Everest (2015) - Baltasar Kormákur

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
waltsouza
Moderador
Everest (2015) - Baltasar Kormákur

Post by waltsouza »

Image
A climbing expedition on Mt. Everest is devastated by a severe snow storm.
http://www.imdb.com/title/tt2719848/?ref_=nv_sr_1
http://en.wikipedia.org/wiki/Everest_%282015_film%29

TRAILER

Estreia dia 24 de Setembro em Portugal.
hsintra
Entusiasta
Entusiasta
Re: Everest (2015) - Baltasar Kormákur

Post by hsintra »

Vi este filme este fim de semana, e fiquei um bocado desiludido.

Ok, o filme baseia-se em acontecimentos reais, logo isso condiciona qualquer filme...no entanto, aqui foi demais.
Primeiro, demasiadas personagens, demasiado a acontecer ao mesmo tempo...o que resultou numa fraca exploração de algumas das personagens. O maior exemplo disso foi o Jake Gyllenhaal, estar lá ou não estar seria exactamente igual...que raio foi aquilo. Ainda para mais, parecia que o homem se estava a marimbar completamente para o filme...deixa cá vir buscar um cheque e fazer o frete...o papel dele foi completamente inconsequente (ainda par dele no cartaz). Gostei mais do Josh Brolin, embora também só em partes...a personagem dele podia ter sido um pouco mais explorada pelo meio.

Resumindo, o filme tem uma excelente fotografia...sério, parece mesmo que estamos na montanha. A tempestade também acaba por nos afectar um bocado...até eu senti frio. Esse vertente foi muito bem explorada...imagem, fotografia, técnica de filmagem...muito bom. Agora as personagens foram muito fraquinhas...esperava-se mais perante o bom conjunto de actores (sério, Jake Gyllenhaal, depois de um papel como o Nightcrawler, como é possível).

Poderia ter sido um filme muito bom (não excepcional, pela limitação da história, mas muito bom), e acabou por se tornar um filme mediano...apesar da excepcional parte visual.

Nota: 6,5/10
DarkAvenger
Fanático
Fanático

Post by DarkAvenger »

Eu vi-o a semana passada em casa, Blu-ray 3D, e gostei bastante! Compreendo o que dizes relativamente à história e à exploração dos personagens mas seria dificil de fazer melhor sem inventar na história. A maior parte dos alpinistas que pagam às empresas que operam no Evereste não se conhecem, não têm grande histórias de vida. Apenas pagam para subir ao cume mais alto do mundo. Não há grandes romances para se viver naquele local e as grandes histórias resumem-se ao sucesso ou insucesso da chegada ao cume.

Há 15 anos atrás cheguei a ter reserva para ir com mais um amigo e já tinhamos o material todo pronto em casa, 75% emprestado por amigos que lá tinham ido no ano anterior. Infelizmente tivemos de cancelar porque esse meu amigo teve um infarte uns anos antes e, quando foi fazer os exames médicos, o médico simplesmente proibiu-o de ir... Mas toda a informação que recolhemos está bem retratada no filme. O único senão é que no filme parece muito fácil chegar lá acima... à data de hoje ainda não perdi a esperança de lá ir mas fico-me pelo Campo Base... Hoje em dia penso sempre em primeiro lugar nos filhos e só depois na adrenalina... :)

Nota: 7/10
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

O único senão é que no filme parece muito fácil chegar lá acima...
Exato.
É quase como se não houvesse vários dias de caminhada difícil até chegar à ultima base.
O filme não está mal realizado mas a história para mim não teve grande interesse.

Outro do género que vi foi o Nordwand
http://www.imdb.com/title/tt0844457/?ref_=nm_knf_t3

Isto para além do documentário 'Touching the Void', de longe o melhor dos três e uma impressionante história de sobrevivência.
http://www.imdb.com/title/tt0379557/?ref_=tt_rec_tt
hsintra
Entusiasta
Entusiasta

Post by hsintra »

nimzabo wrote:
O único senão é que no filme parece muito fácil chegar lá acima...
Exato.
É quase como se não houvesse vários dias de caminhada difícil até chegar à ultima base.

Isso está bem patente na personagem do Jake Gyllenhaal que sobe e desce e sobe e desce, como se aquilo fosse já ali ao lado, e de uma facilidade tremenda. E diversas outras personagens, que chegam lá num instante, do género "é já ali". Parece ser só difícil quando há tempestades.

Antes de eventualmente tentar o Evereste, tinha que tentar primeiro o Pico (que já esteve quase para ser, mas à última hora foi substituído por uma viagem às Flores e ao Corvo) :wink:

Para mim, e como disse, o filme está visualmente muito bom mesmo...o resto, nada por aí além.
Sim, a história não dava para ir muito mais além, mas creio que não focaram devidamente a história de algumas personagens (que terá sentido o Beck, a personagem do Josh Brolin, aquele tempo que foi "abandonado" dado como morto. A personagem Jon Krakauer, que até escreveu acerca do assunto, passou completamente ao lado. Resumindo, poderia ter sido muito melhor...no início o filme até pecou por ser um bocado aborrecido, começando o interesse quando partiram do Campo Base...talvez explorando um pouco mais algumas personagens, demonstrar "que não é tão fácil chegar à última base", mostrar o que aconteceu aos restantes, como foi a sua descida, etc. O filme não foi mau, nada disso, mas, para mim, não passa do mediano...excepção feita à parte visual (eu senti mesmo frio), que está muito boa.

A nível de história, existem aqueles filmes que o nimzabo referiu que também gostei mais (há um dos anos 70, salvo erro, que gostei bastante, mas não me lembro do nome). Acerca da temática há uns filmes alemães mais antigos, também muito bons.

Post Reply