Clown (2014) - Jon Watts

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Clown (2014) - Jon Watts

Post by waltsouza »

Image


http://www.imdb.com/title/tt1780798/?ref_=nv_sr_1

A loving father finds a clown suit for his son's birthday party, only to realize the suit is part of an evil curse that turns its wearer into a killer.
TRAILER

Helldr
Fanático
Fanático
Posts: 520
Joined: July 24th, 2012, 8:24 am

Re: Clown (2014) - Jon Watts

Post by Helldr »

Chiça, que cartaz!
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Clown (2014) - Jon Watts

Post by THX »

Alguém é fã do Jocker.

Os palhaços já não assustam...
Depois de filmes como "It", "Clownhouse" ou "Killer Klowns from Outer Space" (entre outros mais) a fórmula ficou ultrapassada.

O cinema de terror não precisa de reciclagens, necessita sim é de um grande "refresh".
Novas ideias please!!
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Clown (2014) - Jon Watts

Post by waltsouza »

THX wrote:Alguém é fã do Jocker.

Os palhaços já não assustam...
Depois de filmes como "It", "Clownhouse" ou "Killer Klowns from Outer Space" (entre outros mais) a fórmula ficou ultrapassada.

O cinema de terror não precisa de reciclagens, necessita sim é de um grande "refresh".
Novas ideias please!!
Este filme não parece ter muito a ver com os filmes que referiste. Talvez a semelhança seja por ter haver com palhaços.

O cinema de terror precisa daquilo que muitos outros géneros precisam, as fórmulas não andam um pouco gastas só no terror.
E por aquilo que eu sei e vejo, o terror nunca irá ter um grande "refresh", pelo menos que seja algo rápido, filmes um pouco mais originais serão sempre em muito menor escala, como em outros géneros se passa mais ou menos o mesmo. Quem investe em cinema não o faz para deitar dinheiro fora, não anda a fazer experimentalismo a ver se pega. E quanto maior for o investimento, menor tende a ser o risco. Por isso é que dentro do cinema de terror "indie" acaba-se por encontrar alguns filmes que tentam ir por caminhos não tão "certinhos". Encontra-se de tudo, muito "lixo" mas algumas pérolas que tentam fugir das fórmulas. E de vez em quando também aparecem as surpresas de Hollywood. É muito mais raro mas também acontece.

Pelo menos eu, como adepto ferveroso de terror que sou, não me iludo. Não vai existir nenhuma revolução na forma ou no estilo de se fazer filmes de terror. Vão é aparecendo alguns filmes que tentam trazer algo de novo, nem que seja por fusão. É que o cinema não tem 50 anos, tem mais do dobro do tempo, e em todo esse tempo, apesar de tudo, já se experimentou muita coisa, vários filmes foram marcando a história do cinema de terror ao longo dos tempos. Muitos outros imitaram e continuam a imitar os "clássicos", aqueles que acabaram por criar "fórmulas"

Mas haverá sempre algo mais a experimentar. Não se espere é que de repente haja um clique e que tudo se transforme.

Quando tudo for experimentado, quando pouco mais houver para se inventar, o homem acabará por perder a razão pela qual continua por cá, ao fim de milhões de anos. :wink:
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Clown (2014) - Jon Watts

Post by THX »

Acredito que tanto o terror, como o horror, possam ainda ser muito bem explorados no cinema.
Sim, eu sei que já passaram muitos anos desde o "Exorcista", "The Thing" e o "Poltergeist", mas tenho pena de saber que o filme de terror é o género onde se assiste a mais clichés.
Estamos consecutivamente a ver ambientes e cenas repetidas, clichés atrás de clichés.
Estou farto de ver pessoas a descer a caves, ou a subir a sótãos, a entrar em quartos escuros ou a fugir de psicopatas com facas ou moto-serras. Epá...isso já deu.

A qualidade de um VERDADEIRO filme de terror não se vê...sente-se.
Eu já vi centenas de filmes de terror ao longo de 30 anos e posso dizer que já vi de tudo, desde os clássicos até aos mais modernos, mas cada vez mais me afasto deste género pois recentemente não tenho visto nada que me surpreenda, ou que me aterrorize, como gostaria. Resumindo - um VERDADEIRO filme de TERROR, daqueles...

O melhor terror, o bom horror, é aquele que não se vê.
É exactamente disso que as pessoas tem mais medo, receiam o que não compreendem, o que não conseguem ver, o mistério.
Não estou propriamente a falar só de espiritismo ou fantasmas, mas antes de tudo "aquilo" que não se sabe bem o que é. Por exemplo, eu nunca mais me esqueço da cena do bater à porta no "The Haunting" onde não precisamos de ver, ou de SABER, quem está a dar aquelas sonoras pancadas. Só essa cena eleva desde logo a sensação de medo, no seu conceito mais puro e genuíno.

Aliás, quanto a mim o mostrar em demasia faz, a pouco e pouco, o contrário, ou seja tem um efeito inverso no sentido em que se vulgariza demasiadamente o terror, e é com essa vulgaridade que muitos estúdios, produtores e realizadores enfraquecem o terror, o verdadeiro. Estão a enterrá-lo aos poucos.
O terror/horror autêntico TEM de ter um mínimo de credibilidade, caso contrário a dita sensação é diminuta, podendo o filme ser mesmo ridicularizado pelo público. Isso não passa de um terror sem qualidade nenhuma, meramente comercial, fraco e ARTIFICIAL.

Existem sites de amantes de verdadeiro "gore", mas esse será já um sub-género de terror que não aprecio muito, mas sei que existe imensa gente que adora e que coleciona filmes desse género. Mesmo assim sinto muito mais horror a ver matar um porco ou a esfolar um coelho ao vivo do que ver 100 filmes de canibalismo.
Como dizia o meu falecido tio – “Só se é um verdadeiro homem quando fores à bola, às p#tas…e cortares a cabeça a uma galinha”.

Já no Japão o ditado é bem diferente :-))) .
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Clown (2014) - Jon Watts

Post by waltsouza »

THX wrote:Acredito que tanto o terror, como o horror, possam ainda ser muito bem explorados no cinema.
Sim, eu sei que já passaram muitos anos desde o "Exorcista", "The Thing" e o "Poltergeist", mas tenho pena de saber que o filme de terror é o género onde se assiste a mais clichés.
Estamos consecutivamente a ver ambientes e cenas repetidas, clichés atrás de clichés.
Estou farto de ver pessoas a descer a caves, ou a subir a sótãos, a entrar em quartos escuros ou a fugir de psicopatas com facas ou moto-serras. Epá...isso já deu.
Não sei se isso é mesmo verdade, o que não faltam são clichés nas comédias (comédias romãnticas, nos buddy-movies, nas comédias de adolescentes and so on), nos filmes de ação ou de artes marciais, clichés atrás de clichés, é muito raro um filme de ação hoje em dia saber a algo genuinamente novo. Isto acontece no cinema, na música, em várias demonstrações de arte. O mercado é explorado mais pela repetição, por aquilo que à partida oferece mais segurança, onde as pessoas tendem a gostar sem ser preciso fazer um grande esforço inteletual, do que ver em cada filme uma nova abordagem que tente desbravar caminhos que nunca foram pisados ou percorridos.

É certo que são esses caminhos que dão lugar a que o cinema (a música) se renove, possa caminhar para a frente e se possa redescobrir. Mas são caminhos demasiado inseguros para o mercado poder apostar neles de cabeça. O mercado trabalha pelo dinheiro e para o dinheiro, o tempo do aventurismo já lá vai, não é pelo cinema ser uma arte que deixa de ser uma indústria.

Dito de outra forma, no fundo anda-se sempre a tentar descobrir uma nova "fórmula". Só que as "fórmulas" não nascem nas árvores. E quando essa "fórmula" é descoberta, usa-se e abusa-se até ela começar a ficar mais mais gasta que a vagina da prostituta mais velha do mundo. E existem "fórmulas" que já cá estão há várias décadas e parecem ainda ter folêgo para durar. :)
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Clown (2014) - Jon Watts

Post by THX »

Waltsousa,
É exactamente isto que eu ando a dizer sobre o estado actual do terror.
Se ainda não viste o video dá uma espreitadela :

Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Clown (2014) - Jon Watts

Post by waltsouza »

lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Clown (2014) - Jon Watts

Post by lud81 »

Vi este filme este fim de semana. Olha, gostei muito muito! Já estava à espera de ser fixe e não desiludiu. O filme está com um excelente tom, e leva-se a sério e consegue cumprir o que se propõe cumprir.

Usa mitologia nórdica para explicar a origem da figura do palhaço, como originalmente era um monstro/demónio que vivia nas montanhas da Islândia e comia crianças. Nesse sentido faz lembrar o que a série Wishmaster fez com os génios nos anos 90, dando um dark spin com os evil djinns. Mas Clown é mais bem sucedido do que Wishmaster, na minha opinião. Os Wishmasters ficaram paródias de si próprios, muito como os Saw, mas isso deve ser consequência de ter tido algumas sequelas. Este Clown não precisa de nenhuma sequela.

Ao mesmo tempo também vai beber a The Fly do Cronenberg. Não com a mesma qualidade ou tragédia, mas isso porque não quiseram. O paralelismo com The Fly é muito forte, mas a dimensão humana é reduzida.

Recomendo a todos os fans do terror verem este filme, poderá ser uma agradável surpresa. yes-)
Image
Post Reply