White God (2014) - Kornél Mundruczó

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

White God (2014) - Kornél Mundruczó

Post by waltsouza »

Image

http://www.imdb.com/title/tt2844798/?ref_=nv_sr_1

Thirteen-year-old Lili fights to protect her dog Hagen. She is devastated when her father eventually sets Hagen free on the streets. Still innocently believing love can conquer any difficulty, Lili sets out to find her dog and save him.

TRAILER

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: White Dog (2014) - Kornél Mundruczó

Post by JoséMiguel »

Parece ser um filme original e interessante. Mas se será ou não um filme bom, não faço ideia. Pelo que investiguei no wikipédia (inglês e húngaro), em ambiente de crise financeira europeia, o governo húngaro cria um imposto sobre cães rafeiros (à semelhança de alguns impostos que o governo português anda a criar), pelo que os donos abandonam os cães e mais tarde ocorre uma praga de cães violentos na cidade.

Segundo opiniões que li, sugerem que é a primeira vez que se faz um filme sério com maturidade, acerca de animais (em oposição aos filmes infantis e/ou imbecis norte-americanos estilo "Lassie"). Mas as opiniões dos outros, tanto em húngaro como em inglês, ainda são escassas de momento. Encontrei esta crítica profissional em inglês:

http://variety.com/2014/film/reviews/ca ... 201184899/

Para já, não coloco o filme na minha futura watchlist, e espero pelas vossas opiniões, independentemente de o filme nunca chegar a Portugal.
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: White Dog (2014) - Kornél Mundruczó

Post by waltsouza »

JoséMiguel wrote:
Para já, não coloco o filme na minha futura watchlist, e espero pelas vossas opiniões, independentemente de o filme nunca chegar a Portugal.
O nimzabo já o viu e parece que gostou. Fiz pesquisa e dei com o comentário no tópico "Qual foi o último filme que viram?".
nimzabo wrote: White Dog
http://www.imdb.com/title/tt0084899/?ref_=nv_sr_1
http://www.rottentomatoes.com/m/white_dog/
Filme diferente pelo tema que trata.
Uma mulher atropela um cão e com pena dele adota-o.
Vem mais tarde a descobrir que ele foi treinado para atacar pessoas de raça negra e decide procurar um treinador para o regenerar.
Gostei.
Comentário feito no dia 6 de Outubro. :wink:

Eu como gosto muito de cães e achei o trailer bem interessante (daí criar tópico :-))) ) vou de certeza ver o filme, um dia destes.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: White Dog (2014) - Kornél Mundruczó

Post by JoséMiguel »

Waltsouza, confundiste dois filmes com títulos parecidos. oh-)

Um é "dog" outro é "god", erro compreensível. yes-)

O filme que o nimzabo comentou é outro. Por acaso quando eu li o título não dei conta da diferença, foi a descrição que ele escreveu que me alertou, pois não encaixa neste filme. Dois filmes com títulos parecidos... :biggrin:

PS: Mas por acaso o Nimzabo tem interesse por temas originais e é bem capaz de ser o primeiro tipo do fórum a ver este "White God".

PS2: Só agora, a propósito desta bronca reparei que também trocaste god por dog no título deste post, não há espiga porque o póster e imdb estão certos, depois corriges com calma. yes-)
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: White Dog (2014) - Kornél Mundruczó

Post by waltsouza »

JoséMiguel wrote:Waltsouza, confundiste dois filmes com títulos parecidos. oh-)

Um é "dog" outro é "god", erro compreensível. yes-)

O filme que o nimzabo comentou é outro. Por acaso quando eu li o título não dei conta da diferença, foi a descrição que ele escreveu que me alertou, pois não encaixa neste filme. Dois filmes com títulos parecidos... :biggrin:

PS: Mas por acaso o Nimzabo tem interesse por temas originais e é bem capaz de ser o primeiro tipo do fórum a ver este "White God".

PS2: Só agora, a propósito desta bronca reparei que também trocaste god por dog no título deste post, não há espiga porque o póster e imdb estão certos, depois corriges com calma. yes-)

Pois foi, já alterei o título do tópico. Misturei dois filmes em que a palavra White e (por mero acaso) cães se misturam. oops:)
O tal White Dog é de 1982 e é mais na onda do thriller/terror.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: White God (2014) - Kornél Mundruczó

Post by nimzabo »

Exacto, o White Dog é uma coisa e o White God é outra.
O White Dog é um filme interessante do Samuel Fuller de 1982 (não é terror).
O White God, que vi hoje, é um filme hungaro de 2014, menos interessante que o outro, mas ainda assim com a particularidade de ter uma matilha de não sei quantos cães (mais de cem penso que serão) como interveniente no filme.
Há umas cenas mais bem conseguidas que outras e o argumento talvez pudesse ser um pouco mais trabalhado mas não há duvida que algumas cenas da cãozoaria são bem impressionantes. Uma pessoa põe-se a pensar onde foram buscar tantos cães.
A cena inicial do filme. Metam em 1m30s :-D
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: White God (2014) - Kornél Mundruczó

Post by THX »

Eu já fui mordido por 2 vezes enquanto andava de bicicleta por cães, para além de já ter fugido de um pastor belga enorme. Só digo isto porque sempre que vejo aquela parte que o nimzabo aponta no video de a rapariga a olhar para trás e ver aquela cãozoada toda a correr atrás dela.... :shock: nails-) #-)
Até me dá arrepios!!

Quanto ao filme, tenho-o gravado na box (acho que ainda...) mas ainda não o vi.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: White God (2014) - Kornél Mundruczó

Post by nimzabo »

Há dias vi o doc da Malala e ela também tem muito medo de cães. Vê-se lá numa situação.

Voltando aos filmes, o White Dog, no filme melhor e mais antigo dos dois aqui referidos, é um cão treinado para atacar apenas pessoas negras, daí o nome do filme.
O White God penso que é por causa do filme ser uma parábola também às questões do racismo.
Se não estou em erro os cães que formam aquela matilha gigante não são de raça pura e é por isso que foram perseguidos e metidos num canil.
Pelo menos o cão protagonista é um vira-lata (curiosamente interpretado por dois cães distintos, o que se nota).
No Rotten Tomatoes há um critico lá que fala em 300 cães mas se for verdade penso que talvez sejam repartidos por várias cenas. Não me pareceram tantos, mesmo nas cenas em que aparecem mais cães.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: White God (2014) - Kornél Mundruczó

Post by mansildv »

White God (2014) - 7/10

Segue a história de Lili, uma miúda de 13 anos que faz tudo para proteger o seu cão, Quando Lili vai morar, temporariamente, com o pai, este acaba por abandonar o cão.
Não estava a contar com o rumo que a história seguiu, numa onda de quase terror, mas fiquei agradavelmente surpreendido.
Óptima realização e as cenas com os cães são fabulosas.
A última cena é belíssima e de grande impacto visual!
Post Reply