem cravado na pele estatuto de culto, de filme de série B, C, D, etc, sendo muito divertido e sugestivo em todo esse processo. Traz a lume temas muito interessantes que, embora não sejam desenvolvidos mais aprofundadamente - a certa altura o filme começa a "mastigar" as suas mensagens e a tornar-se um pouco repetitivo -, empolgam e comandam a atenção do espectador.

É uma real luta de classes o que aqui se passa, literal e simbolicamente falando. Muito porreiro também é o trabalho investido nas "marionetas", em particular no terceiro acto, nos chamados efeitos práticos e na qualidade da maquilhagem. Percebe-se que houve aqui pouco orçamento, até porque o filme grita low budget a plenos pulmões, mas conseguiram fazer uma boa omeleta com tão poucos ovos. Esse carácter prático acentua e muito o lado repulsivo do filme.

Não sendo um título fundamental, é uma parábola/farsa mirabolante, muito divertida e auto-indulgente, um daqueles guilty pleasures que dá prazer (cof, cof) descobrir.
Post Reply