Le Dernier Loup (2015) - Jean-Jacques Annaud

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:
Le Dernier Loup (2015) - Jean-Jacques Annaud

Post by waltsouza »

Image

In 1967, a young Beijing student, Chen Zhen, is sent to live among the nomadic herdsmen of Inner Mongolia. Caught between the advance of civilization from the south and the nomads' traditional enemies - the marauding wolves - to the north; humans and animals, residents and invaders alike, struggle to find their true place in the world.

http://www.imdb.com/title/tt2909116/?ref_=fn_al_tt_1
http://fr.wikipedia.org/wiki/Le_Dernier_Loup
http://www.allocine.fr/film/fichefilm_g ... 71577.html

TRAILER

Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1142
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto
Re: Le Dernier Loup (2015) - Jean-Jacques Annaud

Post by Ludovico »

Jean Jaques-Annaud é um realizador que nos presenteou antes com a “Guerra do Fogo”, “O Nome da Rosa” e “O Urso”.3 filmes distintos entre si mas com grande ou enorme qualidade.Neste “A Hora do Lobo” é mais uma obra estupenda a adicionar aos 3 filmes que antes mencionei. Desta vez, desenvolve uma história passada num terreno inóspito onde 2 culturas distintas colidem e onde a Humanidade e seus códigos de vivência e sobrevivência são diferentes que no nosso mundo mais aconchegante e chegado.No tempo da Revolução Cultural de Mau um jovem vai de férias antes de ingressar num ensino mais avançado,para uma localidade desértica onde há mais animais do que seres humanos. Entre seres humanos e mais precisamente lobos. São os ensinamentos que o jovem adolescente aprende nessa relação, o motor do desenvolvimento deste filme.Toda a história é desenvolvida construída e desenvolvida com mão dócil,alternando entre cenas épicas e cenas mais intimas.É uma fusão estupenda dessas duas vertentes, desse casamento que o filme brilha a olhos vistos.Annaud faz um trabalho muito bom, sem emocionar em demasia, nem espantar em demasia com o espaço envolvente que podia ofuscar o lado mais familiar.Assim sendo, este filme consegue ser mais um trabalho estupendo que quando estreou ninguém se percebeu mas urge ver este magnifico trabalho cinematográfico que consegue enquadrar um género épico histórico, com uma reconstituição soberba do tempo e espaço de uma época mais longínqua mostrada de uma forma atual de uma forma consistente e notável.
Um filme a ver sem reservas.
Nota:8 em 10
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo
Re: Le Dernier Loup (2015) - Jean-Jacques Annaud

Post by technicolor »

Excelente comentário. Pensava até que este filme já estivesse esquecido. Junto então aqui o meu comentário que está no tópico "Qual o último filme que vi" sob o nome de Wolf Totem que na altura era o mais divulgado :-?

viewtopic.php?f=11&t=41507&p=618970&hil ... em#p618970
por technicolor » domingo jun 12, 2016 9:00 pm
Wolf Totem (2015) Jean-Jacques Annaud

Annaud é desde os seus primeiros filmes um realizador cujo trabalho vou seguindo com alguma atenção. Depois de um menos conseguido Black Gold / Day of the Falcon em 2011, regressou aos ecrans em 2015 com este belo filme rodado na Mongólia (uma encomenda do governo chinês que com ele estava zangado desde que fez o Sete Anos no Tibete). Tecnicamente o filme é perfeito como já é habito no trabalho de Annaud. O argumento é baseado num best-seller (na china eh-) ) de Jiang Rong, obra pouco conhecida no ocidente: A história de 2 estudantes de Pequim que durante a revolução cultural são enviados para as estepes do norte para ensinarem os nómadas mas com os quais acabam por aprender muito e em especial sobre a importância do equilíbrio ecológico... (uma das desastrosas "ideias" de Mao é mandar exterminar o máximo de lobos por atacarem os rebanhos quando lhes é retirada a sua reserva de alimento)
O filme passou praticamente despercebido pelos cinemas cá da terra e parece destinado ao esquecimento, injustamente, me parece. Eu gostei embora reconheça que é um tipo de cinema que nos tempos que correm já não será muito popular. 7.9/10

Post Reply