Film Noir - o Tópico
Moderators: mansildv, waltsouza
Re: Film Noir - o Tópico
Do primeiro já só me recordo da estranha sequência inicial, e o segundo recordo como um dos 3 grandes crime-movies franceses dessa altura, em conjunto com o Touchez Pas au Grisbi (1954) e com o Du Rififi Chez les Hommes (1955), cada qual com a sua personagem central fortemente carismática.
Em relação ao Melville, ainda tenho muitos por ver. Os que vi foram quatro tiros no alvo (com destaque para o assombroso L'armée des ombres).
Em relação ao Melville, ainda tenho muitos por ver. Os que vi foram quatro tiros no alvo (com destaque para o assombroso L'armée des ombres).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- Especialista
- Posts: 1234
- Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
- Location: Portalegre
Re: Film Noir - o Tópico
Eu faltam-me ver dele o genial Le Deuxiéme Souffle (vou a meio), o já referido O Exército das Sombras (dos poucos que há em português, que o Evil Djinn me gravou), e o Un Flic (o último filme dele, com o Alain Delon desta vez como "pé chato").
Curiosamente, ando a fazer uma "recolha" de dvds clássicos franceses noir, dessa época, em edições com legendas inglesas (já que as edições portuguesas são impossíveis de arranjar), alguns que tu já mencionaste, o Grisbi do Jacques Becker (e quero ainda o Le Trou e o Casque d' Or), do Max Ophuls (tenho dois ou três, da fase americana tenho o Caught, e tenho ainda o Lola Montés e o Le Plaisir, mas vou arranjar os clássicos Letter From an Unknown Woman, Reckless Woman e La Ronde), do Jules Dassin (de quem já tenho muitos americanos, incluindo os clássicos Brute Force, Topkapi, Night and the City e The Naked City, mas quero ainda arranjar o Rififi e o Thieve's Highway), e finalmente do grande Henri-Georges Clouzot, de quem tenho As Diabólicas e o Mistério Picasso, mas de quem vou arranjar praticamente tudo, incluindo os clássicos L'Assassin Habite au 21, Le Corbeau, Quai des Órfevres, Manon, Le Salaire de La Peur, Les Espions, L´Enfér...
Vive la France e as femmes fatalles francesas!!!!
Curiosamente, ando a fazer uma "recolha" de dvds clássicos franceses noir, dessa época, em edições com legendas inglesas (já que as edições portuguesas são impossíveis de arranjar), alguns que tu já mencionaste, o Grisbi do Jacques Becker (e quero ainda o Le Trou e o Casque d' Or), do Max Ophuls (tenho dois ou três, da fase americana tenho o Caught, e tenho ainda o Lola Montés e o Le Plaisir, mas vou arranjar os clássicos Letter From an Unknown Woman, Reckless Woman e La Ronde), do Jules Dassin (de quem já tenho muitos americanos, incluindo os clássicos Brute Force, Topkapi, Night and the City e The Naked City, mas quero ainda arranjar o Rififi e o Thieve's Highway), e finalmente do grande Henri-Georges Clouzot, de quem tenho As Diabólicas e o Mistério Picasso, mas de quem vou arranjar praticamente tudo, incluindo os clássicos L'Assassin Habite au 21, Le Corbeau, Quai des Órfevres, Manon, Le Salaire de La Peur, Les Espions, L´Enfér...
Vive la France e as femmes fatalles francesas!!!!
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
Re: Film Noir - o Tópico
Falando de noir francês (tema que me interessa muitíssimo), vale a pena referir um grande filme desse "género", com os grandes Jean Gabin e Alain Delon: Mélodie en Sous-Sol, editado por cá num daqueles DVDs espanhóis manhosos, mas com boa qualidade de imagem até (vá, acertam num bootleg em 100!). É um heist-movie, um assalto ao casino que acaba da forma mais inesperada e cool de sempre.
Do senhor Melville, falta ainda mencionar o fantástico Le Doulos, um enormíssimo thriller e uma das várias obras primas do cineasta, a par com Le Samourai e L'Armée des Ombres.
Do senhor Melville, falta ainda mencionar o fantástico Le Doulos, um enormíssimo thriller e uma das várias obras primas do cineasta, a par com Le Samourai e L'Armée des Ombres.
Re: Film Noir - o Tópico
Já tive o DVD do Casque D'or, edição francesa com legendas PT, comprado numa FNAC. Doei-o ao clube de vídeo Cineteka, numa iniciativa cine-filantrópica (é este que aqui está: http://www.cineteka.com/index.php?op=Movie&id=013366).
É um filme muito curioso (e bom).
É um filme muito curioso (e bom).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- Especialista
- Posts: 1234
- Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
- Location: Portalegre
Re: Film Noir - o Tópico
Faltou mencionar o Julien Duvivier e o Pepe le Moko ( e ainda o Voici Le Temps des Assassins, que não conheço), um dos baluartes do noir francês, e ainda o Marcel Carné, com o Terese Raquin, o Le Jour se Léve e o Quai des Brumes.
Muito francês sacana para ver, tenho eu!!!
Muito francês sacana para ver, tenho eu!!!
Last edited by Gaspar Garção on February 23rd, 2017, 2:14 am, edited 1 time in total.
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
-
- Especialista
- Posts: 1234
- Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
- Location: Portalegre
Re: Film Noir - o Tópico
Já comprei esse do Melodie en Souls-Sol, tenho de o ver, do Henri Verneuil, certo? (Saíu desse realizador também O Sorisso do Asassino, bem cotado).rui sousa wrote: ↑February 22nd, 2017, 6:05 pm Falando de noir francês (tema que me interessa muitíssimo), vale a pena referir um grande filme desse "género", com os grandes Jean Gabin e Alain Delon: Mélodie en Sous-Sol, editado por cá num daqueles DVDs espanhóis manhosos, mas com boa qualidade de imagem até (vá, acertam num bootleg em 100!). É um heist-movie, um assalto ao casino que acaba da forma mais inesperada e cool de sempre.
Do senhor Melville, falta ainda mencionar o fantástico Le Doulos, um enormíssimo thriller e uma das várias obras primas do cineasta, a par com Le Samourai e L'Armée des Ombres.
Desses franceses em edições fraquitas, tenho aqui mais uns quantos, também para ver: FLIC STORY, LE CHOIX DES ARMES/A ESCOLHA DAS ARMAS,
MORT D’UN POURRI/A MORTE DE UM CANALHA, LE VIEUX FUSIL/A MULHER, O AMOR E O ÓDIO.
Já viste algum destes, Rui?
Outro que tenho ideia de o teres mencionado recentemente aqui, e que é talvez o expoente máximo do género em terras gaulesas, é o Plein Soleil, a adaptação do René Clement do Talentoso Sr. Ripley, da Patricia Highsmith, com um brilhante Alain Delon, a deixar o Matt Damon a kms de distância.
Ah, e quanto ao Doulos, está mencionado um pouco mais acima.
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
Re: Film Noir - o Tópico
Vi o Ministry of Fear do Fritz Lang e um Lang menor e melhor do que grande parte dos filmes que sao produzidos.
Filme de propaganda proprio do tempo, pareceu-me um filme do Hitchcock quase no ritmo e nas reviravoltas, uma tentativa de fazer um 39 degraus ou um Sabouteur.
A historia vai por caminhos bem estranhos e e um dos pontos fracos do filme. Compensa com a tematica noir, com a realizacao e com a fotografia com bons efeitos claro/ escuro em cenas quase na escuridao total.
Vale a pena ser visto.
Filme de propaganda proprio do tempo, pareceu-me um filme do Hitchcock quase no ritmo e nas reviravoltas, uma tentativa de fazer um 39 degraus ou um Sabouteur.
A historia vai por caminhos bem estranhos e e um dos pontos fracos do filme. Compensa com a tematica noir, com a realizacao e com a fotografia com bons efeitos claro/ escuro em cenas quase na escuridao total.
Vale a pena ser visto.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Re: Film Noir - o Tópico
Também vi o filme. Não concordo que seja menor, porque tem um punhado de grandes momentos Langianos, mas ficou de facto aquém do potencial do material de origem: um romance intrincado e atribulado de Graham Greene, uma das grandes histórias de espionagem que li até hoje. A partir de um determinado momento, certas decisões narrativas prejudicam a força que algumas imagens tinham obtido - e aquele happy ending com punchline sem graça à la Malucos do Riso deveria ter ficado na mesa de montagempaupau wrote: ↑February 28th, 2017, 11:26 pm Vi o Ministry of Fear do Fritz Lang e um Lang menor e melhor do que grande parte dos filmes que sao produzidos.
Filme de propaganda proprio do tempo, pareceu-me um filme do Hitchcock quase no ritmo e nas reviravoltas, uma tentativa de fazer um 39 degraus ou um Sabouteur.
A historia vai por caminhos bem estranhos e e um dos pontos fracos do filme. Compensa com a tematica noir, com a realizacao e com a fotografia com bons efeitos claro/ escuro em cenas quase na escuridao total.
Vale a pena ser visto.
Re: Film Noir - o Tópico
É aquele que tem uma sessão de espiritismo (ou coisa que o valha) mais ou menos a meio?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Film Noir - o Tópico
não é que se possa chamar realmente "espiritismo" ao que acontece... mas sim.
Re: Film Noir - o Tópico
Essa passagem e curiosa, ha outro noir do Val Lewton com espiritismos, o 7th victim. Alem do nightmare alley. Tudo filmes da mesma epoca julgo.
Digo menor no conjunto da filmografia do Lang. Mesmo faltando varios importantes por ver, este fica la para o fim junto com o Manhunt.
Digo menor no conjunto da filmografia do Lang. Mesmo faltando varios importantes por ver, este fica la para o fim junto com o Manhunt.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Re: Film Noir - o Tópico
Para não ficar muito mal visto na votação sobre o melhor filme noir (viewtopic.php?f=22&t=51752), decidi ver o filme que me faltava, o Le Doulos. É um produto bem característico do cinema do seu realizador, o grande Jean-Pierre Melville, e conta uma história de um grupo de "pequenos criminosos" que planeiam um assalto e que operam num mundo de homens viris e pragmáticos, onde a confiança no próximo é um activo mais caro que o ouro. O espectador é colocado na perspectiva de conhecimento da personagem central e é deixado, tal como ele, com uma grande dúvida na consciênca, dividido entre a amizade de um colega de profissão e a desconfiança, baseada nos boatos "que se ouvem por aí", sobre se ele é um informador da polícia. Tal como em outros filmes deste realizador, não há personagens impolutas em nenhum "grupo social", são todos "maus", e é até entre os criminosos que se registam alguns valores éticos inabaláveis que, podendo ser prejudiciais à sobrevivência, não mancham por outro lado uma honra altruísta que importa preservar.
Encontro no cinema do Melville alguns pontos de contacto com o Leone. Sobretudo nos "valores" e virilidade das personagens (masculinas, sempre, mas com um fraquinho por vezes fatal pela carne feminina), nos contextos de crime, nas orquestrações e jogos de poder/traição com voltas e reviravoltas, e ainda no uso da "farda" - as gabardines e os chapéus são peças fundamentais para o estabelecimento de uma mística de carisma e de um mood contextual muito característicos. O Leone tinha o vasto oeste, e o essencial Morricone, como planos de fundo a perder de vista, e por seu turno o Melville tem uma Paris decadente e o minimalismo estético do seu lado, criando climas de claustrofobia "inescapável".
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- Especialista
- Posts: 1234
- Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
- Location: Portalegre
Re: Film Noir - o Tópico
Sam, só de ler este pequeno texto magistral, me deu vontade de ver o filme outra vez!!!!
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
Re: Film Noir - o Tópico
Epá, nem digas isso - o texto foi rabiscado em cima do joelho em pouco mais de 5 minutos. Está todo baralhado e macarrónico...Gaspar Garção wrote: ↑March 22nd, 2017, 5:04 pm Sam, só de ler este pequeno texto magistral, me deu vontade de ver o filme outra vez!!!!
Nem falei das interpretações carismáticas do Reggiani (taciturno e quebrantado, mas pragmático e de cepa) e do Belmondo (tranquilidade, assertividade e muita coolness - a linha final é absolutamente elucidativa sobre a personalidade desta personagem)!
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva